O estádio

Abro este tópico para discutir questões relativas ao estádio e aos espectáculos que nele acontecem.

Inicio a discussão referindo alguns pontos que me parecem importantes no que se refere aos jogos de futebol e que, na minha opinião, tornam o espectáculo menos apetecível.

Som na bancada A

Estive no ano passado na bancada B central do estádio. Este ano resolvi mudar para a bancada A central imediatamente abaixo. Uma das maiores diferenças que notei foi a péssima qualidade do som nesta bancada! As colunas estão todas direccionadas para a bancada B, o que tem como consequência um som ressoante na bancada A e muitas vezes imperceptível. Gostaria de saber se é um problema que se coloca apenas no sector onde estou ou se é igualmente mau em toda a bancada A.

Video screens
Este ano mudaram o layout dos videoscreens ( informação sobre jogadores, substituições, golos). Já não era sem tempo, já que era difícil com o layout antigo ver alguma dessa informação (um pouco como acontecia nas camisolas...). Infelizmente, o layout actual está ainda pior! Mesmo na bancada A, de frente para um dos ecrãs, é muito difícil ver alguns nomes! Com a má qualidade do som a juntar à festa, ou são jogadores nossos ou muitas vezes fica como "ok, saiu um tipo vestido de amarelo e entrou outro...".

Repetições
Uma óptima surpresa que vi pela primeira vez no jogo contra o Belenenses. As jogadas de perigo eram mostradas em repetição, através da transmissão da TVI. Ainda que a qualidade da imagem não seja grande espingarda, achei uma óptima ideia e espero sinceramente que se possa fazer o mesmo quando a transmissão for da SportTV! Alguém sabe se mudou a legislação para passar a ser possível esta transmissão? Acho fantástica e aumenta a qualidade do espectáculo para o espectador que se desloca ao estádio!
« Última modificação: Junho 15, 2009, 14:19 pm por Paracelsus »
Bom tópico. Podia resultar numa carta a enviar ao clube.

Som na bancada A

Insuportável: altíssimo e com péssima definição. Estou no sector A17 e fujo sempre para dentro da bancada no intervalo.

Video screens

Não se compreende, de facto. O layout continua a ser pensado para quem está em frente a um monitor, não para um ecrã gigante que tem de ser visto, com definição suficiente, a 100-150 metros e que não pode ter demasiados elementos de distracção. Eu dispensava os floreados e partia de um esquema básico: os nomes dos jogadores e equipas (no caso do resultado) são o fundamental e devem aparecer numa letra suficientemente grande (muito maior do que acontece agora) para ser lida sem qualquer problema de qualquer ponto do estádio; e ícones simples para representar substituições, amarelos e vermelhos. Só depois de isto estar garantido, então sim, podiam-se fazer uns floreados - mas que não comprometessem a função principal. O modelo que é usado na LC, por exemplo, é simples, prático e eficaz - e perfeito, quanto a mim.

Já agora, e isto é mais uma embirração pessoal do que outra coisa, era pedir muito que aparecesse o resultado mais vezes no videoscreen, em vez daqueles n travellings sobre as bancadas?

Outra coisa simpática era aparecerem de vez em quando os resultados já conhecidos da jornada.

Repetições

Não vejo porque não. A SportTV já é transmitida livremente nos televisores que estão no interior da bancada e nos camarotes. Era um passo lógico. Mas é um boa ideia, sem dúvida.
"It is not the critic who counts; not the man who points out how the strong man stumble or where the doer of deeds could have done them better. The credit belongs  to the man who is actually in the arena, whose face is marred by dust and sweat and sand; who strives valiantly, who errs, who comes short again and again, because there is no effort without error and shortcoming; but who actually strive to do the deeds, who knows the great enthusiasms, the great devotions; who spends himself in a worthy cause; who at best knows in the end the triumph of high achievement, and who at worst, if he fails, at least fails while daring greatly, so that his place shall never be with those cold and timid souls who neither know victorly nor defeat."
Outra coisa simpática era aparecerem de vez em quando os resultados já conhecidos da jornada.

E os resultados e classificações dos outros escalões e modalidades, antes dos jogos e ao intervalo (já agora anunciados pelo speaker e, cereja no topo, resumos em video)
Eu sou responsável pelo que escrevo, não pelo que os outros entendem!

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
Eu acrescento que tenho saudades de ao intervalo ouvir notícias sobre os resultados nas nossas outras modalidades e sobre as camadas jovens em futebol.

Quanto aos ecrans, tenho visto coisas Muitos Boas e outras menos Boas, mas realmente concordo que este é um bom tópico que pode e vai de certo ajudar a melhorar o que está mal.

Quanto ao Som, não tenho queixas... A única será de as pessoas no estádio poucaS vezes acompanharem as claques nos cânticos de incentivo ou de pressão... Sendo muito mais fácil e usual ouvir assobios por esta ou aquela razão do que um Grito de:

SSSSSSSSPPPPPPPOOOOOOORRRRRRRRRRRRRRRRRTTTTTTTTTTTTIIIIINNNNNNNNNNGGGGGGGGGGGGG
« Última modificação: Setembro 03, 2007, 19:39 pm por CARLOS10ALMEIDA »

SAUDAÇÕES LEONINAS
CARLOS ALMEIDA
16.126
SPORTING SEMPRE 10RGULH0
O tópico é interessante, mas...écrans? speakers? Por acaso já se resolveu o problema das goteiras ou do relvado?

Isto é quase como o futebol português: os árbitros nem sequer sabem pronunciar as Leis de Jogo como deve ser mas já os põem a usar intercomunicadores e sinalizadores. Vá-se lá perceber...  ::)
Quod scripsi, scripsi.:
Tudo pelo Sporting, nada contra o Sporting.
Banca, Academia, Paulo Bento.
Evolução na continuidade.
Orgulhosamente sós a bater palmas ao mau futebol. Para Alvalade, rapidamente e em força.
Num estádio com 4 aninhos não deviamos estar a discutir estas coisas  ???
O tópico é interessante, mas...écrans? speakers? Por acaso já se resolveu o problema das goteiras ou do relvado?

O relvado é um problema fundamental - mas não é o único e já há um tópico sobre isso. Depois, há aspectos que são bem mais fáceis de melhorar e que podem melhorar a experiência de estar em Alvalade sem grandes custos para os adeptos ou para o clube. Não há razão nenhuma para não se ir avançando neles.  Não é preciso mapear o genoma humano para se fazer um curativo num joelho esfolado. :)

Já agora, também acho uma excelente ideia o anúncio, ao intervalo, dos resultados e a passagem nos ecrãs dos resumos das modalidades e das camadas jovens.
"It is not the critic who counts; not the man who points out how the strong man stumble or where the doer of deeds could have done them better. The credit belongs  to the man who is actually in the arena, whose face is marred by dust and sweat and sand; who strives valiantly, who errs, who comes short again and again, because there is no effort without error and shortcoming; but who actually strive to do the deeds, who knows the great enthusiasms, the great devotions; who spends himself in a worthy cause; who at best knows in the end the triumph of high achievement, and who at worst, if he fails, at least fails while daring greatly, so that his place shall never be with those cold and timid souls who neither know victorly nor defeat."
(...)
Já agora, também acho uma excelente ideia o anúncio, ao intervalo, dos resultados e a passagem nos ecrãs dos resumos das modalidades e das camadas jovens.

A qual, diga-se de passagem, ocorria normalmente à umas épocas atrás (salvo erro, em 2004/2005). A ideia foi abandonada, mas também acho que deveria voltar.
SPORTING SEMPRE!

Uma paixão para além da verde e branca:

Ponto nº1 - O novo layout dos ecrans gigantes, a principio ainda achei graça, mas as cores e animações ao fim de poucos minutos, revelaram-se um pouco decepcionantes. As letras são imperceptíveis, quando existem substituições, não se percebe nada do que lá está escrito, ainda para mais houve uma falha aquando das subs. da equipa adversária, a imagem dos jogadores não aparecia e era substituída por um fundo cinzento. Depois com tanta gente por aì fora com grandes dotes de grafismo, porque não fazer um concurso, para dar uma alma diferente ao layout do ecrã. Penso que tudo poderia estar muito melhor, inclusivé o fundo dos resultados e a animação quando o Sporting marca golo.

Ponto nº 2 - O som na bancada B, não é mau, não chega a ser incomodativo, mas na bancada A tem que ser revisto.

Ponto nº 3 - As animações ao intervalo, podem ter um ênfase maior, se houver um jogo de iluminação. Reduzir a luz e focar o que esteja a ser efectuado no relvado, dará um ambiente completamente diferente.

Ponto nº 4 - A mística da bandeira está infelizmente a perder-se. Antigamente era lindo ver o Estádio de Alvalade com milhares de bandeiras a desfraldar ao vento, hoje poucos a levam e sem ser os miúdos e as claques, poucas mais se vêem, seria bom por parte da Sporting SAD, nos jogos de maior importância, distribuir bandeiras maiores que aquelas que distribuem, que são acompanhadas de publicidade, tenho saudades de ver bandeiras com 1 metro ou mais a encher por completo o Estádio.

Depois, há aspectos que são bem mais fáceis de melhorar e que podem melhorar a experiência de estar em Alvalade sem grandes custos para os adeptos ou para o clube. Não há razão nenhuma para não se ir avançando neles.  Não é preciso mapear o genoma humano para se fazer um curativo num joelho esfolado. :)

Na verdade, para servir de analogia, o teu exemplo devia ser aplicado da seguinte forma: para quê mapear o Genoma Humano sem antes saber sequer fazer um curativo num joelho esfolado?

Se o que está em causa é a qualidade do espectáculo e o bem-estar do adepto, de que adianta proporcionar-lhe uma imagem e som de alta definição se lhe está a chover em cima ou se não há papel no WC?

Não há analogia melhor do que esta pequena história: 2 colegas meus foram recentemente a Angola em trabalho, onde tiveram à disposição um motorista particular para os guiar durante as viagens pelo país. No final, ficaram tão satisfeitos com a disponibilidade e simpatia do rapaz que lhe perguntaram o que lhe poderiam dar como forma de agradecimento. Ora o rapaz, que vivia numa casa de adobe, sem água, sem luz e sem saneamento, pediu nem mais nem menos do que...uma Playstation.  ;D

:boohoo:
Quod scripsi, scripsi.:
Tudo pelo Sporting, nada contra o Sporting.
Banca, Academia, Paulo Bento.
Evolução na continuidade.
Orgulhosamente sós a bater palmas ao mau futebol. Para Alvalade, rapidamente e em força.
Um dos problemas dos ecrans gigantes tem a ver com os modelos escolhidos pela SAD. Estes da Phillips não tem grande definição, até na TV se notam os pixeis. Deviam ter escolhido os ecrans da BARCO, tem uma definição bastante superior, são lideres mundiais neste segmento do mercado. Como comparaçao, os da Phillips presentes na Luz e Alvalade são como um plasma LG de standard Definition e os da Barco são como LCDs da Samsung Full HD.
Pois eu estou na Bancada B Central Nascente e quase não ouço nada dos altifalantes...só ouço eco. No final da temporada houve problemas com aqueles altifalantes e não sei o que aconteceu mas não se ouve nada desde aí.

O novo layout dos écrans é muito melhor mas continua impossível de ler. E gostei muito da ideia de passarem as repetições dos lances...

Aquelas cheerleaders (não sei se é assim que se escreve) apresentam sempre as mesmas coreografias...mesmo que venham nuas não me conseguem entreter durante os intervalos porque as vejo muito ao longe...Devia haver cheerleaders espalhadas pelas bancadas...;D
Aquelas cheerleaders (não sei se é assim que se escreve) apresentam sempre as mesmas coreografias...mesmo que venham nuas não me conseguem entreter durante os intervalos porque as vejo muito ao longe...
Se isso acontecesse levavas uns binóculos e a questão de as veres muito ao longe não se punha ;)
ex-dmalmeida
David Almeida - LE S: A27 F: 22 N: 39 Sócio Nº 14864
Σπόρτινγκ - Assim se escreve Sporting em grego. Спортинг - em Russo. Em japonês é スポルティング・リスボン.
How old is Sporting's stadium?

http://www.stadiumzone.net  and worldstadiums.com  also have good pics.
How old is Sporting's stadium?

http://www.stadiumzone.net  and worldstadiums.com  also have good pics.

"born" in 4 August of 2003
KICK ASS!!!
Eu sou responsável pelo que escrevo, não pelo que os outros entendem!

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
>:( ;)

epah, tava mesmo convencido que era 4, nem sequer fui confirmar. Em todo o caso obg pela correcção  :D
KICK ASS!!!
Lancei isto no blog mas não foi o melhor sitio, porque perde-se a discussão (e tmb o blog n serve para isso  :P)

Como muitos de vós sabem, este ano é permitido passar nos ecrãs do estádio repetições de jogadas perigosas e dos golos, o que vem contribuir para uma melhoria (minor) do espectáculo nos estádios; e juntando-se às já bem conhecidas imagens das constituições das equipas; de publicidade; de mini-videos sobre o clube ou até mesmo das pessoas a acenar todas contentes

Isto tudo para dizer o quê?
Bem, não acham que os responsáveis da direcção, bem como do estádio deveriam equacionar a viabilidade de "mudar" os ecrãs"??

Como não sou Engenheiro, não posso afirmar a viabilidade do projecto, nem os possiveis custos que poderia acarretar, mas à partida os pontos positivos suplantam os negativos.

A ideia seria trocar de ecrãs (acho que merecemos melhor qualidade de imagem e bem que podiam ser maiores) e mudá-los para os topos do estádio tal como no Stade de France.

Pontos Positivos:
Esteticamente mais bonito e com muito melhor visibilidade
Libertava lugares nas laterais da Bancada A (mais e melhores lugares disponiveis o que se reflecte no preço dos bilhetes)

Pontos Negativos:
Custo do Projecto
Desconhecimento se a colocação na pala iria prejudicar a visibilidade de quem se senta mesmo lá em cima por causa do angulo de visão / inclinação da bancada e se não interferia com os holofotes.

Em sintese deixo aqui uma imagem do Stade de France, embora o tamanho da pala e a distância para a bancada seja muito maior (aparentemente) do que em Alvalade.

Sempre Sporting!
No projecto original os ecrans ficariam colocados como no estádio de França, agora é impossível.
No projecto original os ecrans ficariam colocados como no estádio de França, agora é impossível.

Impossível não será.

Se não estou em erro, a mudança dos ecrãs para o local onde estão instalados deveu-se ao peso excessivo da estrutura sobre a cobertura (porque é que isso não estava calculado no plano original já não sei).

Bastaria estudar uma estrutura provavelmente mais leve que não esforçasse tanto a cobertura. O que será difícil.