Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Setembro 22, 2014, 19:19

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Redacção Porta 10-A Tópico:

Paulo Bento, um ano depois...

Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Paulo Bento, um ano depois... (Lida 1617 vezes)

Paulo Bento, um ano depois... , « em: Outubro 21, 2006, 12:33 »

Vivenciar o Jogo para condicionar o Jogo!

*

Condecorações:Treinador de Bancada 2009Fair-Play 2009Fair-Play 2008Fair-Play 2007

Localidade: Paços de Brandão
Masculino

365 dias depois...

... Paulo Bento! Faz hoje um ano que Paulo Bento era apresentado aos sócios do Sporting como sucessor de José Peseiro no comando técnico da equipa leonina que atravessava então, uma crise, que só a mudança em vários sectores do clube, pode levar o mesmo para um caminho mais estável, mais vivo e na luta pelos seus objectivos.

Paulo Bento é desde então, um desses homens. Um homem forte, disciplinado e disciplinador, metódico, rigoroso e quiçá exigente consigo próprio. Na altura, muita foi a desconfiança em torno desta escolha, uma desconfiança compreensível porque para os menos afastados das lides sportinguistas, Paulo Bento tinha sido apenas um jogador do plantel leonino, marcadamente reconhecido pelo seu profissionalismo. Para outros, Paulo, o senhor Paulo era também campeão de júniores pelo Sporting Clube de Portugal e preparava-se para a sua segunda época ao leme da equipa.

Foi o escolhido. Pessoalmente pensei para mim que esta até que poderia ser uma boa aposta e como sou muito imprevisível em certos actos, disse para comigo que apoiaria este senhor até ao fim e hoje é o dia em que ninguém me ouve dizer mal ou sequer criticar destrutivamente o seu trabalho. Bento, o mister Bento, trouxe disciplina, método, capacidade de trabalho e uma ambição desmedida na equipa que o mesmo lidera.

Os actos de indisciplina dos jogadores para com o seu antecessor eram notícia regularmente e este poderia ser um dos grandes testes de Paulo Bento, na sua estreia como treinador principal a um nível profissional. Começou por deixar vincado, todo o seu pensamento: o grupo estaria sempre acima de tudo e de todos e a palavra "individual" prometia sequer poder nem existir nesta casa. Liedson, Anderson Polga, Deivid e Carlos Martins sentiram na pele o pulso forte do homem de risco ao meio. Hoje, todos falam de Paulo Bento como o um ídolo...

O seu início não foi prometedor com dois empates consecutivos a duas bolas, mas o futuro poderia assumir-se promissor. Paulo Bento começou uma senda de vitórias e começou a assinar a sua própria rúbrica nos sucessos do Sporting. Uma equipa que em Janeiro poderia estar afastada do título, em Abril em pleno Alvalade, estava a discutir a liderança. Não conseguiu os seus objectivos mas depois de tudo o que se passou, o mérito de todo aquele trajecto, teve entre vários nomes, um protagonista: Paulo Bento.

Completa hoje um ano ao serviço do clube leonino, na primeira época que carrega consigo o fardo de maior responsabilidade derivado ao facto, de todo o planeamento da época ter sido feito por suas mãos. O Sporting é hoje uma equipa promissora, recheada de talentos, com um espírito de grupo bem forte, disciplinada, ambiciosa e capaz de lutar em qualquer campo para vencer. O futebol espectáculo não é uma das suas principais virtudes, mas a luta pela vitória é sempre essencial numa equipa jovem, rotinada, ambiciosa e com capacidade de pressão. Tudo isto com o cunho... de Paulo Bento.

Mérito a quem o tem. Das poucas vezes que concordei com afirmações de Soares Franco, sou dos primeiros a defender esta que proferiu: "Que Paulo Bento fique tantos anos no Sporting, como Alex Ferguson no Man. Utd."

Oxalá. O futuro está nas mãos e na capacidade do senhor, do homem e do treinador Paulo Bento. Amanhã, terá mais um teste na sua ainda curta carreira. Que o possa superar com a sua capacidade. Parabéns.
Registado

"Somos o que somos, mas somos principalmente o que fazemos, para mudar o que somos!"

Paulo Bento, um ano depois... , « Resposta #1 em: Outubro 21, 2006, 13:17 »

*

Condecorações:Extra-Futebol 2013Extra-Futebol 2012Extra-Futebol 2010Extra-Futebol 2009

Masculino

Quem diria que viria ai um grande treinador, pessoalmente não gosto deste estilo de futebol que nós geralmente praticamos,geralmente prefiro um futebol mais de ataque como sucedeu, contra o boavista, contra o Inter e contra o Bayern. Mas é a prova que Paulo Bento treina bem a equipa das duas formas, mas obtando sempre por uma equipa mais pragmatica, imprevisivel e temivel nos contra ataques.

De principio, não tinha grande confiança nele mas ao longo dos tempos, foi dando motivos e razões para poder confiar no homem que lidera o Sporting. Paulo Bento é um senhor, e se há coisa que mais gostei e que mais gosto nele, é a sua ambição e a disciplina que ele impõe neste grupo, recheado de muitos jovens e por isso poderia ter graves problemas a níveis sociais.

Neste momento estamos em primeiro lugar com os mesmos pontos dos porcos, e estamos a fazer uma óptima campanha na Liga dos Campeões, confio no Paulo Bento e mesmo que não aprecie o seu estilo de jogo, aprecio a capacidade vencedora e aprecio os tres pontos, pois no final tudo se resume a pontos e não exibições.

Parabéns Paulo Bento e Obrigado :wink:
Registado

Paulo Bento, um ano depois... , « Resposta #2 em: Outubro 21, 2006, 13:23 »

No avatar!

*
Iniciado

Confesso que, na altura, fiquei um pouco apreensivo com a solução Paulo Bento.

Não que fosse adepto - muito longe disso, mas mesmo muito - da continuidade de uma abordagem peseirista completamente inconsequente a todos os níveis. É verdade que lutou pelo campeonato até ao fim e que fomos à final da UEFA. Perdeu tudo, por má fortuna, mas também, por erros seus…. De qualquer forma, para os saudosos peseiristas, recordo aquela figurinha que dançava tresloucadamente no banco (olhando desesperadamente para o relógio, para os suplentes e para a bancada), a gestão caótica do balneário e aquele “sorrisinho” típico e o discurso desconexo com que se apresentava no flash interview depois das derrotas…  Maldoso

O Paulo Bento nunca foi um jogador que me agradasse muito. Na altura, tinha, também, a ideia que fazia parte do núcleo duro do balneário (com o Pedro Barbosa, Rui Jorge, Sá Pinto e Beto) que contribuía sistematicamente para impedir uma renovação geracional da equipa do Sporting.

Passado um ano tenho que dar a mão à palmatória. Por vários motivos e não apenas pelos resultados. Foi notável a forma cirúrgica como - com a Direcção do Pipinho a oscilar - fez a limpeza de balneário (casos do Sá Pinto e do Beto), como "domesticou" os brasileiros (Liedson, Polga,...), como recuperou o Ricardo  e como lançou criteriosamente diversos jovens (Nani, Miguel Veloso ou Djáló). O discurso directo, coerente e pela positiva (sem receios de assumir opiniões "desportivamente incorrectas") trouxe uma nova aragem não só ao futebol do Sporting, mas até ao futebol nacional.

Existem diversos críticos à qualidade do futebol do Sporting. Acho que têm alguma razão. Mas também é bom recordarmos que estamos longe de ter a melhor equipa do mundo. O orçamento do futebol do Sporting também fala por si e, como é natural, não podemos adquirir jogadores de primeira linha europeia ou sul americana....

O mérito de Paulo Bento reside em, de forma prática e realista, ter conseguido criar uma equipa extremamente sólida e consistente, com personalidade e sem receios de jogar seja onde for. À italiana, dirão alguns. À Itália, campeã do mundo, diria eu. Pois, assim seja...

Parabéns e felicidades, Paulo Bento!

=D>
Registado

Sporting o meu clube
Paulo Bento, um ano depois... , « Resposta #3 em: Outubro 21, 2006, 13:39 »

*
Veterano

Localidade: Algarve
Masculino

Espero que continue connosco por muito tempo. Com o conhecimento que tem da nossa equipa, dos escalões mais jovens que já passaram pela mão dele e por ter jogado e ter sido campeão no SPORTING que pese na consciência dele o que é ser SPORTING. Acho que ainda tem muito para dar ao nosso clube com o passar dos anos.
Registado

Grupo FUTSAL PORTUGAL no Facebook... Adere: http://www.facebook.com/groups/141698686025831/
Paulo Bento, um ano depois... , « Resposta #4 em: Outubro 21, 2006, 13:48 »

Careful with that axe, Eugene

*
Sénior

Localidade: Massamá
Masculino

O FSF disse que deseja que o Paulo Bento fique tantos no Sporting como o Alex Fergunson no Man Utd!

Parabéns P. Bento!
Registado

"David Gilmour can do more with one note than most guitarists can do with the whole fretboard."

Dave Mustaine (Megadeth)
Paulo Bento, um ano depois... , « Resposta #5 em: Outubro 21, 2006, 16:02 »

14.12.1986: 7-1

*
Veterano

Localidade: Almada
Masculino

Paulo Bento tem tudo para ser um dos grandes treinadores da história recente do Sporting.

Trouxe disciplina ao balneário, algo que já não se via no Sporting há umas boas temporadas e isso revitalizou todo um grupo.

Possui profundo conhecimento das camadas jovens que são a nossa pepita de ouro.

Trouxe organização táctica ao Sporting e estabilidade a todos os níveis.

É jovem e tem tudo para evoluir ainda mais. As competições europeias - principalmente os encontros frente aos colossos - só lhe irão fazer bem.

E não esquecer... Paulo Bento tem um dom maior que todos os que já referi. Consegue fazer omeletas sem grandes ovos. Com um plantel curto, sem grandes recursos, com alguns jogadores que não tem qualidade suficiente para vestir a nossa camisola, conseguiu-nos colocar numa Liga dos Campeões, ter uma das vitórias mais esmagadoras dos últimos tempos contra os orcs, vencer o Inter de Milão e quem sabe... quem sabe com sorte colocar-nos nos 16 melhores do Mundo se passarmos à fase seguinte.

E por não ter grandes ovos, o futebol praticado não é vistoso apesar das vitórias. Mas acredito plenamente que se um dia o Sporting tiver um plantel bem melhor do que o que tem hoje, com certeza não só iremos ter vitórias, como títulos e exibições que nos marcarão.
Registado

«No matter which way we go, it is no better than any other.»
Paulo Bento, um ano depois... , « Resposta #6 em: Outubro 21, 2006, 16:54 »

*
Júnior

Masculino

Ate ao momento so me desiludiu na apresentaçao da equipe titular frente o BAYERN.
De resto e jovem....com sede de vitorias e titulos.
Exigente ,disciplinador,conhecedor da cantera.
Antigo jogador do sporting,excelente profissional.
Temos de lhe dar tempo como adeptos e a direcçao tem de lhe dar uma equipa de valor em cada epoca...e nao ir desbaratar os jovens talentos todos por exemplo ja em janeiro ou  no fim desta epoca.
Sinceramente estou convicto que no campeonato iremos taco a taco com o porto ate ao fim.
Mas no minimo dos minimos que venha para ca a taça de portugal...que a meu ver ja a teriamos tido o ano passado...se nao fosse a vergonha das antigas no dragao.

Homem certo no lugar certo ate ao momento.
Registado

Paulo Bento, um ano depois... , « Resposta #7 em: Outubro 21, 2006, 17:37 »

*
Veterano

Localidade: S. M. Feira

Citação de: "rumig"
À italiana, dirão alguns. À Itália, campeã do mundo, diria eu. Pois, assim seja...

Eu digo à italiana, já o digo há muito tempo, deves estar a referir-te a mim, mas aproveto para esclarecer que quando o digo não é de forma pejorativa, pelo contrário, até fui dos poucos que vaticinei a Itália campeã do Mundo na sondagem colocada antes do Mundial.

E um futebol cínico e ao qual me rendi depois de perceber, ao fim de 20 e tal anos a ver futebol, que é esse o caminho para o êxito no futebol actual. E quem me ensinou isso até foram treinadores pelos quais não tenho grande estima: Mourinho e Trapalhoni. Espero que o futebol não seja sempre assim, e que nas inúmeras alterações tácticas que se sucedem ao longo das décadas venha aí no futuro alguém com futebol ofensivo que seja também vencedor.
Registado
Paulo Bento, um ano depois... , « Resposta #8 em: Outubro 21, 2006, 17:39 »

*
Veterano

Localidade: S. M. Feira

Citação de: "Judas"
O FSF disse que deseja que o Paulo Bento fique tantos no Sporting como o Alex Fergunson no Man Utd!

Parabéns P. Bento!

Em Portugal isso é imossivel. PB até pode ser campeão 3 anos seguidos, e na 4ª época perder 3 jogos seguidos, e começará imediatamente a ser assobiado e aparecerão os lenços brancos e quem exija o seu despedimento. Não tem a ver com o PB mas com os adeptos. E nesse aspecto os nossos são tão impacientes como todos os outros.
Registado
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Redacção Porta 10-A Tópico:

Paulo Bento, um ano depois...

« tópico anterior seguinte »
Ir para: