Memórias das claques e outras histórias

* Outubro 13, 2010, 20:19 pm

Lembro-me especialmente, e talvez tenha sido o último jogo que assisti no velho Alvalade, um Sporting - Gil Vicente em que fomos brindados com um concludente 0-3, chovia torrencialmente, nessa altura ia ver alguns jogos com a Torcida Verde, e nunca tinha apanhado tamanha molha num jogo do Sporting.

Foi o primeiro jogo que vi no velhinho Alvalade.
(que me recorde só entrei lá dessa vez e no ultimo jogo contra o setubal que perdermos 3 - 4)
É só boas memórias  ::) :mrgreen:
O Sporting Clube de Portugal não se resume a uma paixão por um símbolo desenhado numa camisola. É uma religião, uma ideologia, uma forma de vida!
****** Outubro 13, 2010, 21:49 pm
Que bela estreia, pelo menos foi abençoada.  :mrgreen:

"Um Estado que, na época do envenenamento das raças, se dedica a cultivar os seus melhores elementos raciais, tem de um dia se tornar senhor do mundo.
Que os adeptos do nosso movimento nunca se esqueçam disso, mesmo que, pela enormidade do sacrifício, possam vir a recear da possibilidade do sucesso."
- SH - 20/04/89
***** Outubro 14, 2010, 21:05 pm

Esta fotografia bate forte aqui... Ter este tipo de sentimento a olhar para o novo estádio, mesmo que cheio, é-me simplesmente impossível. O próprio formato, a curva, a 10-A, aquela central, os túneis de acesso... Eu que na altura com 7 ou 8 anos fui a alguns jogos (não tenho a certeza mas creio que só fui a 4 no velhinho) ainda me lembro vagamente de algumas coisas. E são esses pormenores que provocam nostalgia, de um tempo em que as coisas, mesmo que sem vitórias (apesar de o tempo em que eu ia ao velhinho Estádio ter coincidido com o nosso melhor período dos últimos quase 30 anos, curiosamente), eram de esperança, de união e em que o Sporting ainda era do Sporting.

Sinto nojo ao Projecto, ao dinheirão torrado no novo Estádio, a tudo o que se seguiu. Uma remodelação neste estádio, mesmo que não o quisessem colocar no Euro2004, tinha sido o ideal para o Sporting. Poupava-se dinheiro e mantinham-se alguns valores e símbolos que apenas se identificavam com o velhinho.

Que saudades...
Querem acabar de vez com a nossa paixão!
Não vamos deixar... porque nunca desistimos de ti!
Resolve tudo à cabeçada é o TONEL
http://antonioleonel.blogspot.com
*** Outubro 14, 2010, 21:38 pm

Oh tempo volta atrás...

Infelizmente, já não volta! Foto única! 5 estrelas!  :clap:

:'(

Nostalgia...e uma grande nostalgia que me tras lagrimas...
Entrei neste lindo estadio com os meus 6 anos de idade, nunca vou esquecer o sentimento que sentia quado la ia... um sentimento que nao consigo ter neste novo estadio!!!

Ainda me lembro que as entradas das equipas uma de cada vez era pura loucura... Quando a equipa contraria entrava tenho a acerteza que houve muitos jogadores que borraram todos...Grande JUVE LEO!!
Ignorado!!! LOL
** Outubro 20, 2010, 15:43 pm
a minha primeira vez no velhinho alvalade foi contra o alverca, em 2000, na caminhada para o titulo. Tinha 5 anos, e adormeci durante uma parte do jogo, mas ainda me lembro do lençol gigante e do golo do edmilson, se nao me engano...
o nuno assis jogava no alverca (é amigo da minha familia) e lembro que foi ele (acho, que ia matando o Pedro Barbosa), eu gritei a ralhar com ele  :)
belos tempos , escusado dizer que nao voltam mais  :(
[smg id=68]
*** Outubro 20, 2010, 22:15 pm

Esta fotografia bate forte aqui... Ter este tipo de sentimento a olhar para o novo estádio, mesmo que cheio, é-me simplesmente impossível. O próprio formato, a curva, a 10-A, aquela central, os túneis de acesso... Eu que na altura com 7 ou 8 anos fui a alguns jogos (não tenho a certeza mas creio que só fui a 4 no velhinho) ainda me lembro vagamente de algumas coisas. E são esses pormenores que provocam nostalgia, de um tempo em que as coisas, mesmo que sem vitórias (apesar de o tempo em que eu ia ao velhinho Estádio ter coincidido com o nosso melhor período dos últimos quase 30 anos, curiosamente), eram de esperança, de união e em que o Sporting ainda era do Sporting.

Sinto nojo ao Projecto, ao dinheirão torrado no novo Estádio, a tudo o que se seguiu. Uma remodelação neste estádio, mesmo que não o quisessem colocar no Euro2004, tinha sido o ideal para o Sporting. Poupava-se dinheiro e mantinham-se alguns valores e símbolos que apenas se identificavam com o velhinho.

Que saudades...

Já que estamos numa de nostalgia, este é que era mesmo o verdadeiro 'velhinho', ainda do tempo da pista de ciclismo e do Peão.
O meu símbolo é o LEÃO não o carneiro.

Dinasta da Dívida : Roquette - 'O Projectista Falhado', Dias da Cunha - 'O Crédulo Impenitente', Soares Franco - 'O Dissimulado compulsivo', Bettencourt - 'O Visigodo Inimputável', Godinho Lopes - 'O ex-Arguido Credível'
Day AfterBruno de Carvalho  - 'O SCP é Nosso, outra vez !!!'
* Outubro 25, 2010, 19:54 pm
Com muita pena minha so pude ir ao antigo estadio Jose Alvalade uma vez tinha eu os meus 6 ou 7 anos ou 8 ou ate talvez mais ja nao me lembro da idade que tinha mas sei que nao foi uma ida la muito boa visto que perdemos 3-0 com o Gil Vicente :(
SL
Dos fracos não reza a história. JUVENTUDE LEONINA 76
** Novembro 17, 2010, 00:42 am

Oh tempo volta atrás...

Esta foto, pesa muito, muito mesmo! Sinto muitas saudades, muitas mesmo.
Lembro-me do tempo que as equipas entravam uma a uma, e havia um estrondoso espectáculo quando entrava a do Sporting, fumos, fogos, etc.

Quando foi o Sporting-Real-Madrid que ganhamos 2-1 mas fomos eliminados, qdo o Juskoviak envio bola ao ferro no final.
Nesse dia fui entrei +- 1h30 ou mesmo 2h antes. Na animação não havia speacker, era as claques. Só os canticos, as provocações antes do jogo começar velei e muito a ida ao jogo e o preço dos bilhetes.
Socio 52937-0
***** Novembro 17, 2010, 09:47 am

Oh tempo volta atrás...

Lembro-me do tempo que as equipas entravam uma a uma, e havia um estrondoso espectáculo quando entrava a do Sporting, fumos, fogos, etc.

Quando foi o Sporting-Real-Madrid que ganhamos 2-1 mas fomos eliminados, qdo o Juskoviak envio bola ao ferro no final.
Nesse dia fui entrei +- 1h30 ou mesmo 2h antes. Na animação não havia speacker, era as claques. Só os canticos, as provocações antes do jogo começar velei e muito a ida ao jogo e o preço dos bilhetes.

É verdaqde, a magia que eraao entrar uma equipa de cada vez. E lembro-me de entrar cedo com o meu pai e estar o estadio vazio mas o sector da JL sempre cheio e em festa! Seja na anterior Ponta Sul (da qual tenho apenas uma vaga memória) ou já na Superir Sul. E foi daí que nasceu o meu fascinio pela claque. Daí que quando tinha 13, 14 anos consegui, finalmente, convencer o meu pai a deixar-me ir para a Sul, onde me mantive até hoje (salvo um curto periodo em  que me afastei).
Sporting Sempre! 14.244
****** Novembro 17, 2010, 11:00 am

Oh tempo volta atrás...

É verdaqde, a magia que eraao entrar uma equipa de cada vez. E lembro-me de entrar cedo com o meu pai e estar o estadio vazio mas o sector da JL sempre cheio e em festa! Seja na anterior Ponta Sul (da qual tenho apenas uma vaga memória) ou já na Superir Sul. E foi daí que nasceu o meu fascinio pela claque. Daí que quando tinha 13, 14 anos consegui, finalmente, convencer o meu pai a deixar-me ir para a Sul, onde me mantive até hoje (salvo um curto periodo em  que me afastei).

Grandes memorias dessa zona do Estadio.
Eu era miudo e ansiava para participar no espectaculo que a JL dava.
Muita bandeira. Inclusive aquele gigante que cobria todo o Sector e um gajo ficava todo cagado do pó :mrgreen:
Era uma epoca que se usava muitos fumos e lembro-me de umas buzinas que faziam um barulho descomunal :lol: :lol:
A equipa nunca se esquecia de saudar aquele Sector.

SL
**** Novembro 17, 2010, 14:13 pm
Também estava nesse jogo, no sector da Juve Leo, e que jogo que fez o Sporting, foi um falhar de golos incrivel, só precisava-mos de marcar um golinho pa passar, foi um jogo louco, foi tudo contra nós, a sorte e o arbitro... Nunca mais esqueço esse jogo, os jogadores e o publico não mereciam o desfecho...
SPORTING SEMPRE !!!...21.538-0
**** Dezembro 03, 2011, 23:57 pm
Mais um tópico que fui lendo nos últimos tempos  :great:

Agradecer a quem o abriu e a quem foi contando historias!  :great:

Muito do que senti em Alvalade já aqui foi dito, bem melhor do que eu conseguiria escrever!

A magia do antigo Alvalade nos dias de jogo é algo que não volta mais.

Sempre quis estar junto as claques, mas não me deixavam  :(  o meu lugar era por baixo da pala (e nunca tive medo que caísse  :mrgreen: )! Apenas bem tarde na minha adolescência é que tive um vislumbre do que era estar perto da claque em Alvalade, num jogo com o boavista para a taça, na meia-final, que perdemos no prolongamento com um golo do ex-Sporting marlon...
Passei os últimos minutos na parte inferior da bancada, sozinho, pronto para levar com a enxurrada de Adeptos, com as lágrimas as escorrerem-me pela cara abaixo, já mesmo perto do apito final, um rapaz que devia ter a idade que tenho hoje em dia, passa a mão, literalmente na minha cabeça e diz "Puto, não chores!", já ele chorava também. O apito final aconteceu e tinha-mos mesmo perdido o jogo, fiquei ali sentado com as lágrimas a escorrer, sozinho; aquilo não tinha acabado de acontecer;  e conforme a malta ia desmobilizando foram muitas as pessoas que desciam a bancada e  vinham ter com o "puto" e diziam alguma coisa ou passavam a mão na cabeça ou outra coisa qualquer...
Fiquei ali até me virem buscar. Literalmente. Estava atónito. Mas já só me passava uma coisa na cabeça, Somos tantos a adorar o SPORTING!
« Última modificação: Dezembro 04, 2011, 00:03 am por CrashVegas »
* Dezembro 10, 2014, 11:48 am
Falta-te as Wild Ladies, ou coisa que o valha, claque puramente feminina e que só durou uma época, penso que foi a meio de 90.

As Wild Ladies faziam parte da Torcida Verde, e terão funcionado entre 1993 e 1995.

E............ os "Leões do Bairro Alto"........................ e a "Forza Leonina"!

Foram duas claques que tiveram uma breve existência nos anos 80. No antigo site dos ultras12 um antigo membro da Força Verde deu algumas luzes sobre a história das claques do Sporting nesta época. Os Leões do Bairro Alto pelos vistos eram uns amigos que levavam a faixa para Alvalade. Acho que até seriam 2 ou 3 só... A Forza Leonina acho que era uma claque muito juvenil mesmo que se posicionava na Superior Sul. Isto no tempo em que a Juve estava situada na Ponta Sul na Bancada Nova do antigo estádio... Devem ter tido uma breve existência.

Os "Leões do Bairro Alto" eram de facto um grupo pequeno de amigos e eram lidaredos pelo Zé Caetano (José Caetano).

Fevereiro 28, 2015, 02:58 am

Já que estamos numa de nostalgia, este é que era mesmo o verdadeiro 'velhinho', ainda do tempo da pista de ciclismo e do Peão.

Esta sim ! que grande foto !o peão era qualquer coisa de fantástico, depois veio a bancada nova e com ela a nave de Alvalade e todo um mundo que se movimentava dentro dela, o final dos dias dentro da Nave de Alvalade eram alucinantes desde o Hóquei em Patins, ao Tiro com Arco e a ginástica, havia de tudo lá dentro a parte negativa é que com a Nave de Alvalade o nosso Pavilhão ficou «cortado» ao meio durante uma eternidade por causa do metro ...
« Última modificação: Março 03, 2015, 15:34 pm por Rippler »
****** Março 03, 2015, 13:04 pm

Oh tempo volta atrás...

Uma das razões para a falta de títulos e perda de identidade do SCP foi o novo estádio. Ninguém duvide disso. Está provado que o desvirtuar de uma marca pode significar a perda de força dessa marca. Quando nem os adeptos gostam do estádio, os jogadores também não devem achar nada de especial, ou seja, não sentem aquele peso, logo não há aquela força extra...

O maior investimento que o SCP deveria fazer, era remodelar o Estádio. Tapar o fosso, meter cadeiras verdes e brancas, pintar azulejos. Tornar o estádio realmente leonino.
O Sporting é o Clube de Portugal.

Há os que exigem;
Há os que reclamam;
Há os que teclam;
E há os que dão: http://www.forumscp.com/index.php?topic=59703.40
** Março 03, 2015, 15:34 pm

Oh tempo volta atrás...

Uma das razões para a falta de títulos e perda de identidade do SCP foi o novo estádio. Ninguém duvide disso. Está provado que o desvirtuar de uma marca pode significar a perda de força dessa marca. Quando nem os adeptos gostam do estádio, os jogadores também não devem achar nada de especial, ou seja, não sentem aquele peso, logo não há aquela força extra...

O maior investimento que o SCP deveria fazer, era remodelar o Estádio. Tapar o fosso, meter cadeiras verdes e brancas, pintar azulejos. Tornar o estádio realmente leonino.
Bold sem dúvida.

Edit:Pelo menos as cadeiras era um investimento que valia a pena. Quando tivermos melhor financeiramente espero que aconteça.  Os azulejos podem ficar para depois.
« Última modificação: Março 03, 2015, 15:42 pm por António M. »
* Março 11, 2015, 12:24 pm

Oh tempo volta atrás...

Não é que discorde dessas medidas, mas a fase da "decadência" começou MUITO antes do estádio novo...
** Março 21, 2015, 15:45 pm

Oh tempo volta atrás...

Não é que discorde dessas medidas, mas a fase da "decadência" começou MUITO antes do estádio novo...

1 - A fase de "decadência" tem os dias contados!

A travagem foi tal, que ainda cheira a borracha queimada. Foi muito lixo para limpar, muita porcaria para deitar fora, toneladas de disparates para resolver e uma paisagem lunar de crateras para tapar.

2 - O caminho está a ser feito!

Com muita aprendizagem à mistura, a ganhar experiência a cada dia, mas com muita competência e a partir de uma espécie de multiplicação dos pães que está a funcionar e não pode ser apressado.
A partir de agora, só pode ser para cima. Não à louca, mas com consistência e pujança.
O regresso ao nosso lugar, no topo, anuncia-se e está para breve!
No primeiro ano preparou-se;
No segundo anunciou-se;
No terceiro... vamos partir a loiça toda e chegar lá!
PREPAREM-SE!

3 - O Estádio não é um problema, mas tem problemas.

O maior deles todos: o fosso! Os azulejos do filho do Taveira também, as cadeiras tiroliroló-Taveira também, mas... o fosso! tem que ser resolvido quanto antes.
Realmente, só uma dupla de cretinos, como Dias da Cunha e Godinho, com a lógica absurda dos "project-finance" (da coisa da mãe deles!) se lembrariam de entregar um projecto desta importância ao pior arquitecto nacional... porque era o mais barato. Pudera!
Tecnicamente, o problema maior é a falta de ventilação/iluminação natural, que deixa a relva naquele estado deprimente, não só visual, mas também no futebol que permite!
Ainda assim, acredito que se poderá estudar e melhorar a dinâmica do vento com algumas alterações pontuais, e que o fecho do fosso, também ajudará muito para essa melhoria.

4 - Que Sr Estádio, aquele! Que saudades!

E com isto aqui fica a minha história acerca dos adeptos, numa altura em que ainda nem claques havia, ou melhor dito, a claque éramos TODOS!

Dava-me um arrepio cada vez que lá entrava.
O primeiro jogo que lá vi (contra o Leixões), durou apenas 7 minutos, por causa de uma invasão de campo.
O árbitro, que nos estava a roubar desde o primeiro minuto, ao serviço dos lampiões, levou um atesto tal que nunca mais arbitrou.
Já não me lembro quem foi o jogador que o salvou de ser morto logo ali, mas que o lampião gastou uma das vidas ali, isso gastou! Tanto que piou fininho e de fininho desapareceu de vez para o futebol.
Era o que acontecia a quem achava que "brincava" com o Sporting!
À conta disso, tivemos que jogar 8 ou 9 jogos no Estádio Nacional, mas... foi lindo: o topo sul a entrar pelo relvado dentro, a levar tudo à frente. Parecia uma Tsunami...
O abutre achou que nos ia roubar à cara podre, em casa!!!, mas aprendeu com quantas varas se faz um varapau!
Nesse ano ainda ganhámos a Taça e no ano seguinte (onde curiosamente  :twisted: não houve grandes gamanços!!!) fomos Campeões e ganhámos a Taça.
Era assim que se resolviam as "questões" na altura! E resolviam-se!
Agora... temos um fosso pelo caminho!
Vejam lá se lampiões e porcos fizeram fossos!!! Os árbitros quando lá vão, ficam com o esfíncter do tamanho da cabeça de um alfinete. E, se for preciso, "só para relembrar onde estão", levam um carolo em pleno jogo, como sucedeu na etar dos lampiões.

Tirem-me a m3rda do fosso do caminho e vão ver se mais algum daqueles panhonhas volta a vir fazer figura e encomendas para o nosso estádio! Vão ver se quando sentirem as orelhas a arder e um bafo constante na nuca, vindo logo de ali detrás, sem obstáculos, a 3 segundos de eventualmente levarem na tromba, ...se voltam a achar que brincar connosco não tem consequências!!!
O Estádio não é um problema em si. O fosso, sim! De tal forma, que estou convicto que a sua existência já nos custou diversos campeonatos e, com isso, toneladas de alegrias e muitos milhões de euros!

Só um pormenor, para inveja de muitos de vocês:
Quem era o avançado dessas épocas que falei e que eu vi jogar, quem era?

HECTOR YAZALDE!!!
Que saudades!
« Última modificação: Março 21, 2015, 15:51 pm por Alex Nogueira »
«Ganhar não é um fim, é uma atitude!»

SPORTING SEMPRE