[Copa América] 3º/4º Lugar | Estados Unidos da América - Colômbia

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Colômbia fica em 3º lugar
1. é incrível como (se) aceita de bom grado esta apatia|desinteresse de atletas profissionais por ser uma partida de 3º/4º. :menos:

"ah, estão desmoralizados por terem sido eliminados", "ah, é um prémio de consolação" (...) imagine-se o que seria se nos meetings de Judo|Esgrima|Vólei|Andebol - e poderia referir outras tantas modalidades! - os atletas (se) borrifassem para o pódio por estarem simplesmente amuados por já não poderem ser vencedores? É uma realidade que (se) aceita no futebol e que apenas cultiva a mentalidade de "prima-dona" existente na modalidade.

É um torneio internacional, onde representam o seu País, o objectivo terá de ser - obrigatoriamente! - o de terminar na melhor posição possível, discursos como o de "ah, é o jogo que ninguém quer jogar" são inadmissíveis quando (nos) apercebemos que esta é a sua profissão e que à imagem de qualquer trabalhador têm de (se) esforçar por apresentar os melhores resultados e se o melhor for um 3º e não um 4º, que trabalhem para o 3º.

Percebo o que dizes mas não dá para comparar o futebol com esses desportos, é diferente. Tens por exemplo o caso dos Jogos Olímpicos, cuja participação é o ponto mais alto da carreira dos atletas da esmagadora maioria dos desportos, mas no caso do futebol já se sabe a importância que tem. Basta dizer que na prática futebol nos JO é uma competição sub-23, com umas excepções pelo meio.

E no caso dos terceiros lugares o princípio é o mesmo, no futebol o terceiro lugar não é valorizado, é assim que funciona, não há nada a fazer. Não há aquela cultura de medalhas, dos outros desportos, onde ganhar uma medalha de bronze nuns Campeonatos da Europa, do Mundo ou nuns JO, é um excelente resultado nas outras modalidades.

Eu mesmo que queira, racionalmente, dar importância a um terceiro lugar numa competição em futebol, não consigo. Não é a mesma coisa.