Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal


Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Julho 28, 2014, 11:30

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Assuntos Desportivos Assuntos Desportivos Gerais e de Outros Clubes (Moderador: Angel Lion) Tópico:

O Sistema

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Páginas: « anterior 1 ... 24 25 [26] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: O Sistema (Lida 26371 vezes)

Re: O Sistema , « Resposta #500 em: Julho 09, 2014, 14:30 »



*
Juvenil

Mensagens: 501
Idade: 29
Localidade: Póvoa de Varzim
Masculino


Relativamente ao sorteio de jogos da Liga:

Não sei de quem é a culpa, se da Liga ou se da empresa que desenvolveu os algoritmos para o sorteio, mas é óbvio que o sorteio da liga tem algo de muito errado.

Numa situação verdadeiramente aleatória (e tendo em conta as restrições que eles colocam) seria praticamente impossível que os Corruptos do Norte fossem, vários anos seguidos, o clube que joga mais vezes contra equipas que na jornada anterior jogaram contra um dos grandes ou equipas teoricamente mais fortes (como o braga).

E o Sporting ? O Sporting fica com ZERO jogos nessas condições. E já vai no terceiro ano consecutivo em que ficamos com ZERO jogos nessas condições!
Esta trampa não bate bem. Algo de errado se passa nestes sorteios.


E se analisarmos, desde 2009/2010, tanto o porto como o benfica, estiveram apenas por 1 vez na mesma situação que o Sporting, com 0 jogos nessas condições. E o Sporting já vai para a terceira época seguida com ZERO jogos nessas condições.


Já fizeram referência ao artigo d'"O Artista do Dia", mas vou deixar aqui na sua totalidade, em que ele explica bem o que se passa:

Citar


Realizou-se ontem o sorteio do calendário da liga 2014/15. Num ambiente que se deseja tranquilo e de pacificação, nada melhor que o evento iniciar-se com um discurso do presidente da Liga que coloca em causa a credibilidade dos sorteios que se realizaram nos últimos anos:

Sorteio da liga: de certeza que mudaram de software?



Quando o presidente da entidade que organiza a competição inicia o sorteio dizendo que "Pela primeira vez na história da liga o sorteio vai ser um sorteio puro." e "mas onde verdadeiramente vamos ter um sorteio e um campeonato que vai ser escolhido mesmo aleatoriamente e não como tinha acontecido ultimamente, em que os campeonatos tendiam a repetir-se", só mostra o nível de seriedade que tem existido e que, pelos vistos continuará a existir no nosso futebol. Sorteio puro, apesar das condicionantes, bem entendido.

Note-se que não me surpreende este comentário do presidente da Liga. É um facto que nos cinco anos de sorteios condicionados cujos alinhamentos são determinados por computador, o clube que tem tido mais sorte no sorteio é quase sempre o mesmo.

Para além de o Porto ter tido a fortuna de nos últimos dois anos consecutivos receber o Benfica nas duas últimas jornadas do campeonato, tem sido sistematicamente o clube que mais vezes apanha adversários que na jornada anterior tinham defrontado outros crónicos candidatos aos lugares cimeiros.



No ano passado, o Porto jogou por 10 vezes contra equipas que, na jornada anterior, tinham defrontado Benfica, Braga ou Sporting. Nesses 10 jogos, houve 10 jogadores que não puderam jogar contra o Porto porque estavam castigados (devido a cartões que viram nos jogos anteriores com Benfica e Braga). O Benfica teve 8 jogos nestas condições, mas não tirou nenhum proveito disso.



Suponho que fossem coisas deste tipo a que Mário Figueiredo se referia ontem.

Pois bem, segundo o presidente da Liga, este sorteio foi organizado por um professor holandês de ciências de computação da Universidade de Barcelona, para que o sorteio tivesse milhões de possibilidades que determinariam certamente uma sequência de jogos totalmente diferente do que se verificou nos últimos anos. Na realidade, não é nada que nos tivessem dito nas edições anteriores, onde também existiam centenas de milhares ou mesmo milhões de hipóteses de calendários.

Também disse que o novo sistema reduziria ao máximo as situações em que as equipas jogam em casa ou fora em duas jornadas consecutivas.

E então o que obtivemos do sorteio de ontem? Curiosidades como:

  • O Sporting começará o campeonato fora com a Académica, depois recebe o Arouca, e depois visita o Benfica; no ano passado o Sporting arrancou com o Arouca em casa, depois visitou a Académica, e depois recebeu o Benfica. Muito diferente.
  • Na 14ª jornada o Sporting joga com o Nacional e na 15ª joga com o Estoril; no ano passado foi exatamente igual.
  • A sequência de clássicos na primeira volta é: Benfica - Sporting; Sporting - Porto; Porto - Benfica; no ano passado foi igual, mas trocando o visitado com o visitante.
  • O Sporting jogará, por duas vezes, dois jogos consecutivos em casa e, por uma vez, dois jogos consecutivos fora, ou seja, mais vezes do que na época passada.

Não me dei ao trabalho de olhar com atenção para o calendário das outras equipas para perceber se existem mais coincidências deste tipo.

Relativamente às situações em que Benfica, Sporting e Porto defrontarão equipas que, na jornada imediatamente anterior terão jogado contra outros crónicos candidatos aos lugares cimeiros, obtivemos:





Em seis anos, o Porto é pela quinta vez o clube com mais sorte neste departamento. Não está mal.

É caso para dizer que nem nisto o presidente da Liga acerta. Mudou de consultor, mas pelos vistos esqueceu-se de mandar alterar o software que gere as condicionantes e determina os jogos em função do número sorteado...

Em: http://oartistadodia.blogspot.pt/2014/07/sorteio-da-liga-de-certeza-que.html


Em resumo, desde 2009/2010, temos isto no que diz respeito a número de jogos naquelas condições:



Sorteio puro ?!! Aleatório ?!!!

Desculpem lá a linguagem, mas isto é aleatório mas é o car*lho!

isto é muito bom.....e aqueles 3 primeiros jogos do Sporting são fantásticos.
Eles já nem disfarçam....
Registado


Re: O Sistema , « Resposta #501 em: Julho 22, 2014, 16:10 »



*

Mensagens: 2628
Idade: 36
Localidade: Lisboa
Masculino


Citar
Reunião entre FPF e clubes já começou, sem Mário Figueiredo

Já teve início na sede da Federação Portuguesa de Futebol a reunião entre a FPF e os clubes das duas Ligas profissionais, com o intuito de se debater o atual momento do futebol português, com destaque para a atualidade da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, bem como os problemas financeiros que podem condicionar a realização dos campeonatos.

O presidente da Liga, Mário Figueiredo, era esperado na reunião, mas até ao momento não se apresentou na sede federativa.

Neste encontro estão presentes todos os clubes das duas ligas profissionais, à exceção de quatro emblemas da Liga 2: Sporting da Covilhã, Académico de Viseu, Olhanense e Santa Clara. Os referidos clubes justificaram a sua ausência à FPF.

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, é o único líder dos três «grandes» presente na reunião.

Muita atenção ao que sairá daqui hoje... É somente uma reunião informativa, ou é o primeiro passo para retirar a organização do campeonato à Liga?
Registado
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 ... 24 25 [26] Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Assuntos Desportivos Assuntos Desportivos Gerais e de Outros Clubes (Moderador: Angel Lion) Tópico:

O Sistema

« tópico anterior seguinte »
Ir para:

Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2011, Simple Machines
Tema SMFone modificado por Avantix e Paracelsus.
Optimizado para o Mozilla Firefox na resolução 1024 x 768.
© 2004 - 2010 | Fórum SCP | Alguns Direitos Reservados
Fórum não-oficial do Sporting Clube de Portugal

Ajuda | | Sitemap | Política de Privacidade