Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Abril 24, 2014, 17:47

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Futebol Profissional (Moderadores: wild_oscar, |SCP-1906|, Stunner, 138, Leão88, sotnas) Tópico:

[Equipa B] Reactivação ou não da Equipa B?

Páginas: « anterior 1 [2] 3 4 ... 10 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: [Equipa B] Reactivação ou não da Equipa B? (Lida 17679 vezes)

Re: EQUIPA B , « Resposta #20 em: Outubro 23, 2007, 10:59 »

*

Condecorações:Melhor Iniciativa 2010Melhor Iniciativa 2009Treinador de Bancada 2007Treinador de Bancada 2006

Localidade: Angra do Heroísmo
Masculino

Não duvido que uma equipa B tenha as suas vantagens, embora na minha opinião entre elas não esteja a possibilidade de lançar miúdos de 16 anos para a fogueira. O próprio Boloni não autorizou que isso se fizesse com o Cristiano Ronaldo, que só no seu último ano de júnior é que fez alguns jogos na equipa B, ao mesmo tempo que ia sendo lançado na equipa principal e estamos a falar dum fora de serie.

A equipa B era essencialmente para integrar os miúdos que estavam nos seus primeiros anos de sénior, e nunca enfraquecer a equipa dos juniores e queimar etapas na formação destes jogadores mais novos.

Mas a realidade é que esse foi um projecto que falhou, por questões financeiras resultantes de se ter de sustentar dois planteis, com todas as despesas inerentes aos jogos e deslocações, e também por questões desportivas, pois quase todas as equipas BB acabaram por descer à 3ª divisão, e se há jogadores que torcem o nariz para jogar na 2ª, imagine-se na 3ª.

Julgo que não faz mal nenhum a estes jogadores passarem por equipas mais fracas, mas o que me faz alguma confusão é a dificuldade que o Sporting por vezes tem em colocá-los. Nisso o FCP sempre trabalhou bem com a sua rede de ex jogadores e treinadores amigos que treinam equipas da 1ª e 2ª liga, onde a evolução e visibilidade dos atletas é muito mais facilitada.

Mas estamos no futebol português e até para colocar bons jogadores parece que é preciso fazer parte da máfia, enfim...
Registado

Re: EQUIPA B , « Resposta #21 em: Outubro 23, 2007, 13:53 »

Longa vida ao Sportinguismo-Leoninismo!

*

Localidade: Chelas
Masculino

Esse campeonato de reservas existiu até ao início da década de 90 e tinha estatuto oficial, de tal maneira que os clubes usavam-no para "limpar" cartões amarelos do campeonato nacional. Infelizmente, quando finalmente alguém na FPF achou finalmente que era tempo de acabar com essa chico-espertice, os clubes decidiram acabar com o campeonato de reservas dizendo que já não tinham motivação para participar.

Ainda assim, a ideia do campeonato de Reservas regional (Lisboa + Setúbal) para os jogadores do plantel principal menos rodados parece-me muito boa

Vantagens
- Permitia aos jogadores manterem-se activos e mais prontos a entrar na equipa principal quando necessário
- Dava um ambiente mais calmo para recuperar jogadores que estejam em maus momentos de forma
- Permitia aos jogadores que vêm de lesões mais prolongadas terem um regresso mais faseado à competição
- Permitia à equipa técnica observar os jogadores menos utilizados e um ou outro júnior mais precoce em ambiente mais competitivo que os treinos 
- Não teria custos para além do gasóleo do autocarro, porque seria jogada apenas contra equipas geograficamente muito próximas, dispensando estágios ou estadias
- O incentivo aos jogadores seria mostrar ao treinador que têm lugar na equipa principal e até alguma visibilidade mediática. No tempo dos três jornais desportivos diários, um Sporting-Benfica não passa despercebido, nem mesmo em reservas.

Problemas
- Com um plantel com 24-25 jogadores - dos quais há, em média, 1 ou 2 lesionados por semana - não sobra assim tanta gente para fazer uma equipa de reservas sem recorrer aos júniores. E das duas uma: ou os jogos das reservas são ao fim-de-semana e então não se lhes pode pedir que joguem também no campeonato do seu escalão; ou os jogos das reservas são à Quarta-feira, o que não só os obriga ao esforço extra de jogar duas vezes por semana como é de difícil conciliação com a Escola. Seria isso  benéfico para a sua formação?
- Não há assim tantas equipas na região da Grande Lisboa nas Ligas Profissionais (I e II) para organizar um campeonato. Acho que não faria questão admitir equipas de escalões mais baixas; e alargar esse campeonato ao Algarve para apanhar o Olhanense e o Portimonense implicaria custos demasiado elevados para estes clubes. Tenho dúvidas que mesmo que a uma União de Leiria compensasse o esforço.
« Última modificação: Outubro 23, 2007, 13:56 por Petrovich » Registado

"Em matéria de contratações, não há caro nem barato. 100 milhões podem ser baratos e 20 milhões caros. Zidane custou-me 73 milhões de euros - e foi uma pechincha" - Florentino Pérez
Re: EQUIPA B , « Resposta #22 em: Outubro 23, 2007, 14:57 »

*
Júnior

sporting, benfica, belem, amadora, setubal (e estoril?) ja dariam pa fazer uma liga agradavel com 2 voltas ate janeiro/feveiro.. e poderia-se fazer uma fase final com os primeiros da liga do norte
Registado
Re: EQUIPA B , « Resposta #23 em: Outubro 23, 2007, 16:59 »

*
Júnior

Localidade: Porto

Sinceramente acho tudo o que vocês dizem muito bonito mas completamente inútil. Qualquer clube da Liga Vitalis tem condições mais que suficientes para receber um junior nosso,e acredito que na IIB a esmagadora maioria das equipas esteja dotada de bons técnicos e de condições boas. Penso que existe uma ideia generalizada de que tudo o que sai da Academia é bom, e isso estarlonge de ser realidade. São todos bons rapazes mas uns 90% não têm condições para praticar futebol profissional de primeira linha Europeia. Parece-me uma estratégia mais que correcta nos 2-3 que se possam aproveitar por ano, ficar com 1 e emprestar dois. Fácil, sem encargos, e com resultados bons como está mais que visto. Ao fim ao cabo, apenas os melhores dos melhores de cada geração acabam por vingar, e esses vingam independentemente de serem emprestados ou não.
Registado

Re: EQUIPA B , « Resposta #24 em: Outubro 23, 2007, 21:18 »

*
Júnior

Sinceramente acho tudo o que vocês dizem muito bonito mas completamente inútil. Qualquer clube da Liga Vitalis tem condições mais que suficientes para receber um junior nosso,e acredito que na IIB a esmagadora maioria das equipas esteja dotada de bons técnicos e de condições boas. Penso que existe uma ideia generalizada de que tudo o que sai da Academia é bom, e isso estarlonge de ser realidade. São todos bons rapazes mas uns 90% não têm condições para praticar futebol profissional de primeira linha Europeia. Parece-me uma estratégia mais que correcta nos 2-3 que se possam aproveitar por ano, ficar com 1 e emprestar dois. Fácil, sem encargos, e com resultados bons como está mais que visto. Ao fim ao cabo, apenas os melhores dos melhores de cada geração acabam por vingar, e esses vingam independentemente de serem emprestados ou não.

e q tal leres tudo o q se falou em vez de chegares e n dizeres nada de jeito!!
Registado
Re: EQUIPA B , « Resposta #25 em: Outubro 24, 2007, 15:25 »

*
Júnior

Localidade: Porto

e q tal leres tudo o q se falou em vez de chegares e n dizeres nada de jeito!!

O conceito de não se dizer nada de jeito é vago e discutível. Eu pessoalmente penso que o que dizes advém de um entendimento de futebol muito em voga nos dias de hoje: o futebol teoria e intelectualmente bonito, muito em voga em virtude dos "paineleiros" que proliferam pela nossa televisão. Não é por dizeres umas coisas bonitas e bem escritas que passam a fazer sentido e muito menos a ser verdade. Os projectos equipas B estão falidos, em todo o lado são um desastre não produtivo e até a aqui falada equipa B do Barcelona está na III divisão espanhola. É um caminho errado, mais que comprovado, provável na teoria e comprovado na prática. Não percebo o porque de insistir nisso e podes arranjar todos os argumentos que entenderes e terás sempre razão pois não há forma de contra-argumentar pois em teoria todos estamos certos.

Eu mantenho a minha opinião: os projectos equipas B são caros, não produtivos, são pouco competitivos e não apresentam nenhuma vantagem em ralação ao modelo de empréstimos. Quantos jogadores de hoje e de sempre do Sporting passaram de forma sedimentada pela equipa B? Que me lembre apenas o Hugo Viana e talvez o Quaresma. Todos os outros saltaram quase ou mesmo directamente dos juniores ou foram emprestados e voltaram. Para quê termos dezenas de contratos profissionais para aproveitarmos de quando em vez um jogador mediano? Somos um clube pobre, há que concentrar recursos nos séniores e na formação tendo de assumir que esta não pode ser infinita, não se pode ter um jogador na academia até aos 20/21 anos na esperança que ele se torne bom jogador. Ou o é, ou tem boas hipóteses de o ser, ou é um jogador banal e dispensa-se. E 95% cabem neste último saco.

Como podes ver, não é à toa que não concordo contigo, tens de lidar com isso.
Registado

Re: EQUIPA B , « Resposta #26 em: Outubro 24, 2007, 16:06 »

Registado

Localidade: Rio Tinto
Masculino

Na minha sinçera opinião acho que seria muito mais benéfico a criação de um campeonato de reservas um pouco á imagem do que sucede em Inglaterra e onde os jogadores podiam defrontar melhores jogadores, melhores equipas e com a vantagem de estarem no clube e no caso de ser necessário serem chamados não haver qualquer problema em chama-los a trabalhar com a equipa principal.
Registado
Re: EQUIPA B , « Resposta #27 em: Outubro 24, 2007, 19:07 »

No avatar!

*
Sénior

Localidade: Algures fora de Portugal
Feminino

Como ja houve em Portugal  era onde rodavam todos os jogadores que nao
jogavam assiduamente.
Faziam grandes jogos de  reservas sempre com a mesma rivalidade
Registado

Sporting,es a minha paixao.
Estarei sempre contigo ate morrer.
 Forca Sporting!
Re: EQUIPA B , « Resposta #28 em: Outubro 25, 2007, 10:17 »

Ex-Ricardo Martins Pereira

No avatar!

*
Júnior

Masculino

Não duvido que uma equipa B tenha as suas vantagens, embora na minha opinião entre elas não esteja a possibilidade de lançar miúdos de 16 anos para a fogueira. O próprio Boloni não autorizou que isso se fizesse com o Cristiano Ronaldo, que só no seu último ano de júnior é que fez alguns jogos na equipa B, ao mesmo tempo que ia sendo lançado na equipa principal e estamos a falar dum fora de serie.

A equipa B era essencialmente para integrar os miúdos que estavam nos seus primeiros anos de sénior, e nunca enfraquecer a equipa dos juniores e queimar etapas na formação destes jogadores mais novos.

Estás equivocado. O último ano de júnior do Cristiano Ronaldo foi a primeira época dele no Man.Utd, em 2003/04. O primeiro ano de júnior foi passado na equipa principal do Sporting, em 2002/03. E o último ano de juvenil do Cristiano Ronaldo em 2001/02 foi passado entre a equipa de juvenis, a equipa de juniores, a equipa B e um ou outro treino ocasional na equipa principal.

Se tens dúvidas basta ver que ele nasceu em 1985. Sendo assim em 2001/02 (completou 17 anos em 2002) era juvenil de 2º ano. Em 2002/03 (completou 18 anos em 2003) era júnior de 1º ano. E em 2003/04 (completou 19 anos em 2004) era júnior de 2º ano.

Por isso o Ronaldo jogou na equipa B com idade de juvenil. E o Quaresma também jogou na equipa B com idade de juvenil e de júnior de 1º ano, tendo depois passado para equipa principal quando se tornou júnior de 2º ano. Mas claro que isso só aconteceu com eles porque eram foras-de-série.

No entanto não era raro vermos jogadores em idade de juniores jogar na equipa B. Isso aconteceu com Lourenço, Carlos Martins, Custódio, Hugo Viana, Paíto, Valdir e Paulo Sérgio, por exemplo.

Mas nos juniores existem sempre jogadores que já estão um patamar acima e que podem perfeitamente competir noutro nível.

Mas acho que a equipa B não faz sentido enquanto os regulamentos estiverem como estão. Se a situação das equipas B (e mesmo C) fosse semelhante a Espanha então eu queria que o Sporting tivesse equipa B. Mas como não é o caso prefiro as coisas como estão. E sim era uma excelente ideia fazer um pequeno campeonato de reservas entre as equipas da Bwin Liga, tal como acontece em muitos outros países. Não só para rodar jogadores menos utilizados nos planteis principais, como para rodar os tais jogadores em 1º ano de seniores (que não se conseguem emprestar a bons clubes), e um ou outro júnior que já esteja num patamar acima de qualidade e maturidade.
Registado
Re: EQUIPA B , « Resposta #29 em: Outubro 25, 2007, 11:17 »

*

Condecorações:Melhor Iniciativa 2010Melhor Iniciativa 2009Treinador de Bancada 2007Treinador de Bancada 2006

Masculino

Estás equivocado. O último ano de júnior do Cristiano Ronaldo foi a primeira época dele no Man.Utd, em 2003/04. O primeiro ano de júnior foi passado na equipa principal do Sporting, em 2002/03. E o último ano de juvenil do Cristiano Ronaldo em 2001/02 foi passado entre a equipa de juvenis, a equipa de juniores, a equipa B e um ou outro treino ocasional na equipa principal.

Se tens dúvidas basta ver que ele nasceu em 1985. Sendo assim em 2001/02 (completou 17 anos em 2002) era juvenil de 2º ano. Em 2002/03 (completou 18 anos em 2003) era júnior de 1º ano. E em 2003/04 (completou 19 anos em 2004) era júnior de 2º ano.

Por isso o Ronaldo jogou na equipa B com idade de juvenil. E o Quaresma também jogou na equipa B com idade de juvenil e de júnior de 1º ano, tendo depois passado para equipa principal quando se tornou júnior de 2º ano. Mas claro que isso só aconteceu com eles porque eram foras-de-série.

No entanto não era raro vermos jogadores em idade de juniores jogar na equipa B. Isso aconteceu com Lourenço, Carlos Martins, Custódio, Hugo Viana, Paíto, Valdir e Paulo Sérgio, por exemplo.

Mas nos juniores existem sempre jogadores que já estão um patamar acima e que podem perfeitamente competir noutro nível.

Mas acho que a equipa B não faz sentido enquanto os regulamentos estiverem como estão. Se a situação das equipas B (e mesmo C) fosse semelhante a Espanha então eu queria que o Sporting tivesse equipa B. Mas como não é o caso prefiro as coisas como estão. E sim era uma excelente ideia fazer um pequeno campeonato de reservas entre as equipas da Bwin Liga, tal como acontece em muitos outros países. Não só para rodar jogadores menos utilizados nos planteis principais, como para rodar os tais jogadores em 1º ano de seniores (que não se conseguem emprestar a bons clubes), e um ou outro júnior que já esteja num patamar acima de qualidade e maturidade.

Eu não posso garantir isto pois não tenho dados concretos nem sei onde confirmá-lo, mas julgo que recentemente houve uma alteração nas idades dos diversos escalões jovens que permitiu que estes jogadores passassem a ter mais um ano nesses escalões, daí que haja algumas confusões nesse aspecto.

Eu pelo menos tenho a nítida convicção de que quando o Ronaldo foi para Manchester já era sénior, se fosse hoje depois das tais alterações seria júnior mas naquele tempo não era

Registado

Re: EQUIPA B , « Resposta #30 em: Outubro 25, 2007, 12:21 »

*
Sénior

Localidade: Caldas da Rainha
Masculino

Eu não posso garantir isto pois não tenho dados concretos nem sei onde confirmá-lo, mas julgo que recentemente houve uma alteração nas idades dos diversos escalões jovens que permitiu que estes jogadores passassem a ter mais um ano nesses escalões, daí que haja algumas confusões nesse aspecto.

Eu pelo menos tenho a nítida convicção de que quando o Ronaldo foi para Manchester já era sénior, se fosse hoje depois das tais alterações seria júnior mas naquele tempo não era

Fala-se de facto muito nisso, o que é certo é que até prova em contrário assim não é.
Juvenis: 91/92
Juniores: 89/90

Jogadores nascidos em ... são destes escalões.
Registado

Carlos Santos | SPORTING Supporter
Re: EQUIPA B , « Resposta #31 em: Outubro 25, 2007, 14:50 »

*
Sénior

Localidade: Lisboa
Masculino

Se não em engano houve de facto uma alteração relativa aos escalões.
Antes contava-se a idade do jogador até ao início da época: Agosto.

Quem tivesse nascido a partir de Agosto do ano limite do escalão poderia ainda jogar na época seguinte nesse mesmo escalão.
Houve uma época qualquer em que houve 3 épocas de júnior, já não sei exactamente quando.

Corrijam-me se estiver errado.  Huh?
Registado

Re: EQUIPA B , « Resposta #32 em: Outubro 25, 2007, 15:44 »

*

Masculino

Eu vou tentar confirmar essa situação. No entanto estou convicto de que o Ronaldo quando foi para Inglaterra já era sénior e que o Quaresma no ano em que o Boloni o lançou também já o era
Registado

Re: EQUIPA B , « Resposta #33 em: Outubro 25, 2007, 15:53 »

*
Júnior

ambos tinham 17 anos qd boloni os lançou na 1ª equipa..acho q é irrelevante para o q se estava a falar se, na altura, eram considerados juniores ou nao..
Registado
Re: EQUIPA B , « Resposta #34 em: Outubro 25, 2007, 18:32 »

*

Masculino

O Quaresma salvo erro faz anos em Agosto, quando se estreou estava à beira dos 18 penso que já era sénior nessa época. O Ronaldo estreou-se com 17 anos mas só fazia 18 no ano seguinte por isso nessa temporada ainda era junior.

Esta é a ideia que eu tenho mas até posso estar errado
Registado

Re: EQUIPA B , « Resposta #35 em: Outubro 26, 2007, 08:40 »

Ex-Ricardo Martins Pereira

No avatar!

*
Júnior

Masculino

Estás errado. Não houve alteração nenhuma. Tudo está como estava nessa altura. O Cristiano Ronaldo chegou ao Manchester com 18 anos feitos precisamente nesse ano de 2003, o que fazia dele um sub-19, isto é, um júnior de 2º ano.
Registado
Re: EQUIPA B , « Resposta #36 em: Outubro 26, 2007, 09:14 »

*
Sénior

Localidade: Caldas da Rainha
Masculino

Quem tivesse nascido a partir de Agosto do ano limite do escalão poderia ainda jogar na época seguinte nesse mesmo escalão.
Houve uma época qualquer em que houve 3 épocas de júnior, já não sei exactamente quando.

Estás enganado. Na altura em que era federado, havia essas "contas", neste momento é por anos ... mas é um facto que se fala de novo nessa forma.
Eu sei como é porque também tive por dentro das inscrições de 3 escalões de formação esta época e a época passada também.
Registado

Carlos Santos | SPORTING Supporter
Re: EQUIPA B , « Resposta #37 em: Outubro 26, 2007, 10:54 »

*
Veterano

O Quaresma salvo erro faz anos em Agosto, quando se estreou estava à beira dos 18 penso que já era sénior nessa época. O Ronaldo estreou-se com 17 anos mas só fazia 18 no ano seguinte por isso nessa temporada ainda era junior.

Esta é a ideia que eu tenho mas até posso estar errado

Quaresma - 26 de Setembro
Ronaldo - 5 de Fevereiro
H. Viana - 15 de Janeiro

Estes sei porque fazem todos em dias que me dizem algo... Aniversário de dois dos meus melhores amigos e o meu próprio. Tive de calhar com o Viana... Azn

Rir Muito Alto
Registado

http://twitter.com/VeDrIx7 » twitter people, acusem-se !
Re: EQUIPA B , « Resposta #38 em: Outubro 27, 2007, 04:10 »

*
Sénior

Masculino

Estás enganado. Na altura em que era federado, havia essas "contas", neste momento é por anos ... mas é um facto que se fala de novo nessa forma.
Eu sei como é porque também tive por dentro das inscrições de 3 escalões de formação esta época e a época passada também.

Eu também estive nessas contas na altura em que fui federado e sei que era assim.
Eu quando disse que houve uma alteração referia-me à alteração de contabilizar o mês de nascimento para a passar a contabilizar apenas o ano. Sei que actualmente apenas se contabiliza o ano.

Fiz foi confusão nas épocas. Na altura em que isto se deu ainda Quaresma e Ronaldo deviam ser crianças.
Se não me engano esta mudança foi entre 1995 ou 1997.

Entretanto estive a verificar e Quaresma estreou-se no Sporting na 2ª época de júnior e o Ronaldo foi na 1ª.
Ronaldo estreou-se na pré-eliminatória da liga dos campeões frente ao Inter com 17 anos, faria 18 anos ainda nessa época.
Chegou a Manchester já com 18 anos sendo a sua 2ª época de júnior.

Quaresma estreou-se frente ao Porto na 1ª jornada do Campeonato Nacional, em 2001.
Estreou-se com apenas 17 anos, fazendo 18 dois meses depois em Outubro. Quando se estreou pelo Sporting era 2ª época de júnior.
Registado

Re: EQUIPA B , « Resposta #39 em: Novembro 01, 2007, 01:35 »

*
Sénior

Masculino

Sem querer entrar em Off-Topic fica aqui uma análise interessante para os entusiastas das equipas B e/ou de Reservas.
O Arsenal apresentou hoje, para a Taça da Liga de Inglaterra, o seguinte onze:

Lukasz Fabianski (1985 - 22 anos)
Justin Hoyte (1984 - 22 anos)
Abou Diaby (1986 - 21 anos)
Alexandre Song (1987 - 20 anos)

Gilberto Silva (1976 - 31 anos)
Kieran Gibbs (1989 - 18 anos)
Denílson (1988 - 19 anos)

Lassana Diarra (1985 - 22 anos)
Theo Walcott (1989 - 18 anos)
Nicklas Bendtner (1988 - 19 anos)

Eduardo Silva (1983 - 24 anos)

Jogaram ainda:
Fran Merida Perez (1990 - 17 anos)
Henri Lansbury (1990 - 17 anos)
Nacer Barazite 1990 - 17 anos)

Gostava que um dia o Sporting pudesse alinha na Taça da Liga ou numa eliminatória da Taça de Portugal com um XI semelhante a este em termos de média de idades.
Temos jogadores com qualidade para isto. A segunda equipa seria uma bengala muito importante para que isto se pudesse realizar.

P.S: Todos os jogadores a Bold passaram pelas equipas secundárias do Arsenal na sua fase final de formação.
Registado

Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 [2] 3 4 ... 10 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Futebol Profissional (Moderadores: wild_oscar, |SCP-1906|, Stunner, 138, Leão88, sotnas) Tópico:

[Equipa B] Reactivação ou não da Equipa B?

« tópico anterior seguinte »
Ir para: