Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Outubro 23, 2014, 10:27

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Assuntos Desportivos Futebol de Outras Equipas e Selecções (Moderadores: Angel Lion, Stunner) Tópico:

A coca dos pneus é irresistível

Páginas: « anterior 1 2 [3] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: A coca dos pneus é irresistível (Lida 2522 vezes)

Re: A coca dos pneus é irresistível , « Resposta #40 em: Julho 15, 2007, 21:03 »

*
Sénior

Localidade: Funchal
Masculino

Pois, tens razão... mas isso nada tem a ver com as perguntas que fiz nem nada a ver com qualquer cometário que eu tenha feito. Podes ir reler o que eu disse e diz o que tem a ver, sff.

Aliás eu nem disse que era bom ou mau ter TV paga nos EUA ou no Burkina-Faso, apenas procurei ter dados que me levassem a ter uma opinião válida. Tu pelos vistos não sabes mais que eu, não tens nenhum dado concreto que te dê a dar garantias de qual o melhor caminho.

Quanto ao Joaquim Oliveira ser mafioso não é nenhuma novidade.

E vê se quando mandas uma verdade absoluta dês dados em concretos. Seta
« Última modificação: Julho 15, 2007, 21:05 por Bileao » Registado

John Lennon tinha um problema. Ele pensava que era Deus.
Noel Gallagher tem um problema. Ele pensa que é o John Lennon.
O meu problema? Penso que sou o Noel Gallagher.

Re: A coca dos pneus é irresistível , « Resposta #41 em: Julho 15, 2007, 21:12 »

BANIDO

No avatar!

*
Júnior

Localidade: Lx
Masculino

Bileao ha certas coisas que nao é preciso perder tempo a fazer contas para saber que dao lucro. Se eu fizer uma refinaria vai dar lucro. Pq? Pq ha sempre compradores pra gasolina. Um canal de futebol do Benfica ou Sporting num país com emigrantes portugueses vai sempre dar lucro. Pq? Pq os tugas sao quase todos apaixonados por futebol alias o futebol é o representante nº1 lá fora de Portugal. O q eu vim dizer a este topico é que, nao concordei com o ataque ao LFV pq me parece que tanto o Sporting foi fundamental a dar o exemplo a nivel da formaçao, parece-me que o LFV está a ser fundamental para ver se o futebol portugues sai do antro de corrupcao que é a Olivedesportos.
Gosto bastante do FSF como gestor desportivo mas nao tenho tanta certeza que seja incorruptivel principalmente depois de ve-lo lado a lado com o Joaquim Oliveira. Qto ao LFV tb n sei se é incorruptivel, mas pelo menos sei nao é corrompivel pelo pessoal do Porto.
« Última modificação: Julho 15, 2007, 21:14 por jccgold » Registado

O exemplo vem de cima.. ou devia vir
Re: A coca dos pneus é irresistível , « Resposta #42 em: Julho 15, 2007, 21:17 »

*
Sénior

Localidade: Funchal
Masculino

O Joaquim Oliveira é do Sporting.
Registado

John Lennon tinha um problema. Ele pensava que era Deus.
Noel Gallagher tem um problema. Ele pensa que é o John Lennon.
O meu problema? Penso que sou o Noel Gallagher.
Re: A coca dos pneus é irresistível , « Resposta #43 em: Julho 15, 2007, 21:20 »

*
Veterano

Localidade: Algarve
Masculino

Futsal, quem foi? Os outros só cá andam há 5 anecos...

Deixem os cães ladrar. Quem está mais dentro dos assuntos sabe que os discursos do Orelhas é só para mandar areia para os lampiursos, pois, não têm ganho nada e só com tanto alvoroço é que consegue tapar os olhos ao pessoal dele.
Registado

Re: A coca dos pneus é irresistível , « Resposta #44 em: Julho 15, 2007, 21:26 »

BANIDO

No avatar!

*
Júnior

Localidade: Lx
Masculino

O Joaquim Oliveira é do Sporting.

O Valentim Loureiro também.  Dar Musica
Registado

O exemplo vem de cima.. ou devia vir
Re: A coca dos pneus é irresistível , « Resposta #45 em: Julho 16, 2007, 13:10 »

*
Veterano

Localidade: S. M. Feira

Nesta discussão eu concordo como jcgold, e mais, acho que tanto o orelhas como o Vale e Azevedo estão cheios de razão.

Recordemos o passado: quando a Olivedesportos apareceu na cena nacional, passou a ser o "banco" dos clubes portugueses - comprava os direitos televisivos dos clubes e depois revendia às TV's que transmitiam os jogos. Para conseguir este Ovo de Colombo, adiantava o dinheiro aos clubes, por exemplo os contratos actuais vão até 2012 ou 2013 e a maior parte do dicnheiro já foi adiantado. Não sei se recordam quando o JVA "rasgou" os contratos com a Olivedesportos, falou-se que havia 10 M EUR que já tinham sido adiantados...

Como a Olivedesportos tem tanto dinheiro? Não sei! Mas sei que os clubes, com a corda na garganta, optaram TODOS por se financiar desta forma, em vez de recorrer a empréstimos bancários, desde meados da década passada até hoje. Foi falta de visão do clubes, uma vez que não imaginavam que de repente as transmissões televisivas começassem a ser melhor pagas. Diria mesmo que foi cegueira...

O que não sei como se explica é o seguinte: durante anos quem comprava as transmissões era a RTP. Mas então porque é que não as comprou directamente aos clubes? Quem é que andou a comer comissões, e não devem ter sido poucas, para ficar quietinho enquanto a OD comprava os direitos televisivos aos clubes, para depois os recomprar à OD muito mais caros? Bastava esses comissionistas terem ficado quietos uma vez, não comprando os direitos à OD, que esta tinha dado um "estoiro" parecido com aquela empresa alemã, e eliminado um intermediário que é um cancro do futebol em Portugal.

O peso da OD só diminui a partir de 2000, em que os passivos dos clubes aumenta tanto que não há contrato televisivo que os safe, tendo qu recorrer aos bancos. Podemos dizer que a culpa disto acaba por ser do EURO 2004 e dos estádios novos? Talvez.

JVA e agora o orelhas aperceberam-se que este monopólio é desajustado e perjudicial aos seus interesses, e preferem esperar que o contrato acabe. Há muitos países para os quais os jogos são retransmitidos e não é preciso ser um génio para perceber que é melhor fazer um contrato agora do que um contrato assinado no ano 2000. O contrato da OD fica com os direitos para retransmissão para todos os meios, incluindo os ainda não inventados! Ou seja se de repente o PPV passar a dar milhões por se encontrar um modelo a que haja adesão maciça, os clubes recebem mais...zero...

Se a Al-Jazeera compra os direitos de retransmissão, os clubes portugueses deveriam receber mais por isso. Se cortarem as retransmissões gratuitas pela RTP África e passarem a cobrar às TVs desses países para transmitirem os jogos, as receitas aumentam. Nos EUA já há um mercado PPV dos jogos das equipas portuguesas. O mesmo sucederia na Europa com as comunidades portuguesas. Com transmissão dos jogos via internet.

Quanto aos canais próprios, aí tenho algumas dúvidas, mas relativamente aos contratos televisivos, não tenho dúvidas nenhumas que as receitas poderiam ser pelo menos o dobro das actuais, se negociadas em outros moldes...

Registado
Re: A coca dos pneus é irresistível , « Resposta #46 em: Julho 16, 2007, 16:47 »

*
Sénior

o problema da negociacao de todo o pacote do campeonato tem muito a ver com a sobrevivencia dos clubes mais pequenos.. os clubes pequenos só teem alguma capacidade de negociacao se estiverem no mesmo pacote dos clubes grandes.. quanto é que acham que vale a transmissao de um paços de ferreira - nacional?...

por outro lado acho que ja ouvi o soares franco dizer que o estudo para um canal do sporting ja tinha sido feito e que era um investimento de risco e que o unico clube com mercado para o fazer com vantagens financeiras quase certas era o benfica...

o problema das transmissoes em portugal é nao haver uma verdadeira concorrencia.. na altura em que foram vendidos os direitos televisivos (e provavelmente quando for da nova negociacao vai ser igual) so havia uma solucao para se venderem as transmissoes.. aos canais generalistas nao lhes interessa comprar os jogos todos do campeonato interessa-lhes apenas os jogos dos tres grandes.. para isso deixam a olivedesportos comprar os jogos todos já que é um canal especializado e que por isso interessa-lhe mais ter todos os jogos e negoceiam  uns quantos jogos dos 3 grandes para dar em canal aberto... essa negociaçao tem sido ganha pela tvi que transmite um jogo por semana de um dos grandes e os resumos...

eu tinha ha tempos pensado:

entao e se os 3 grandes se juntassem e formassem um canal para os 3?... toda a infraestrutura seria só uma mas os adeptos teriam 3 cartoes para comprar.. o do sporting, o do benfica e o do porto.. (podiam ser cartoes de época ou mensais)
imaginando que o canal teria 105 horas de transmissao semanais cada clube teria direito a 35 horas semanais e cada cartao so daria direito ás 35 horas do respectivo cartao (quem quisesse podia comprar os 3 cartoes e teria direito a um desconto)

durante essas 35 horas cada clube podia fazer o que quisesse.. podia ter uma programacao propria acerca do clube, dar jogos e competicoes das modalidades amadoras ou entao alugar parte do tempo a outras instituicoes etc...

acho que seria a maneira mais rentavel para os 3 grandes...

e os clubes pequenos?Huh??...
« Última modificação: Julho 16, 2007, 16:51 por Paulo Duarte » Registado

vivó Sporting!!!
Re: A coca dos pneus é irresistível , « Resposta #47 em: Julho 16, 2007, 18:46 »

*
Veterano

o problema das transmissoes em portugal é nao haver uma verdadeira concorrencia.. na altura em que foram vendidos os direitos televisivos (e provavelmente quando for da nova negociacao vai ser igual) so havia uma solucao para se venderem as transmissoes.. aos canais generalistas nao lhes interessa comprar os jogos todos do campeonato interessa-lhes apenas os jogos dos tres grandes.. para isso deixam a olivedesportos comprar os jogos todos já que é um canal especializado e que por isso interessa-lhe mais ter todos os jogos e negoceiam  uns quantos jogos dos 3 grandes para dar em canal aberto... essa negociaçao tem sido ganha pela tvi que transmite um jogo por semana de um dos grandes e os resumos...

Há aí qualquer coisa que não bate certo...a soma dos montantes pagos pelas TVs à OD pelas várias transmissões de clubes pequenos, médios ou grandes, tem que ser maior do que a soma do que a OD paga aos clubes. Eliminando o empecilho que está no meio, alguém fica a ganhar, neste caso as TVs porque conseguem melhores preços ou então os clube porque conseguem mais dinheiro, ou então "ambos os dois".

A negociação colectiva dos direitos televisivos, penso que é feita em Inglaterra e há bastante dinheiro para todos; a distribuição depois penso que não é equitativa, depende do peso de cada clube. Já em Portugal a negociação é clube a clube. O que os pequenos vendem são os jogos em casa contra os 3 grandes, e fora esses, e fora mais meia dúzia de jogos que a SportTV transmite, todos os outros têm um valor de mercado próximo de zero. Embora me pareça que se poderia explorar uma ideia próxima daquela que defendes, de um cartão "SportTV" que permitisse PPV mesmo aos pequenos clubes. Os meios técnicos de captação de imagem já estão lá, porque eles têm que fazer os resumos, ser só uma questão de retransmitir o sinal e com os novos tempos da Internet parece-me que isso é possivel com velocidade e qualidade aceitáveis.

Registado
Re: A coca dos pneus é irresistível , « Resposta #48 em: Julho 17, 2007, 00:53 »

*
Sénior

Há aí qualquer coisa que não bate certo...a soma dos montantes pagos pelas TVs à OD pelas várias transmissões de clubes pequenos, médios ou grandes, tem que ser maior do que a soma do que a OD paga aos clubes. Eliminando o empecilho que está no meio, alguém fica a ganhar, neste caso as TVs porque conseguem melhores preços ou então os clube porque conseguem mais dinheiro, ou então "ambos os dois".

A negociação colectiva dos direitos televisivos, penso que é feita em Inglaterra e há bastante dinheiro para todos; a distribuição depois penso que não é equitativa, depende do peso de cada clube. Já em Portugal a negociação é clube a clube. O que os pequenos vendem são os jogos em casa contra os 3 grandes, e fora esses, e fora mais meia dúzia de jogos que a SportTV transmite, todos os outros têm um valor de mercado próximo de zero. Embora me pareça que se poderia explorar uma ideia próxima daquela que defendes, de um cartão "SportTV" que permitisse PPV mesmo aos pequenos clubes. Os meios técnicos de captação de imagem já estão lá, porque eles têm que fazer os resumos, ser só uma questão de retransmitir o sinal e com os novos tempos da Internet parece-me que isso é possivel com velocidade e qualidade aceitáveis.

nao sei se quando te referes a tv´s te referes apenas a canais abertos ou tambem á sporttv.. é que sendo a olivedesportos dona de grande parte do capital da sporttv talvez nao lhe interesse muito andar a roubar o canal... alias por mim olivedesportos e sport tv sao a mesma coisa... a sport tv é apenas a face visivel da olivedesportos..

o problema é que os direitos de transmissao de jogos dos clubes pequenos nao sao apeteciveis e eles perdem toda a capacidade de negociaçao..
ve este exemplo: imagina que a tvi comprava os jogos do porto, a sic os do benfica e a rtp1 os do sporting (serviço publico).. ao todo os grandes vendiam 15 jogos cada um (os jogos em casa) e os clubes pequenos 3 cada um (os jogos em casa contra os grandes)... os restantes jogos ninguem lhes pega e alarga-se o fosso entre os clubes grandes e os pequenos tornando o campeonato menos competitivo... porque nao ia ser uma sport tv que iria comprar os direitos de transmissao de algo que nao compensa a menos que seja por precos irrisorios...

o que a sport tv faz é negociar com cada clube individualmente mas tendo a preocupacao de ficar com o monopolio do campeonato.. isto sim uma situacao interessante para eles pois é um chamariz.. toda  a bwin na sport tv... nem que para isso compensem clubes mais pequenos pagando jogos que nao sao minimamente interessantes...

nao digo que a situacao actual seja ideal.. nem sei se existe esta "solidariedade" por parte da sport tv contudo é a unica forma que arranjo de explicar que a situacao se mantenha.. ou esta ou o simples facto de os clubes nao estarem a querer procurar outras solucoes mais vantajosas que no caso dos 3 grandes nao seria muito dificil... (neste momento temos um trunfo chamado formacao que deu cristiano ronaldo ao manchester united -espero que nani tenha tanto sucesso como o cristiano ronaldo pois daria muita visibilidade ao sporting- o que pode tornar os jogos do sporting interessantes para toda a europa)...
Registado

vivó Sporting!!!
Re: A coca dos pneus é irresistível , « Resposta #49 em: Julho 17, 2007, 08:41 »

*
Veterano

nao sei se quando te referes a tv´s te referes apenas a canais abertos ou tambem á sporttv.. é que sendo a olivedesportos dona de grande parte do capital da sporttv talvez nao lhe interesse muito andar a roubar o canal... alias por mim olivedesportos e sport tv sao a mesma coisa... a sport tv é apenas a face visivel da olivedesportos..

o problema é que os direitos de transmissao de jogos dos clubes pequenos nao sao apeteciveis e eles perdem toda a capacidade de negociaçao..
ve este exemplo: imagina que a tvi comprava os jogos do porto, a sic os do benfica e a rtp1 os do sporting (serviço publico).. ao todo os grandes vendiam 15 jogos cada um (os jogos em casa) e os clubes pequenos 3 cada um (os jogos em casa contra os grandes)... os restantes jogos ninguem lhes pega e alarga-se o fosso entre os clubes grandes e os pequenos tornando o campeonato menos competitivo... porque nao ia ser uma sport tv que iria comprar os direitos de transmissao de algo que nao compensa a menos que seja por precos irrisorios...

o que a sport tv faz é negociar com cada clube individualmente mas tendo a preocupacao de ficar com o monopolio do campeonato.. isto sim uma situacao interessante para eles pois é um chamariz.. toda  a bwin na sport tv... nem que para isso compensem clubes mais pequenos pagando jogos que nao sao minimamente interessantes...

nao digo que a situacao actual seja ideal.. nem sei se existe esta "solidariedade" por parte da sport tv contudo é a unica forma que arranjo de explicar que a situacao se mantenha.. ou esta ou o simples facto de os clubes nao estarem a querer procurar outras solucoes mais vantajosas que no caso dos 3 grandes nao seria muito dificil... (neste momento temos um trunfo chamado formacao que deu cristiano ronaldo ao manchester united -espero que nani tenha tanto sucesso como o cristiano ronaldo pois daria muita visibilidade ao sporting- o que pode tornar os jogos do sporting interessantes para toda a europa)...

TVs são todas as TV's. E OD <> SportTV, até porque os donos de uns e de outros são diferentes. Não é o mesmo que tirar de um bolso e meter no outro; para além que este máfia de que falo nasceu muito antes de existir SportTV.

Quanto ao resto do teu post, esquece, não há nenhuma solidariedade ou "ajudar os pequenos" por parte da SportTV. Referindo ponto a ponto:
- a negociação é clube a clube!
- cada clube consegue portanto vender os jogos considerados apetecíveis
- nisto se incluem os 3 jogos em casa com os "grandes" e quando muito um ou outro jogo ao longo da época - por isso estes 3 jogos com os grandes devem significar uns 50% do seu orçamento
- só que a OD é esperta e compra esses 3, mais os restantes 12 jogos que eles fazem, porque nunca se sabe...imagine-se que na última jornada calha-lhes jogar em casa com o Boavista que pode chegar ao título...o interesse aumenta, até pelos adversários do Boavista; ou o Guimarães, que tem uma fiel massa adepta; ou outros clubes que têm alguns adeptos, como a Académica, Vitória de Setubal, Leixões ou outros; ou até duelos regionais como o Braga x Guimarães. Sei é que todos os fins de semana há um jogo pelo menos entre equipas não grandes...mas o valor que pagam por estes jogos é irrisório
- já os 3 grandes conseguem vender os 15 jogos que fazem em casa
- quando muito a diferença entre um pequeno e um grande é que o grande consegue vender 5 vezes mais jogos (15 x 3) que um pequeno; mas depois tudo depende do poder negocial de cada um.
- demos como exemplo o fifica, que é quem tem normalmente mais audiências. Aposto que se eles pudessem, hoje, faziam leilão dos jogos entre TVI, SportTV e SIC, e ganhariam mais do que ganham com o contrato actual.

Tenho poucos números que sustentem o que digo. Estes números estão no segredo dos Deuses. Mas podemos por exemplo pegar na receita total dos 3 grandes na época 2005/06 (22,6 M EUR) e comparar com o bolo total em Portugal (46 M EUR). Os 3 grandes que vendem 45 jogos, facturam tanto como os restantes clubes, que vendem 12x3 jogos = 48, mais um em cada fim de semana, 30, mais suponhamos 15 da Liga Vitalis, total menos de 100 jogos, ou seja, em média cada grande vende mais jogos e vende-os mais caros.

Outros números: o FCP fez nessa época 6,9 M EUR, e uso o FCP como exemplo porque só jogou na LC, logo não teve receitas televisivas fora do campeonato (na Taça UEFA os clubes têm direito ao valor das transmissões de TV, e na LC não têm). 6,9 M EUR a dividir por 15 jogos, dá 460 mil por jogo, na realidade deve ser um bocado abaixo disto porque devem também incluir aqui alguma coisa dos jogos da Taça, amigáveis...

Em Itália , 873 M EUR, dividindo por 18 clubes dá uma média de 48 M EUR por cada clube, mas por exemplo só a Juventus levou 172 M EUR.

Registado
Re: A coca dos pneus é irresistível , « Resposta #50 em: Julho 17, 2007, 09:14 »

*
Sénior

TVs são todas as TV's. E OD <> SportTV, até porque os donos de uns e de outros são diferentes. Não é o mesmo que tirar de um bolso e meter no outro; para além que este máfia de que falo nasceu muito antes de existir SportTV.

Quanto ao resto do teu post, esquece, não há nenhuma solidariedade ou "ajudar os pequenos" por parte da SportTV. Referindo ponto a ponto:
- a negociação é clube a clube!
- cada clube consegue portanto vender os jogos considerados apetecíveis
- nisto se incluem os 3 jogos em casa com os "grandes" e quando muito um ou outro jogo ao longo da época - por isso estes 3 jogos com os grandes devem significar uns 50% do seu orçamento
- só que a OD é esperta e compra esses 3, mais os restantes 12 jogos que eles fazem, porque nunca se sabe...imagine-se que na última jornada calha-lhes jogar em casa com o Boavista que pode chegar ao título...o interesse aumenta, até pelos adversários do Boavista; ou o Guimarães, que tem uma fiel massa adepta; ou outros clubes que têm alguns adeptos, como a Académica, Vitória de Setubal, Leixões ou outros; ou até duelos regionais como o Braga x Guimarães. Sei é que todos os fins de semana há um jogo pelo menos entre equipas não grandes...mas o valor que pagam por estes jogos é irrisório
- já os 3 grandes conseguem vender os 15 jogos que fazem em casa
- quando muito a diferença entre um pequeno e um grande é que o grande consegue vender 5 vezes mais jogos (15 x 3) que um pequeno; mas depois tudo depende do poder negocial de cada um.
- demos como exemplo o fifica, que é quem tem normalmente mais audiências. Aposto que se eles pudessem, hoje, faziam leilão dos jogos entre TVI, SportTV e SIC, e ganhariam mais do que ganham com o contrato actual.

Tenho poucos números que sustentem o que digo. Estes números estão no segredo dos Deuses. Mas podemos por exemplo pegar na receita total dos 3 grandes na época 2005/06 (22,6 M EUR) e comparar com o bolo total em Portugal (46 M EUR). Os 3 grandes que vendem 45 jogos, facturam tanto como os restantes clubes, que vendem 12x3 jogos = 48, mais um em cada fim de semana, 30, mais suponhamos 15 da Liga Vitalis, total menos de 100 jogos, ou seja, em média cada grande vende mais jogos e vende-os mais caros.

Outros números: o FCP fez nessa época 6,9 M EUR, e uso o FCP como exemplo porque só jogou na LC, logo não teve receitas televisivas fora do campeonato (na Taça UEFA os clubes têm direito ao valor das transmissões de TV, e na LC não têm). 6,9 M EUR a dividir por 15 jogos, dá 460 mil por jogo, na realidade deve ser um bocado abaixo disto porque devem também incluir aqui alguma coisa dos jogos da Taça, amigáveis...

Em Itália , 873 M EUR, dividindo por 18 clubes dá uma média de 48 M EUR por cada clube, mas por exemplo só a Juventus levou 172 M EUR.

concordo com tudo menos com o teu quarto ponto...
acho que  as transmissoes dos jogos dos clubes pequenos nao sao minimamente interessantes e que se nao fossem os clubes grandes a sport tv tambem nao comprava os dos pequenos.. a sport tv da, salvo erro, 5 jogos por jornada... se um dos grandes da na tvi entao sobram dois... ou seja dao  3 jogos entre clubes mais pequenos..
ora estes 3 jogos so sao vendaveis porque os jogos dos grandes lhes dao visibilidade...

por exemplo a sport tv nunca compraria os direitos da liga espanhola se nao tivesse os jogos do real madrid e do barcelona.. sao estes jogos que sao apeteciveis e que permitem que os outros se vendam (em portugal, ja que a realidade espanhola é diferente pois existe maior dispersao de adeptos)...
Registado

vivó Sporting!!!
Re: A coca dos pneus é irresistível , « Resposta #51 em: Julho 17, 2007, 23:34 »

*
Juvenil

Localidade: Lisboa
Masculino

Como disse anterior mente comprar Portugal com Itália assim é extremamente falacioso. Primeiro os italianos são mais do que nós, têm mais poder de compra e o campeonato deles é mais apetecível a nível internacional.
Claro que agora seria possível conseguir mais qualquer coisa dos direitos mas não seria muito mais (contas por alto na altura em que o esferico estava a comparar os dreitos televisivos nos vários países).
Registado

Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 2 [3] Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Assuntos Desportivos Futebol de Outras Equipas e Selecções (Moderadores: Angel Lion, Stunner) Tópico:

A coca dos pneus é irresistível

« tópico anterior seguinte »
Ir para: