Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Outubro 25, 2014, 06:43

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Futebol Profissional (Moderadores: wild_oscar, Stunner, 138, Leão88, sotnas) Tópico:

Confiança

Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Confiança (Lida 2738 vezes)

Confiança , « em: Outubro 18, 2004, 15:36 »

*
Veterano

Localidade: Linda-a-Velha
Masculino

O texto que transcrevo a seguir faz parte duma resposta a um tópico no blog terceiro anel. Achei-o muito interessante e merecedor, se não de discussão, pelo menos de reflexão.

Acho que, se bem que muito do que escreve se encaixe muito mais na realidade galinacea, algumas opiniões são pertinentes em relação ao Sporting

As minhas desculpas também por ser em inglês

"Peco desculpa por nao ser um comentario a este post, ser extenso, em ingles e copiado do washington post mas acho que e interessante e pertinente, especialmente para os adeptos dos dois grandes da capital portuguesa:

"Harvard Business School professor Rosabeth Moss Kanter analyzes several successful sports teams, including the Philadelphia Eagles and the University of Connecticut women's basketball team, in her latest book, "Confidence: How Winning Streaks & Losing Streaks Begin & End." Kanter, who calls confidence the "sweet spot between arrogance and despair," also looks at notorious losers, such as the Prairie View A&M football team. You know what's coming next.

Steinberg: So our Wizards haven't won a playoff game since 1988 and haven't even made the playoffs for seven years in a league where more than half the teams make the playoffs. All things being equal, the odds of that are something like 1 in 128. How can we explain this?

Kanter: Well, from what I know of the Wizards -- and I'm not a deep expert -- first of all they haven't even been the Wizards that long. So they don't have a proud tradition that goes back 100 years where they remember the glorious history and every player who puts on the uniform says, "I want to live up to this tradition." They've had changes of name, changes of location, changes of managers. Now there's always change, but there's often a tradition standing behind it, a culture standing behind it. The Wizards team doesn't have that, or yet. It can be built, but they don't have it yet.

Steinberg: Michael Jordan and Juan Dixon were successful until they came to the Wizards. Can a losing team affect people who were once winners?

Kanter: Yes. When I looked at sports teams, that was what was so interesting: The right team dynamic can help people play above their level of talent -- or below it. If there's an atmosphere of discouragement or negativity surrounding a team and there's an expectation from fans that the team is going to lose, that does affect players, even professionals. Like the Red Sox right now -- whether or not you believe in a curse, you have an extra job, proving that you're not cursed.

Steinberg: I mean, it takes some work to make a loser out of Michael Jordan, doesn't it? That was pretty good of our Wizards.

Kanter: So they're good at something. That's what they're good at, dragging people down (laughing). The Wizards owners are going to hate me.
Steinberg: Despite all this mediocrity, the front-office folks express optimism before every season. Did you look at false confidence at all?
Kanter: Yes, one of my comments is, pep talks without evidence are just not believable. Every team, people get up and say, 'This is our year, we're going to win.' . . . When I saw a sports team turn around from losing to winning, the coaches, the owners, they actually did something to show the players they had more support from the front office. They did something that was tangible and concrete, that made people believe they were backing up these verbal expressions of optimism.

Steinberg: Our hockey team and football teams have also been pretty rotten in the last half-decade. Can a culture of losing infect an entire city?

Kanter: Well, yeah, I think it can. . . . It sets a mood, sets an atmosphere. If you have losing teams and you haven't won a championship, it puts more pressure on each team and each game. And when you have pressure -- but it's negative pressure, "You're losers, prove you can win" -- then it gets harder to win.

-- Dan Steinberg"
Jorge"
Registado

Eu sou responsável pelo que escrevo, não pelo que os outros entendem!

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Confiança , « Resposta #1 em: Outubro 18, 2004, 16:07 »

*
Sénior

Masculino

E obvio que quanto mais pressao houver mais ansia existe e maiores as probabilidades de fracasso...gostei do paragrafo que fala da crenca nas maldicoes e acho-o veridico, se se pensa realmente que se esta amaldecoado a pressao e maior e nao ha autoconfianca (porque de toda a maneira se ha bruxedo so pode correr mal) e isso e traduzido em campo. O Ricardo deveria ler isto!

Quanto a influencia do desporto numa cidade ja acho um bocado extremo, mas possivel...aposto que os lampios hoje andam todos a trabalhar de trompas! Why Professor Kant?  :-k
Registado

Confiança , « Resposta #2 em: Outubro 18, 2004, 16:35 »

No avatar!

*
Veterano

Condecorações:Por Onde Andas 2008Melga 2006Talibã 2007Talibã 2006

Localidade: Lisboa
Masculino

... Daí que eu considere que o maior atributo do FC Porto não é o sistema mas sim a mística guerreira que se instalou no clube, de há mtos anos para cá, a qual, se não é absorvida pelos jogadores motiva a sua saída do clube.

Tudo fica mais fácil se todo um clube se agiganta, mesmo perante as dificuldades, e é por isso que me parece que eles ficaram apenas 3 e não 10, 20 anos como os outros sem ganhar títulos.

Se se mijassem todos com tretas psico-gays não havia sistema que os safasse a não ser q o pp árbitro chutasse à baliza.

O grande segredo a meu ver está aí, no "Vitória a qq custo, nem que se tenha de fazer o suinão saborosa engolir uma bandeirola lateral".

Vi o Sporting assim no ano do Inácio. Foi a única vez, o único ano disso que assisti.
Registado
Confiança , « Resposta #3 em: Outubro 18, 2004, 17:21 »

Sporting Sempre!

*

Localidade: Viana do Castelo
Masculino

Pois, mas o gerreiro/aguerrido f.c. porco também já esteve 20 aninhos sem cheirar e vamos cá estar todos para ver como vai ser quando o bimbo entregar a alma ao criador! Seta
Registado

Hoje como sempre, tenho o FórumSCP na mente e o Sporting Clube de Portugal no coração!
Confiança , « Resposta #4 em: Outubro 18, 2004, 18:49 »

*
Sénior

Masculino

Citação de: "Rui Sampaio"
Pois, mas o gerreiro/aguerrido f.c. porco também já esteve 20 aninhos sem cheirar e vamos cá estar todos para ver como vai ser quando o bimbo entregar a alma ao criador! Seta

...a alma ao criador? Entao ele ja nao a tinha vendido ao diabo? Ahhh ganda pintinho ate na hora da morte arranja polemica!
Registado

Confiança , « Resposta #5 em: Outubro 18, 2004, 19:14 »

No avatar!

*
Veterano

Masculino

Rui,

O Porto nem sempre foi assim, aliás foi com Pedroto e com PdC que isto começou. Célebres ficaram as palavras de Pedroto que dizia que o Porto ao passar a ponte da Arrábida já estava a perder, numa alusão mista ao "sistema" anterior mais avermelhado e ao condicionamento psicológico que os tripeiros sentiam... foi com Pedroto e com PdC que essa fraqueza foi transformada em força, misturando o regionalismo como combustível para espicaçar um espírito guerreiro que dura até hoje e o qual aplaudo.

Hoje, apelando menos ao regionalismo, PdC mantém a mesma filosofia transversal a todo o clube, o que é impressionante.

Posso avalizar isso referindo contactos profissionais que mantive tanto com as SADs dos 3 grandes há uns 4 anos atrás (Benfica ainda não era SAD):

Do benfica nem falar, aquilo parecia um escritório checo do pós-guerra. Do Sporting gostei da organização, mas fui atendido por uma daquelas "britto cunha e vaz guedes com seis d's" que não sabia mto bem o que andava a fazer. No Porto encontrei o mesmo bom aspecto que na SAD do Sporting mas personalizado em pessoas que sabiam ao que iam, sabiam exactamente o que tinham em mãos. E desconfiados, atentos a todos os pormenores (até perguntaram se eu era lampião, tranquilizaram-se quando disse que era lagarto). Ainda hoje me confirmam isto, quem lida com as SADs em termos de negócios. Que a do Porto ao pé das outras não brinca em serviço.

Serve apenas isto de exemplo para referir toda uma lógica que, ao contrário do que sugeres, não existia antes da chegada destas personagens.

Por alguma razão Mourinho ainda hoje diz que não tinha conseguido fazer o que fez em mais nenhum clube português. Fica um exemplo claro: enquanto Baia foi metido nos eixos mal tentou fazer a cama a Mourinho, no Sporting e no Benfica contam-se por vários os casos de jogadores "emblemáticos" que fizeram a cama aos treinadores e sairam vencedores, se calhar em prejuízo do clube.
Registado
Confiança , « Resposta #6 em: Outubro 18, 2004, 21:57 »

Sporting Sempre!

*

Masculino

A história do porto do Pedroto e do bimbo conheço eu bem, agora, esse argumento acerca do nível de profissionalização e efeciência das SAD's cai por base se nos lembrar-mos do recente episódio com os bilhetes para o glórias-porco, isto apenas reportando-me a tempos muito recentes, se a SAD nortenha fosse tão profissional e eficiente como a descreves então nunca cairia na armadilha montada por um artista com a 4ª classe, continuo a dizer que em material humano e em organização a nossa SAD é superior à dos outros rivais, obviamente que falha, não há empresas perfeitas! Ideia
Registado

Hoje como sempre, tenho o FórumSCP na mente e o Sporting Clube de Portugal no coração!
Confiança , « Resposta #7 em: Outubro 18, 2004, 22:47 »

*
Veterano

continuo a dizer que em material humano e em organização a nossa SAD é superior à dos outros rivais

Presumo que te referes a SAD do futebol.

Ora entao diz-me la em que te baseias para chegares a essa conclusao?
Registado
Confiança , « Resposta #8 em: Outubro 19, 2004, 00:25 »

No avatar!

*
Veterano

Masculino

se a SAD nortenha fosse tão profissional e eficiente como a descreves então nunca cairia na armadilha montada por um artista com a 4ª classe, continuo a dizer que em material humano e em organização a nossa SAD é superior à dos outros rivais, obviamente que falha, não há empresas perfeitas! Ideia

Ó caro amigo tu de facto és muito ingénuo Smiley...

então mas tu achas mesmo que esta história toda dos bilhetes foi gerida com "ingenuidade" e falta de profissionalismo por parte do Porto? Smiley. Ainda há pouco no dia seguinte falavam disso! Eles souberam foi muito bem gerir o assunto! Geriram-no de uma forma que não só fez com que tivessem à mesma gente no estádio como se motivassem transversalmente para um jogo que ninguém esperava que ganhassem com tanta facilidade! Ó caro amigo sampas, francamente... o Porto ingénuo nestas tricas? eh eh... eles sabem é muito e aplausos para eles pq ao estilo deles conseguem transformas as adversidades em fuel para a sua causa!

Mas pese embora o exemplo errado que dás eu percebo o que queres dizer. Mas mesmo aí estás a ser ingénuo pq como deves imaginar não existem organismos, SADs ou o que seja perfeitos, nem eu estou para aqui a dizer que no Porto é tudo perfeito e nos outros é tudo mau... é tudo uma questão de taxa de erro, e sabendo que todos erram, a qualidade, como em tudo na vida, está em quem erra menos, e aí, pelo que vivi, pelo que vejo como adepto de futebol e pelo que me diz quem lida com as várias SADs no seu negócio, eles erram muito, mas muito menos.

E os resultados só podem estar à vista.

Isto sem esquecer a existência do tal sistema, pacífico. Agora o sportinguista que na paixão cega se quiser agarrar ao sistema para justificar todo o sucesso do Porto vai ter muitas tristezas e manifestar muita incompreensão perante muita coisa que se seguirá ainda pois não conhecer o inimigo é fatal.. e a força do Porto não está apenas e tão só no tal sistema.
Registado
Confiança , « Resposta #9 em: Outubro 19, 2004, 02:21 »

*
Veterano

Condecorações:Melhor Avatar 2006

Localidade: Edmonton, Alberta, Canada
Masculino

Oh Rui,

Essa nem parece tua meu caro,

Então achas que os gajos não sabiam que tinham que pedir os bilhetes de forma oficial?
Tinham ainda 3 dias para o fazer quando o orelhas os ameaçou, simplesmente não o fizeram pq assim podem vitimizar-se, e ainda por cima ganharam o jogo.
Mais, conseguiram tal "ricochete" no camionista que quase nem havia "bola" para ninguem à conta da intervenção do Herminio Loureiro, saíram da historia como anjinhos, e se tivessem perdido ja tinham desculpa para mandar areia para os olhos.
Mesmo assim ficam com a faca e o queijo na mão para pagarem na mesma moeda aquando da II volta...
Registado

Confiança , « Resposta #10 em: Outubro 19, 2004, 09:41 »

Sporting Sempre!

*

Masculino

Ingénuo? :?:

Ingenuidade é achar que a SAD portista faz tudo bem, que é vosso caso, acontece com a equipa de futebol o que acontece com a SAD, é tudo perfeito ou a taxa de erro é diminuta, ganda treta!!! :roll:

Legalmente a SAD/clube visitante tem que fazer um requisição formal 12 dias antes do jogo, a SAD do porto diz que fez um telefonema, verdade ou mentira não sei mas se tem mandado um fax nada disto tinha acontecido, agora, virem dizer que foi tudo premeditado ou que conseguiram viarar a questão a seu favor é hilariante, a questão só correu bem porque, falando de SAD's, a do glórias é a pior de longe e não acautelou a venda de ingressos nas casas do benfica, quer queiram quer não queiram a SAD portista errou com gravidade, se tivesse do outro lado uma SAD em condições teria 100 adeptos a ver derby!
Registado

Confiança , « Resposta #11 em: Outubro 19, 2004, 09:44 »

Sporting Sempre!

*

Masculino

Citação de: "Rui"
continuo a dizer que em material humano e em organização a nossa SAD é superior à dos outros rivais

Presumo que te referes a SAD do futebol.

Ora entao diz-me la em que te baseias para chegares a essa conclusao?

Caro Rui,

Já discuti este assunto contigo para aí umas 50 vezes, sem exagero, não tenho pachorra para estar sempre a constatar o óbvio nem tenho vontade para andar sempre a destacar o negativo! :roll:
Registado

Confiança , « Resposta #12 em: Outubro 19, 2004, 10:50 »

No avatar!

*
Veterano

Masculino

Ingénuo? :?:

Ingenuidade é achar que a SAD portista faz tudo bem, que é vosso caso, acontece com a equipa de futebol o que acontece com a SAD, é tudo perfeito ou a taxa de erro é diminuta, ganda treta!!! :roll:

Tu de facto... no post anterior ACABEI de dizer exactamente que nenhuma SAD ou clube é perfeito e que é tudo uma questão de taxa de erro... e tu vens com esta patacuada.

Suspeito que não lês o que as pessoas escrevem.

Gostava de saber como é que na tua empresa se mede a taxa de erro... é pelos resultados ou é pela concepção que tu fazes do material humano da mesma? lol
Registado
Confiança , « Resposta #13 em: Outubro 19, 2004, 12:29 »

Sporting Sempre!

*

Masculino

Patacuada??? :shock:

Tu realmente és de um brilhantismo na análise que até assusta, passas a vida a escrever com ironia mas perceberes a ironia no que os outros escrevem já é um suplício!!!

Obviamente que a SAD portista não é perfeita, na realidade comete erros como as outras, ou piores como este caso dos bilhetes, o esquisito é que tu não vez isso e arranjas desculpas tipo "eles estavam já mais à frente e não sei quê"!

Pois! Cheesy  

A taxa de erro é relativa, nunca neste fórum se falou em renovação de lugares anuais ou na passagem desses lugares das Antas para o Dragão mas aconteceram situações identicas ao que se passou com as Gamebox ou piores!

A Taxa de erro é proporcionalmente à capacidade humana e profissional dos trabalhadores da empresa, por isso continuo a dizer que a SAD do Sporting não está atrás de nenhuma em Portugal e penso até que é a melhor! :!:

Certo??? Ideia
Registado

Confiança , « Resposta #14 em: Outubro 19, 2004, 12:33 »

No avatar!

*
Veterano

Masculino

tava a falar daquela coisa secundária...

... o futebol Smiley.
Registado
Confiança , « Resposta #15 em: Outubro 19, 2004, 13:56 »

FLL

Sobre a qualidade dos funcionários de cada SAD ao nível mais baixo não tenho dados para opinar.

Já quanto às respectivas cúpulas, penso que a afirmação peremptória de que a da Sporting SAD é superior só pode basear-se numa crença de tipo sobrenatural.

É tempo de parar para analisar as coisas com frieza e isenção. Que dados objectivos existem para proclamar, por exemplo, que o Dr. Paulo de Andrade do Sporting é melhor que o Dr. Fernando Gomes do Porto? Na minha opinião, nenhuns.

Sendo certo que nenhuma organização é perfeita, parece-me que os resultados de cada SAD seriam o melhor índicio da qualidade do trabalho que desenvolvem.

E então, quando se constata que a SAD do Porto tem um capital social mais de três vezes superior ao nosso; que apresentou resultados positivos de quase 5 milhões de contos; que o Porto é o campeão nacional e europeu; que o Dragão tem a melhor média de assistências dos estádios do Euro; que o Porto tem o melhor plantel do país (se calhar só o Peseiro discorda); então, dizia, talvez devamos pelo menos admitir a hipótese de se andar a fazer por lá um bom trabalho, porventura melhor que o nosso, que, para além do estado calamitoso do nosso futebol, também temos a nossa dose de gaffes administrativas.
Registado
Confiança , « Resposta #16 em: Outubro 19, 2004, 22:25 »

*
Veterano

Já discuti este assunto contigo para aí umas 50 vezes, sem exagero, não tenho pachorra para estar sempre a constatar o óbvio nem tenho vontade para andar sempre a destacar o negativo

Sampitas,

Podemos ter discutido os meritos ou demeritos da SAD do nosso Clube, mas que me lembre nunca comparamos (ou pelo menos fizemos uma comparacao mais ou menos pormenorizada) entre a nossa e as outras.

Eu sei que tu defendes o excelente trabalho da nossa SAD em aspectos como as infraestruturas (Estadio, Academia, Sede e outras), resultados desportivos (2 campeonatos e 1 taca nas ultimas 4 epocas), venda de jogadores, equilibrio de contas e "etica" nas atitudes e comportamentos.

Nao vou julgar a tua opiniao, mas quando comparo esses resultados com outras Sad's, nao vejo onde se podera defender a ideia que os nossos sao melhores que os outros... e ja nem falo de determinada Sad de azul vestida, pq em comparacao com essa os nossos resultados sao mto piores (em minha opiniao), exceptuando a "etica" empregue.

Mas aceito a tua posicao de que nao te apetece mais discutir os assuntos... com efeito e ao fim de 2 anos, que existira mais para discutir?

Espero sinceramente que proximamente ganhes novamente a "vontade" de discutir estes assuntos, era sinal que o Sporting ja nao apresentava os resultados merdosos que apresenta actualmente e que todos aqueles que agora, por obvia necessidade, fazem as suas criticas, estariam calados contentes por ver outra vez um Sporting forte e a trabalhar bem.
Registado
Confiança , « Resposta #17 em: Outubro 19, 2004, 23:16 »

Sporting Sempre!

*

Masculino

Dou-te razão numa coisa, já não tenho vontade para discutir alguns assuntos, este é um deles! :!:
Registado

Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Futebol Profissional (Moderadores: wild_oscar, Stunner, 138, Leão88, sotnas) Tópico:

Confiança

« tópico anterior seguinte »
Ir para: