Datas de Fundação - 3 Grandes

Mal possa altero o post original com as novas informações. Agradecido pelas mesmas.
Há para aí um tópico, não me lembro é qual, onde foi postado um link para um texto de um dos fundadores do FCP escrevendo sobre a dita fundação. Em lado algum refere o Foot-ball Club do Porto do século XIX, quase como se não soubesse que existisse. O que nem era surpreendente visto que ele era uma criança na altura em que se jogou aquele único jogo.
Há para aí um tópico, não me lembro é qual, onde foi postado um link para um texto de um dos fundadores do FCP escrevendo sobre a dita fundação. Em lado algum refere o Foot-ball Club do Porto do século XIX, quase como se não soubesse que existisse. O que nem era surpreendente visto que ele era uma criança na altura em que se jogou aquele único jogo.

Eles insistem na data, que será usada pra inaugurar o museu no seu 120º aniversário aldrabado. Nao vejo é tal como o clube, ninguem a assumir o seu portismo de antigamente, como não vejo ninguem com histórias pra contar do porto do inicio do seculo. Engraçado, mas a alcunha de clube de bairro teima em perdurar, pro dito mais antigo de Portugal, melhor clube do Mundo . Depois vao buscar estes wannabe actores de novela pra dar a cara e falar de museus como se tivessem alguma coisa pra dizer. Acabando por cair no ridiculo com as bacuras que vão lançando cá pra fora, numa reles tentativa de colagem e aparecer em bicos de pés de algo que nunca foram, ferrenhos ... eu conheço adeptos ferrenhos do Porto e mesmo esses tem uma opinião sobre como chegaram até aqui.

O ator, que em breve vamos ver na nova novela da SIC “Sol de inverno”, vai ser uma das personalidades que estará no museu do FC Porto. Ângelo Rodrigues, um adepto portista ferrenho, não resistiu a partilhar um momento da gravação do seu depoimento para a nova infraestrutura dos dragões. “Dia 24 de setembro é inaugurado o museu do inequívoco melhor clube do Mundo: Futebol Clube do Porto. Nele estará a passar um vídeo com vários testemunhos de portistas. Este foi o meu contributo”, escreveu o ator na legenda da imagem em que o vemos de cachecol azul e branco a falar da sua paixão clubística. Ficou curioso?

http://www.record.xl.pt/jogo_vida/interior.aspx?content_id=841641

Sport Lisboa e Benfica

- A28 de Fevereiro de 1904 é criado, por Cosme Damião e mais 23 ex-alunos da Casa Pia de Lisboa, o clube Sport Lisboa. Este clube tinha como única actividade o Futebol.

Cronologia

Já percebi porque é que toda a gente lhes vai ao cu  ;D

Desculpem mas n resisti

Sport Lisboa e Benfica

- A28 de Fevereiro de 1904 é criado, por Cosme Damião e mais 23 ex-alunos da Casa Pia de Lisboa, o clube Sport Lisboa. Este clube tinha como única actividade o Futebol.

Cronologia

Já percebi porque é que toda a gente lhes vai ao cu  ;D

Desculpem mas n resisti

A piada até tinha piada não tivessem muitos desses 23 vindo para o Sporting como jogadores, dirigentes e sócios. :inde:
Aproveitem o dia de amanhã e mostrem aos vossos amigos e conhecidos portistas:

Parabéns, Assenza. Muito bom o texto. :clap: :clap: :clap:

Era fazer um mini-livro com esta história, e distribuir pelos lamps todos.

EDIT: Sobre os corruptos:

Retirei isto de outro fórum.
Os porqueiros agora dizem que têm 120 anos, que foram fundados em 1893 e depois refundados uns anos mais tarde...

Tristes... Ainda vão dizer que o futebol foi inventado por um porquista...
O Porto por mim até pode dizer que foi fundado em 1143. É para o lado que eu durmo melhor.

Se algum dia as datas de fundação valerem alguma coisa, nós arranjamos um "Lisbon Green Club" qualquer que fez um jogo em 1850 ou 1860, e que refundamos em 1906 no Sporting Clube de Portugal...  :lol: :twisted:

Ganhamos + 50 anos de existencia.  :lol: :twisted:

Se não chegar, forjamos documentos e arranjamos um "Lisbon Green" composta por Marinheiros Portugues que jogou uma partida de futebol quando Pedro Alvares Cabral chegou ao Brasil em 1500. Sempre são mais 406 anos de Historia.  :mrgreen:
Esforço, Dedicação e Devoção servem de pouco se não houver Competência e Rigor.

Acrescente-se definitivamente estes 2 pilares ao ADN do Sporting, para atingirmos a Gloria.
Troco estas questões por vitórias.   :mrgreen:
As datas dos outros estão mais que aldrabadas. Agora vão repetir isto eternamente, porque 'uma mentira mil vezes contada é considerada verdade. É como os 6 milhas de lamps.  8)
O Porto por mim até pode dizer que foi fundado em 1143. É para o lado que eu durmo melhor.

Se algum dia as datas de fundação valerem alguma coisa, nós arranjamos um "Lisbon Green Club" qualquer que fez um jogo em 1850 ou 1860, e que refundamos em 1906 no Sporting Clube de Portugal...  :lol: :twisted:

Se não chegar, forjamos documentos e arranjamos um "Lisbon Green" composta por Marinheiros Portugues que jogou uma partida de futebol quando Pedro Alvares Cabral chegou ao Brasil em 1500. Sempre são mais 406 anos de Historia.  :mrgreen:

:rotfl: :rotfl: :rotfl:

:great:

:rotfl: :rotfl: :rotfl:

O meu professor de História do Desporto hoje mandou uma bicada nos corruptos :clap:

"Depois do Sporting e benfica serem fundados apareceu um clube que inventa ter 120 anos para conseguir abrir museus"
« Última modificação: Outubro 04, 2013, 01:08 am por Verdelion »
O meu professor de História do Desporto hoje mandou uma bicada nos corruptos :clap:

"Depois do Sporting e benfica serem fundados apareceu um clube que inventa ter 120 anos para conseguir abrir museus"

Verdade seja dita, o FCP é o mais antigo dos três mesmo considerando a verdadeira data de fundação. É mais antigo que o Sporting por uns meses.

Verdade seja dita, o FCP é o mais antigo dos três mesmo considerando a verdadeira data de fundação. É mais antigo que o Sporting por uns meses.

Foi em 2 de Agosto de 1906, 1 mês e 1 dia depois do Sporting.
Os de Braga agora também querem alterar a data de Fundação :lol: :mrgreen:

Grupo de sócios quer alterar data de fundação do clube

Um grupo de sócios do Sporting de Braga quer alterar a data de fundação oficial do clube, mas o presidente da mesa da assembleia-geral (AG), José Mendes, considera insuficientes os dados recolhidos.

O grupo recentemente criado, denominado "Sporting Clube de Braga - 16/09/1914" e do qual fazem parte, entre outros, antigos dirigentes como os ex-presidentes Luís Machado e Luís Sousa, ou o ex-diretor do futebol António Duarte, compilou um dossiê sobre a temática e entregou-o há poucos dias a José Mendes.

O presidente da AG explicou à agência Lusa que se comprometeu a fazer chegar o documento a António Salvador, o que só acontecerá depois das eleições marcadas para 9 de novembro. Contudo, e frisando falar a título pessoal, José Mendes considera que os dados recolhidos "não são suficientes" para provar a existência do Sporting de Braga anterior à data oficial, 1921.

"Na minha perspetiva, não são suficientes. A questão é muito séria", defendeu, ainda que notando que a apreciação da matéria e uma decisão sobre uma eventual alteração da data oficial de nascimento do clube caberá sempre à direção. A génese do clube bracarense, oficialmente 1921, não é consensual entre os seus adeptos. Desde logo porque existem revistas oficiais do Sporting de Braga comemorativas de alguns dos seus aniversários na década de 30 do século passado e segundo as quais o clube surgiu em 1919 e não dois anos mais tarde. Porém, os responsáveis "arsenalistas" de então apenas registaram o clube no Governo Civil de Braga a 19 de janeiro de 1921, data que é hoje comemorada. Mas novos dados foram trazidos para a discussão em dezembro de 2010 com a edição do livro "História da bola em Braga".

Os autores, Evandro Lopes e João Nogueira Dias, descobriram notícias no jornal "Echos do Minho" de setembro e outubro de 1914 sobre um clube com a mesma designação e que dão corpo à tese que o Sporting de Braga é ainda mais antigo. A primeira data de 16 de setembro de 1914 e dá conta da nomeação dos membros dos órgãos sociais de um "novo Club", o "Sporting Club de Braga".

Uma segunda, a oito de outubro do mesmo ano, informa do pedido de demissão do presidente do conselho fiscal do referido clube e da eleição de um novo membro para o mesmo cargo. É sobretudo nestas duas notícias que os autores e um crescente número de associados do clube minhoto se apoia para afirmar que o Sporting de Braga tem 99 anos e não 92 e que, por isso, 2014 é o ano do centenário do clube.

O grupo quer que o clube "diligencie a realização de uma investigação mais exaustiva e dotada de mais meios humanos e técnicos para não restar qualquer tipo de dúvida a respeito da data de fundação do clube" e lembra que uma alteração do género não seria uma ação inédita porque "tal já sucedeu na década de 80 com o FC Porto após a descoberta de factos de muito menor clareza do que estes que envolvem a história do Sporting de Braga".

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/sporting_braga/interior.aspx?content_id=851760
Esforço, Dedicação e Devoção servem de pouco se não houver Competência e Rigor.

Acrescente-se definitivamente estes 2 pilares ao ADN do Sporting, para atingirmos a Gloria.
Claramente  :offtopic: @Gtony  :mrgreen:
[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=j1Dct9kZrQc[/youtube]
Discussão interessante sobre isto no fórum do porco:

Já me chamaram infiltrado por causa disto, mas para mim vai dar ao mesmo. Continuo sem encontrar uma única prova de que o FC Porto tenha sido fundado em 28 de Setembro de 1893.
Sim, no dia 28 de Setembro de 1893 saiu uma notícia no «Diário Ilustrado» a dizer que «fundou-se no Porto um club» denominado Futebol Clube do Porto.
«Fundou-se»? Então, se se fundou, foi antes desse dia 28 de Setembro. Mas quando? Na véspera? Alguns dias antes? Quantos? Uma semana? Um mês? Agora um clube é fundado no dia em que sai um jornal a dizer que foi fundado?
Aliás, a mesma notícia refere que «no 2º domingo de Outubro inaugura-se o clube oficialmente». Ao menos que tivessem sido cuidadosos e utilizassem a inauguração oficial desse clube como data da fundação. Ou seja, 8 de Outubro.
Não é que seja grave. A partir do momento em que está provado que Jesus Cristo nunca poderia ter nascido em Dezembro, e mesmo assim comemora-se o Natal em Dezembro e utiliza-se essa data para todo o calendário ocidental, e tantos outros exemplos, não é o nascimento de um clube que dá problema. Até porque, para mim, é muito mais importante o FC Porto do que Jesus Cristo.
Para além disso, continuo sem ver uma única prova de que esse primeiro FC Porto, fundado em 1893 e que fez alguns jogos até ao ano seguinte, tivesse alguma relação com o FC Porto fundado em 1906 (também não acredito muito na data de 2 de Agosto). O nosso FC Porto, fundado por Monteiro da Costa a partir do Grupo do Destino. Se o FC Porto de 1906 fosse uma reactivação do FC Porto de 1893, então teria sido assumido como tal, até porque segundo a lenda Monteiro da Costa e Nicolau de Almeida eram amigos.
Mas não foi. Até à célebre Assembleia Geral, das mais polémicas do consulado de Pinto da Costa, em que centenas de sócios se manifestaram contra a nova fundação.
Para quem não sabe, a «nova data» foi descoberta por Rui Guedes, um pianista que ja morreu e que se celebrizou por contracenar na televisao com um rato chamado «Topo Gigio». Foi ele que descobriu o tal FC Porto de efémera existência.

Para o autor da obra, o interesse parece-me claro. Um facto destes deu-lhe grande publicidade e, por conseguinte, mais vendas. Para o clube, passava a ser o mais antigo dos 3 grandes.
E não estou a falar em «inventar». Estou a falar em relacionar 2 factos que, em minha opinião, não tiveram qualquer relação entre si. Num espaço de 13 anos, fundaram-se 2 clubes na cidade do Porto com o mesmo nome. O facto de terem ambos o mesmo nome não significa que um tenha sido a continuação do outro.
A menos que haja provas. E essas é que continuam a não existir. Pode ser que um dia apareçam. Na História, o que é verdade hoje pode ser mentira amanhã.

Refundado não foi, até porque não sei muito bem como se refunda algo.

Mas acho natural que um projecto tenha servido de inspiração ao outro, assim sendo o Porto de 1893 pode bem ser o pai espiritual do de 1906.

Mas é daquelas coisas para mim sem grande interesse, termos sido fundados em 1893 ou 1906 parece-me indiferente, tudo o que há de relevante no futebol português acontece a seguir á ultima data.

Percebo que a família de quem fundou (ou refundou) o clube em 1906 sinta o seu legado um pouco diminuído por quem defende a data mais antiga, mas não acho que seja caso para levar isso muito a peito, e se o adepto comum já interiorizou 1893 como data da fundação, mais ridículo será agora estarmos agora a lhes dizer o contrário.
Para quem não sabe, a «nova data» foi descoberta por Rui Guedes, um pianista que ja morreu e que se celebrizou por contracenar na televisao com um rato chamado «Topo Gigio». Foi ele que descobriu o tal FC Porto de efémera existência.

Que giro. O topo gigio refundou o fócul e deu-lhe mais uma dúzia de anos...
"O Sporting é nosso outra vez"
(declaração de Bruno de Carvalho, 42º presidente do Sporting Clube de Portugal, aos sócios do clube, em 23 de Março de 2013).
Lembram se daquele livro que foi publicado a uns anos, sobre as datas de fundação dos 3 grandes? Misteriosamente livro foi " abafado"..

Lá dizia que com as provas recolhidas, morcões nasceram em 1906 e nada ter a ver com o de 1893.

Galinhas, em 1908 ( data da fusão dos clubes). Embora continuem afirmar 1904.. Segundo o livro, não ha provas que o cospe cagalhao tenha assinado a ata ou participado em qualquer atividade até 1907..Vejam o exemplo do atlético clube de portugal. Foi o resultado da fusão de 3 clubes. E a data fundação e a data da fusão, não a de nenhum dos 3 clubes..

Nossa data e a única sem alterações e que corresponde a verdade..