Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Outubro 23, 2014, 07:40

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Assuntos Desportivos Futebol de Outras Equipas e Selecções (Moderadores: Angel Lion, Stunner) Tópico:

Campeonato Iberico?... vantagens e desvantagens...

Páginas: [1] 2 3 ... 9 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Campeonato Iberico?... vantagens e desvantagens... (Lida 10071 vezes)

Campeonato Iberico?... vantagens e desvantagens... , « em: Janeiro 13, 2008, 12:07 »

*
Sénior

abri este topico com o intuito de saber as vossas opinioes acerca da criação de um campeonato iberico.

vem isto na sequencia da opiniao exposta por mim no topico "o que será do Sporting daqui a 10 anos?" mas sendo um assunto que considero possa ter algum interesse resolvi abrir um topico só para saber das vosas ideias acerca do assunto.

A realidade portuguesa está á vista:

Temos um clube que fruto de um milagre (mourinho) e de algumas trafulhices ( caso apito dourado entre outros) domina o campeonato. Para além disso devido ao primeiro factor conseguiu ganhar dimensao europeia.

Consequencia:
-jogadores sobrevalorizados que leva a grandes encaixes financeiros que por sua vez leva á possibilidade de formar planteis com qualidade.. pelo menos com alguns jogadores muito acima da media que rege o campeonato portugues...

contudo nao é uma qualidade viavel.. ou seja o actual plantel do porto nao é financeiramente viavel e so é possivel de manter vendendo jogadores... é um plantel desfasado da realidade portuguesa... basta um momento menos bom (2 ou 3 epocas abaixo do que tem feito) e toda essa sobre valorizaçao se desvanece e vao ter orçamentos muito mais baixos .

O campeonato portugues nao gera receitas ao nível da grandeza dos tres grandes de Portugal e passamos a vida em bicos dos pés a viver da exportaçao de talentos, da reformulacao constante de planteis, da falta de referencias para os adeptos e sobretudo constante instabilidade financeira.

assim sendo a unica solucao passaria pela incorporacao dos tres grandes num campeonato mais competitivo. na minha opiniao por questoes de proximidade geografica, futebolistica, cultural e linguistica parece-me que um campeonato iberico seria a maior solucao...

reforcei esta ideia quando estive em sevilha e tomei consciencia que o plantel do sevilha é viavel... ou seja têm bons jogadores, a ganhar salarios elevados e nao precisam de vender ninguem para sustentar o orçamento... em Portugal é impossivel... ou seja, podem fazer um trabalho de continuidade e nós nao... basta termos uma equipazita melhor e perdemos logo a seguir os nossos melhores jogadores... na epoca seguinte toca a construir tudo de novo..

aparecem assim uma serie de vantagens:

-patrocinios de empresas portuguesas que procuram ganhar visibilidade em Espanha.

-patrocinios mais elevados pois o patrocinador ganha 5 vezes maior publico (sem contar que a disponibilidade financeira media de um espanhol é maior que a de um portugues) alvo logo os patrocinios serao mais rentaveis o que leva a patrocinios mais elevados

-receitas televisivas incomparavelmente maiores

-maiores receitas de bilheteira - melhor plantel e adversarios mais competitivos

-competição mais atractiva  e motivante para jogadores, equipa tecnica, dirigentes e adeptos

- maior visibilidade e valorizacao dos nossos jogadores

todas estas vantagens levam a uma vantagem que considero decisiva: capacidade de manter os nossos jovens jogadores de maior talento durante muitos mais anos, inseridos numa equipa competitiva... o que leva á possibilidade de haver um trabalho de continuidade e da criacao de referencias no clube...

a unica desvantagem é estarmos no imediato afastados dos titulos contudo ha que terem linha de conta:

-seriamos uma das equipas com mais adeptos desse campeonato (superior ao valencia ou ao sevilha)

-temos uma academia que forma grandes jogadores

-teriamos (tal como o porto, o benfica ou outras equipas portuguesas que participassem desse campeonato) um grande movimento nacional a nivel empresarial e motivacional a apoiar..

- para quem acha que nao teriamos capacidade competitiva num campeonato a esse nivel basta considerar os jogadores que estariam ao nosso alcance se tivessemos maior capacidade financeira e os jogadores que nao teriam saído...

alias,  basta considerar que quase metade da seleccao 4ª classificada no mundial e vice campeã europeia foi formada no Sporting...

divagando, acho que seria possivel ter um plantel com jogadores como:

quaresma
caneira
nani
miguel veloso
joao moutinho
hugo viana
rochemback
liedson
polga
enakarhire

ou outros que nunca ca estiveram como:

vagner love
daniel carvalho
gilberto
roque santa cruz

nao digo que fosse equipa para conquistar titulos mas pelo menos bons espectaculos podiamos ter...

Registado

vivó Sporting!!!

Re: Campeonato Iberico?... vantagens e desvantagens... , « Resposta #1 em: Janeiro 13, 2008, 12:15 »

PLVS VLTRA

*
Veterano

Masculino

Há outras coisa mais importantes que o futebol e essas condições impede que certos exageros cheguem sequer a ser ponderados além de um teclado, ou papel, ou Rui Santos.

Outras coisas tais como a identidade:

Heróis do mar, nobre Povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria, sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!
Registado

O Sporting é o Clube de Portugal.

Há os que exigem;
Há os que reclamam;
Há os que teclam;
E há os que dão: http://www.forumscp.com/index.php?topic=59703.40
Re: Campeonato Iberico?... vantagens e desvantagens... , « Resposta #2 em: Janeiro 13, 2008, 12:16 »

*
Júnior

Localidade: Alvalade
Masculino

Radicalmente contra!

Sou Português, não ibérico.
Registado
Re: Campeonato Iberico?... vantagens e desvantagens... , « Resposta #3 em: Janeiro 13, 2008, 12:26 »

*
Sénior

Há outras coisa mais importantes que o futebol e essas condições impede que certos exageros cheguem sequer a ser ponderados além de um teclado, ou papel, ou Rui Santos.

Outras coisas tais como a identidade:

Heróis do mar, nobre Povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria, sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!

quando é que ouves o Hino?

a seleccao nacional manter-se-ia, a taça de Portugal (na final ouve-se o hino) tambem por isso nao estou a ver onde perderias a identidade...

se a identidade nacional é ter um campeonato de futebol proprio muito mal vai a nossa (tua)...

pois eu prefiria competir com equipas de maior valor numa competica mais rentavel...

Registado

vivó Sporting!!!
Re: Campeonato Iberico?... vantagens e desvantagens... , « Resposta #4 em: Janeiro 13, 2008, 12:34 »

*
Sénior

Masculino

Paulo Duarte esquece. Os espanhóis não se metiam nisso, eles estão se a ca**r para nós.
Registado

"I haven’t failed; I’ve had 10,000 ideas that didn’t work" Benjamin Franklin
Re: Campeonato Iberico?... vantagens e desvantagens... , « Resposta #5 em: Janeiro 13, 2008, 12:45 »

S.Guerreiro

Paulo Duarte esquece. Os espanhóis não se metiam nisso, eles estão se a ca**r para nós.
Uma desvantagem era que eu deixava de ser do Sporting clube de PORTUGAL...
Registado
Re: Campeonato Iberico?... vantagens e desvantagens... , « Resposta #6 em: Janeiro 13, 2008, 12:52 »

André Cruz, 18/03/2000

*
Sénior

Condecorações:Melhor Assinatura 2008

Localidade: Gafanha da Nazaré - Aveiro
Masculino

Devia ser lindo, devia. Se assim já há muitos clubes a abrir falência e a fechar portas, imaginem se houvesse um campeonato ibérico. O futebol em Portugal não é só os três grandes! Às vezes as pessoas esquecem-se disso.

Se fossem só os três grandes a migrar para esse campeonato, o resto era paisagem e não teria a mínima piada; se fossem todos e se criasse uma FIF (Federação Ibérica de Futebol), a Naval, o Rio Ave, o Gil Vicente, o Beira-Mar, a U.Leiria e outros que tais iam todos bater com as costas nas regionais. Aí sim, o nosso futebol seria um espectáculo...

Que fantasia.  Seta
Registado

«Deus criou o Mundo em seis dias e ao sétimo descansou. Era Domingo, havia futebol»
Re: Campeonato Iberico?... vantagens e desvantagens... , « Resposta #7 em: Janeiro 13, 2008, 12:54 »

No avatar!

*
Juvenil

Localidade: LS
Masculino

reclamamos por nao ganhar campeonatos á 6 anos, e iamos meter-nos no campeonato espanhol??? Eh! Rir Muito Alto

Ficava-mos melhor financeiramente, pior desportivamente
Era uma optima ideia manter o Nani, e depois ficar em 12º Roll Eyes
alem de que nao estou a ver o porto aceitar, nem os Portugueses

É que uma epoca mal preparada em espanha nao da para ficar em 3º lugar e ir á europa

Inda se fosse um campeonato com os outsiders da europa, Escocia,Ucrania, Holanda,..
Registado
Re: Campeonato Iberico?... vantagens e desvantagens... , « Resposta #8 em: Janeiro 13, 2008, 12:56 »

*
Sénior

nao digo que se metessem... mas mesmo para eles traria vantagens... traria mais dez milhoes de clientes(sem contar com os emigrantes espalhados pelo mundo) e tres clubes mais competitivos que valladolid, levante,almeria ou recreativo de huelva por exemplo...

Uma desvantagem era que eu deixava de ser do Sporting clube de PORTUGAL...

porquê... a instituiçao é a mesma, o país na qual está inserida é o mesmo, a competição é que é diferente...

ou tambem nao podemos jogar nas competicoes europeias?...

nao vejo onde esta o problema... isso é nacionalismo bacoco... o verdadeiro Portugal, a sua identidade não é ter um campeonato nacional próprio... é a sua Historia, a sua lingua, a sua gente...
a integracao dos grandes clubes portugueses num campeonato iberico nao desvirtua isso.. seria apenas uma oportunidade de negocio..
Registado

vivó Sporting!!!
Re: Campeonato Iberico?... vantagens e desvantagens... , « Resposta #9 em: Janeiro 13, 2008, 13:02 »

Longa vida ao Sportinguismo-Leoninismo!

*

Localidade: Chelas
Masculino

Já há um tópico sobre isto em:

http://www.forumscp.com/index.php?topic=7341.0

Sobre a ideia da Liga Ibérica sou totalmente a favor e até acho que, no longo prazo e pela sua dimensão, os três grandes portugueses teriam todas as condições para ombrear com os melhores de Espanha. Só vejo dois (grandes) obstáculos:

- Nos primeiros anos, o Sporting deixava de ser um candidato ao título, andaria pelo meio da tabela,deixaria de ir regularmente às competições europeis e poderia mesmo correr risco de descida de divisão nalgumas épocas - e não sei se as pessoas estariam preparadas para isso. 3º ou 4º pode ser humilhante no contexto português, mas não se compara a uma temporada de "Segundona".
- Os clubes espanhóis - em particular os do meio e fundo da tabela - teriam pouco ou nada a ganhar com a entrada dos clubes portugueses. E sem isso...
Registado

"Em matéria de contratações, não há caro nem barato. 100 milhões podem ser baratos e 20 milhões caros. Zidane custou-me 73 milhões de euros - e foi uma pechincha" - Florentino Pérez
Re: Campeonato Iberico?... vantagens e desvantagens... , « Resposta #10 em: Janeiro 13, 2008, 13:07 »

*
Sénior

Devia ser lindo, devia. Se assim já há muitos clubes a abrir falência e a fechar portas, imaginem se houvesse um campeonato ibérico. O futebol em Portugal não é só os três grandes! Às vezes as pessoas esquecem-se disso.

Se fossem só os três grandes a migrar para esse campeonato, o resto era paisagem e não teria a mínima piada; se fossem todos e se criasse uma FIF (Federação Ibérica de Futebol), a Naval, o Rio Ave, o Gil Vicente, o Beira-Mar, a U.Leiria e outros que tais iam todos bater com as costas nas regionais. Aí sim, o nosso futebol seria um espectáculo...

Que fantasia.  Seta

teriam um campeonato á sua dimensao com possibilidade de subir á tal competicao...

do genero, uma superliga iberica com 20 clubes e depois duas ou tres series de acesso com os dois primeiros de cada serie a irem a um play-off para determinar as 3 que subiriam... a subida a uma competicao como o campeonato iberico traria beneficios muito grandes a esses clubes mais pequenos...

por outro lado esses clubes sao apenas fantoches nas maos do sistema numa competicao viciada e  ao sabor de compadrios e favores...

ainda podia ser que ganhassem adeptos como o S. Guerreiro que deixaria de ser do Sporting...
Registado

vivó Sporting!!!
Re: Campeonato Iberico?... vantagens e desvantagens... , « Resposta #11 em: Janeiro 13, 2008, 13:25 »

*
Veterano

Localidade: Oeiras

Nem mais era isso que eu ía referir e esse tópico é mais completo porque não discute só a hipótese ibérica mas tambem de uma liga atlântica mais equilibrada ao nível das equipas.

Paralelamente tambem há outro tópico aberto pelo wild_oscar que foca tambem este assunto mais na vertente das receitas e não só do tipo de liga em si :

http://www.forumscp.com/index.php?topic=8873.0
« Última modificação: Janeiro 13, 2008, 13:27 por Green Lion 1906 » Registado

Re: Campeonato Iberico?... vantagens e desvantagens... , « Resposta #12 em: Janeiro 13, 2008, 13:30 »

*
Sénior

Localidade: UK
Masculino

Seria o fim do futebol em Portugal.

O nosso campeonato vive com as receitas proporcionadas pelos 3 grandes, directa ou indirectamente. Se eles saissem do campeonato, os restantes clubes não teriam hipóteses.

Depois, podiamos esquecer a vitória num campeonato para o resto da nossa história. Ou talvez vencessemos um daqui a 30 anos e outro daqui a 70. Competir com Barcelona, Real Madrid, Valencia, Sevilha, Espanhol, Atletico de Madrid e outros clubes médios... Se em Portugal ainda somos candidatos ao título, em Espanha seriamos candidatos a lutar pelo primeiro terço/primeira metade da tabela.

Teriamos mais dinheiro, mas estariamos inseridos num campeonato muito mais difícil. E depois, entrar no campeonato espanhol não significa que teriamos as receitas de clubes espanhóis. Continuariamos a estar inseridos no mercado português, uma vez que todos os nossos adeptos são portugueses, que vivem nesta realidade financeira e não na espanhola. Ganhariamos bastante mais em contratos de TV, fundamentalmente.

Feitas as contas, o prejuízo para o futebol português seria muito maior aos benefícios.
« Última modificação: Janeiro 13, 2008, 13:32 por Balakov2007 » Registado
Re: Campeonato Iberico?... vantagens e desvantagens... , « Resposta #13 em: Janeiro 13, 2008, 13:33 »

*
Sénior

Nem mais era isso que eu ía referir e esse tópico é mais completo porque não discute só a hipótese ibérica mas tambem de uma liga atlântica mais equilibrada ao nível das equipas.

Paralelamente tambem há outro tópico aberto pelo wild_oscar que foca tambem este assunto mais na vertente das receitas e não só do tipo de liga em si :

mas esses topicos acabaram por perder visibilidade...

este visa definir claramente as vantagens e desvantagens a todos os niveis de um campeonato iberico em concreto...

ando á procura de argumentos validos que me façam mudar de ideias...

para alem disso parece-me ser a unica solucao para termos um clube viavel, competitivo e de modo a cumprir os designios dos fundadores " tao grande como os maiores da Europa"
Registado

vivó Sporting!!!
Re: Campeonato Iberico?... vantagens e desvantagens... , « Resposta #14 em: Janeiro 13, 2008, 13:37 »

*
Juvenil

Localidade: Portugal
Masculino

Uma vantagem era uma maior preferencia por parte dos jogadores em jogar no Sporting pois o campeonato Espanhol é bem mais atractivo que o portugues independentemente dos objectivos que teriamos nesse campeonato (vejamos o caso do Ricardo, D'Alessandro, etc).
Registado
Re: Campeonato Iberico?... vantagens e desvantagens... , « Resposta #15 em: Janeiro 13, 2008, 13:53 »

BANIDO

*
Sénior

Localidade: LISBOA
Masculino

Eu Quero é rebentar com os espanhois, na Taça Uefa, na Liga dos Campeões e onde mais for necessário, eles com todo o seu tamanho, patrocínios, cagança e dinheiro e nós com o Futebol Português.

Eu Quero é Ser Campeão Nacional e Campeão Europeu.

Ibérico, só conheço o Lince e EU SOU LEÃO.
Registado

SAUDAÇÕES LEONINAS
CARLOS ALMEIDA
16.126
SPORTING SEMPRE 10RGULH0
Re: Campeonato Iberico?... vantagens e desvantagens... , « Resposta #16 em: Janeiro 13, 2008, 14:08 »

*
Veterano

Localidade: Oeiras

mas esses topicos acabaram por perder visibilidade...

este visa definir claramente as vantagens e desvantagens a todos os niveis de um campeonato iberico em concreto...

ando á procura de argumentos validos que me façam mudar de ideias...

para alem disso parece-me ser a unica solucao para termos um clube viavel, competitivo e de modo a cumprir os designios dos fundadores " tao grande como os maiores da Europa"

Se é só para discutir a hipótese do campeonato ibérico então tem toda a razão de ser , porque os outros dois tópicos ãbrangem mais hipóteses.

Quanto e esta hipótese em si e deixando eventuais nacionalismos à parte e que tambem têm importância nestes assuntos , numa altura em que o campeonato português se estagna cada vez mais e quando a tendência europeia se intensificar neste sentido com a agregação de ligas nomeadamente na europa central e de leste a curto prazo , os clubes cá para vão ter que enfrentar esta realidade sob o expectro de desaparecerem senão se adaptarem à nova realidade.

A hipótese do campeonato ibérico é uma fortissima hipótese a par da ideia da liga atlântica , com muitas vantagens , mais receitas , visibilidade , distâncias menores a percorrer a comparar com a liga atlântica , mas tem um problema já abordado nos outros tópicos :

Será que os espanhois nos aceitariam a participar na sua liga ? Porque eles não precisam de nós , já têm uma das melhores ligas do mundo , assim sendo qual seria o seu interesse nisto , acho que nenhum , porque nisto , os interesses contam e não estou a ver contrapartidas que poderíamos dar a eles numa eventual negociação.

Mesmo que eles nos aceitassem acho que a nossa participação seria mais reduzida em termos de clubes mesmo para as 1ªs e 2ªs divisões dada a nossa eventual fragilidade negocial neste assunto devido ao interesse ser nosso.

Um exemplo disto foi a suposta candidatura comum ao mundial 2018 e mostra que quando o interesse não é comum , não há nda a fazer :

http://www.forumscp.com/index.php?topic=8694.0
Registado

Re: Campeonato Iberico?... vantagens e desvantagens... , « Resposta #17 em: Janeiro 13, 2008, 14:14 »

*
Sénior

Seria o fim do futebol em Portugal.

O nosso campeonato vive com as receitas proporcionadas pelos 3 grandes, directa ou indirectamente. Se eles saissem do campeonato, os restantes clubes não teriam hipóteses.

talvez...

mas pode haver um outro fenómeno... pode haver uma maior proximidade dos espectadores aos clubes locais que por sua vez estariam inseridos num campeonato mais competitivo entre eles...

por outro lado poderia haver uma maior atractividade ao futebol que levasse mais pessoas a verem esses clubes mais pequenos...

Depois, podiamos esquecer a vitória num campeonato para o resto da nossa história. Ou talvez vencessemos um daqui a 30 anos e outro daqui a 70. Competir com Barcelona, Real Madrid, Valencia, Sevilha, Espanhol, Atletico de Madrid e outros clubes médios... Se em Portugal ainda somos candidatos ao título, em Espanha seriamos candidatos a lutar pelo primeiro terço/primeira metade da tabela.

aqui é que vejo a desvantagem.. no entanto acho que seria possivel criar equipas muito competitivas que dariam bons espectaculos e proporcionariam uma maior identificacao dos adeptos ao clube..

Teriamos mais dinheiro, mas estariamos inseridos num campeonato muito mais difícil. E depois, entrar no campeonato espanhol não significa que teriamos as receitas de clubes espanhóis. Continuariamos a estar inseridos no mercado português, uma vez que todos os nossos adeptos são portugueses, que vivem nesta realidade financeira e não na espanhola. Ganhariamos bastante mais em contratos de TV, fundamentalmente.

Feitas as contas, o prejuízo para o futebol português seria muito maior aos benefícios.

primeiro -as receitas televisivas sao uma parcela muito importante...

segundo - a atractividade para os patrocinadores é muito maior pois têm um mercado muito maior logo pagariam muito mais

terceiro- as receitas de bilheteira seriam muito maiores

Eu Quero é rebentar com os espanhois, na Taça Uefa, na Liga dos Campeões e onde mais for necessário, eles com todo o seu tamanho, patrocínios, cagança e dinheiro e nós com o Futebol Português.

Eu Quero é Ser Campeão Nacional e Campeão Europeu.

Ibérico, só conheço o Lince e EU SOU LEÃO.

pois...sim... está bem...

estou a falar a serio... quantas vezes viste o Sporting chegar aos oitavos da champions?... o futebol é um negocio e neste momento estamos a desaproveitar o potencial que este clube tem num mercado esgotado...
Registado

vivó Sporting!!!
Re: Campeonato Iberico?... vantagens e desvantagens... , « Resposta #18 em: Janeiro 13, 2008, 14:26 »

*
Sénior

A hipótese do campeonato ibérico é uma fortissima hipótese a par da ideia da liga atlântica , com muitas vantagens , mais receitas , visibilidade , distâncias menores a percorrer a comparar com a liga atlântica , mas tem um problema já abordado nos outros tópicos :

Será que os espanhois nos aceitariam a participar na sua liga ? Porque eles não precisam de nós , já têm uma das melhores ligas do mundo , assim sendo qual seria o seu interesse nisto , acho que nenhum , porque nisto , os interesses contam e não estou a ver contrapartidas que poderíamos dar a eles numa eventual negociação.

Mesmo que eles nos aceitassem acho que a nossa participação seria mais reduzida em termos de clubes mesmo para as 1ªs e 2ªs divisões dada a nossa eventual fragilidade negocial neste assunto devido ao interesse ser nosso.

Um exemplo disto foi a suposta candidatura comum ao mundial 2018 e mostra que quando o interesse não é comum , não há nda a fazer :

http://www.forumscp.com/index.php?topic=8694.0

pois.. tambem vejo esse como o maior problema .. nao uma desvantagem...

a criação de uma campeonato iberico nunca seria metade/ metade... ou seja 10 clubes espanhois e 10 portugueses...

poderia ser uma proporçao tendo em conta a populacao tipo 16 equipas espanholas e 4 portuguesas... ou aumentar para 22 equipas e serem 17 espanholas e 5 portuguesas...

depois 2 ou 3 series de uma segunda liga que dariam acesso á primeira liga onde estariam equipas portuguesas e espanholas divididas por regioes...

as vantagens para os clubes espanhois nao seriam muito grandes.. no entanto há que considerar que sempre eram mais 20% de  mercado (talvez um pouco menos) e as desvantagens para eles nao seriam muito grandes... talvez para 4 ou 5 clubes que andam no sobe e desce..
Registado

vivó Sporting!!!
Re: Campeonato Iberico?... vantagens e desvantagens... , « Resposta #19 em: Janeiro 13, 2008, 14:49 »

No avatar!

*
Juvenil

Masculino

Para haver um campeonato Ibérico é preciso que ambas as partes concordem e os espanhóis pouco tinham a ganhar com isso. De qualquer forma mantenho a minha opinião acerca desta ideia: não!

Ha projectos para uma taça ibérica e chega, nunca passará daqui.
Registado
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] 2 3 ... 9 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Assuntos Desportivos Futebol de Outras Equipas e Selecções (Moderadores: Angel Lion, Stunner) Tópico:

Campeonato Iberico?... vantagens e desvantagens...

« tópico anterior seguinte »
Ir para: