Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Julho 26, 2014, 16:14

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Jogos e Jogadores (Moderadores: wild_oscar, Stunner, 138, Leão88, sotnas) Tópico:

Bruno Pereirinha

Páginas: « anterior 1 ... 226 227 [228] 229 230 ... 331 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Bruno Pereirinha (Lida 217300 vezes)

Re: Bruno Pereirinha , « Resposta #4540 em: Fevereiro 23, 2012, 23:17 »

*
Júnior

Tem entrado com mais confiança.
Vejo mais o Pereirinha como um possível lateral, acho que tem todas as características para fazer bem o lugar.
Registado

Re: Bruno Pereirinha , « Resposta #4541 em: Fevereiro 23, 2012, 23:20 »

Ex-Simao26

*
Veterano

Condecorações:Membro revelação ano 2011

Localidade: Porto
Masculino

Fez um bom jogo e parece que finalmente está a crescer como jogador.

Epá . Não percebo .

Só porque entrou bem ... perdão ... não entrou mal ( é diferente ) nos últimos 3 jogos , " parece que está a crescer como jogador " ?

Crescer como jogador está o Carrillo . Que com menos 3/4 anos já evolui mais em 5 meses que este rapaz em 5 anos !

Entra cheio de vontade... e? Isso traduz-se em quê, mesmo? Como sempre... nada. Enfim... ainda vou ver alguém aqui a pedir a renovação do contrato no final da época. Azn

brinca , brinca ...  Roll Eyes Despercebido
Registado

"All the people that was rooting on me to fail, at the end of the day they have to wake up tomorrow and have the same life that they had before they woke up today," James said. | "Lebron is not as good as Michael Jordan ? C´mon! Lebron is in a class by himself!" O.Robertson said.

Re: Bruno Pereirinha , « Resposta #4542 em: Fevereiro 23, 2012, 23:23 »

*
Sénior

Localidade: Sardoal

Entrou bem, mas para me convencer tem de fazer 5 jogos seguidos a este nível  Despercebido

Primeiro : 5 jogos só ?

Segundo : Qual nível ?

Terceiro : CL6 , teres " fezadas " que este menino vai marcar é o mesmo que imaginares o Papa a fazer break-dance ... 

Estava mesmo à espera que dissesses alguma coisa  Rir Muito Alto Que tem entrado bem não podes discordar, mas ainda tem muito a provar
Registado

"Classe e qualidade. Vamos lá ganhar esta merd* caralh*"
Pedro Barbosa
Re: Bruno Pereirinha , « Resposta #4543 em: Fevereiro 23, 2012, 23:25 »

*

Masculino

Ganhou novo espaço ?

Ganho novo espaço porque os colegas dele estão a cair aos pedaços . Porque não há Jeffrén . Porque Izmailov já foi outra vez . Porque Capel esteve lesionado . Porque Carrillo saiu , hoje , lesionado .

Enfim . Não consigo aplaudir nada deste rapaz . Um ou dois dribles em que passa por adversários não me dizem nada .

Mas pronto . Haters gonna hate .

Porque não há Jeffrén ? Porque não há Izmailov ? E antes havia ?

Quanto à última frase, concordo.  Maldoso
Registado

Re: Bruno Pereirinha , « Resposta #4544 em: Fevereiro 23, 2012, 23:30 »

*
Juvenil

Localidade: Castelo Branco
Masculino

Fez um bom jogo e parece que finalmente está a crescer como jogador.

Epá . Não percebo .

Só porque entrou bem ... perdão ... não entrou mal ( é diferente ) nos últimos 3 jogos , " parece que está a crescer como jogador " ?

Crescer como jogador está o Carrillo . Que com menos 3/4 anos já evolui mais em 5 meses que este rapaz em 5 anos !

Daí o finalmente na minha frase. E sim, não só este como os últimos jogos dele parecem demonstrar algum crescimento em relação ao que era o Pereirinha. Aliás, se estivesse igual não o estava a elogiar. Mas é cedo para ter certezas visto quando ele acaba por só fazer meios 45 minutos...

Isso do Carrillo é completamente diferente, estás a comparar um wonder kid com um "caso perdido".
Registado
Re: Bruno Pereirinha , « Resposta #4545 em: Fevereiro 23, 2012, 23:35 »

Ex-Simao26

*
Veterano

Masculino

Não sei se havia ou não . Mas assusta-me quando leio algumas opiniões por aqui ( com todo o respeito que tenho por quem as faz , obviamente ). Este rapaz deve ser aquele que mais segundas oportunidades já teve na história do Sporting . E à excepção de 4 ou 5 jogos que se mostrou a grande nível ... nas outras dezenas foi pouco mais que banal , medíocre .

Toda a gente se lembra do jogo contra o basileia , contra o porto , contra o bolton , da assistência para o Liedson no jogo contra o benfica ... e o resto ?

O que é que é o normal dele ? São esses 4 ou 5 jogos ... ou as restantes dezenas ?

Enfim . Admito que não consigo raciocinar direito no que toca ao Pereirinha . Não gosto do jogo dele , não gosto da cara dele e nem sequer gosto do apelido ... e  eu que tenho " Pereira " como apelido . Na realidade , fico agastado de o ver no plantel .

Assusta-me ver este tópico com " movimento " .
Registado

"All the people that was rooting on me to fail, at the end of the day they have to wake up tomorrow and have the same life that they had before they woke up today," James said. | "Lebron is not as good as Michael Jordan ? C´mon! Lebron is in a class by himself!" O.Robertson said.

Re: Bruno Pereirinha , « Resposta #4546 em: Fevereiro 23, 2012, 23:36 »

*
Juvenil

Masculino

Não perdeu bolas, pronto já é bom e entrou bem...

Ele não fez NADA, como sempre, apenas não perdeu bolas nem lances como costuma perder, estupidamente.
Registado

Sim, porque é possível, LEÃO e TRIPEIRO de sangue. [Para quem não sabe: tripeiro é o portuense, favor não confundir].

Esforço, dedicação, devoção e glória. É o nosso futuro.
Re: Bruno Pereirinha , « Resposta #4547 em: Fevereiro 23, 2012, 23:44 »

Goncalojbcorreia

Não pode cada um ter a sua opinião sobre o valor do Bruno Pereirinha e a sua continuação nas escolhas do Sá Pinto, pelo menos nesta temporada, mas quiçá também no futuro?

Pensar

Quando o rapaz entrar e marcar, assistir e brilhar mais que os colegas todos juntos, aí será creditado pelo menos como razoável. Ou maybe not.

O Carrillo é craque, mas é um jogador diferente. E melhor. Acho até que ímpar no plantel, apesar de alguns oscilamentos de forma que ainda tem.

Porém, nos últimos jogos, o Bruno Pereirinha mostrou credenciais semelhantes ao Izmailov a nível de passe, combinações, transporte de bola, cruzamento, remate, etc etc. E ainda apareceu em mais desequilíbrios ofensivos.

Ainda assim, porque tem mau nome ou porque não se gosta dele, é-se incapaz de dizer que não tem estado inferior a um dos jogadores tidos em melhor conta no plantel do SCP.

Eu tenho a minha opinião sobre o Bruno Pereirinha há bastante tempo, e mantenho-a.

Tem uma velocidade incrível, trata muito bem a bola, sabe combinar com os colegas, tanto explora bem a linha como vem para zonas interiores, sabe-se relacionar bem com os colegas defensivamente (grave problema do JP)...

Ainda assim, está bem melhor nos últimos tempos porque mostra outra personalidade e confiança em campo - esconde-se menos do jogo, dando mais linhas de passe, aproveitando melhor a sua velocidade, o seu cruzamento, a sua capacidade de jogar apoiado...

Não acho é que precise de a repetir exaustivamente, como tenho visto por aqui. Sempre a malhar na qualidade do jogador, no matter what. Outros já passaram por isso, infelizmente, mas ainda assim a opinião mudou. Já o Bruno está queimado.

Gostava também de perceber o que se refere com o não ter evoluído em anos anteriores. O que o BP, que é de 88, fez nos últimos anos, foi o que o Adrien Silva, que é de 99, fez nesse período. Dentro e fora do SCP (no Maccabi não teve sucesso).

Terá tido mais algumas oportunidades que o médio português. É certo. Mas não teve também momentos excelentes, ao contrário deste? Contra o Porto, contra o Bolton, contra o Benfica, contra o Belenenses, contra o Basileia, salvo erro contra o Utd...?

Pode-se dizer que um jogador teve "largas oportunidades" quando estas são entrar consecutivamente nos últimos minutos da segunda parte? É justo?

Bom, então temos opiniões diferentes do que são oportunidades. Quando foi a última vez que o BP completou dois jogos consecutivos? Ou aqui já não é preciso continuidade para crescer - porque o jogador é mau, claro -?

Enfim, há coisas que não percebo. Não teve erros. Teve boas iniciativas. Conseguiu penetrar bem no último terço. Conduzir jogo. Ultrapassar adversários. Combinar bem com colegas.

O que queriam mais de um jogador que foi suplente? Enfim. Pedissem mais a outros que fossem titulares, talvez fosse bem mais lógico... mas eles não se chamam Pereirinha.

Como tenho dúvidas da adaptabilidade do Diego Capel a este modelo (um jogador de linha, de cruzamento e de 1x1 a jogar por dentro e a combinar com os colegas...?), e como o MI não conta regularmente, apostava no Bruno e no André para as alas.

Velocidade, qualidade técnica, capacidade quer de combinar com os colegas entrando por dentro, quer de explorar o espaço lateral indo á linha, dariam ao SCP aquilo que Izmailov tenta dar, mas que fisicamente já não consegue.

É pouco? Curem o Jeffren e logo falamos.

Meu irmão, sabes que tenho enorme apreço por ti. Mas haters gonna hate é uma frase que aqui fica bem. Lovers gonna love pode ser uma boa resposta, mas não salientar que tem, como o AS e o DC, entrado bem (face aos colegas, desse e de outros lugares)...
Registado
Re: Bruno Pereirinha , « Resposta #4548 em: Fevereiro 23, 2012, 23:48 »

Ex-RicaMa80

*
Sénior

Masculino

Entrou muito bem em jogo, deu outra dinamica ao flanco direito  Positivo!

Por mim era titular no proximo jogo, ainda por mais face à ausencia de Capel e de Izmailov (?)

Não perdeu bolas, pronto já é bom e entrou bem...

Ele não fez NADA, como sempre, apenas não perdeu bolas nem lances como costuma perder, estupidamente.

Criou bons lances ofensivos no lado direito do ataque, procurou desiquilibrar ...

Enfim nem quando o homem entra bem conseguem dar o braço a torcer, Haters gonna hate ...
Registado

Re: Bruno Pereirinha , « Resposta #4549 em: Fevereiro 24, 2012, 00:03 »

Ex-Simao26

*
Veterano

Masculino

Pode-se dizer que um jogador teve "largas oportunidades" quando estas são entrar consecutivamente nos últimos minutos da segunda parte? É justo?

Bom, então temos opiniões diferentes do que são oportunidades. Quando foi a última vez que o BP completou dois jogos consecutivos? Ou aqui já não é preciso continuidade para crescer - porque o jogador é mau, claro -?

Eu só pego nesta frase .

O Pereirinha jogou , sim , muitas vezes como titular . Aliás , nesta época já o fez umas 5 ou 6 vezes .

Sabes , então , qual é a diferença ? É que os bons , os fortes ... agarram a oportunidade . O Carrillo , por exemplo , em Zurich foi lançado a titular . E  , lá está , agarrou a oportunidade .

E por isso , agora consegue " completar dois jogos consecutivos " . Porque ( mais uma vez ... ) quando a oportunidade surgiu , ele agarrou-a .

Gonçalo , o Pereirinha já vai fazer 24 anos . Está na altura de admitir que não foi aquilo que se chegou a pensar que ele seria . Há jogadores assim . Que um gajo pensa que vão dar cracks , que um gajo cria enormes expectativas e eles acabam por ter carreiras banais , medíocres .

Há outros que , pelo contrário , não têm grandes credenciais , nunca ninguém deu muito por eles , aparecem " à ultima da hora " e fazem grandes carreiras .

Nós formámos bons jogadores ( Patrício , Veloso , Nani , Ronaldo , Judas ... ) e há outros que pensámos que seriam bons jogadores mas que não tinham a qualidade suficiente para singrar num nível TOP ( Djaló , Pereirinha , André Marques ... ) .

Registado

Re: Bruno Pereirinha , « Resposta #4550 em: Fevereiro 24, 2012, 00:03 »

No avatar!

*
Sénior

Não pode cada um ter a sua opinião sobre o valor do Bruno Pereirinha e a sua continuação nas escolhas do Sá Pinto, pelo menos nesta temporada, mas quiçá também no futuro?

Pensar

Quando o rapaz entrar e marcar, assistir e brilhar mais que os colegas todos juntos, aí será creditado pelo menos como razoável. Ou maybe not.

O Carrillo é craque, mas é um jogador diferente. E melhor. Acho até que ímpar no plantel, apesar de alguns oscilamentos de forma que ainda tem.

Porém, nos últimos jogos, o Bruno Pereirinha mostrou credenciais semelhantes ao Izmailov a nível de passe, combinações, transporte de bola, cruzamento, remate, etc etc. E ainda apareceu em mais desequilíbrios ofensivos.

Ainda assim, porque tem mau nome ou porque não se gosta dele, é-se incapaz de dizer que não tem estado inferior a um dos jogadores tidos em melhor conta no plantel do SCP.

Eu tenho a minha opinião sobre o Bruno Pereirinha há bastante tempo, e mantenho-a.

Tem uma velocidade incrível, trata muito bem a bola, sabe combinar com os colegas, tanto explora bem a linha como vem para zonas interiores, sabe-se relacionar bem com os colegas defensivamente (grave problema do JP)...

Ainda assim, está bem melhor nos últimos tempos porque mostra outra personalidade e confiança em campo - esconde-se menos do jogo, dando mais linhas de passe, aproveitando melhor a sua velocidade, o seu cruzamento, a sua capacidade de jogar apoiado...

Não acho é que precise de a repetir exaustivamente, como tenho visto por aqui. Sempre a malhar na qualidade do jogador, no matter what. Outros já passaram por isso, infelizmente, mas ainda assim a opinião mudou. Já o Bruno está queimado.

Gostava também de perceber o que se refere com o não ter evoluído em anos anteriores. O que o BP, que é de 88, fez nos últimos anos, foi o que o Adrien Silva, que é de 99, fez nesse período. Dentro e fora do SCP (no Maccabi não teve sucesso).

Terá tido mais algumas oportunidades que o médio português. É certo. Mas não teve também momentos excelentes, ao contrário deste? Contra o Porto, contra o Bolton, contra o Benfica, contra o Belenenses, contra o Basileia, salvo erro contra o Utd...?

Enfim, há coisas que não percebo. Não teve erros. Teve boas iniciativas. Conseguiu penetrar bem no último terço. Conduzir jogo. Ultrapassar adversários. Combinar bem com colegas.

O que queriam mais de um jogador que foi suplente? Enfim. Pedissem mais a outros que fossem titulares, talvez fosse bem mais lógico... mas eles não se chamam Pereirinha.

Como tenho dúvidas da adaptabilidade do Diego Capel a este modelo (um jogador de linha, de cruzamento e de 1x1 a jogar por dentro e a combinar com os colegas...?), e como o MI não conta regularmente, apostava no Bruno e no André para as alas.

Velocidade, qualidade técnica, capacidade quer de combinar com os colegas entrando por dentro, quer de explorar o espaço lateral indo á linha, dariam ao SCP aquilo que Izmailov tenta dar, mas que fisicamente já não consegue.

É pouco? Curem o Jeffren e logo falamos.

Meu irmão, sabes que tenho enorme apreço por ti. Mas haters gonna hate é uma frase que aqui fica bem. Lovers gonna love pode ser uma boa resposta, mas não salientar que tem, como o AS e o DC, entrado bem (face aos colegas, desse e de outros lugares)...
Seta Seta
Excelente!!
Registado
Re: Bruno Pereirinha , « Resposta #4551 em: Fevereiro 24, 2012, 00:20 »

Quero um Pavilhão para as modalidades

*

Localidade: Galiza/lisboa

Entrou bem sim senhor

SL
Registado

Re: Bruno Pereirinha , « Resposta #4552 em: Fevereiro 24, 2012, 00:21 »

*
Júnior

Ouvindo a opinião de alguns foristas acho que o Pereirinha para o ano está no Real Madrid.

É por este baixo nível de exigência que o Sporting desceu ao nível onde está.
Registado

--------------------------------------------------------------------------------
Re: Bruno Pereirinha , « Resposta #4553 em: Fevereiro 24, 2012, 00:23 »

*

Feminino

Seta Indeciso
Registado

O Sporting Clube de Portugal não se resume a uma paixão por um símbolo desenhado numa camisola. É uma religião, uma ideologia, uma forma de vida!
Re: Bruno Pereirinha , « Resposta #4554 em: Fevereiro 24, 2012, 00:25 »

Goncalojbcorreia

Para mim, ser aposta, com apenas 1 ano de junior e 6 meses no Olivais e Moscavide, para os minutos finais das segundas partes não é bom para o jogador.

Para mim, um jogador que é titular num modelo que não propicia as suas (boas) qualidades, metade das vezes num processo de rotação dos jogadores, em posições diferentes (lateral, médio-centro, ala-direito)...

Enfim, isso para mim não é uma oportunidade de fazer crescer um jogador que, tal como o Adrien, perdeu anos de carreira que poderiam ter sido muitíssimo bons e que precisa de voltar a adquirir aquilo que devia ter tido há anos.

Como disse, não faço grandes comparações com o André Carrillo. Esse, tem o lugar certo no onze e na categoria dos melhores jogadores do Campeonato.

Mas, para mim, o Bruno teria neste momento lugar no onze. Seja na lateral direita, seja na direita do ataque. Talvez seja chocante, mas é a minha opinião e está fundamentada.

Aí, sim, com continuidade de jogo, confiança, entrosamento, etc, poder-se-á concluir o que é ou não capaz. Mas tendo um rendimento superior a um dos melhores jogadores a actuar em Portugal, vindo do banco consecutivamente e jogando apenas alguns minutos...

É o momento para admitir o quê, exactamente?  Indeciso

O rapaz faz bons passes. Combina bem com os colegas. Tem boas iniciativas individuais. Transporta bem a bola para o ataque. Faz bons cruzamentos. Explora com velocidade - e bem - a linha de fundo. Ganha penalties.

O que é que lhe exigias mais nos últimos jogos? O que mais pedes a um ala direito? Rabonas e túneis? Quem não marca golos e faz assistências não tem qualidade? Sendo assim, que ala tem tido bom rendimento no SCP nos últimos jogos...?

O problema que apontava ao Bruno era o de "fazer pouco". Ele não fazia as coisas mal, mas escondia-se um pouco delas. E a equipa também não o procurava tanto.

Agora, assume-se. E continua a fazer as coisas (passes, trocas de bola, desmarcações, idas á linha de fundo, condução/transporte de ataques, até o 1x1 - ou o 1x1...) bem. O que pedir mais?

@ Burton,

Eu se quisesse ser tão indelicado e prepotente como tu diria que é por essa falta de inteligência e por essa incapacidade analítica que o tribunal tantas vezes se engana, e é por isso que estamos onde estamos.

Como acho que é conversa estúpida, digo-lhe apenas que, possivelmente, o seu nível de exigência para com o de outros jogadores, alguns "bem-amados", é bem inferior ao meu.

E que é parvo não perceber que todos os elogios e análises se enquadram dentro da realidade do SCP e das opções existentes, o que torna essa conversa do Real Madrid, além de irrelevante, tremendamente errática.
« Última modificação: Fevereiro 24, 2012, 00:33 por Goncalojbcorreia » Registado
Re: Bruno Pereirinha , « Resposta #4555 em: Fevereiro 24, 2012, 00:25 »

Quero um Pavilhão para as modalidades

*

Localidade: Galiza/lisboa

Seta Indeciso

O rapaz esteve pouco tempo em campo.
Tudo o que fez a nivel ofensivo e defensivo foi bem feito, criticar porque razao?

Nao estamos a fazer uma avaliaçao do jogador Pereirinha, estamos a analisar o contributo neste jogo.

SL
Registado

Re: Bruno Pereirinha , « Resposta #4556 em: Fevereiro 24, 2012, 00:27 »

*
Veterano

Masculino

aqui nao é uma questao de exigencia, é uma questao de facto..

entrou bem, como tem entrado desde que o Sa tomou conta da equipa...

Nao fez nada? entao e a forma como rompeu pela direita criando um desiquilibrio que, curiosamente nem carrillo nem Izma criaram durante o jogo todo..

Tambem ja o critiquei muito, disse que nao o queria ver mais com a verde e branca vestida...mas o rapaz entrou bem, vivam com isso e admitam que alguns elogiem a entrada do Pereirinha em Campo.
Registado

"If man makes himself a worm he must not complain when he is trodden on." - Immanuel Kant
Re: Bruno Pereirinha , « Resposta #4557 em: Fevereiro 24, 2012, 00:29 »

*
Veterano

Masculino

Tem entrado muito bem nos jogos nos últimos tempos, que continue assim.
Registado

Re: Bruno Pereirinha , « Resposta #4558 em: Fevereiro 24, 2012, 00:34 »

On a steel horse I ride

*

Condecorações:Membro do Ano 2012Membro do ano 2011

Localidade: VILA NOVA GAIA
Masculino

Ora, Gonçalo. BP teve muitas oportunidades, sim. Este ano, repescado à última da hora, também. Mesmo a titular. Não o foi consecutivamente? Pudera, face ao rendimento que teve.

Este ano fiquei agradado com a sua entrada frente ao Zurique e com o seu jogo de hoje, apesar do pouquíssimo tempo em jogo e de poucas vezes ter tocado na bola. Mas achei-o assertivo e dinâmico, o que não é normal.

Mantenha a atitude e que comece a dar um contributo válido e a acrescentar valor, que comece a ter impacto positivo na equipa e as pessoas mudarão a sua opinião sobre o jogador, como mudaram com outros.

Os elogios que lhe fazes e as coisas que dizes que ele faz, não os vejo em campo. Procura zona interiores como assim? Porque faz um ou dois metros para dentro porque não consegue ir para cima do defesa? Combina bem com os colegas? Eu vejo-o é desembaraçar-se da bola porque ela queima. Ultrapassa adversários? Não! Contributo defensivo? Num jogador que não mete o pé, marca o adversário com os olhos e perde invariavelmente as divididas?

Este é o Pereirinha, de há vários anos para cá, na minha opinião. Fizesse ele o que Capel fez hoje ( e nem acho que tenha estado muito bem e nem é o tipo de extremo que me agrade particularmente ), estou convencido que teríamos que lhe ter feito uma estátua. Capel que ganhou faltas sobre faltas, guardou bem a bola e deu alguma dinâmica. Critica-se BP no matter what? Talvez. Mas não será pedir de mais que se elogie o rapaz por 2 jogadas razoáveis e isto tendo em conta o pouco que tem feito, há demasiado tempo?

Se vir BP a titular, só o posso justificar por uma razão: não há outros extremos disponíveis. Porque mesmo com a atitude de hoje e as entradas medianas anteriores, não o merece. Comece a ser impactante e realmente útil e assim, defenderei tal possibilidade.

PS Ontem referi que Carrillo tem tantas assistências, em meio ano de Sporting, quantas BP tem em toda a sua carreira até ao momento. Com Capel passa-se o mesmo, mais coisa, menos coisa. Só que em golos E assistências. Pereirinha que faça pela vida.

PS 2

Novamente. Hoje gostei dele.
Registado

Re: Bruno Pereirinha , « Resposta #4559 em: Fevereiro 24, 2012, 00:41 »

*
Sénior

Localidade: Alverca
Masculino

Ainda renova  Roll Eyes
Registado
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 ... 226 227 [228] 229 230 ... 331 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Jogos e Jogadores (Moderadores: wild_oscar, Stunner, 138, Leão88, sotnas) Tópico:

Bruno Pereirinha

« tópico anterior seguinte »
Link para o calendário
Ir para: