Pavilhão João Rocha - Parte 1

A verdade é que pelo menos por enquanto não há "massa crítica" para lançar um tópico sobre um pavilhão que é em grande medida uma utopia no curto prazo.

Ainda que concordando com a frase e achando que não se discutirá possiveis realidades mas virtualidades mais ou menos utópicas arrisco abrir a discussão sobre as melhores opções e condicionantes dum futuro pavilhão.

  1. Localização

Depois de já ter lido opções (algumas tecnicamente improváveis, onerosas ou até impossíveis) que vão do Pavilhão Carlos Lopes, à adaptação do Alvalaxia (hipótese descartada pois já não nos pertence) passando por Alcochete (parece a discussão do NAL) fica-me que sendo preferível a proximidade ao estádio, ela não me parece possivel. Até porque o estádio não é hoje vivido e percorrido como antigamente. Por mim, uma localização na Alta de Lisboa (onde já existe um polo desportivo utilizado pelo Sporting) perece-me aceitável e recomendável.

  1. Uso

Que usos a dar? Além do óbvio dos eventos desportivos dever-se-ia pensar em utilizações complementares como espectáculos, congressos, outros… Por deformação profissional, parece-me que sim. O sobrevalor causado por uma opção de multifuncionalidade parece-me razoável e a mais valia a tirar interessante!

  1. Tamanho/Lotação

Pessoalmente acho que se deveria apontar para uma lotação de 4000/6000 pessoas modulavel para outros usos com uma arena suficiente para qualquer evento desportivo indoor exceptuando atletismo.

  1. Custo

Quanto maior, mais caro. Parece-me, sem grandes análises feitas, que mesmo um edifício “escorreito”, sem grandes luxos e com soluções técnicas poupadas se poderá chegar facilmente aos 5M€ (reais, não os estimados nem os contratados em empreitada/as).

Sobre este assunto posso adiantar o seguinte.

Durante a presidencia do Carmona, existiram vários contactos oficiosos entre pessoas mandatas pela direcção do SCP e a veração do Urbanismo, para apurar da possibilidade da CML viabilizar a construção do novo pavilhão.

Dessas conversas, surgiram várias localizações posições, ainda que o SCP tenha sempre defendido que o Pavilhão deveria ser construido nas proximidades do estádio.

O local que gerou maior concensso foi junto às bombas da GALP, perto dos terrenos do antigo estádio.

Entretanto e com as confusões que se geraram na CML as conversas morreram e desde aí penso que o assunto voltou à estaca zero.

Quanto maior, mais caro. Parece-me, sem grandes análises feitas, que mesmo um edifício "escorreito", sem grandes luxos e com soluções técnicas poupadas se poderá chegar facilmente aos 5M€ (reais, não os estimados nem os contratados em empreitada/as).

Não tenho o minimo conhecimento para discutir o tema, mas sabe-se que o do Porto vai ter uma lotação de 2.000 pessoas, e custará 11 milhões.

Nunca acreditei nos 2 milhões que foram avançados em campanha, mas também não pensava que por um pavilhão simples (como parece ser o de lá de cima) se dessem tantos milhões.

Já se sabe que terrenos não existem, dinheiro para construir também é complicado… se calhar o melhor seria parcerias com a Camara (mas está complicado) para o terreno, e com algumas empresas para a construção.

A Galp, até pela eventual localização de uma estrutura destas, poderia ser uma hipotese para partilha do espaço, mas as coisas também estão um bocado “secas” por aqueles lados.

No fundo, parece-me que investimento do Clube será sempre complicado, e a não ser assim, a estrutura terá de ser partilhada.

Penso que o preço depende de quem paga. Se é uma obra pública (como o do FCP deve ser…), o orçamento dispara.

Aqui ao lado, em Ovar, o Grupo Amorim fez um negócio engraçado com a CM de Ovar: para construir um CC do estilo “Dolce Vita”, teve que construir ao lado um pavilhão, onde recentemente a Ovarense se sagrou campeã em basquetebol. Não sei os números, mas não estou a ver o GA a “dar” 11 M EUR assim de mão beijada, e acho que a lotação deste pavilhaõ, or fora bastante bonito por sinal, é superior. Bem negociado, certamente terá sido metade do valor.

Entretanto “googlei” um pouco e encontrei isto:
Construção de um pavilhão multiusos em Miranda do Douro
Preço base do concurso: 730 061,20 euros, com exclusão do IVA.

Construção do Pavilhão Multiusos do Funchal avaliada em 35 M€

CONSTRUÇÃO DE PAVILHÃO DESPORTIVO EM BENFICA DO RIBATEJO - Valor da Obra 822.429,72 euros

Pavilhão Desportivo do Grupo Recreativo e Dramático 1º Maio de Tires.
Este Pavilhão é composto por nave desportiva com 30x15m, instalações de apoio e arranjos exteriores, com uma área bruta de construção de 1.479,2 m2, com um custo estimado em 845.000 euros, mais IVA.

Complexo Desportivo de Lagos (Pavilhão e Piscinas Municipais)
A obra orçou em 12.336.633,67

Piscinas Municipais Cobertas da Povoação e do Complexo Desportivo das Furnas, investimentos no valor aproximado de 10 milhões de euros

CONSTRUÇÃO DO PAVILHÃO PATAIAS, ALCOBAÇA
474.000 EUR

CONST. PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO DE PAÇOS DE BRANDÃO,
SANTA MARIA DA FEIRA
740.000 EUR

PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL E SOCIAL
DE RIBEIRÃO, VILA NOVA DE FAMALICÃO
500.000 EÛR

Empreitada de construção do pavilhão desportivo e remodelação dos espaços exteriores da EB1 de Abrigada

Construção de um Pavilhão Desportivo Escolar (30x16 com sala Especializada) incluindo arranjos de espaços exteriores
EB 2,3 de Sendim
MIRANDA DOURO
414.000 EUR

Construção de um Pavilhão desportivo (30x16 c/ sala Especializada), incluindo Arranjos dos Espaços Exteriores
EB 2,3 Alfena
VALONGO
464.000 EUR

Empreitada de construção de Pavilhão Desportivo (30x16 com sala especializada) incluindo arranjos de espaços exteriores
EB 2,3 Souselo
CINFAES
408.000 EUR

Empreitada de Construção de um Pavilhão Desportivo (30x16 com sala especializada) incluindo arranjos de espaços exteriores
EB 2,3 S. João da Ponte
GUIMARAES
454.000 EUR

Vemos aqui valores bastante jeitosos; vamos pressupor que são pavilhões “industriais”, para uso escolar, com poucas bancadas e pisos e equipamentos não profissionais. Mas mesmo assim não acredito que custe 10 vezes mais, ou seja, deverá ser possível, bem negociado, construir um bom pavilhão por 5 M EUR.

ja falei nisto noutro topico

Por experiência profissional acredito que, controlado, o pavilhão possa custar um valor aproximado aos 5M€.

Alias, duvido que o pavilhão dos lamps tenha custado mais que isso e parece-me bem dimensionado!

O Valores apontados na pesquisa parecem-me para pavilhões “simples” como adianta o Alemid.

Os requisitos para um pavilhão de alta competição tenderão a ser outros e a ter outros custos, nomeadamente em equipamentos, pavimento de competição, condições de publico e imprensa.

O Valor apontado, e nomeadamente o quociente espectador custo, do pavilhão do porco causa-me muita estranheza. Não duvido da informação mas causa-me estranheza! A unica explicação válida prende-se com a eventualidade de o pavilhão ter outras valencias e espaços. Nomeadamente outros espaços de treino para várias modalidades (como o multidesportivo) e um espaço de competição.

Já a localização junto ou no espaço das bombas da galp parece-me algo curto de espaço e acessibilidades e demasiado entalado entre uma via de grande movimento e edifícios habitacionais. No entanto seria de ponderar devido à proximidade

[b]F.C. Porto: conheça o «Dragão Caixa» e veja imagens do novo pavilhão[/b]

O F.C. Porto lançou esta segunda-feira a primeira pedra do «Dragão Caixa» e apresentou o projecto do novo pavilhão desportivo do clube. Inicialmente pensado como pavilhão multiusos, o espaço acabou por ser projectado apenas como um pavilhão desportivo. Vai servir as modalidades amadoras do clube, tornando-se a casa do andebol, do basquetebol e do hóquei em patins (para os jogos e para os treinos).

Foi baptizado de «Dragão Caixa» devido ao financiamento de naming da Caixa Geral de Depósitos, que financia parte do projecto em troca da marca no nome (à semelhança do que aconteceu na académica de futebol do Benfica. Da autoria do arquitecto Manuel Salgado, o mesmo que desenhou o Dragão, o novo pavilhão será erguido ao lado do estádio, no espaço entre o Centro Comercial e a Via de Cintura Interna.

Imaginado e cobiçado desde que começou a ser construído o estádio do Dragão, o pavilhão servirá para concluir o remate Nascente do Plano de Pormenor das Antas, que com o novo equipamento fica concluído. Começa a ser construído nos próximos dias e demorará cerca de ano e meio a ser concluído. Mesmo assim, o F.C. Porto espera poder começar a fazer alguns jogos das modalidades amadoras ainda durante o ano de 2008.

Onze milhões de euros para um projecto arrojado

Orçamentado em onze milhões de euros, o «Dragão Caixa» terá 2007 lugares sentados (1868 em bancada, 121 camarotes e 18 para comunicação social) e será mais um arrojo arquitectónico de Manuel Salgado, particularmente por estar assente em pilares (acima do solo, portanto) e por se organizar em três pisos: a arena onde fica o campo, as bancadas para os adeptos e um terceiro piso que albergará os serviços administrativos. Construído num vazio urbano de 8300 metros quadrados, o pavilhão terá uma forma rectangular com as extremidades ovais e será uma continuação da estação de metro do Dragão. Pode conferir todas estas características nas imagens do projecto disponibilizadas pelo Maisfutebol

Aqui ao lado, em Ovar, o Grupo Amorim fez um negócio engraçado com a CM de Ovar: para construir um CC do estilo "Dolce Vita", teve que construir ao lado um pavilhão, onde recentemente a Ovarense se sagrou campeã em basquetebol.

Não tem muito a ver com a discussão, mas fica a correcção: a Ovarense só no ano que vem começa a jogar no Pavilhão novo do ‘Dolce Vita’. Esta época ainda se sagrou campeã no “velhinho” Dr. Raimundo Rodrigues. :slight_smile:

Parece que em relação ao dragão caixa há a particularidade da solução construtiva (pelo que me apercebi vai ser em todo ou parte, suspenso), a particularidade do arquitecto (e o Manuel Salgado até não é dos mais exagerados nos custos), a particularidade de usos e a ligação pela construção de ligações ao estádio e ao metro.

De qualquer forma, 11M€ é muito dinheiro e começa-me a cheirar a gato escondido com o rabo de fora!

Já há tripeiros a fazer a conta: Cada lugar do pavilhão vai ficar por um valor aproximado de € 5.480,00. Cada lugar do estádio ficou abaixo de € 1.930,00, ou seja cada lugar do pavilhão é 2,85 vezes mais caro que um lugar do estádio.

A caixa paga cerca de 7/8 milhões dos 11 milhões, o clube paga o resto

Caros Sportinguistas,

Aqueles que conhecem a história do clube sabem que muita da nossa grandeza se deve às grandes conquistas do passado nas modalidades de alta competição. Por outro lado, desde a sua fundação que o Sporting é um clube eminentemente eclético.
Desde sempre, nunca foi apenas um clube de futebol ao contrario daquilo em que certos dirigentes o querem transformar.
A definição de grande clube em Portugal passa pela existência de modalidades, e claro está, de casa para as modalidades.
Sempre foi assim e sempre assim será!

Como é do conhecimento geral, as últimas direcções do clube, num acto de incompetência histórico e aberrante, sob o pretexto patético de que com o aumento da capacidade do estádio para 50000 lugares (como se isso fosse muito…), não havia espaço para construir bancadas num pavilhão, optaram por privar o clube do seu espaço vital para as modalidades, sujeitando clube e adeptos a uma situação a todos os títulos lamentável e vexatória.

Não se vê da direcção actual qualquer menção em resolver esta situação deplorável.
O benfas, que num momento não sabia se construia estádio, de repente aparece com estádio e 2 pavilhões.
Actualmente é o Porto que se apresta para construir o seu pavilhão.
Enquanto isto, o Sporting, apesar de delapidar património, dorme profundamente e nada é feito…

Meus amigos, este é um problema que afecta a nação Sportinguista e se a direcção actual nada faz, somos nós, os adeptos, que temos que agir. Há momentos em que tem que ser assim!
Temos que pressionar a direcção!!!

Acabámos de receber 25 ME pela venda do Nani.
Por muito importante que a redução do passivo seja, há coisas que vêm antes!
A nossa dignidade de clube grande vem muito antes.

Exige-se que este seja o momento de resolver a questão do novo pavilhão.

Temos a verba para o fazer. Temos que ter também a vontade…

Temos que construir um pavilhão que será o orgulho de todos os sportinguistas para as próximas décadas, será o covil do leão que todos os adversários respeitarão e temerão.

Isto associado à construção de uma grande equipa de futebol representará o renascimento do clube.

Deixemos a redução do passivo para as vendas futuras e inevitáveis de moutinho e veloso, desde que devidamente acautelada a sua substituição.

Cabe-nos a nós adeptos, fazermos o possível para que o clube entre no bom caminho.
A direcção sozinha já provou que não é capaz…

Alguém pode fazer alguma coisa?

Editado por mod: ortografia do título

Subscrevo inteiramente as palavras do “Strikerr”.Está na altura de darmos um passo decisivo rumo ao futuro, o qual passa inevitavelmente pela construção de um pavilhão para as nossas modalidades amadoras.
Nem que para isso tenhamos que fazer uma abaixo assinado, no sentido de pressionarmos a direcção por forma a vermos satisfeitas as nossas pretensões.
É caso para dizer, que é agora ou nunca.
Esta direccção tem de perceber de uma vez por todas, que o SCP é muito mais que um clube de futebol.É sobretudo, um clube ecléctico que ao longo dos tempos foi amealhando títulos atrás de títulos, e que fazem dele o 2º clube do mundo com mais títulos conquistados, no conjunto de todas as modalidades.Tudo isso nos deve deixar orgulhosos e felizes.

Viva o SCP

Editado por mod: ortografia do título

1 Curtiu

Contem comigo para o que for preciso.

Abaixo assinado
Manifestação
Mensagens de protesto no estádio
Mensagens de protesto em orgãos de comunicação social

Tudo o que for preciso.

Em nome do Sporting Clube de Portugal.

Penso que mais cedo ou mais tarde, com muito ou pouco dinheiro os dirigentes têm de tomar a iniciativa de construir uma nova “nave”, em que o ambiente é hóstil para os adversários, onde os jogadores se sentem em casa e à vontade, assim como os próprios adeptos!

Espero que não seja o princípio da morte lenta das modalidades em que fomos dominadores e que estão a desaparecer, infelizmente. O Sporting é um clube eclético, fico triste com o desaparecimento e a pouca aposta nas modalidades do nosso Sporting! :’(

1 Curtiu

foi impressão minha ou na reportagem sobre a final do campeoanato de futsal o Sporting treinava num pavilhao em Alvalade num 1º andar, pelo menos parecia que se via os outdoors do Estadio

Também me pareceu isso.

Sim, nos temos o Pavilhão “Açoreana Seguros” colado ao estádio. Nao temos é bancadas, mas é lá que se treina.

Gostei da análise feita neste link!

Uma coisa é certa, este problema tem que ser resolvido e com urgência.

Mas atenção, qualquer pavilhão a ser construído por um clube como o Sporting tem que ter o mínimo de dimensão e de qualidade. Isto sem ser megalómano. Sempre com razoabilidade!
Seja como for, não me venham com soluções tipo clube de bairro ou escola secundária…
Mínimo 3000 espectadores, máximo 10 ME de investimento partilhado entre clube e outras entidades.

Volto a frisar que recebemos 25 ME de euros da venda do Nani.

Querem investi-lo na redução do passivo.
Acho mal essa prioridade neste momento.

As prioridades neste momento deviam ser:

1 - Reforçar equipa e torná-la nr 1 em Portugal.
2 - Construir Pavilhão para orgulho do clube e de todos o Sportinguistas. Uma obra para as próximas décadas…
3 - Redução do passivo.

Sem cumprir os 1ºs 2 objectivos, o 3º serve para quê? Para sobreviver?
O nosso destino é sermos líderes!
Primeiro resolvem-se os problemas básicos que têm a ver com a nossa dignidade de clube grande e com o valor da marca Sporting. É aí que estarão as receitas do futuro e nós estamos em desvantagem relativamente a outros.
Resolver esse problema é que é um bom investimento no futuro!

O passivo deve ser diminuido sim, mas já com o clube em pleno funcionamento, com a equipa forte e o pavilhão construido.
As vendas futuras e inevitáveis de Moutinho e Veloso já deveriam servir esse propósito para além de acautelarem as respectivas substituições no sentido da sustentabilidade da qualidade da equipa.

Esta é que devia ser a estratégia do clube.
Nunca o deixa andar a que se assiste actualmente.

Não queremos ser o Atlético de Madrid de Lisboa!!!
Atenção ao valor da marca!!!
Não é nosso o maior passivo…