Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Outubro 31, 2014, 09:59

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Formação do Sporting (Moderador: sotnas) Tópico:

Cristian Ion Ponde

Páginas: [1] 2 3 ... 9 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Cristian Ion Ponde (Lida 41039 vezes)

Cristian Ion Ponde , « em: Fevereiro 16, 2007, 09:12 »

Ex-Ricardo Martins Pereira

No avatar!

*
Júnior

Masculino

Depois de tanto se ter especulado sobre o miúdo romeno, aqui estão notícias dele:

«Cristian Ponde já brilha nos infantis

O pequeno fenómeno contratado ao Olhanense há quase dois anos desloca-se a Lisboa ao fim-de-semana para jogar pelos leões, dando mostras do seu precoce talento. O JOGO já lhe tirou a pinta…
FILIPE ALEXANDRE DIAS

Sábado acorda preguiçoso em Pina Manique. Entre bocejos, um pequeno núcleo de pais e filhos, a que se juntam alguns curiosos, aglomera-se nas bancadas de um dos campos do complexo do Casa Pia, pólo dos escalões de escolinhas e infantis do Sporting. Na equipa leonina, que entra no recinto aprumada na pequenez irreverente de quem já se arroga o estatuto de craque, sobressai um miúdo alto – para os seus 12 anos – e de cabelo escuro, que todos os fins-de-semana não tem os pais para o levar ao campo e lhe lançar gritos de incentivo. Nem por isso se lhe nota um só traço de tristeza. Ele está no seu elemento, na idade dos sonhos, e o que acalenta é do tamanho do mundo, é a sua companhia, o amigo imaginário a puxar por ele na bancada, na esperança de que a sorte o acompanhe até algo melhor, mais grandioso. O miúdo chama-se Cristian Ponde, filho de emigrantes romenos que causou sensação quando, em Março de 2005, O JOGO o “descobriu” em Olhão – para onde foi viver com os pais, em busca de uma vida digna –, a assinar contrato com o Sporting. Há quase dois anos, o pequeno encarado como fenómeno tinha, na sua peugada, o rival Benfica e nada mais nada menos do que o Chelsea. Com o departamento de recrutamento leonino a operar de imediato – e beneficiando de uma mãozinha do amigo Niculae, então ainda jogador dos leões –, Cristian decidiu-se pelo clube que o apaixonara à chegada ao País. A transição para o Sporting foi calmamente planeada e dá agora os primeiros passos.

Hoje, aos 12 anos, o avançado divide o seu tempo entre Olhão e Lisboa. À sexta-feira, deixa para trás família e amigos, viajando com destino à capital, onde vai evoluindo com a formação de infantis B verde e branca. Seguindo um plano de acompanhamento específico delineado pelos responsáveis do sector de formação sedeado na Academia Sporting, o jovem atleta treina no Olhanense, estuda, durante a semana, no Algarve e, ao fim-de-semana, sua a camisola leonina, com a qual, aliás, já marca e promete. Com um longo caminho a percorrer e muito futebol nos pés, uma das esperanças do futebol jovem do emblema de Alvalade está já em construção.

Naquele sábado, Cristian fez mais um jogo pelos infantis. Até nem foi o seu melhor, mas um craque não se faz em poucos jogos. Essa é uma lição já aprendida. Mesmo assim, lutou, jogou e marcou o último dos seis golos sem resposta aplicados ao Ponte de Frielas. A aventura começa...

Um golo fácil e muito esforço

Num jogo de sete para sete em 60 minutos, como mandam os regulamentos dos jogos de infantis, o Sporting bate facilmente o Ponte de Frielas por 6-0. Cristian entra em campo ao minuto 20, mas as coisas teimam em não lhe sair bem. O seu contributo é modesto, mas nem por isso a exibição deixa de ser digna de registo, mesmo se algo diferente da dos dois jogos que antes fez na categoria, nos quais foi figura de proa, com muitos golos à mistura.

Ainda à procura do entendimento com os colegas que só encontra ao fim-de-semana, o puto farta-se de lutar, mas só perto do apito final consegue o seu golo, com uma emenda fácil junto da linha de baliza. Antes, falhara três boas ocasiões para atirar a contar, mas o próprio nível competitivo que encontra está a anos-luz daquele a que se habituara no Estádio José Arcanjo, onde sobressaía ao primeiro contacto com bola. O processo de crescimento está em fase de integração – e a exigente trajectória de leão ao peito ainda agora vai no começo.

Cristian
"Tenho sempre alguém à espera"

Perfeitamente adaptado ao ambiente que sonha encontrar durante a semana, Cristian conta os seus dias a O JOGO. “Estou a gostar muito do Sporting. Toda a gente me trata bem. O ambiente é muito bom, e somos todos amigos”, conta. Sexta-feira é dia de seguir, com os pais, até à estação de comboios de Tavira, e ele mal consegue esconder a ansiedade. À despedida, não há tempo para lágrimas, apenas para um “Até já!”, que o sonho mora pouco mais de duas centenas de quilómetros a norte de casa. “Vou sempre sozinho até Lisboa, mal posso esperar pela chegada, e há alguém sempre à minha espera. Já me estou a habituar. Não custa nada”, revela. Antes de assentar pé na carruagem, o pai Constantin deixa-lhe um último afago e algo mais para que nada falte, mesmo não havendo muito lá em casa: “O meu pai dá-me sempre algum dinheiro, que tento poupar. O dinheiro não é muito, e temos de lhe dar valor, como ele me diz.”

“Sporting será campeão”

Atento à campanha da equipa de Paulo Bento, Cristian tem fé que será desta que os leões vão resgatar o título que lhes foge desde 2001/02. Sempre que pode, o pequeno dá um salto a Alvalade para ver jogar os graúdos e sofrer como qualquer comum adepto: “Sempre que há possibilidade, assisto aos jogos na televisão – e até já vi alguns em Alvalade. Espero que a equipa seja campeã. Tem muitos jogadores jovens e com talento.”

Além de Nani, Cristian presta especial atenção aos outros talentos que saíram da cantera leonina: “Gosto deles todos, principalmente do João Moutinho e do Miguel Veloso. O Djaló também é muito bom, é rápido e chuta bem à baliza. O Sporting tem mesmo uma grande equipa.”

“Quero uma PSP”

Oriundo de uma família modesta, desde cedo Cristian se habituou a contentar-se com pouco. Sem disso se queixar, o “leãozinho” até já tem uma PS2 – “oferecida por O JOGO”, como fez questão de recordar –, mas, agora, o pensamento é mais avançado, com a nova versão do "Pro Evolution Soccer" (PES) no horizonte, claro está. “Tenho lá aquela PS2 que vocês me deram, mas ainda só tenho o PES 4. Gostava de ter o 6 e uma Playstation Portable [PSP].” Para concretizar a “ambição”, o petiz até já está a formar o seu primeiro pé-de-meia: “Ando a poupar, a tentar não estragar o dinheiro que o meu pai me vai dando, e talvez assim consiga comprar a minha PSP. Há um amigo meu que tem, já joguei nela e gostava de ter a minha.”

José João
“Tem muita qualidade mas precisa de crescer”

Técnico principal das formações infantis do Sporting, José João passou em revista os primeiros tempos de Cristian Ponde, explicando a origem e o objectivo do plano que lhe foi traçado. Segundo o treinador, o romeno tem muitos predicados a amadurecer, e, nestes casos, o tempo e o melhor acompanhamento são o segredo para a correcta formação do jogador. Para que nada falte, há todo um plano previamente esboçado, que não se estende só ao camisola 9 dos infantis B. “O Cristian está ao abrigo de um programa especial traçado pelo Sporting. Inseridos neste programa, temo-lo a ele e a um outro miúdo, de São João da Madeira. Jovens que moram muito longe de Lisboa foram alvo deste programa, no qual, aliás, contamos com a colaboração do Olhanense e da Sanjoanense. Eles treinam-se nestes clubes, da sua localidade, durante a semana e, ao fim-de-semana, jogam pelo Sporting, uma vez que a idade que têm desaconselha a que abandonem o seu ambiente. É preciso haver um cuidado especial ao nível do entrosamento, da competição. Tudo é, agora, diferente, daí este acompanhamento específico. Tentamos trabalhar todas as vertentes e preparar devidamente o crescimento deles”, pormenorizou.

Numa análise individual ao romeno, José João destacou-lhe as virtudes, mas alertou para o trabalho que o miúdo tem pela frente: “Ele está em franco processo de desenvolvimento. Tem bastante altura para a sua idade, evidencia muita qualidade, mas só isso não é suficiente, como é óbvio.”

Atenção aos pontos fracos

Dada a diferença acentuada de nível e intensidade de jogo que Cristian encontrou na transição do Olhanense para o Sporting, o técnico José João explicou que esta é um ponto de viragem. É nestas alturas que os miúdos tomam consciência das suas debilidades: “Temos sempre de ter em atenção os seus aspectos menos fortes. Os primeiros tempos de jovens nesta situação são sempre complicados. É necessária pedagogia e também cuidado na análise. As diferenças competitivas são grandes, e é aqui que começa o trabalho de melhoramento.”

Nani é jogador favorito

Cristian nem pestaneja quando a pergunta lhe é endereçada. “O meu jogador favorito? É o Nani”, exclama. O craque de palmo e meio ganha um brilho nos olhos quando, logo de seguida, adianta: “Somos bons amigos. Quando me magoei num pé, fui fazer tratamento ao Sporting, e ele foi lá visitar-me. Deu-me um aperto de mão e perguntou-me se eu estava melhor. Foi giro. O Miguel Veloso foi com ele, e agora, quando me vêem, metem-se logo comigo.” E, com um sorriso, completa: “Também já falei com o Paulo Bento, que é muito porreiro.”

Anseia jogar com o Benfica

À medida que vai assimilando a cultura leonina, o pequeno avançado já sonha em fazer a diferença num dérbi dos dérbis entre “pequenos”. O romeno até já defrontou o arqui-rival Benfica, mas a recordação não foi a melhor – e já sonha com a “vingança”: “Por acaso já joguei contra eles, num torneio que fiz com o Sporting no Luxemburgo, mas perdemos 1-0. Não quero falar muito desse jogo. Quero é saber quando é o próximo. Quero ganhar e marcar golos.”

Tem gosto pelos estudos

Amigo dos livros, Cristian orgulha-se, sem vaidade, do seu interesse e bom aproveitamento escolar. Não há disciplina que o atemorize: “Estou no 6.º ano e sou dos melhores da sala a quase tudo: Matemática, Ciências da Natureza, História e Educação Física, claro. Gosto muito de estudar, já conheço toda a gente na minha escola, mas gosto mais de jogar à bola.”

Visita à Roménia

Embora já há alguns anos em Portugal, a família Ponde tem feito economias para poder visitar o seu país-natal, se possível já no próximo Verão. A perspectiva da viagem deixa Cristian visivelmente entusiasmado: “Gostava de lá voltar. Às vezes, nem me lembro bem como é a Roménia.”

Acolhimento em famílias

Só a partir dos 13 anos é que os jovens da formação passam a viver na Academia. Cristian tem 12 anos e reside em Olhão, pelo que o Centro de Futebol do Sporting é encarado como desaconselhável, para já, à sua instalação. A alternativa dos responsáveis leoninos passa por encontrar um lar estável e harmonioso de um jovem atleta da capital. Assim, o romeno passa o fim-de-semana em casa do amigo e companheiro Carlos André.»

in O JOGO
Registado

Cristian Ion Ponde , « Resposta #1 em: Fevereiro 16, 2007, 10:31 »

*
Júnior

Localidade: Buraca
Masculino

Anseia jogar com o Benfica

À medida que vai assimilando a cultura leonina, o pequeno avançado já sonha em fazer a diferença num dérbi dos dérbis entre “pequenos”. O romeno até já defrontou o arqui-rival Benfica, mas a recordação não foi a melhor – e já sonha com a “vingança”: “Por acaso já joguei contra eles, num torneio que fiz com o Sporting no Luxemburgo, mas perdemos 1-0. Não quero falar muito desse jogo. Quero é saber quando é o próximo. Quero ganhar e marcar golos.”

Já estás a aprender puto!
Registado

"Alianças só na mão esquerda da minha mulher"
Cristian Ion Ponde , « Resposta #2 em: Fevereiro 16, 2007, 12:55 »

JoHnNy_20

Excelente artigo!  =D>
Registado
Cristian Ion Ponde , « Resposta #3 em: Fevereiro 16, 2007, 12:57 »

PLVS VLTRA

*
Veterano

Masculino

grande ponde! Já fala como um capitão!
Registado

O Sporting é o Clube de Portugal.

Há os que exigem;
Há os que reclamam;
Há os que teclam;
E há os que dão: http://www.forumscp.com/index.php?topic=59703.40
Cristian Ion Ponde , « Resposta #4 em: Fevereiro 16, 2007, 12:58 »

PLVS VLTRA

*
Veterano

Masculino

reparem no cachecol!!!  
\Cheesy/  \Cheesy/  \Cheesy/
Registado

O Sporting é o Clube de Portugal.

Há os que exigem;
Há os que reclamam;
Há os que teclam;
E há os que dão: http://www.forumscp.com/index.php?topic=59703.40
Cristian Ion Ponde , « Resposta #5 em: Fevereiro 16, 2007, 13:05 »

*
Veterano

Localidade: Lisboa
Masculino

Já demonstra personalidade.
Muito bem.
Registado

2h9m21s
Cristian Ion Ponde , « Resposta #6 em: Fevereiro 16, 2007, 14:26 »

*
Veterano

Condecorações:Por Onde Andas 2013

mentalidade de craque
Registado
Cristian Ion Ponde , « Resposta #7 em: Fevereiro 16, 2007, 14:51 »

No avatar!

*
Sénior

Localidade: Algures fora de Portugal
Feminino

E preciso que continue com a mesma mentalidade.

Ainda e muito novo e ja mostra personalidade.
Registado

Sporting,es a minha paixao.
Estarei sempre contigo ate morrer.
 Forca Sporting!
Cristian Ion Ponde , « Resposta #8 em: Fevereiro 18, 2007, 21:19 »

*
Sénior

Masculino

parece ser um jogador que ja começa a demonstrar um certo carisma.
mas eu deixo a seguinte questao, sendo este ainda um infantil de 1º ano, nao sera esta exposiçao a comunicaçao social em tao tenrra idade negativa?
Registado
Re: Cristian Ion Ponde , « Resposta #9 em: Julho 15, 2008, 04:30 »

*
Júnior

Localidade: Dafundo
Masculino

"No admirável mundo mágico de promessas que é a Academia Sporting para centenas de aspirantes a profissionais de futebol, os sonhos não têm tamanho, origem, cor, sequer nacionalidade. Ali, todos comungam da mesma ambição, e o caso, ainda que especial, de Cristian Ponde, não difere dos demais. Mas como vem crescendo o romeno filho de emigrantes descoberto por O JOGO a 25 de Março de 2005 em Olhão, precisamente no dia em que o pai, Constantin, aceitou que o filho mais novo passasse a ser jogador do Sporting, quando tinha Chelsea e Benfica a bater-lhe à porta da modesta casa algarvia. Lembram-se dele? Pois é. O miúdo continua cada vez mais a querer que lhe fixem o nome, e a sua progressão tem excedido as expectativas.

Mais de três anos passaram, e as diferenças saltam à vista dos mais desmemoriados. Mais alto, com as feições de menino cada vez mais vagas no rosto, mas com o mesmo brilho nos olhos, Cristian já é um leão à séria. A tal ponto que, aos 13 anos, está instalado desde Janeiro na Academia antes do tempo previsto para a sua integração. E, apesar de infantil, já alinha pelos iniciados Sub-14. O JOGO passou um dia com o miúdo no centro de futebol leonino, onde o futuro do jogador enche de esperança quem o acompanha.

Sentado à sombra numa cadeira do campo principal da Academia, "Cristy" - alcunha que inventou para ele mesmo -, não fala como um menino. "Não foi fácil para mim mudar de repente. Eu pensava vir mais tarde para a Academia, vinha cá só jogar pelo Sporting de duas em duas semanas, mas avisaram-me em Janeiro, depois de um jogo com o Mafra, que eu vinha já. Os meus pais ficaram um pouco assustados, eu fui apanhado de surpresa, mas vim. Era o que eu queria, no fundo, mas as primeiras semanas foram difíceis."

A adaptação foi, porém, a melhor possível, e Cristian agora sente-se mais perto do sonho, ainda que com o juizinho que se impõe. "Estou onde queria e agora tenho de trabalhar para ser melhor a cada dia e ter sorte. Fui bem acolhido por todos, tenho feito grandes amigos, a escola está-me a correr bem, apesar de ter mudado a meio do ano lectivo. Estou a adorar estar cá, embora sinta a falta da minha família. Agora só sonho chegar à equipa principal do Sporting um dia mais tarde… e ser como o Ronaldo." "

"Um dia na vida do "Cristy"

07h15 Alvorada na Academia. Um empregado vai de quarto em quarto acordar a miudagem. O Cristian costuma já estar acordado, fresco e pronto para enfrentar mais um dia.

07h40 Depois da higiene matinal, é hora de tomar o pequeno-almoço.

07h55 Partida do autocarro que leva os leõezinhos para a escola, em Alcochete. O romeno do Sporting frequenta o estabelecimento de ensino El-Rei D. Manuel I.

17h05 Terminado o dia de aulas, Cristian e os amigos aspirantes a craques voltam à Academia.

17h15 Depois de bem arrumada a "trouxa" nos respectivos quartos, é servido o lanche no refeitório.

17h45 Cristian já está de equipamento envergado, e não falta ao ginásio, mas só para fazer abdominais. Ainda não pode utilizar as máquinas para trabalho muscular.

18h00 Começa o treino dos iniciados Sub-14. O avançado comparece na sessão da categoria em que se integra.

20h00 Já perto do fim de mais um dia intenso, todos os atletas-residentes tornam a reunir-se à mesa, agora para jantar.

23h00 … e nem mais um só minuto. Hora de recolher aos quartos e dormir. "

"Cristian é precoce por definição. Mais de dois anos depois de se comprometer com o Sporting, onde representava o Olhanense - embora jogasse pelos leões periodicamente ao abrigo de um programa de integração gradual -, a sua vinda definitiva para o centro de futebol leonino e subida de escalão foi antecipada em Janeiro último. Tiago Capaz, treinador dos Sub-14, explicou uma decisão maturada. "Queríamos criar alguma dificuldade, no bom sentido, à evolução do Cristian. Tudo estava a ser muito fácil para ele, que é Sub-13, ainda infantil e esse quadro competitivo não o favorecia. Agora ficou a jogar no escalão acima, numa equipa de Sub-14, de iniciados. Abdicámos da competitividade e até dos resultados, para aumentar as suas capacidades."

O precipitar da vinda do pequeno obedece ainda a outros factores, de índole física e até familiar, como sustentou o técnico. "Ele revela capacidade motricional mais desenvolvida que os outros para a idade e encarou a situação positivamente. Notamos que sente o afastamento da família, o que é natural. Assim, nem sempre é convocado para passar o fim-de-semana em casa." Embora mais novo, Cristian já ganhou o respeito dos colegas mais velhos, segundo Tiago Capaz. "Reconhecem-lhe competência futebolística e aceitam-no melhor por isso." "

"Cedo demais é ainda para determinar a exacta posição futura do atleta, como defende Tiago Capaz. Embora Cristian Ponde seja um avançado arguto, com estampa física admirável para a sua idade e que preza uma relação próxima com o golo, ainda não se pode dizer com segurança qual o futuro pouso certo do jogador, por razões diversas. "Como todos os outros, o Cristian aprende a jogar em todas as posições. Mas, por natureza ele joga sobre várias zonas mais adiantadas do terreno. A que posição vai jogar no futuro? Se eu soubesse era rico [risos]. A polivalência no futebol actual é factor determinante", concretiza. "

"Dina Rodrigues é mais que coordenadora pedagógica da Academia Sporting. Para os jogadores residentes, esta professora, licenciada em Educação Especial e Reabilitação, é uma segunda mãe. O seu trabalho, como contou a O JOGO, passa primeiro, pela sensibilização dos pais das crianças. "Esclarecemos os pais sobre todo o nosso trabalho. Têm de confiar em nós." A seguir vem a instalação e adaptação a uma nova vida em tenra idade, conta a docente: "Tentamos integrá-los num quarto com atletas da mesma idade ou com quem tenha empatia." No departamento psicopedagógico, Dina Rodrigues só tem elogios para o pequeno romeno. "Cristian é um jovem exepcional. É educado, superinteressado, super-responsável, especialmente na escola. Teve óptimas notas para quem mudou de escola a meio do ano lectivo. Tem muito potencial desportivo, mas é extremamente responsável. Chega da escola e faz logo os deveres. Se precisa de ajuda, pede-a, e não lhe é preciso perguntar nada. É esforçado. Gostava que alguns mais velhos seguissem o exemplo dele. Foi uma surpresa muito boa, até porque ele não é português," confia. "

"Espectador atento da equipa principal pela qual torce fervorosamente desde que chegou a Portugal, Cristian não coube em si de radiante quando recebeu a notícia de que os jovens escalões verdes e brancos iriam ao Estádio Nacional assistir à final da Taça de Portugal. "Foi lindo", conta o dianteiro. "Ainda por cima o Sporting ganhou ao FC Porto. Foi um dia espectacular para todos nós, mas sofremos muito," gracejou.

Moutinho e Veloso são ídolos

A residir na Academia, Cristian está habituado a cruzar-se com os elementos da equipa principal. Os que mais admira até já são quase "parceiros", como conta. "No plantel sénior há muitos bons jogadores. Eu curto muito o Moutinho e o Veloso. Até já os conheço. São alguns dos meus jogadores favoritos e são boas pessoas."

De serviço nos juniores

Infantil, mas já a alinhar nos iniciados, Cristian já foi recrutado como apanha-bolas para os encontros dos juniores, cuja vitoriosa fase final os leões disputaram no Estádio José Alvalade. No entanto, o pequeno avançado leonino só esteve de serviço na recepção ao Marítimo. Uma experiência que, mesmo assim, lhe deu gozo, no palco onde sonha jogar.

Desilusão a dobrar

Romeno antes de mais e português por adopção como gosta de frisar, o leãozinho que é fã confesso de Mutu e Chivu não esconde a tristeza dupla que as selecções dos dois países lhe causaram no Campeonato da Europa que se disputou no mês passado. "Foi pena. Gostava que a Roménia tivesse passado pelo menos a fase de grupos. De Portugal, esperava mais, claro, mas a campanha também não foi boa. Paciência." "

"Em mais um encontro para o Campeonato regional de Sub-14, Cristian e os leões não estiveram com contemplações, pois mesmo na idade das brincadeiras, faziam-se homens e atletas naquela manhã que se estendia para a tarde no campo do Olivais Sul. A turma comandada por Tiago Capaz aplicou uma nada meiga goleada (10-1) aos locais, que se bateram com a galhardia possível perante tão superior opositor. Cristian contribuiu com uma bela exibição, dois golos bonitos (aos 25' e 33') e festejos a imitar "El Comandante" Lucho González. "

Em : O Jogo
Registado

Save your breath. You'll need it to blow up your date.
Re: Cristian Ion Ponde , « Resposta #10 em: Julho 15, 2008, 12:54 »

*
Veterano

Localidade: Lisboa
Masculino

Aparentemente, tudo está a correr bem com o Cristian. Temos é que dar tempo ao tempo e não começarem logo a pedir a presença dele no plantel sénior quando o rapaz tiver só uns 16 anos.  Tongue
Registado

"O Sporting é nosso outra vez!"
Re: Cristian Ion Ponde , « Resposta #11 em: Julho 15, 2008, 19:41 »

*
Veterano

Condecorações:Humorista Ano 2013Humorista Ano 2012Humorista Ano 2011Humorista 2010

Localidade: Ponta Delgada
Masculino

E tinha que vir no jornal O Jogo comparações com jogadores dos porcos.
Mas parabéns ao miúdo que pelos vistos não tem os ares de vedeta a subirem-lhe à cabeça.
Registado

“no small number of these whaling seamen belong to the Azores, where the outward bound Nantucket whalers frequently touch to augment their crews from the hardy peasants of those rocky shores.”
Herman Melville - Moby Dick
Re: Cristian Ion Ponde , « Resposta #12 em: Julho 16, 2008, 22:37 »

*

Feminino

E tinha que vir no jornal O Jogo comparações com jogadores dos porcos.
Mas parabéns ao miúdo que pelos vistos não tem os ares de vedeta a subirem-lhe à cabeça.

Que jogadores ?
Registado

O Sporting Clube de Portugal não se resume a uma paixão por um símbolo desenhado numa camisola. É uma religião, uma ideologia, uma forma de vida!
Re: Cristian Ion Ponde , « Resposta #13 em: Julho 16, 2008, 22:42 »

No avatar!

*
Iniciado

com Lucho Gonzalez.. Chamam-lhe o "el pequeño comandante" porque apesar de não ter nada de semelhante com o jogador em questão festejou um golo como ele lol
Registado
Re: Cristian Ion Ponde , « Resposta #14 em: Julho 16, 2008, 23:10 »

*

Feminino

Enfim .. pseudo jornalistas  Vermelho
Registado

O Sporting Clube de Portugal não se resume a uma paixão por um símbolo desenhado numa camisola. É uma religião, uma ideologia, uma forma de vida!
Re: Cristian Ion Ponde , « Resposta #15 em: Outubro 21, 2008, 00:25 »

No avatar!

Registado

No jogo em que os iniciados B espetaram 9 ao Atlético:
Cristian Ponde - O melhor jogador em campo. Marcou 4 golos, na frente de ataque e na posição 10 jogou e fez jogar. Em duas palavras: fantástica exibição (via academia de talentos).

Parece que o miúdo continua a corresponder..
Registado
Re: Cristian Ion Ponde , « Resposta #16 em: Novembro 02, 2008, 22:58 »

*
Iniciado

Masculino

é grande jogador...joguei na epoca passada contra ele...meu deus...ninguem o parava....
aqui vai um cheirinho:http://www.academia-de-talentos.com/posts/olivais-sul-1-10-sporting-clube-de-portugal-iniciados-c
a única coisa mesmo que me orgulho deste jogo foi de ter sido o melhor em campo juntamente com o mauro riquicho.....
Registado
Re: Cristian Ion Ponde , « Resposta #17 em: Novembro 02, 2008, 23:49 »

userVuk

é grande jogador...joguei na epoca passada contra ele...meu deus...ninguem o parava....
aqui vai um cheirinho:http://www.academia-de-talentos.com/posts/olivais-sul-1-10-sporting-clube-de-portugal-iniciados-c
a única coisa mesmo que me orgulho deste jogo foi de ter sido o melhor em campo juntamente com o mauro riquicho.....

Já vi que as semelhanças com o Ricardo não se ficam apenas pelo nome...

Também és nabo nas saídas?  Rir Muito Alto

(atenção, quando te chamo nabo é apenas e só na brincadeira, não consideres uma ofensa Wink
Registado
Re: Cristian Ion Ponde , « Resposta #18 em: Novembro 02, 2008, 23:52 »

*
Iniciado

Masculino

nao ha problema....tudo na boa...eu nesse jogo entrei condicionado..por isso é que sai no intervalo...hematoma no joelho...
claro que tambem nao sou nenhum guarda redes de categoria...senao tava a jogar na equipa contraria..era o meu sonho   Grin
Registado
Re: Cristian Ion Ponde , « Resposta #19 em: Abril 01, 2009, 02:50 »

Sporting CP Forever

*

Masculino

Vou desenterrar este tópico porque lá surgiu uma nova informação sobre o craque:

– Gostaria de saber o que foi feito de um jovem que tanto foi noticiado nos «media», de origem romena, e que foi contratado como um futuro craque?
Aurélio Pereira – O jovem a que se refere chama-se Cristian Ponde, está na Academia há já duas épocas. Antecipámos a sua vinda um ano e, neste momento, não só é um jogador que está a evoluir de uma forma extraordinária, como também é considerado, pelo Gabinete Psico-Pedagógico, um possível residente do Quadro de Honra. É um aluno que está no 8.º ano de escolaridade, é dos melhores alunos da escola (média de 4 e 5), de grande responsabilidade. Aquilo que mais pesou na sua vontade de ingressar no Sporting, apesar dos convites do Benfica, Chelsea e FC Porto, foi ser um sportinguista convicto. Ele joga nos iniciados de primeiro ano e é um dos melhores marcadores da equipa.
Registado

· · · ·
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] 2 3 ... 9 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Formação do Sporting (Moderador: sotnas) Tópico:

Cristian Ion Ponde

« tópico anterior seguinte »
Ir para: