Boas escolhas. Dessa lista, não terei visto os dois primeiros. Do João César Monteiro gostei bastante do "Recordações da Casa Amarela", um dos meus filmes portugueses predilectos. Sei que passou a semana passada o "Vai e Vem", na RTP2, mas também deixei escapar. 
Já agora, sobre o The Departed, eu gostei bastante do filme do Scorsese, mas não pude deixar de o considerar um pouco menos quando vi, posteriormente, o filme no qual ele é baseado: Internal Affairs - Infiltrados, filme de Hong Kong. Digamos que há semelhanças excessivas entre os dois filmes, indo ao ponto de haver cenas que parecem fotocópias. É realmente um argumento adaptado, mas há situações em que nem terá havido melhorias, como a relação dos dois com a mesma mulher, situação algo improvável. No filme original essa relação não existe, mas de resto a história é praticamente idêntica, ainda que em realidades diferentes.
Ainda respondendo a este teu tópico, do "Vai e Vem" do J.C.Monteiro, ainda vi para aí metade do filme, mas depois já se estava a fazer muito tarde e eu tinha que me levantar cedo no dia a seguir. Quanto ao filme, soava de facto a despedida, e funcionava como uma espécie de resumo da sua filmografia. Tinha de tudo o que seria possível imaginar no Monteiro, sendo que o que eu mais gostava era dos diálogos em que o Monteiro exaltava a sua intelectualidade e depois colocava sempre um personagem a retorquir o que ele dizia mas em linguagem calão asneirenta.
Ainda sobre cinema português, gostei bastante de ver um filme que recentemente também passou na RTP2 que foi o "Noite Escura" do João Canijo. Grande filme, que mistura drama e acção numa casa de alterne do Norte, e que se liberta da mediocridade do cinema português. É um exemplo de como fazer grande cinema e poder fazer boas bilheteiras. De resto o cinema português é uma verdadeira mer**. Houve o João César Monteiro que era um grande realizador embora dentro de um panorama muito alternativo e inacessível e que se aproveitava descaradamente dos subsídios, e o resto é uma grande mediocridade, para não dizer m**** que vive totalmente subsidiada pelo Estado. Contam-se pelos dedos de uma só mão os filmes portugueses que são minimamente bons.
Quanto a filmes asiáticos tal como a economia daquela região, encontra-se em larga expansão, e existem já bastantes filmes asiáticos de grande qualidade. Eles têm a vantagem de terem muita população o que significa que um filme mesmo que alternativo pode vir a ser visto por milhões de pessoas. Ou seja à partida quando um filme é feito é praticamente certo que as receitas de bilheteira o vão pagar. Para além disso o facto de terem muita população faz com que os castings sejam muito concorridos e selectivos, e depois todos os profissionais que fazem o filme são altamente qualificados e têm grande qualidade. Só para dar um exemplo, os castings para escolher o elenco de alguns filmes chineses como Tigre e o Dragão tiveram mais de um milhão de chineses a concorrerem aos castings. E dentro desse mais de um milhão apenas meia dúzia de actiores foram escolhidos, isso faz com que a qualidade dos actores seja elevadíssima por que eles são os melhores entre milhões.
De entre os filmes asiáticos que mais gostei de ver destaco o coreano "Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera" e o já citado "As Lágrimas do Tigre Negro" que é um western tailandês cujo realizador parece o Tarantino lá do sítio. Tudo no filme é perfeito. Quem gosta de filmes à Tarantino tem que ver esse filme.