Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal


Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Agosto 21, 2014, 05:29

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Formação do Sporting (Moderador: sotnas) Tópico:

Entrevista Treinado do Olivais e Moscavide

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Entrevista Treinado do Olivais e Moscavide (Lida 1211 vezes)

Entrevista Treinado do Olivais e Moscavide , « em: Fevereiro 28, 2007, 12:50 »



*

Mensagens: 1840
Localidade: Lisboa
Masculino


Entrevista oportuna, feita pelos leitores:

http://www.sportugal.pt/noticia.php?noticiaID=18038

Destaques:

André Marques
Citar

A questão dele é nós conseguirmos ultrapassar alguns obstáculos, principalmente ao nível da intensidade de jogo, e já falámos disso, e temos vindo a conseguir ultrapassar.


Como já aqui tínhamos diagnosticado.

Citar
O Saleiro está cada vez mais consistente e a evoluir num sentido correcto, mas espero que dentro de um ano ou ano e meio o Saleiro esteja pronto para vestir aquela camisola.


hum...

Citar
O que está mais pronto é o André Marques. Os outros três estão no caminho certo mas não tão prontos como o André.


Citar
O Pereirinha, em condições completamente diferentes, também tem umas capacidades que para mim vai estar nos 10 ou 15 melhores jogadores de Portugal, porque é uma coisa soberba.

 Smiley

A.A.
Registado


Re: Entrevista Treinado do Olivais e Moscavide , « Resposta #1 em: Fevereiro 28, 2007, 13:45 »

S.Guerreiro

Parece ter uma forte personalidade ,mas ainda vai ter que provar muito ao longo da sua carreira este Rui DiasDesejo-lhe muita sorte e que para já ajude ao SCP a acabar a formacao de alguns dos nossos valores.

Espero bem que ele tenha razao no que diz sobre o A.Marques para podermos despachar o Ronny e ter um defesa esquerdo á maneira!!!

Quanto ao Paím,fico na minha....penso que o Sporting vai continuar a taratá-lo de forma "especial" e por isso penso que vai ser integrado no plantel.Esteja ele pronto ou nao.E espero que ele nao desilude ninguem(clube,adeptos e ao Rui dias ;-) )
Registado
Entrevista Treinado do Olivais e Moscavide , « Resposta #2 em: Fevereiro 28, 2007, 14:20 »


Ex-Ricardo Martins Pereira

No avatar!

*
Júnior

Mensagens: 2826
Masculino


Não há nada como pôr tudo o que ele disse sobre os leões e sobre a formação do Sporting:

2007-02-28 | 00:12:11
Rui Dias

'Marques está pronto,
Fábio Paim ainda não'

Rui Dias é um dos mais jovens e promissores treinadores portugueses. O técnico do Olivais e Moscavide disponibilizou-se a responder às questões enviadas pelos leitores do Sportugal, e numa extensa entrevista revela ser um profissional ambicioso, um estudioso do futebol e um mentor para os jovens dos clubes grandes que passam pelo clube da Liga de Honra.

Numa temporada em que muito se tem falado sobre a formação de jovens jogadores em Alcochete, na Academia do Sporting, Rui Dias treina algumas das maiores promessas do futebol português provenientes das escolas verdes e brancas. O treinador do Olivais e Moscavide analisa, nesta primeira parte da entrevista, os jovens leoninos emprestados ao clube da Liga de Honra: Fábio Paim, André Marques, Saleiro e Celestino.

Na opinião de Rui Dias, os sportinguistas podem ficar descansados com a qualidade dos jovens formados em Alcochete e que agora dão os primeiros passos no futebol profissional com a camisola do Olivais e Moscavide, trajecto semelhante ao de Miguel Veloso. O treinador garante que o defesa André Marques tem qualidades para vingar na Liga com a camisola do Sporting já na próxima temporada. Leia ainda a opinião sobre a grande esperança Fábio Paim.

"Saleiro tem uma capacidade tremenda"

Será que vai fazer de Fábio Paim, o número 10, e Carlos Saleiro, o avançado, as próximas estrelas que o Sporting precisa depois de Balakov e de Manuel Fernandes que tanta falta fazem ao Sporting e à selecção? Nuno Viegas, Luxemburgo
O Paim tem muita qualidade mas tem um percurso enorme para percorrer. Tem que evoluir em alguns momentos como jogador, já falámos com ele, e a nível profissional vai ter que aprender muito ainda. É um miúdo que foi sempre super-protegido no Sporting mas vai ter que sofrer um pouco e habituar-se a lutar para conquistar aquilo que quer. Se ele realmente quer, vai ter que o conquistar, mas não sou eu ou algum colega que o vai conquistar por ele. Se ele tiver cabeça e capacidade vai lá chegar.
O Saleiro tem uma capacidade tremenda, mas nem todos os jogadores evoluem da mesma forma, alguns podem demorar mais um ou dois anos, e temos falado disso com o Paulo Bento. O Saleiro está cada vez mais consistente e a evoluir num sentido correcto, mas espero que dentro de um ano ou ano e meio o Saleiro esteja pronto para vestir aquela camisola.
O André Marques é um jogador que considero quase pronto para a equipa principal do Sporting, o Celestino está cada vez mais consistente e a evoluir no sentido mais correcto.

André Marques pode ser o defesa esquerdo que falta ao futebol português? Parabéns pelo bom trabalho desempenhado e felicidades para o futuro! Henrique Castro, Porto
Tenho essa certeza. A questão dele é nós conseguirmos ultrapassar alguns obstáculos, principalmente ao nível da intensidade de jogo, e já falámos disso, e temos vindo a conseguir ultrapassar. Tenho a certeza que ele vai lá chegar mais ano ou menos ano. Já falámos com ele e temos a certeza que vai conseguir, seja comigo ou com outro, pois tem muita qualidade. Tem esse problema mas está no caminho correcto e no sítio correcto. Está a criar as bases suficientes para chegar lá, acredito que seja já no próximo ano.

"Paim tem um feitio muito especial"

Acompanho há uns anos a evolução de Fábio Paim. Sabendo do seu temperamento, ao que dizem pouco indicado para um jovem (dentro do campo e fora dele), mais a mais na transição de júnior para sénior onde muitos jovens promissores se perdem… pergunto-lhe se se sente com responsabilidade, ou melhor, com motivação para educar esse miúdo e pô-lo a jogar o que sabe com regularidade... e se acha que na época 2007/2008 ele poderá ser influente na equipa do meu grande Sporting? Pedro, Guimarães
Acho que ainda é muito cedo para o Paim. Ele ainda é júnior e neste momento não está pronto, a não ser que o Sporting decida que o quer lá, e ficaria muito contente. Ele tem um feitio muito especial, mas quais são os craques que não têm? O Quaresma, o Cristiano Ronaldo, etc.
Acho que temos de compreender estes talentos e fazer-lhes entender o que é isto do futebol. O temperamento do Paim não é assim tão difícil, é um miúdo espampanante, mas é o que quero que ele seja dentro do campo também. Se não queremos tirar isso dentro do campo como jogador, também não queremos tirar fora do campo. Ele faz o que faz em campo porque é assim fora dele, é despreocupado, é um miúdo que adora jogar futebol e isso eu nunca lhe poderei tirar. Agora, tenho é que lhe dar algumas regras que ele ainda não adquiriu e às vezes isso adquire-se de forma difícil. Depois é aproveitar o talento dele para fazer o resto.

Mister Rui Dias, na sua opinião qual ou quais dos jovens (do Sporting) que o senhor treina todos os dias, tem mais potencial para poder ser titular do Sporting Clube de Portugal o mais breve possível? Carlos Ferreira, Lisboa
O que está mais pronto é o André Marques. Os outros três estão no caminho certo mas não tão prontos como o André.

Os resultados da parceria com o Sporting são os esperados? Luís Moreira, Lisboa
Claro, porque permite-nos duas coisas: baixar o orçamento, que é uma política clara, não podemos competir com os orçamentos da Liga de Honra. Por outro lado, o Sporting consegue potencializar os jogadores. Escolheu o Olivais e Moscavide e o Estoril, tem tido mais proveito com os jovens que leva daqui, que têm encaixado na equipa principal. Mas já teve com outros clubes, com o Casa Pia, que conseguiu potencializar o Yannick Djaló. Penso que tem sido proveitosa para nós e para eles. O ideal era nós termos os nossos próprios jogadores, rentabilizá-los ao máximo. Mas não é possível porque não conseguiríamos ter jogadores desta qualidade pelo preço que pagamos por eles. Este é o nosso perfil, os nossos jogadores seniores têm vindo do Sporting, Benfica, Belenenses e Estrela da Amadora, todos passaram por esses clubes. O ideal é daqui a uns anos poder dizer que temos jogadores formados no Olivais e Moscavide e estamos no caminho certo para que isso possa acontecer. Mas esta parceria é proveitosa, sem dúvida.

O que sente depois de estar a ensinar um jogador e a meio da época ele vai-se embora? Alegria pelo avanço da carreira do jogador ou frustração por ver a equipa fragilizada e ter de começar de novo? Luís Moreira, Lisboa
Ver o Pereirinha, o Miguel Veloso, e mais dois ou três que eu sei que vão voltar ao Sporting, para mim é um grande motivo de orgulho. Não passa pela cabeça das pessoas a dificuldade que é trazer um júnior do Sporting para aqui. O Pereirinha foi uma luta enorme por parte da nossa direcção para conquistar junto do Sporting essa possibilidade. Reconhecíamos que o jogador tinha algumas dificuldades mas também muitas capacidades. Quando conseguimos trazê-los e depois os ajudamos a evoluir num caminho mais certo, é sempre bom eles saírem, e depois vêm outros e recomeçamos novamente o processo. Mas é sempre mais positivo que negativo.


"Miguel Veloso chegou aqui altamente frustrado"

Parabéns pelo excelente trabalho. Como é lidar com jovens que, suponho, têm enormes sonhos, mas que ao mesmo tempo são ultrapassados nos seus clubes por estrangeiros, por vezes de valor muito duvidoso? Nuno Valente, Algueirão
É difícil. A estratégia que utilizamos normalmente é a fixação de objectivos. Nós temos um ou dois casos aqui de jogadores que achavam que tinham lugar nas equipas – e ainda bem que têm essa ambição – mas que foram ultrapassados por outros jogadores. Agora, eles precisam de melhorar e estabelecer objectivos para eles e trabalhar consoante esses objectivos. Fixar aquilo que ele tem que melhorar a nível de tarefa e depois melhorar os aspectos que tem a melhorar a nível emocional e afinco profissional. E depois é uma questão de promoção e a promoção é fazer os melhores resultados aqui. Às vezes não é fácil, a primeira fase é de descrença mas depois começa a acreditar, a ver e a conquistar o seu espaço. Lembro-me perfeitamente que o Miguel Veloso chegou aqui o ano passado, fez a pré-temporada com os seniores e nunca foi utilizado, nem uma vez saiu do banco, estava altamente frustrado. Nos primeiros quatro ou cinco jogos nem convocado era. Depois vai conquistando o seu espaço, sabe o que tem de evoluir e fazer melhor, e o que acho que faz a diferença é nós dizermos concretamente aquilo que tem de fazer. Não é só dizer que tem de ser melhor jogador, temos que lhes dizer claramente aquilo que têm de fazer. Na altura, com o Miguel Veloso, era o jogo posicional e o espaço de cobertura nas costas. Dizer-lhe claramente como ter que fazer, onde vai fazer, em que momento é que tem de fazer, para ele poder evoluir. O Pereirinha a mesma coisa, mas com outras dificuldades. Fixamos objectivos claros, concretos e mensuráveis, porque medimos sempre os objectivos. “Olha, conseguiste 10 vezes aquilo que pretendíamos. Desta vez já conseguiste 16 ou 17, estás a melhorar”, dizemos-lhes. Quando conseguem esse objectivo, recriamos outro. E à medida que vão evoluindo e conquistando o seu espaço, vão ficando mais jogadores também.

Rui, para si qual o jovem que lhe passou pelas mãos que lhe impresionou mais a nivel táctico, técnico e humano? André Mário, Oeiras
É difícil de dizer, tenho aqui jovens com muito valor. O primeiro que me passou realmente de grande valor foi o Miguel Veloso. Ele tem umas condições extraordinárias para ser um grande jogador. O Pereirinha, em condições completamente diferentes, também tem umas capacidades que para mim vai estar nos 10 ou 15 melhores jogadores de Portugal, porque é uma coisa soberba. Mas se calhar por ser o primeiro desde que estou aqui no Olivais e Moscavide, vou escolher o Miguel Veloso.


"Benfica pode igualar o Sporting a nível de qualidade"

Depois da análise aos jovens leoninos emprestados ao Olivais e Moscavide, Rui Dias responde aos leitores do Sportugal sobre os futebolistas emprestados pelo Benfica. Na terceira parte desta entrevista, o técnico fala sobre os três jogadores emprestados pelo clube encarnado e compara a formação em Alcochete e no Seixal.


Acha que o Fernando Alexandre, o Hélio Roque e o Luís Zambujo podem vir a impor-se no Benfica? Rui Sérgio Agostinho, Faro

Depende do espaço e oportunidades que lhes forem dadas. A capacidade de se impor ou não também tem a ver com o dar espaço para os miúdos se imporem. Penso que os três estão em momentos diferentes. O Hélio está mais pronto, mas tem uma coisa contra ele, que é a estrutura física, que não o ajuda. O Fernando está a caminhar no caminho correcto mas teve agora uma lesão que o impossibilita de continuar os trabalhos. O Zambujo veio com um pequeno toque e ainda não teve possibilidade de jogar, mas é um excelente jogador, com um bom futuro e uma grande capacidade. Estou ansioso por ver se em termos competitivos me pode dar o mesmo que me tem dado nos treinos. Se eles podem integrar ou não a equipa do Benfica, depende do espaço que for criado para isso. O Sporting cria esse espaço, neste momento 40 ou 50% do plantel vem da formação, no Benfica apenas 10 ou 15%. Acho que mais cedo ou mais tarde o Benfica vai caminhar no sentido de ter mais jogadores da formação no plantel.
O Fernando aposta mais no João Coimbra, mas o Zambujo, o Hélio Roque e o Fernando Alexandre também acho que começam a ter o seu espaço. Acho que mais um ano ou dois e deviam ter o seu espaço para concretizar os objectivos deles.

Os jovens benfiquistas que tem no seu plantel, em particular o Hélio Roque, têm futuro no futebol profissional de elevado nível, ou será quer a formação do Benfica não permite que os seus jovens atinjam o nível já visto em jogadores do Sporting, alguns com passagem pelo Olivais e Moscavide? Manuel Vieira, Lagoa
Primeiro temos que perceber o que é o produto Sporting. Neste momento, desde há dois anos atrás, foi a primeira geração que claramente saiu da Academia. Estão habituados às condições que falámos, sem pelados, com excelentes condições, é normal que tenham mais qualidade. O Sporting tem apostado nos mesmos treinadores para a formação, estão lá há dez anos, conhecem os miúdos melhor que ninguém. O Benfica ainda tem vivido alguns momentos avulso mas está a encontrar alguma estabilidade, treinam no Seixal e podem requerer a qualidade que o Sporting tem. O Sporting vive muito à base de um senhor chamado Aurélio Pereira, que consegue garantir, através do Departamento de Recrutamento, que os melhores jogadores vão para lá. O Benfica, com o nome que tem e um bom Dep. Recrutamento, poderá igualar o Sporting a nível de qualidade. Neste momento são jogadores que têm muita qualidade só, mas a nível de formação era exigido outro nível, que não estavam aptos para responder na altura em que foram chamados. O Paulo Bento pode chamar um júnior, e como já teve aquela qualidade de treino e intensidade de jogo, está apto a responder. O Benfica porque não tinha condições de treino tão boas não têm a mesma preparação que os jogadores do Sporting, mas penso que já mudaram isso e estão no caminho certo. Espero que assumam que aquele produto que estão a fabricar e a gastar dinheiro é para potencializar e têm que abrir espaço na equipa sénior para que isso se faça. Só me lembro de ter visto isso com o Camacho, que apostou no Manuel Fernandes, e pouco mais.


O resto da entrevista também me pareceu muito interessante. O homem tem futuro, vai lá.
Registado
Entrevista Treinado do Olivais e Moscavide , « Resposta #3 em: Fevereiro 28, 2007, 15:28 »



*

Mensagens: 7009
Idade: 41
Localidade: Lisboa
Masculino


A analise que ele faz ao Paim é em tudo igual àquela que é feita pelas pessoas que acompanham a formação do Sporting !!!

As minhas esperanças em relação a este joagdor são poucas
Registado

Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Formação do Sporting (Moderador: sotnas) Tópico:

Entrevista Treinado do Olivais e Moscavide

« tópico anterior seguinte »
Ir para:

Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2011, Simple Machines
Tema SMFone modificado por Avantix e Paracelsus.
Optimizado para o Mozilla Firefox na resolução 1024 x 768.
© 2004 - 2010 | Fórum SCP | Alguns Direitos Reservados
Fórum não-oficial do Sporting Clube de Portugal

Ajuda | | Sitemap | Política de Privacidade