Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal


Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Agosto 22, 2014, 05:06

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Assuntos Desportivos Futebol de Outras Equipas e Selecções Jogadores (Moderadores: Angel Lion, Stunner) Tópico:

Ex-jogadores do Sporting

Antão Bordoada e 3 Visitantes estão a ver este tópico.
Páginas: « anterior 1 ... 711 712 [713] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Ex-jogadores do Sporting (Lida 641292 vezes)

Re: Ex-jogadores do Sporting , « Resposta #14240 em: Ontem, 12:32 »


CdS - Luís Matías

No avatar!

*

Condecorações:Melga 2013Melga 2010


Mensagens: 11132
Idade: 17
Localidade: Lisboa
Masculino


Quem tiver facebook que vá ao Facebook do Manchester United meter gosto no post que lá está a dar-lhes na cabeça por usarem a porra do Sporting Lisbon em vez do Sporting Clube de Portugal.

Se começarmos a educar os clubes um a um pode ser que esta mania acabe daqui a umas decadas.
Já houve o mongo do costume a escrever lá isso, não te preocupes.

E não vais educar ninguém porque é assim que funciona para todos os clubes em todo o mundo.

A tua pressa em atacar Sportinguistas é tanta que nem sabes ler. Eu disse para meter gosto e não para escreverem logo é óbvio que o comentário já lá estava.

E mongo é quem te pôs as orelhas. És sempre o 1º a defender a pasquinagem (em especial o jogo) a maior parte das vezes com "argumentos" do mais ridiculo possivel, mas quando toca ao Sporting a postura muda logo, basta ver a diferença de critério quando falas da Sporting TV.

Agora quem procura defender o Sporting, porque o nome é Sporting Clube de Portugal e não Sporting Lisbon, é mongo e que não vale a pena fazer nada sobre isso porque não vai mudar.

Pela tua lógica valia mais fechar as portas à secção de futebol porque o futebol é corrupto e não vai mudar logo não vale a pena lutarmos contra isso e não andamos cá a fazer nada.

Não gostas que chamem Sporting Clube de Portugal ao Sporting Clube de Portugal problema o teu, há quem goste.

Depois há outros que têm como passatempo fazer espetáculos de contorcionismo para defender a grande maioria da CS Portuguesa... excepto a CS oficial do Sporting claro está, são opções de vida uns andam aqui pelo Sporting outros não.
Só concentrando-me na questão inicial, metade dos clubes no mundo em vários países são chamados pelo binómio "nome principal"+"cidade", com poucas exceções (como os clubes ingleses), acontece que a maioria tem esse binómio já colado no nome, uma pequena minoria não tem. Independentemente disso, é norma usar-se o nome da cidade para informar de onde é o clube ou que mais não seja para distinguir o clube de outros com nomes semelhantes (então Sportings há centenas).

Há pouco tempo, tivemos aqui no fórum um tópico aberto com "Nacional Montevideo" no título. Ninguém quis saber. E acho bem. Todos em Portugal conhecem o Nacional por Nacional Montevideo, até porque dá jeito distinguir do Nacional da Madeira (fun fact: também não têm Madeira no nome), do Nacional de Assunção (também não têm Assunção no nome), etc. É porque as coisas no futebol funcionam por hábito e não por sentido, há nomes que se traduzem e outros não, sem qualquer critério (falaste no jornal Ojogo, esses são os principais responsáveis por traduções sem sentido dos nomes dos clubes), e até vivemos num país em que conhecemos o Vitória Futebol Clube só por 'Setúbal' e o Vitória Sport Club só por 'Guimarães', o que me faz alguma confusão, confesso, já que também me faz quando chamam o Sporting só por 'Lisbon' como acontece em Inglaterra e às vezes na Aleman

Como disse noutro tópico, prefiro só 'Sporting', mas faz todo o sentido que se chame 'Sporting Lisbon/Lissabon/Lisbona', porque é assim que funciona. Ninguém em Inglaterra vai chamar o clube por Sporting Portugal e muito menos pelo nome completo. O pessoal que escreve 'Not sporting lisbon, it's SPORTING CLUBE DE PORTUGAL' em todas as m*rdas em que aparece o nome do clube só faz bobo de si mesmo e da massa adepta, e isso eu não quero, porque ao mesmo tempo que ninguém vai mudar de ideias, vai começar a ficar farto de ver o mongo do costume a escrever isso, sem pensar nas m*rdas todas que escrevi ali em cima - e o mongo do costume só existe no Sporting e nos Vitórias, curiosamente, deve ser um complexo tuga qualquer. Há países em que o SCP é chamado de 'Sporting Portugal', como Espanha, mas é, como já disse, só por hábito.
Registado


Re: Ex-jogadores do Sporting , « Resposta #14241 em: Ontem, 13:24 »


Sete a Um, estive lá!


*

Condecorações:Revelação 2008


Mensagens: 12278
Idade: 189
Localidade: Southwest corner of Europe
Masculino


Não costumo concordar com o Brendever, mas reparem na tradução de "Sporting"; é "Desportivo", um termo relativamente vulgar.
Ha bué clubes chamados "Sporting", por isso é natural que usem a cidade - o critério mais usual - para distinguir de outros eventuais clubes locais (que os estrangeiros não sabem que por cá não existem), alem dos muitos (esses sim) estrangeiros, com o mesmo nome.
Já não estamos no tempo do "orgulhosamente sós", quando se alterava a realidade (como no "1984" de Orwell) ao sabor dos (supostamente) nossos interesses (veja-se o termo "encarnados", porque "vermelhos" -  o termo correcto - incomodava). O mundo de hoje é global, temos que nos adaptar a ele...

Registado

L8tr,
 
106
 
 «Opiniões divergentes não significam ataques pessoais»    
Re: Ex-jogadores do Sporting , « Resposta #14242 em: Ontem, 23:59 »



*
Júnior

Mensagens: 2313
Idade: 24
Localidade: Amadora
Masculino


C-c-c-combo! Maldoso

Registado

"Sou um “produto” totalmente feito, moldado e limado pelo Sporting. Tudo o que tenho, não materialmente (mas também), é-me dado pela dimensão que Nós – Sporting -  temos. Muitos não me conhecem, mas dizem “vai ali o GR do Sporting.” Ter este apelido é o meu maior agradecimento..." - João Benedito, Orgulho Leonino
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 ... 711 712 [713] Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Assuntos Desportivos Futebol de Outras Equipas e Selecções Jogadores (Moderadores: Angel Lion, Stunner) Tópico:

Ex-jogadores do Sporting

« tópico anterior seguinte »
Ir para:

Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2011, Simple Machines
Tema SMFone modificado por Avantix e Paracelsus.
Optimizado para o Mozilla Firefox na resolução 1024 x 768.
© 2004 - 2010 | Fórum SCP | Alguns Direitos Reservados
Fórum não-oficial do Sporting Clube de Portugal

Ajuda | | Sitemap | Política de Privacidade