[Computadores] Windows versus Linux

Concordo com a opinião do Mr_Virus...
O pessoal tem a tendência a afirmar que a utilização do SO Windows é mais complicado porque basicamente é aquele que toda a gente (a grande maioria) aprendeu a mexer primeiro! Ora, quando depois uma pessoa vai tentar mexer no Linux já o faz com uma ideia pré-concebida pelo outro SO, o que leva a dizer que é um SO mais puxado!

Eu no meu caso posso dizer que  a primeira vez que meti os dedos em Linux foi há 4 anos (creio que era uma versão 5.tal... do Ubuntu e a versão 10.2 Red Hat, creio...) e também me fez alguma confusão! Entretanto, fiz upgrade ao  Linux e já é notório um grande desenvolvimento deste SO no que toca à facilidade dos utilizadores interagirem com a máquina!

Hoje em dia as diferenças entre o Linux e o Windows esbateram-se fortemente, não só porque o Linux teve a preocupaçaõ de aproximar-se em termos gráficos ao Windows, mas também porque o próprio Windows evoluiu de certa forma por um caminho pelo qual o Linux também já caminhava...

É evidente que no que toca a jogos o Linux ainda tem tudo a trabalhar e a desenvolver-se... Agora, filmes, net, processamento de texto e outras coisas ligadas a programação está muito à frente! E já nem quero entrar na parte de ser mais ou menos pesado ou na quantidade de erros que ele não dá comparativamente com o Windows...

Agora é evidente que quando se chama o Leopard à conversa, a coisa muda de figura! Estamos a falar do Rolls Royce do assunto... Embora esteja a descer de preço, o Mac ainda é um bocado carote e isso de certa forma inibe para já esse investimento...   
Agora é evidente que quando se chama o Leopard à conversa, a coisa muda de figura! Estamos a falar do Rolls Royce do assunto... Embora esteja a descer de preço, o Mac ainda é um bocado carote e isso de certa forma inibe para já esse investimento...   

Desculpa a pergunta, mas... Rolls Royce de qual assunto ?  :inde:
The future is now... and now... and now... and now... and now... and now... and now...

Bem quando nos referimos a um computador creio que é consensual que o mac (com o seu sistema operativo) é a melhor coisa que por aí anda... Ainda custa é uns cifrões e uma pessoa deverá perguntar se vale a pena!
Não concordas?
Para alguma coisa é que serve a pirata... Errrm, o SO é muito caro, de facto  :lol:
Para alguma coisa é que serve a pirata... Errrm, o SO é muito caro, de facto  :lol:

Não tenhas dúvida que foi à conta da pirataria que o Windows se tornou popular!
Mas tu com o Linux não tens esse problema...

90% das pessoas usam Windows, porque não ouviram sequer falar da palavra "Linux". Eu por acaso já experimentei, mas não gostei. Talvez por causa da dificuldade de configura-lo, em que tens que googlear sempre que queres saber o comando y e o comando x. Por acaso, o ubuntu desde a versão 7(ou 6, ja nao me lembro), que traz um programinha que facilita muito a instalação de aplicações(não sei o nome, é esquisito). Mas continua a ser muito pouco para um utilizador que prefere a a papinha toda feita, mesmo que isso implique uma pior performance da maquineta. E nota que estamos aqui a falar do Ubuntu, que é capaz de ser dos mais fáceis de aprender a mexer. Se alguém experimentar saltar de windows para um Slackware, por exemplo, e não ficar completamente à nora no ínicio, dou-lhe os meus parabéns.

90% das pessoas usam Windows, porque não ouviram sequer falar da palavra "Linux". Eu por acaso já experimentei, mas não gostei. Talvez por causa da dificuldade de configura-lo, em que tens que googlear sempre que queres saber o comando y e o comando x. Por acaso, o ubuntu desde a versão 7(ou 6, ja nao me lembro), que traz um programinha que facilita muito a instalação de aplicações(não sei o nome, é esquisito). Mas continua a ser muito pouco para um utilizador que prefere a a papinha toda feita, mesmo que isso implique uma pior performance da maquineta. E nota que estamos aqui a falar do Ubuntu, que é capaz de ser dos mais fáceis de aprender a mexer. Se alguém experimentar saltar de windows para um Slackware, por exemplo, e não ficar completamente à nora no ínicio, dou-lhe os meus parabéns.

O Ubuntu está cada vez de mais fácil acesso ao utilizador...É uma questão de tempo até que as pessoas deixem de ter argumentos para não o usarem, se é que os tem! :D

Por exemplo eu considero inconcebível ter andado numa escola onde o único sistema operativo era o Windows... É um pressuposto errado, pelo menos deveria ter sido dada a chance de se experimentar outro SO, quanto mais não fosse para uma pessoa se ambientar a algo novo e não estar sempre a pagar ao Bill Gaitas... Hoje em dia, até já se dão licensas à pála em determinadas situações, mas quando eu tinha os meus 13/14  anos, ou pagavas e bem para ter o Windows, ou então não havia nada para ninguém (esquecendo a pirataria, claro...)! E tudo isto, sem se falar em Linux, um sistema operativo gratuito...
Nos portáteis da minha escola sei que há dois sistemas operativos, em todos os portáteis: O Windows, e o Alinex, que desconheço. Mas pus-me a pensar linex é parecido com linux, portanto deve ser um Linux. Alguém conhece?

Já agora, ao bocado que falei em Slackware(eu que nunca o experimentei, mas pelo que dizem, é bastante mais complicado que ubuntus e afins), tentei saca-lo ao bocado, mas acontece-me um problema, que já nem é a primeira vez que me acontece em ficheiros "grandes"(dado que aquilo tem 3 gigas e tal).

Tipo, até ia com uma velocidade enorme(800kbytes/segundo), e depois, quando vai a 2%, diz-me "download completo". Das duas uma, ou a minha net de repente muda de velocidade para uns 1000000000000000000000000000000000 kbytes/segundo, ou então, esta treta tá marada. Uso o Internet Explorer 8(Beta), mas o problema não deve ser daí, já que uso em emulate IE7, e com o firefox 3 acontece exactamente o mesmo.

Bem quando nos referimos a um computador creio que é consensual que o mac (com o seu sistema operativo) é a melhor coisa que por aí anda... Ainda custa é uns cifrões e uma pessoa deverá perguntar se vale a pena!
Não concordas?

Não... ;)

Tudo depende da função que o computador vai cumprir e de quem o vai utilizar.
Mesmo em termos de preço não são assim taantos cifrões como isso... um iMac compra-se por cerca de 1000 Euros.

Nunca me passaria pela cabeça utilizar um Mac para um servidor de rede ou email, por exemplo...
« Última modificação: Agosto 27, 2008, 16:20 pm por Nick Jagger »
The future is now... and now... and now... and now... and now... and now... and now...
O que é realmente bom no iMac é o ecrã e o facto do computador "ser" só o ecrã. ;D

Já agora, ao bocado que falei em Slackware(eu que nunca o experimentei, mas pelo que dizem, é bastante mais complicado que ubuntus e afins), tentei saca-lo ao bocado, mas acontece-me um problema, que já nem é a primeira vez que me acontece em ficheiros "grandes"(dado que aquilo tem 3 gigas e tal).

Tipo, até ia com uma velocidade enorme(800kbytes/segundo), e depois, quando vai a 2%, diz-me "download completo". Das duas uma, ou a minha net de repente muda de velocidade para uns 1000000000000000000000000000000000 kbytes/segundo, ou então, esta treta tá marada. Uso o Internet Explorer 8(Beta), mas o problema não deve ser daí, já que uso em emulate IE7, e com o firefox 3 acontece exactamente o mesmo.

Se queres um concelho, deixa o Slac em paz. Se pretendes dar outra oportunidade ao Linux, deves escolher uma distribuição mais «user friendly», e principalmente com repositorios mais actualizados. Pelo que sei, instalares versões mais recentes de algumas aplicações no Slac é deveras complicado.

Porque não tentas Fedora, ou openSUSE? ou Mandriva, que têm uma optima implementação do KDE 4.1, se bem que em beta ainda.
Ou mesmo Ubuntu, se bem que eu embirro solenemente com os xbuntus, não sei bem porque, mas embirro. Mas não se pode negar que é a distro mais popular, logo será provavelmente a mais simples de conseguires ajuda.
Everyone is king when there’s no one left to pawn

Não concordas?

Não... ;)

Tudo depende da função que o computador vai cumprir e de quem o vai utilizar.
Mesmo em termos de preço não são assim taantos cifrões como isso... um iMac compra-se por cerca de 1000 Euros.

Nunca me passaria pela cabeça utilizar um Mac para um servidor de rede ou email, por exemplo...

Pronto, tinhas de me contrariar... ;)
Sim, os Mac tem vindo a cair no seu preço, até porque eles não poderiam ser um caso à parte nesse capítulo, já que essa tem sido a lógica do mercado! Eu mesmo estou para comprar um portátil e hesitei se optava por um Mac, mas por agora achei melhor  estar quietinho porque vem aí um ano pesadote e não quero meter-me em adaptações, mesmo que seja para melhor!

O que é realmente bom no iMac é o ecrã e o facto do computador "ser" só o ecrã. ;D

É só luxos! Não é para quem quer, mas sim para quem pode....  ;)
Alguém consegue orientar-me para resolver o meu problema da placa de som no portátil?
É que o raio da placa não manda qualquer apitadela... Tenhos os drivers da Alsa e nada!
Sugestões? (A placa é uma Realtek High Definition)
Alguém consegue orientar-me para resolver o meu problema da placa de som no portátil?
É que o raio da placa não manda qualquer apitadela... Tenhos os drivers da Alsa e nada!

No gestor de dispositivos a placa de som aparece bem instalada?
Save your breath. You'll need it to blow up your date.

Ou mesmo Ubuntu, se bem que eu embirro solenemente com os xbuntus, não sei bem porque, mas embirro. Mas não se pode negar que é a distro mais popular, logo será provavelmente a mais simples de conseguires ajuda.

A Canonical tem feito um esforço notável para popularizar a distribuição Linux. É neste momento, na minha opinião, um dos mais sérios candidatos a concorrente do Windows ou Leopard, do ponto de vista do utilizador comum, não deixando de oferecer a mesma flexibilidade de todas as outras distribuições.

Fiquei bastante agradado pelo repto lançado pelo CEO da empresa aos programadores de criarem aplicações com o mesmo apelo das aplicações do sistema da Apple (ie, cheias de "eye candy"). Creio que é um passo na direcção certa.

No gestor de dispositivos a placa de som aparece bem instalada?

Sim, tinha tudo bem instalado, tudo à maneira mas som népia...
Entretanto encontrei uma forma algo esquisita mas que resolveu o meu problema... Na zona de edição de drivers  confirmei a minha placa de som como sendo a de um portátil Lenovo e não do meu Asus e o que é certo é que funcionou!

Coisa esquisita mas deu e isso é que interessa porque assim já posso usar o Amarok descansadinho da vida...
« Última modificação: Setembro 27, 2008, 12:09 pm por a32772 »
Ora aqui está uma página que tenta resumir algumas das inúmeras virtudes do Linux:

http://www.whylinuxisbetter.net/index_br.php?lang=br

:great: