Eu concordo com o JoséG, e desculpa que te diga mas o Sporting não tem nada de bom neste momento. O Manchester United tem dois jogadores bons, um deles incrivelmente brilhante, que POR ACASO foram formados no Sporting. Contribuíram com títulos? Nas camadas, talvez, mas desafio qualquer um a vir aqui dizer que não se interessa pela equipa principal. A verdade é que nenhum dos jogadores que formámos deram alegrias ao Sporting (Quaresma chegou a ser campeão?). A verdade é que as pérolas que tanto nos orgulhamos de lançar todos os anos vão brilhar nos outros clubes.
Concordo em toda a linha com o JoséG e também é esse o Sporting que eu quero.
Arrisco-me a dizer que 98% das pessoas que compõem o Sporting neste momento não leram ou não dão importância nenhuma a uma célebre frase dita pelo Visconde de Alvalade:
«Queremos que este Clube seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa». Os bons jogadores que saem da Academia anualmente devem ser formados como jogadores, como Homens mas acima de tudo como Sportinguistas. Deve-lhes ser incutido o espírito vitorioso que caracterizou o Sporting de outrora. E esta citação do Visconde deve-lhes ser posta debaixo dos olhos todos os dias. De outra maneira, como é que os miúdos hão-de ganhar amor ao Clube? São miúdos que ganham tudo na formação e vêm essas vitórias desaparecerem mal chegam ao escalão principal.
Valem o que valem, e eu nem gosto por aí além do Real Madrid, mas deixem-me citar dois nomes: Iker Casillas e Raúl. Ambos formados no clube. Ambos a jogarem lá desde sempre. Ambos jogarão lá para sempre. Isto é que é devoção ao clube que lhes deu tudo. Vão dizer-me que no Real Madrid, onde os milhões abundam é fácil. Pois é... mas se fôssemos campeões todos os anos, quem é que não desejaria jogar no Sporting?
A verdade é esta. Glórias como o Figo e o Ronaldo não valem muito. O Ronaldo ainda poderá vir a valer se voltar a jogar com a nossa camisola e sofrer um bocado, mas o Figo já se foi. Ponham os olhos nas velhas glórias e joguem com a mesma raça que eles. Por esse motivo e mais algum, sou a favor da redução substancial dos salários dos jogadores. E querem um exemplo típico dessa aplicação? Vitória de Setúbal. Um clube que há bem pouco tempo lutava para não ir à falência e neste momento está a bater-se lado a lado connosco por um lugar na Champions e já ganhou um troféu este ano.
O Carlos Lopes é recordado no Sporting e temos orgulho nele? É sim senhor. O que é que ganhou? Ganhou títulos. Enquanto a equipa principal de futebol não ganhar títulos, não me vou orgulhar do Sporting. Não deixo de amar o clube, mas não me orgulho dele. Porque é para isso que os clubes profissionais existem: ganhar títulos. Não formar jogadores que vão alcançar a glória em casa do vizinho.
Mas pronto, este tópico é sobre o Ronaldo. Devíamos criar outro e falar disto lá.