Preparação época desportiva 2017-2018

Sempre a viver o dia de amanhã

Estamos em Janeiro..
Mandar o JJ embora? Depois chorava-mos quando fosse campeão nos porcos do norte  :wall:
Sporting Clube de Portugal 💚
Vendas: petrovic andre castaignos elias e todos os laterais menos o esgaio, bryan
Contratar: numero 8, lateral esquerdo contratar um e fazer regressar jonathan, ld contratar 1 também, contratar Campbell em definitivo e trazer outro extremo bom, e contratar 1 sa de nível e um bom substituto para o bas dost
Sinceramente por uma boa proposta vendia o William. Estagnou e não sei se o seu estilo de jogo é o que melhor encaixa na equipa. Aqui não está em causa a sua qualidade.
Mandar o JJ embora? Depois chorava-mos quando fosse campeão nos porcos do norte  :wall:

Se aqui não ganha nada,vamos mantê-lo para não ir para os porcos? Lógica do ***.

Faz-me lembrar aqueles gajos que mantêm uma gaja só para ela não ficar com outro.Só que esses ainda tiram proveito para rapariga....
A preparação da próxima época para mim começa no despachar o JJ e 80% do entulho que trouxe com ele.

Alternativas? Ao que se paga a este gajo é pegar na lista dos top 20 e ver se alguém quer vir.

Em relacao aos jogadores, chamem-me doido mas para mim RP, WC e Adrien seriam vendidos.
« Última modificação: Janeiro 15, 2017, 10:15 am por CuorDiLeone »
O Sporting precisa de voltar um pouco às origens e apostar na formação, sendo que desta vez está mais forte e sustentável pelo que o projecto que à partida pode parecer um passo atrás, seria um passo em frente, principalmente financeiramente.

Um pouco à imagem do Barça de Guardiola ou do Ajax. Plantéis pequenos mas em que todos são importantes e os ajustes são feitos pela formação.

Para isso acontecer o Jesus tem de ter menos influência na escolha do plantel e tem de haver uma debandada geral de muitos jogadores.

E isso deveria acontecer já!

Jogadores como Melli, Petrovic, Elias, André, Castaignos, Jefferson, Zeegelar deveriam ser já colocados. Caso isso não se conseguisse iam para a B. São jogadores que não fazem parte do futuro do Sporting e esse futuro tem de ser preparado o quanto antes. Se possível devolver Markovic.

Jogadores como Chico Geraldes, Gauld, Matheus, Podence, Ronaldo, Pedro Marques deveriam começar já a ter o seu espaço e a treinar com os A. Uns mais, outros menos. Jogadores como Pedro Ferreira, Bruno Paz, Empis estariam a titularíssimos na B e na calha.

Não sejamos ingénuos, a taça da liga já foi, a Europa já foi, a liga está praticamente impossível principalmente porque estamos em cacos emocionalmente, resta-nos a taça onde temos de dar tudo. E estas mudanças não colocam em causa a taça, antes pelo contrário.

O clube precisa de estabilidade. Com os que cá estão. Não quero 1 euro gasto em Janeiro.
GR  Rui Patrício
      Beto
      Pedro Silva (B)
DD Contratação
      Esgaio
DC  Coates
      Semedo
      Douglas
      Domingos Duarte
DE  Contratação
      Jonathan Silva
MD  William
      Palhinha
MC  Adrien
      Chico Geraldes
      Gauld
ED  Gelson
      Podence
EE  Contratação
      Matheus
      Bruno César
AV  Contratação
      Alan Ruiz
      Iuri Medeiros
PL  Bas Dost
     Contratação
     Pedro Marques (B)

Agora o scouting que faça um trabalho decente e actualize o Excel ao Jesus que estas contratações deste ano não lembraram ao diabo.

Emprestar:

Bruno Paulista
Empis
Spalvis

Vender:

Todo o restante entulho.

Nota: a saída do Paulo Oliveira é apenas porque acho que o rapaz merece jogar a titular neste momento (já tem 25 anos)
Inside every cynical person, there is a disappointed idealist.
George Carlin
Deve sair, no entanto substituto dependerá, eu sinceramente prefiro um treinador esforçado que queira deixar a sua marca e não um mercenário tipo JJ que já provou o que tinha a provar e que só cá está para receber o seu. Quero um treinador que de tudo, gostava do Jorge Simão, não tou a ver mais nenhum nesta liga com qualidade maior. Confio que ele fosse capaz de seguir um novo projeto, com um diretor desportivo na ajuda.

Rui Patricio / Beto

Contratação / Esgaio Coates/Domingos Paulo / Semedo Contratação/ Empis
                                  Palhinha / WC
                               Adrien / Wallyson (talvez? se não contratação)
Geraldes/ Iuri                                        Gauld/ Matheus
                        Podence
                                  Dost

Quanto aos avançados não me tou a lembrar de mais alguém, prefiro o que o Geraldes e Gauld dão do que o estilo 'fussanga' de extremos, dai a sua prioridade. Com o dinheiro das vendas vamos poder fazer um bom plantel, e o que não chegar usamos os jogadores em cima.

EDIT: Acrescentando ao que disse, eu gostava de contratações sirurgicas, apostar em talentos promissores e de vez em quando largar bom dinheiro em jogadores de qualidade provada, jogadores de 2 digitos! Contratar nas americas jovens com potencial.
« Última modificação: Janeiro 15, 2017, 11:38 am por GreenCode14 »
Tupac, go ahead and rock this.
A preparação da próxima época para mim começa no despachar o JJ e 80% do entulho que trouxe com ele.

Alternativas? Ao que se paga a este gajo é pegar na lista dos top 20 e ver se alguém quer vir.

Em relacao aos jogadores, chamem-me doido mas para mim RP, WC e Adrien seriam vendidos.

Concordo, acho que eles já se estão a f**** para o clube, já nem andam a jogar nada...
Tupac, go ahead and rock this.
Esqueçam mandar o JJ embora isso não vai acontecer, por isso temos mesmo de nos focar em mandar embora o entulho que cá temos e contratar com critério.

GR: Rui Patrício
Beto
Azbe Jug

Nada a mudar aqui, e sem muito para dizer: guarda redes titular é um dos intocáveis, o suplente dá garantias e o terceiro não é utilizado.

DD: Contratação
Schelotto

Não me importava de todo de ter o Lotto a titular, mas se houvesse capacidade de ir buscar alguém melhor não dizia que não, para se fazer rotação entre um e outro entre competições. Vender o Esgaio ou emprestar em caso de não ter mercado para venda.

DC: Coates
Paulo Oliveira
Ruben Semedo
Domingos Duarte

Mandar o Douglas embora e colocar o Ruben Semedo no banco para dar a titularidade ao Paulo Oliveira que é umas 20x melhor. Se aparecer uma proposta de 6/7 milhões pelo Ruben era vender e rápido.

DE: Jonathan Silva
Contratação

Despachar Marvin para algum clube da distrital que pegue nele e tentar fazer algum dinheiro com o Jefferson. De resto, seguir a mesma política do lado direito, ter 2 boas opções para fazer alguma rotatividade entre as muitas competições e muitos jogos que temos.

MD: William Carvalho
Palhinha

Se aparecer uma proposta irrecusável pelo William ponderava a sua venda e ficava com o Paulista como opção ao Palhinha, mas acho que se der para manter o William era uma boa garantia de qualidade. Emprestar o brasileiro.

MC: Adrien
Francisco Geraldes
Ryan Gauld

Saídas de Meli, Elias e Petromeco que são mais três belos presentes do nosso treinador e ficar com os emprestados Geraldes e Gauld como opções ao Adrien. Não tem muita ciência mister.

ED: Gelson
Iuri Medeiros

Se aparecesse uma proposta de 25 milhões ou mais pelo Gelson era de se pensar muito bem no assunto, mas em todo o caso, duvido que isso acontece e mesmo que acontecesse o BdC não o vendia, logo acho que é óbvio que vai continuar. Iuri Medeiros como suplente.

EE: Contratação
Bruno César

Emprestar Matheus Pereira e contratar um bom extremo que saiba cruzar e que em 10 cruzamentos acerte mais que 1 que é o que estamos habituados esta época.

SA: Alan Ruiz
Contratação
Podence

Alan Ruiz ficaria como titular dependendo da forma como vai fazer esta metade de época, venda de Bryan Ruiz que já pouco ou nada consegue acrescenta e ficar com Podence que é bastante talentoso. Uma contratação de alguém com golo que possa render ao Alan quando ele não consegue dar mais á equipa. (Normalmente ao intervalo ou aos 60/65 minutos.

PL: Bas Dost
Contratação
Luc Castaignos

Não sei se o Bas Dost quer cá ficar, mas se o quiser seria óptimo para nós. Depois mandar o BALADA para o grande c****** (a ele e ao otário que o trouxe para cá, JJ), e ter um ponta de lança digno desse nome como opção ao Bas Dost. Como terceira opção acho que o Castaignos poderia ficar, mas não me fazia comichão nenhuma se fosse vendido e ficássemos com alguem da B (Pedro Marques ou Leo Ruiz idk).

Depois de tanto pensarem nas vossas opções para o próximo ano, lembrem-se que o nosso treinador é o JJ por isso nada disto vai acontecer e mais Baladas, Burrelias, Marvin Zéegelardos vão aparecer para nos brindar com as suas grandes capacidades futebolísticas. Bjs
Citação de: UmAnonimoFamoso a dar nos inimigos
Na liga o nosso Galgo fez 7 assistências, o que quer dizer que fez 1 assistência a cada 277 minutos em campo. Vamos comparar com alguns ídolos do fórum: Maxi Pereira: 2058 minutos 2 assistências (1 assistência a cada 1029). Nelson Semedo: 2781 minutos 8 assistências (1 assistência a cada 347 minutos). Marçal: 2689 minutos 8 assistências (1 assistência a cada 336 minutos). Danilo: 1448 minutos 2 assistências (1 assistência a cada 724 minutos). Cédric Soares: 2520 minutos 3 assistências (1 assistência a cada 840 minutos).

Perfeitamente de acordo. Isto só lá vai com uma valente vassourada.

Sou um pouco mais radical, devia-se começar a preparar em 17-18 uma equipa para estar entrosada na época 18-19. A resiliência do actual plantel do SCP é uma anedota, não existe garra não existe querer, actualmente displicência é a palavra de ordem.
Gostava que na próxima temporada 98% do plantel estivesse formado no inicio do campeonato.
Quanto a escolhas depende do dinheiro que houver para gastar, mas de preferência poucos contratações mas bons jogadores.
SL
Que se deixe de contratar m**** de uma vez por todas e vão ver que as coisas melhoram. É que por muita culpa que o Jorge tenha (e tem), ele ainda não andava por cá quando trouxemos outro tipo de barretes que agora estão na Polónia por empréstimo ou na segunda divisão inglesa e francesa.

Anyways, que de uma vez por todas se deixe contratar quem realmente percebe. O dinheiro que já se estourou em jogadores banais desde o Verão de 2014 é inaceitável.

Saída para fazer dinheiro: William.

Outras saídas: Douglas, Jug, Schelotto, Zeegelaar, Jefferson, Bruno César, Petrovic, Melli, Elias, Castiagnos, André, Campbell, Markovic, Bruno Paulista e tenho a sensação de me estar a esquecer de alguém

Contratações: defesa-direito, 2 defesas-esquerdos, central, médio-defensivo, 1 ou 2 segundos avançados, ponta-de-lança, extremo. Isto tudo assim de cabeça.

Arranjar espaço no plantel para: Gauld, Geraldes, Podence, Wallyson, Palhinha, Iuri, Matheus

Plantel:

Rui
Beto

Contratação
Esgaio

Coates
Contratação
Paulo
Semedo

Contratação 1
Contratação 2

Contratação
Palhinha

Adrien
Gauld
Wallyson
Geraldes

Gélson
Contratação
Matheus
Iuri

Contratação
Podence

Bas Dost
Contratação

Jogadores como Geraldes, Iuri, Podence são versáteis e podem jogar em várias posições.

Nota final: Por contratação entendo verdadeiros reforços para a equipa e não jogadores sem contrato ou do Bahia
A minha cartilha é o Sporting
Premissa 1:
Jorge Jesus continuará como treinador. Pelos valores envolvidos na sua eventual rescisão, pela sua qualidade ou pela confiança que o Presidente tem nele. A menos que a coisa corra muito mal ou que alguém o venha buscar, não creio que vá haver mudanças no treinador. Ainda assim, têm que se verificar mudanças nas suas competências. BdC tem de voltar às origens e colocar o treinador meramente como parte da estratégia para o futebol, nomeadamente no que diz respeito às contratações, e não como o principal agente nesse processo. JJ é um treinador brilhante mas um "manager" medíocre. Só se prejudica se continuar sem perceber isso.

Premissa 2:
Tentar não vender ninguém essencial. Sendo possível fazer isso, despachar quem nada está a acrescentar ao plantel e reforçar o plantel com os trocos daí resultatens e alguma folga que possa existir. Procurar fechar o plantel o mais cedo possível.

Premissa 3:
Em paralelo com o ponto anterior, reforçar a equipa com os emprestados que estiverem em condições de o fazer. Parece-me claro que por mais impreparados que possam parecer a JJ, jogadores como Iuri, Geraldes, Domingos, e até Podence, não acrescentariam menos ao plantel do que a generalidade dos reforços contratados para as suas posições. Onde houver qualidade (nem que seja em potência) dentro de portas, evitar contratar fora.

Premissa 4:
A equipa tem de ser moldada às ideias do JJ mas também às características dos jogadores. Não vale a pena continuar a fazer de conta que o Gelson dá ao 4-4-2 o mesmo que o João Mário, que o Bas Dost faz o mesmo serviço que o Slimani, ou que o Alan Ruiz é avançado, por exemplo. JJ terá de ser flexível e perceber que deve tentar aplicar as suas ideias de acordo com os jogadores que tem e não tentar promover mudanças contra-natura em alguns jogadores para satisfazer os seus dogmas.

Premissa 5:
Reforçar, dentro do plantel, o sentimento de identidade com o clube e o futebol português. Pode ser preconceito meu, mas nunca gostei de planteis formados em larga maioria por jogadores pouco familiarizados com o clube, o campeonato e o país. Sobretudo quando muitos deles chegam ao mesmo tempo. Quer parecer-me que fica a faltar alguma coisa. No nosso caso, esse tipo de plantel, especialmente aqueles que contaram com muitos reforços vindos de fora no mesmo defeso, não deram grande resultado nos anos mais recentes.

Dentro desta ideia, gostaria de ver um Sporting a apostar mais num 4-2-3-1, que garante à equipa maior equilíbrio e nos permite tirar maior rendimento de alguns jogadores que temos no plantel e outros que temos emprestados. Nessa lógica, agradava-me um plantel deste género:

GUARDA-REDES
Patrício e Beto dão qualidade e segurança. Não acho que a contratação de um terceiro guarda-redes seja essencial ou sequer prioritária, mas apostaria na contratação de um jogador experiente (nomeadamente na liga portuguesa) a custo zero e baixo salário.

LATERAIS
Varreria tudo. No entanto, já ficaria satisfeito se desse para despachar o Jefferson e o Esgaio. Os únicos com que ponderaria ficar, no sentido de não promover demasiadas mudanças e tendo em conta que o treinador é o JJ, seriam o Schelotto e o Marvin, mas nunca como primeira opção. Contratar dois titulares batidos, gastando, se for preciso, uma boa parte do dinheiro disponível para investir aqui. Para alternativas aos titulares, ainda que me pareça que a manutenção dos dois referidos sejam válidos, preferia, por exemplo, ter o Diogo Figueiras (que tem a vantagem de ser polivalente) e o Afonso Figueiredo.

CENTRAIS
Amarrar Coates, manter Semedo e Paulo Oliveira. Ponderar o que fazer a Douglas. Ainda que não me choque a sua presença no plantel, creio que não é melhor do que os outros 3, ganha demasiado para essa condição e há o Domingos Duarte pronto para dar o contributo.

MÉDIOS-CENTRO
Devolver Meli, despachar Petrovic e vender Elias (incluir o brasileiro num negócio por algum jogador do campeonato lá do sítio, onde não faltam bons potenciais reforços, também é opção). Definir a situação do Paulista: se não conta, é vender ou emprestar. De resto, manter William, Adrien e Palhinha, contratar Miguel Veloso, a custo zero, como alternativa às duas posições centrais do meio-campo.

MÉDIOS OFENSIVOS (10)
Manter o Alan Ruiz (o investimento feito e o talento que o jogador demonstra exigem-no, ainda que o seu rendimento seja sofrível até ao momento) e trazer de volta o Geraldes, encarando-o como uma opção séria para a titularidade. Contar ainda com o Iuri para a posição.

EXTREMOS
Campbell e Markovic estarão de regresso aos respectivos clubes e, imo, nenhum deles justifica tentar a contratação definitiva. Com pena minha, mantendo o rendimento desta época, Bryan é para vender (se possível a um clube da China ou do Médio Oriente, onde a oportunidade de inflaccionar o valor é sempre maior). Manter Gelson, apostar em Matheus. Para mim, seriam os titulares. Manter também Bruno César, trazer o Iuri de volta e fazer uma contratação. Por mim, apostaria em mais um regresso, ainda que possa ser polémico: Bruma (no final da época estará a um ano de terminar contrato e, após 4 épocas de alguma estagnação, talvez estivesse disposto a regressar à casa de partida para rectificar o erro de ter saído tão cedo - acho até que já deu sinais disso várias vezes). Caso não haja reforço, ponderaria o regresso do Podence, embora veja alguma vantagem em mantê-lo emprestado.

PONTA-DE-LANÇA
Bas Dost indispensável. Despachar Castaignos e procurar um negócio interessante para o André no Brasil e para o Téo onde quer que o queiram. Se o resto da época correr bem ao Spalvis, fazê-lo regressar. Contratar um jogador (gostava muito de resgatar o Bonatini das arábias).
Há por aí algum treinador a querer jogar em 3*4*3?

Rui
  Mama    William   Coates

Gelson  Adrien Geraldes Augustinsson

Lima    Podence
                Dost

O futebol mudou meus caros!
Agradeçam ao Conte
.l.
Consigo compreender alguns comentários que sugerem as vendas de William e Adrien. Por vários motivos, consigo entendê-los.

Mas de cabeça quente não se tomam boas acções e a não ser que surjam boas propostas, daquelas acima dos 30M, são obviamente para manter.

Não podem é jogar todos os jogos como este ano. Há que rodar.
Caso não consigamos esta época temos que vencer o título na próxima. Quero se lixem as taças, UEFA, o que seja, quero é ser campeão. Espero que o JJ continue porque ele é bom treinador, apenas acho que a equipa se foi bastante abaixo com as derrotas injustas na Liga dos Campeões e com alguns empurrões para baixo no campeonato, mas confio nele para nos levar ao título. Posto isto, apostava na seguinte equipa para a próxima época:

Baliza
Aqui estamos muito bem servidos, não há nada para mexer.

Lateral direita
Urge contratar jogadores que sirvam para a posição. Com a renovação do Schellotto penso que temos a segunda escolha coberta, fica a faltar um verdadeiro titular que saiba o que faz. Esgaio é bom para terceira escolha mas pode ter guia de marcha caso encontremos um verdadeiro titular.

Centrais
Douglas está cá a fazer número, Paulo Oliveira não entra nas contas do treinador. Gostava de poder contratar um cérebro para o Rúben Semedo mas infelizmente tal não é possível. Assim sendo, apostava no regresso do Tobias e na contratação de uma verdadeira alternativa para o lugar, alguém que coloque os titulares em sentido e que aproveite eventuais oportunidades para agarrar o lugar.

Lateral esquerda
Renovação completa das opções para o lugar. Seja Marvin, seja Jefferson, seja Bruno César, nenhum deles tem lugar na nossa equipa. Despachava os dois primeiros, chamava o Jonathan de volta e contratava uma real mais valia.

Trincos
William Carvalho precisa de concorrência e de alguém que lhe possa dar algum descanso quando necessário. Bruno Paulista não é bem um trinco mas até se pode adaptar, mas penso que um jogador como o Palhinha merecia mais oportunidades nesta posição.

Box to Box
Despachar o Elias, por favor. Com ele pode ir o Meli que só veio encher o plantel e não acrescentou nada. Vejo no Gauld um jogador para poder dar descanso ao Adrien mas acho que devíamos contratar alguém que tenha características semelhantes. Não vale a pena andar a tapar buracos com cepos de terceira categoria.

Extremo direito
Gelson é uma máquina, sem dúvida, mas ainda tem muitas dores de crescimento. Gostava que tivéssemos um jogador mais cerebral, mais pausado, alguém capaz de marcar o ritmo de jogo. Mais uma posição que necessita de alternativas urgentemente. Temos o Iuri Medeiros que encaixaria que nem uma luva nesta posição.

Extremo esquerdo
Não me importava de ficar com o Joel Campbell, o rapaz é muito esforçado e tem excelentes pormenores. O grande problema é que a alternativa, o Bryan Ruiz, tem vindo a cair de qualidade e já não acrescenta grande coisa. Podemos e devemos investir forte nesta posição. Caso haja oportunidade e não fiquemos com o Joel devemos manter o Matheus e dar-lhe oportunidade na equipa principal. Temos ali um Gelson em potência, só temos de saber utilizá-lo.

Segundo Avançado
Gosto do Alan Ruiz, acreditem. Falta, no entanto, um segundo avançado que se mexa mais, alguém com mais pedalada e menos cerebral que o Argentino. Acaba por ser um pouco o oposto da posição de Extremo direito. A rever.

Ponta de Lança
Aqui estamos francamente bem servidos com Bas Dost, mas não temos alternativas. Apostava no regresso do Spalvis e numa contratação não muito cara mas que rendesse uns golos caso o primeiro se lesionasse e o segundo não rendesse.

O investimento global nunca deveria ultrapassar os 30 milhões de euros, mas acho que devíamos apostar depois desta época francamente positiva no campo financeiro e gastar dinheiro onde ele precisa de ser gasto. Há que aproveitar a prata da casa, como é óbvio. Assim sendo, apostaria num orçamento de 5 milhões para o Coates e de 5 milhões para cada lateral. Não sei se seria possível, mas com os restantes 15 poderíamos tentar negociar o Joel Campbell + um extremo direito completo. Apostaria no Gauld, Palhinha e Iuri Medeiros. Poderíamos, ainda, baixar a rúbrica de despesas com pessoal ao "despachar" nomes como Douglas, Jefferson, Marvin, Petrovic, Meli, Elias, Markovic, André Balada e Castaignos. Só aqui devem estar mais de 10 milhões anuais de despesa que poderiam ser canalizados para um reforço daquele fundo de 30 milhões para contratações.

Temos o dinheiro, temos o potencial, falta saber aplicar tudo isto numa equipa coesa, coisa que não temos agora.