Adeus Netscape

Do Diário Digital:

Netscape será descontinuado em Fevereiro

O Netscape, que já teve mais de 90% dos utilizadores de Internet, será descontinuado no primeiro dia de Fevereiro. O navegador dominava o mercado nos anos 90, antes que o Internet Explorer, da Microsoft, começasse a ganhar adesão.

Actualmente, a empresa de Bill Gates detém 80% do mercado de browsers e, nos últimos anos, o Firefox, da Fundação Mozilla, assumiu o posto de desafiador, com cerca de 16% de participação. O Netscape, propriedade da AOL, detém hoje apenas 0,6% do mercado.

O director do Netscape, Tom Drapeau, afirmou que só serão lançadas correcções de segurança para o Netscape até dia 1 de Fevereiro, sendo que, depois desta data, não haverá mais suporte activo para o navegador.

O executivo recomenda aos utilizadores do browser que façam o download do Firefox, da Mozilla. «Sabemos que vão gostar», garantiu o responsável.

Era uma morte anunciada. A última versão que experimentei após sair (7?) era tão má - absolutamente e comparando com a concorrência - que deixava poucas dúvidas sobre qual seria o destino. Fica para a galeria das recordações, já que é pouco crível que alguma vez seja ressuscitada, a minha primeira janela para a Internet.
Saudades do futuro.
 Ui, faz cá uma falta. Aquilo só dava problemas.
 Agora só falta acabar o Internet Explorer  :twisted:

Porquê?
 É claro que nunca vai acabar, pois é da Microsoft.

O internet Explorer tem sido sempre um cancro em termos de desenvolvimento de sites, pois não suporta muitas das normas standard para desenvolvimento de sites.
 Obriga ao pessoal que desenvolve sites a ter que arranjar muitas vezes scripts para que os sites que se visualizam correctamente nos melhores browsers tb dê no Internet explorer.

Vou-te dar um exemplo.
 Imagens com transparência no formato standard para a Web(PNG), apenas passaram a funcionar na versão 7 do Internet Explorer, nas versões anteriores aprece um rectângulo cinzento por trás da imagem.
Sendo o IE o navegador mais popular não sei se o problema é dele ou de quem não se adapta a ele, mas tudo bem...
Sendo o IE o navegador mais popular não sei se o problema é dele ou de quem não se adapta a ele, mas tudo bem...

Mas o  IE já se vai adaptando e a prova disso é que o IE7 já está muito melhor em relação a muitas das queixas dos Web Devlopments.
 Para o comum utilizador que está formatado para só ver Microsoft á frente é normal que lhe passe muito coisa ao lado quando navega na internet.

Os IE antigos não funcionavam em n coisas que são regidos por padrões internacionais no que diz respeito a linguagens de programação que outros browsers respeitam.
Mas o  IE já se vai adaptando e a prova disso é que o IE7 já está muito melhor em relação a muitas das queixas dos Web Devlopments.

Então... porquê acabar com o IE?

Para o comum utilizador que está formatado para só ver Microsoft á frente é normal que lhe passe muito coisa ao lado quando navega na internet.

Ah... já percebi a afirmação anterior  :boohoo:

Os IE antigos não funcionavam em n coisas que são regidos por padrões internacionais no que diz respeito a linguagens de programação que outros browsers respeitam.

Então o que há que fazer é actualizar o IE. Aliás, convém ter todo o nosso software (sobretudo se tiver a ver com o Vista) actualizado.
 Pronto já vi que gostas é da Microsoft e do VIsta   :naughty:
 Atenção que eu não sou anti-Microsoft., agora eu como utilizador gosto de utilizar programas que sejam o mais user-friendly possíveis, estáveis e que tenham funções que me facilitam a vida, e definitivamente o IE não o é, muito menos o vista.

Como web-designer então nem se fala.

P.S.- Experimenta o Firefox ou o Opera e depois falamos.

Pronto já vi que gostas é da Microsoft e do VIsta   :naughty:

Eu não gosto é do radicalismo quase religioso que é moda nos foruns de informática sobre este e outros assuntos  ;)

P.S.- Experimenta o Firefox ou o Opera e depois falamos.

Não sinto necessidade de mudar de browser, e digo isto após ter experimentado IE, FF, Opera e Netscape.
Sabes bem que é mais popular não por ser melhor mas porque já vem de base com o Windows...

Aliás, este cenário foi antevisto há uns anos atrás, e tentaram em tribunal impedir que o IE viesse de raiz, e na altura a MS defendeu-se dizendo que a partir de uma determinada versão o Explorer já fazia parte integrante e não era possível retirar a mesma  :lol:
Sabes bem que é mais popular não por ser melhor mas porque já vem de base com o Windows...

Aliás, este cenário foi antevisto há uns anos atrás, e tentaram em tribunal impedir que o IE viesse de raiz, e na altura a MS defendeu-se dizendo que a partir de uma determinada versão o Explorer já fazia parte integrante e não era possível retirar a mesma  :lol:

Mas é o mais popular, é um facto!

Há pouco também a Opera meteu a Microsoft em tribunal por incluir o IE no Windows, o que é ridículo. Muita gente utiliza Firefox mesmo tendo IE nos seus sistemas. Enfim... a Microsoft é como a Madeira: se não existisse todos seriam (supostamente) mais felizes (desculpem o desabafo mas tenho lido cada m**** estes dias....)

PS: eu já tentei (perguntei noutro fórum) tirar o IE do sistema para utilizar Firefox, a recomendação que tive foi a de deixar o IE como está porque integra de maneira profunda o Vista. Deve ser verdade!
uso Firefox e digo de caras que a nivel visual e de funcionalidades e' muitissimo melhor que o IE !

Apesar de td tenho os dois instalados.

Mas é o mais popular, é um facto!

Há pouco também a Opera meteu a Microsoft em tribunal por incluir o IE no Windows, o que é ridículo. Muita gente utiliza Firefox mesmo tendo IE nos seus sistemas. Enfim... a Microsoft é como a Madeira: se não existisse todos seriam (supostamente) mais felizes (desculpem o desabafo mas tenho lido cada m**** estes dias....)

PS: eu já tentei (perguntei noutro fórum) tirar o IE do sistema para utilizar Firefox, a recomendação que tive foi a de deixar o IE como está porque integra de maneira profunda o Vista. Deve ser verdade!

Está tudo dito quando um browser é considerado "integrado profundamente no sistema". É o mesmo que dizer que o micro-ondas não pode ser mudado porque está integrado na cozinha, ou que o auto-rádio do automóvel não pode sair do carro...
Então alguém que arrisque tirar o IE do Vista (eu não, que tenho o SO perfeito e sem erros  :D ) e que diga, depois, se o sistema continua estável. No Windows XP sim pode ser tirado, no Vista, pelos vistos, não!

Podem instalar qualquer browser no Vista mesmo tendo o IE no sistema, por isso... qual é o problema?
Eu não gosto é do radicalismo quase religioso que é moda nos foruns de informática sobre este e outros assuntos  ;)

Se há aqui alguém radical és tu, caro MadeiraLion, que não perdes uma oportunidade de defender a Microsoft mesmo quando ninguém os está a atacar. ;)

Quando ao IE é muito simples: não respeita os standards internacionais em termos de linguagens web, a começar pelo próprio HTML. Estes standards não são definidos pelos malucos do Linux, nem pelos malucos do Firefox nem pelos malucos do Opera (um excelente browser, apesar de eu ser utilizador do Firefox), nem sequer pelos génios da Microsoft.

Alguém que desenvolva ferramentas em ambiente web sabe bem a dor de cabeça que isto provoca... mesmo nos editores WYSIWYG aparece uma coisa quando estamos a desenhar a página e quando abrimos no IE aparece outra, temos que trabalhar 'ás escuras' e a tentar adivinhar parâmetros até acertar no que o IE prefere.

Mas no caso da inclusão do IE no Windows estou do lado da Microsoft, cada um oferece o que quiser nos seus sistemas operativos e ninguém tem nada a ver com isso.
The future is now... and now... and now... and now... and now... and now... and now...
Se há aqui alguém radical és tu, caro MadeiraLion, que não perdes uma oportunidade de defender a Microsoft mesmo quando ninguém os está a atacar. ;)

:inde:

PS: não, não trabalho na Microsoft (só falta esta  :lol: ).

« Última modificação: Janeiro 05, 2008, 18:44 pm por MadeiraLion »
Agora só falta acabar o Internet Explorer  Maldoso

Estava a ser irónico, mas se acabasse acredita que era uma mais valia para todos.
 Já defendes-te o Vista aqui n vezes, fantástico, não o quero nem dado. De momento tenho 3 sistemas operativos instalados (XP, Ubuntu e Leopard) e são muito melhores que o vista em todos os aspectos. Essa é que é a mais pura verdade.

Como é que se pode gostar de um sistema que sem ter nenhuma aplicação aberta consome quase 1 Gb de memória ?
Como é que se pode gostar de um sistema que sem ter nenhuma aplicação aberta consome quase 1 Gb de memória ?

O meu vista é um consumidor nato de recursos. De 2 Gb de RAM tenho sempre 1Gb ocupado, se era para isto vou formatar e por já outro sistema operativo..

Até hoje todos os utilizadores do Windows habituaram-se a ter os seus sistemas com o menor número de memoria RAM a ser consumida, ter apenas 200Mb a ser gastos pelo Windows XP num sistema de 2Gb, sendo que isto era sinónimo de velocidade. Com o Windows Vista, a Microsoft lançou uma nova filosofia em conjunto com um serviço chamado Superfetch, sucessor do Prefetch usado no Windows XP que não era lá muito aproveitado. O que o Superfetch faz é ocupar a memoria com ficheiros que permitam a execução rápida dos nossos programas. Porém sempre que o sistema necessite de mais memoria, que esteja a ser utilizada pelo superfetch, esta será automaticamente endereçada para essa aplicação.

in Techzone

Eu cá gosto que o Vista consuma muita RAM, adoro mesmo  :)  :arrow:
« Última modificação: Janeiro 05, 2008, 20:49 pm por MadeiraLion »
 Então e quantos programas tems aberto ao mesmo tempo ?
Então e quantos programas tems aberto ao mesmo tempo ?

Isso não tem a ver, o sistema coloca na RAM os programas que mais utilizas para que, quando precises deles, eles estejam prontinhos. A sua abertura e processamento é bem rápida. E digo mais, o meu Vista, logo que é aberto, consome 1400 megas, mas se tirar 2GB de RAM (tenho 4) ele coloca menos processos em memória e consome 700 megas (metade).

Já o disse e repito, o Vista não consome RAM, o Vista utiliza RAM. Muito diferente!