A Formação do Sporting - Tópico Geral

ACADEMIA EM DESTAQUE NO 'NEW YORK TIMES'
Reportagem da publicação norte-americana elogia a formação leonina e destaca Ronaldo

"Não queremos que eles [jovens de Alcochete] sejam profissionais aos 14 anos. Queremos que ainda sejam profissionais aos 20". Esta é uma das frases marcantes do trabalho que o 'New York Times' (NYT) fez sobre a Academia de formação do Sporting. Este foi, de resto, um dos 'segredos' que Virgílio Lopes, diretor da Academia, revelou ao NYT acerca do método aplicado em Alcochete. Um método que permitiu à publicação norte-americana dizer, por exemplo, que "Ronaldo é o grande achado de [Aurélio] Pereira, mas está longe de ser o único".

Melhores do que Barcelona, Real Madrid ou Manchester United?

O NYT fez uma reportagem extensa sobre uma Academia "que é destacada pelo Centro Internacional de Estudos Desportivos como mais produtiva do que a do Barcelona, Real Madrid ou Manchester United". Virgílio Lopes, Luís Martins e Aurélio Pereira, os três atuais rostos do 'viveiro' de Alcochete, foram os mais destacados nesta reportagem. Eles e Ronaldo, claro.

A história da vinda para Lisboa do agora craque do Real Madrid, para o NYT, "pode ser contada como um conto de fadas, mas deve ser entendida como um case study". E foi este 'study' que o jornal norte-americano tentou perceber junto dos responsáveis da Academia do Sporting. Virgílio Lopes confidenciou que clubes de todo o mundo visitam a Academia, procurando reproduzir um modelo de sucesso: "Contamos tudo o que podemos". "Bem, contamos quase tudo o que podemos", corrigiu.

'Não' ao método do Barcelona, 'sim' aos métodos menos tradicionais

Um dos focos deste trabalho do 'New York Time's foi a estratégia que leva a que de Alcochete não saia um jogador, de quando em vez, mas sim vários de uma vez. "O staff do Sporting incorpora elementos menos tradicionais", avança, aludindo ao futebol-squash e ao futevólei que Luís Martins diz "ajudarem [os jogadores] na tomada de decisão livre".

Acerca do tão famoso método do Barcelona – aplicar um modelo e uma ideia de jogo comuns, desde as escolinhas até aos seniores –, Luís Martins defendeu que, em Alcochete, não consideram essa abordagem importante, dado que "os jogadores devem estar aptos a jogar em diferentes cenários, porque é o que os profissionais devem fazer".

Aurélio, o 'caça-talentos'

Luís Martins defendeu ainda, ao NYT, que uma das chaves do sucesso é o recrutamento e que, nessa área, ninguém é melhor do que o Sporting. E acerca de recrutamento, fala-se de (e com) Aurélio Pereira, que explicou o método de construção do gabinete de recrutamento, em 1987: "Falei com treinadores, árbitros, bombeiros e polícias, sobre os jogadores mais promissores", disse, antes de acrescentar: "Trouxemos os melhores para Lisboa, para treinar. Foi assim que nos tornámos o primeiro clube em Portugal a organizar scouting jovem a nível nacional".

E foi desta forma, escreveu o 'New York Times', que Aurélio Pereira "construiu uma base de dados tão fiável que, ouvindo falar de um miúdo promissor de 12 anos – numa ilha mais próxima da costa africana do que de Lisboa –, o presidente de um núcleo do Sporting pôde escrever ao clube, aconselhando-os a olhar para aquele rapaz".

Record
CAMPEÕES EUROPEUS 'MADE IN SPORTING' HOMENAGEADOS
Por Jornal Sporting
23 Nov, 2016
NOTÍCIAS
William Carvalho, Adrien Silva, Cristiano Ronaldo e Rui Patrício foram distinguidos pela conquista do título europeu em França

Um título é sempre um título. Ainda para mais quando está em causa um Campeonato da Europa de Selecções, conquistado por Portugal. Melhor ainda quando 10 jogadores formados no Clube, os 'Aurélios', se revelaram preponderantes na conquista.

Nesse sentido, e com três desses atletas 'made in Sporting' ainda a jogarem de leão ao peito, aproveitando também a visita de Cristiano Ronaldo a Lisboa, o Presidente Bruno de Carvalho homenageou os campeões europeus que estiveram em Alvalade num momento simbólico.

Pepe, ausente da convocatória do Real Madrid, também foi distinguido, com a placa comemorativa a ser entregue a um representante dos merengues que a fará chegar ao internacional português.

http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/noticias/2016-11-23/campeoes-europeus-made-sporting-homenageados
DRIBLAR AS FINTAS DA VIDA NO CENTRO NAVARRO PAIVA
Por Jornal Sporting
02 Dez, 2016
NOTÍCIAS
Jovens da formação leonina visitaram o NCP e viveram uma experiência inesquecível

A grande maioria das pessoas já conhece o poder que o futebol tem fora das quatro linhas. Pelo mundo surgem variadíssimos casos em que o mediatismo da modalidade não serve apenas para lotar estádios e por isso se defende: "não é só futebol".

Todos os atletas, directores, treinadores e responsáveis do Sporting Clube de Portugal que entraram no Centro Navarro Paiva, em Lisboa, - local que faz parte da Direcção Geral de Reinsercão e Serviços Prisionais, destinando-se a aplicar medidas tutelares a jovens, entre os 12 e os 16 anos, que cometeram actos punidos por lei - para sentirem os limites da liberdade, saíram emocionados e com o pensamento renovado.

"Nunca mais vou esquecer este dia. É muito importante para nós percebermos algumas situações da vida dando valor ao que temos. Quando chegar à Academia vou contar a todos o que levei desta experiência. É bom que saibam o que há para lá dos muros da nossa casa", afirmou Sérgio Velosa, jogador dos juvenis. Um testemunho sentido de quem, durante algumas horas, percebeu o que é perder a liberdade física.

Luís Martins, director técnico da formação, também marcou presença na iniciativa do Gabinete de Apoio e da Fundação Sporting, tal como Ricardo Vaz e Pedro Baptista. No final, as palavras 'tremiam'. "Até eu, como técnico da formação, fico grato por perceber estas realidades. Estar aqui é uma fonte de satisfação pessoal e profissional", sublinhou, antes de oferecer uma camisola do Sporting CP, assinada pelos jogadores, a Rogério Canhões, director do estabelecimento.

No final, jogou-se futebol. Porque só nesses momentos é que o pensamento voa, os pés conseguem sonhar e os rapazes e as raparigas se esquecem que existem paredes a limitar-lhes o horizonte. Pode ler a reportagem na íntegra na edição desta semana do Jornal Sporting.

http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/noticias/2016-12-02/driblar-fintas-da-vida-no-centro-navarro-paiva
Alguém me sabe dizer quem nos primeiros minutos deste vídeo é o número 10, capitão?
Uma das atividades principais levadas a cabo por mim (e restantes colegas) na época passada, em que fiz estágio nos Benjamins B.

"Classe e qualidade. Vamos lá ganhar esta merd* caralh*"
Pedro Barbosa
José Turbo vai rodar na 3ª divisão espanhola.

Um exemplo para todos os jogadores que pensam no dinheiro antes de pensarem na carreira.
S C P - 1 9 0 6
Alguém me sabe dizer quem nos primeiros minutos deste vídeo é o número 10, capitão?

Parece ser o Bernardo Sousa. Mas posso estar em erro.

SL
S C P - 1 9 0 6

SL

O Bernardo Sousa juvenil? O 10 parece-te ter 16 anos?

SL

O Bernardo Sousa juvenil? O 10 parece-te ter 16 anos?

Pensava que o video era de 2015.  :wall: Sendo assim não sei
S C P - 1 9 0 6
Esse Gabriel Carvalho parece ter muita qualidade.
"Eu queria ser poeta mas poeta não posso ser, porque um poeta pensa muito e eu só penso na luz a arder."
Esse Gabriel Carvalho parece ter muita qualidade.
o Gabriel Carvalho é de 2004 e joga muito, natural de Matosinhos o outro craque da equipa é o esquerdino Martim Marques de Fermentelos.
SL
Manhã fantástica de sol na nossa academia. Nós, EAS Moita 2006, fomos convidados pelo Sporting 2004 e 2005, (meninas), para fazer um jogo de treino. Quer os nossos meninos quer as nossas meninas deram bem conta de si. Uma manhã bem passada na nossa academia.
Uma boa análise do Aurélio Pereira no Jornal Sporting sobre a fase final da formação.

Deu grande importância na componente académica.

Uma passagem de pelo menos 45 jogos na B, pelo menos um ano e quase sempre menos que três.

Rodar em clubes com mística, independentemente da dimensão. Os miúdos não têm noção de nada no ninho da Academia, precisam de conhecer este tipo de realidades para amadurecer.
Alguém me sabe dizer se temos captação ou formação no Cova da Piedade?

Sempre que venho do trabalho passo por lá perto e vejo miúdos com as nossas cores a treinar...

Herói neoliberal – Entende-se como sendo o individuo que usufruindo dos benefícios do estado social,
opta por esquemas de fraude e evasão fiscal em prejuízo do bem comum.

Sempre que venho do trabalho passo por lá perto e vejo miúdos com as nossas cores a treinar...

É uma das nossas (muitas) Academias que está sediada no clube.

É uma das nossas (muitas) Academias que está sediada no clube.

Obrigado @Pedro Rodri:great:
Herói neoliberal – Entende-se como sendo o individuo que usufruindo dos benefícios do estado social,
opta por esquemas de fraude e evasão fiscal em prejuízo do bem comum.