Maiores promessas do Sporting e jogadores com potencial para integrar a equipa A

O tópico que vou abrir é algo polémico, mas espero que seja bem aceite. O objectivo é ir acompanhando as maiores promessas do Sporting na Equipa B ou Equipa A. Mas como definir o conceito de "maior promessa"? Penso que ninguém melhor que o clube, que acompanha os jogadores diariamente, para decidir quem são as maiores promessas através do tempo de jogo. Decidi utilizar os seguintes critérios:

- Jogadores com minutos, na presente época, na equipa A até aos 22 anos.
- TOP 11 (conceito arbitrário) dos jogadores com minutos de utilização na equipa B até aos 20 anos.
- Jogadores com 18 anos ou menos com pelo menos 1 minuto de utilização na equipa B.
- Os jogadores emprestados a um clube de uma primeira Liga com 22 ou menos anos são valorizados consoante a % de pontos no campeonato da suas equipas em comparação com o Sporting.

Ou seja, a ter em atenção:
- Idade referida no Zerozero hoje. Jogadores incluídos agora serão mantidos até fim da época, mesmo que entretanto exista um aniversário (critério que me facilita a pesquisa, apenas isso).
- Jogadores que estejam integrados na equipa A ou emprestados com mais de 22 anos não são considerados (Iuri, Bruno Fernandes, por exemplo). Os minutos dos emprestados são valorizados considerando a % de pontos das respectivas equipas em relação ao Sporting (por exemplo, Rio Ave tem 17 pontos, o Sporting 27, logo os minutos do Geraldes são multiplicados pelo factor de correcção 17/27, ou seja 0,63).
 - Jogadores com 21 ou mais anos na equipa B sem nenhum minuto na equipa A não são considerados (Rafael Barbosa, por exemplo).
- jogadores de 19 anos da equipa B que não estejam no TOP 11 de minutos da equipa B não são considerados (Abdu Conté, por exemplo).

São critérios discutíveis que posso mudar se assim entenderem. O objectivo é listar apenas jogadores que integram a equipa A ou o clube acredita terem potencial para tal. Por exemplo, jogadores emprestados com 23 ou mais anos dificilmente integrarão a equipa A, bem como jogadores emprestados a ligas secundárias. Parece-me sensato considerar que qualquer jogador com minutos na equipa A e 22 ou menos anos, tem potencial para ter mais minutos no futuro. O mesmo para jogadores com muitos minutos na equipa B até aos 20 anos ou jogadores com 18 ou menos anos. Apenas são considerados minutos na Liga Campeões, I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e II Liga (o Mané é a excepção).

Irei actualizando a lista ao longo da época neste tópico. Nesta data (27/01/18), a lista é a seguinte:
1º Gelson Martins - 22 anos - 2512 minutos equipa A competições oficiais
2º Francisco Geraldes - 22 anos - 1301 minutos corrigidos (1853 minutos oficiais)
3º Daniel Podence - 22 anos - 1055 minutos equipa A competições oficiais
4º Domingos Duarte - 22 anos - 933 minutos corrigidos (1687 minutos oficiais)
5º Matheus Pereira - 21 anos - 634 minutos corrigidos (1146 minutos oficiais)
6º Leonardo Ruiz - 21 anos - 339 minutos corrigidos (663 minutos oficiais)
7º Ryan Gauld - 21 anos - 186 minutos corrigidos (624 minutos oficiais)
8º Mama Baldé - 22 anos - 173 minutos corrigidos (582 minutos oficiais)
9º João Palhinha - 22 anos - 134 minutos equipa A competições oficiais
10º Gelson Dala - 21 anos - 92 minutos corrigidos (609 minutos competições oficiais)
11º Rafael Leão - 18 anos - 20 minutos equipa A (663 minutos competições oficiais)
12º Jovane Cabral - 19 anos - 11 minutos equipa A (890 minutos competições oficiais)
13º Merih Demiral - 19 anos - 1 minuto equipa A (1381 minutos competições oficiais)
14º Pedro Silva - 20 anos - 0 minutos equipa A mas faz parte plantel Principal (360 minutos competições oficiais)
15º Carlos Mané - 22 anos - 0 minutos oficiais (lesionado, decidi incluir apesar dos 0 minutos que são circunstanciais)
16º Bruno Paz - 19 anos - 1467 minutos equipa B
17º David Sualehe - 20 anos - 1413 minutos equipa B
18º Pedro Delgado - 20 anos - 1085 minutos equipa B
19º Kiki Kouyaté - 20 anos - 900 minutos equipa B
20º Miguel Luís - 18 anos - 525 minutos equipa B
21º Luís Maximiano - 18 anos - 360 minutos equipa B
22º Kenedy Có - 18 anos - 108 minutos equipa B

Resumo:
GR: Pedro Silva/Luís Maximinano
Laterais: Mama Baldé/David Sualehe/Bruno Paz
DC: Domingos Duarte/Demiral/Kiki Kouyaté
MDC: Palhinha
MC: Francisco Geraldes/Ryan Gauld/Pedro Delgado/Miguel Luís
Ala: Gelson Martins/Podence/Matheus Pereira/Jovane Cabral/Mané
AV: Gelson Dala/Rafael Leão/Leonardo Ruiz/Kenedy Có

Jogadores com 18 ou menos anos com minutos na equipa A ou B
- Rafael Leão
- Miguel Luís
- Luís Maximiano
- Kenedy Có
« Última modificação: Janeiro 27, 2018, 19:56 pm por Abelixander »
Hoje talvez o Ivanildo entre para a lista. Ficaria contente pois gosto do jogador.
Eh pá não metam promessas do Sporting e David Sualehe no mesmo tópico...
É mau que doi...

Dos jogadores que tenho mais esperença e por ordem de potencial:

- Rafael Leao
- Elves balde
- Jovane Cabral
- Pedro Marques
- Pedro Delgado
- Miguel Luis

e um dos que deposito mais esperanças.... Tiago Djaló!

Isto só dos juniores para cima pois se formos ver aos juvenis e mais abaixo há muita qualidade.

Dala, Podence, Gelson, Xico, Palhinha, já são certezas...

Eh pá não metam promessas do Sporting e David Sualehe no mesmo tópico...
É mau que doi...

Dos jogadores que tenho mais esperença e por ordem de potencial:

- Rafael Leao
- Elves balde
- Jovane Cabral
- Pedro Marques
- Pedro Delgado
- Miguel Luis

e um dos que deposito mais esperanças.... Tiago Djaló!

Isto só dos juniores para cima pois se formos ver aos juvenis e mais abaixo há muita qualidade.

Dala, Podence, Gelson, Xico, Palhinha, já são certezas...

São números de utilização. Obviamente nos juniores e juvenis há jogadores de grande potencial, mas ainda nenhum teve minutos na B.
O tópico que vou abrir é algo polémico, mas espero que seja bem aceite. O objectivo é ir acompanhando as maiores promessas do Sporting na Equipa B ou Equipa A. Mas como definir o conceito de "maior promessa"? Penso que ninguém melhor que o clube, que acompanha os jogadores diariamente, para decidir quem são as maiores promessas através do tempo de jogo. Decidi utilizar os seguintes critérios:

- Jogadores com minutos, na presente época, na equipa A até aos 22 anos.
- TOP 11 (conceito arbitrário) dos jogadores com minutos de utilização na equipa B até aos 20 anos.
- Jogadores com 18 anos ou menos com pelo menos 1 minuto de utilização na equipa B.
- Os jogadores emprestados a um clube de uma primeira Liga com 22 ou menos anos são valorizados consoante a % de pontos no campeonato da suas equipas em comparação com o Sporting.

Ou seja, a ter em atenção:
- Idade referida no Zerozero hoje. Jogadores incluídos agora serão mantidos até fim da época, mesmo que entretanto exista um aniversário (critério que me facilita a pesquisa, apenas isso).
- Jogadores que estejam integrados na equipa A ou emprestados com mais de 22 anos não são considerados (Iuri, Bruno Fernandes, por exemplo). Os minutos dos emprestados são valorizados considerando a % de pontos das respectivas equipas em relação ao Sporting (por exemplo, Rio Ave tem 17 pontos, o Sporting 27, logo os minutos do Geraldes são multiplicados pelo factor de correcção 17/27, ou seja 0,63).
 - Jogadores com 21 ou mais anos na equipa B sem nenhum minuto na equipa A não são considerados (Rafael Barbosa, por exemplo).
- jogadores de 19 anos da equipa B que não estejam no TOP 11 de minutos da equipa B não são considerados (Abdu Conté, por exemplo).

São critérios discutíveis que posso mudar se assim entenderem. O objectivo é listar apenas jogadores que integram a equipa A ou o clube acredita terem potencial para tal. Por exemplo, jogadores emprestados com 23 ou mais anos dificilmente integrarão a equipa A, bem como jogadores emprestados a ligas secundárias. Parece-me sensato considerar que qualquer jogador com minutos na equipa A e 22 ou menos anos, tem potencial para integrar a equipa A com mais minutos no futuro. O mesmo para jogadores com muitos minutos na equipa B até aos 20 anos ou jogadores com 18 ou menos anos. Apenas são considerados minutos na Liga Campeões, I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e II Liga (o Mané é a excepção).

Irei actualizando a lista ao longo da época neste tópico. Nesta data, a lista é a seguinte:
1º Gelson Martins - 22 anos - 1495 minutos equipa A competições oficiais
2º Francisco Geraldes - 22 anos - 587 minutos corrigidos (932 minutos oficiais)
3º Daniel Podence - 22 anos - 496 minutos equipa A competições oficiais
4º Domingos Duarte - 22 anos - 358 minutos corrigidos (878 minutos oficiais)
5º Matheus Pereira - 21 anos - 195 minutos corrigidos (478 minutos oficiais)
6º Leonardo Ruiz - 21 anos - 166 minutos corrigidos (344 minutos oficiais)
7º João Palhinha - 22 anos - 130 minutos equipa A competições oficiais
8º Mama Baldé - 22 anos - 129 minutos corrigidos (386 minutos oficiais)
9º Ryan Gauld - 21 anos - 115 minutos corrigidos (346 minutos oficiais)
10º Gelson Dala - 21 anos - 70 minutos equipa A (520 minutos competições oficiais)
11º Rafael Leão - 18 anos - 20 minutos equipa A (552 minutos competições oficiais)
12º Jovane Cabral - 19 anos - 11 minutos equipa A (773 minutos competições oficiais)
13º Merih Demiral - 19 anos - 1 minuto equipa A (931 minutos competições oficiais)
14º Pedro Silva - 20 anos - 0 minutos equipa A mas faz parte plantel Principal (180 minutos competições oficiais)
15º Carlos Mané - 22 anos - 0 minutos oficiais (lesionado, decidi incluir apesar dos 0 minutos que são circunstanciais)
16º David Sualehe - 20 anos - 940 minutos equipa B
17º Bruno Paz - 19 anos - 900 minutos equipa B
18º Pedro Delgado - 20 anos - 818 minutos equipa B
19º Kiki Kouyaté - 20 anos - 720 minutos equipa B
20º Miguel Luís - 18 anos - 393 minutos equipa B
21º Luís Maximiano - 18 anos - 270 minutos equipa B
22º Kenedy Có - 18 anos - 108 minutos equipa B

Digam de vossa justiça.

Um abraço.

11 de maiores promessas do Sporting com possibilidade de integrar a equipa A a curto prazo.
GR: Pedro Silva/Luís Maximinano
Laterais: Mama Baldé/David Sualehe/Bruno Paz
DC: Domingos Duarte/Demiral/Kiki Kouyaté
MDC: Palhinha
MC: Francisco Geraldes/Ryan Gauld/Pedro Delgado/Miguel Luís
Ala: Gelson Martins/Podence/Matheus Pereira/Jovane Cabral/Mané
AV: Gelson Dala/Rafael Leão/Leonardo Ruiz/Kenedy Có

Maiores promessas do Sporting com 18 ou menos anos com minutos na equipa A ou B
1º Rafael Leão
2º Miguel Luís
3º Luís Maximiano
4º Kenedy Có

Só não percebo essa do Kenedy Có mas pronto, já que não me parece promessa nenhuma...
"Eu queria ser poeta mas poeta não posso ser, porque um poeta pensa muito e eu só penso na luz a arder."
Concordo contigo. Mas aos 18 anos teve minutos na B... Vá se lá perceber.
Concordo contigo. Mas aos 18 anos teve minutos na B... Vá se lá perceber.

Pois exato...
"Eu queria ser poeta mas poeta não posso ser, porque um poeta pensa muito e eu só penso na luz a arder."
Para mim, olhando só para os jogadores dos juniores para cima, há 5 jogadores que têm tudo e que era capaz de apostar forte que vão lá chegar:

- Leão
- Miguel Luis
- Elves Baldé
- Tiago Djaló

Depois há muitos que dependendo do contexto poderão ter a sua oportunidade. Mas estes para mim são aqueles que não precisam de nenhum contexto favorável porque vão chegar e partir aquilo tudo.
Parabéns @Abelixander , é um tópico bastante interessante e bem conseguido, dá para ter uma ideia daquilo que os miudos vão fazendo.Por vezes nem nos apercebemos do tempo de utilização que cada um vai tendo.
Só acho que devias tirar o Gelson da lista, o Gelson já é uma certeza , tem até o seu lugar mais ou menos cimentado na selecção principal.
A capacidade mais importante será caírem no goto do Jorge Jesus, senão de pouco lhes vale a qualidade ( ver o caso do Iuri).
Rafa Leão
Demiral
Pedro Marques
Tiago Djaló
Baldé

São as minhas apostas.
Rafa Leão, Demiral, Tiago Djaló, Miguel Luis, Diogo Brás.

Apenas de juniores para cima...
Parabéns @Abelixander , é um tópico bastante interessante e bem conseguido, dá para ter uma ideia daquilo que os miudos vão fazendo.Por vezes nem nos apercebemos do tempo de utilização que cada um vai tendo.
Só acho que devias tirar o Gelson da lista, o Gelson já é uma certeza , tem até o seu lugar mais ou menos cimentado na selecção principal.

Apenas incluí o Gelson porque cumpre os critérios  definidos. Não é por acaso que tem grande vantagem sobre a concorrência.

Tentei ser o mais objectivo possível por forma a definir aqueles jogadores em que o clube acredita/vê potencial. Mais do que a ordem, que é muito discutível, interessa dizer que qualquer jogador que integre a lista, com maior ou menor probabilidade, é um craque em potência.

Contudo há nomes que aparecem que quem vê jogar percebe que só por milagre serão grandes jogadores. Contudo, é inegável que apresentam números promissores neste momento. Quem sabe alguns não surpreendem no futuro?
A capacidade mais importante será caírem no goto do Jorge Jesus, senão de pouco lhes vale a qualidade

É verdade, mas a bem ou a mal, só assim será até ao final desta época.
Rafael Leão
Elves Baldé
Tiago Djalo
Demiral
Diogo Bras
Miguel Luis
Daniel Braganca
João Oliveira
Gauld e Matheus tiverem uma boa última jornada. Espero que consolidem lugares nas respectivas equipas esta semana.

Positiva também a convocatória do Rafael Leão. Acho que está à porta de ter minutos com regularidade na equipa A.

O Gelson Dala tarda ter minutos. Acho que vai ser ultrapassado pelo Leão.

Fiquei triste pelo Luís Maximiano. 6 golos deixa marca negativa em qualquer guarda redes que se quer afirmar. Espero igualmente que o Abdu Conté e o Pedro Marques tenham mais minutos na equipa B. São dois jogadores que estão a perder o comboio.
« Última modificação: Novembro 30, 2017, 16:44 pm por Abelixander »
Gauld e Matheus tiverem uma boa última jornada. Espero que consolidem lugares nas respectivas equipas esta semana.

Positiva também a convocatória do Rafael Leão. Acho que está à porta de ter minutos com regularidade na equipa A.

O Gelson Dala tarda ter minutos. Acho que vai ser ultrapassado pelo Leão.

Fiquei triste pelo Luís Maximiano. 6 golos deixa marca negativa em qualquer guarda redes que se quer afirmar. Espero igualmente que o Abdu Conté e o Pedro Marques tenham mais minutos na equipa B. São dois jogadores que estão a perder o comboio.
O Abdu ainda esta semana treinou com a equipa A.
Para mim, nesta altura os jogadores mais promissores são: Rafael Leão, Elves Baldé e o Tiago Djaló. Estes 2 últimos acabam contrato em 2019, espero que renovem com eles rapidamente.
Para mim, nesta altura os jogadores mais promissores são: Rafael Leão, Elves Baldé e o Tiago Djaló. Estes 2 últimos acabam contrato em 2019, espero que renovem com eles rapidamente.

Eu acho que estão assegurados se não, não jogavam.
Conte parece ser o titular da B. Óptima notícia.

Estou curioso para ver o que se vai fazer com o Rafael Barbosa e Ivanildo. Serão curto s para a A e demais para a B? Ou venda ou empréstimo primeira liga.