Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Novembro 24, 2014, 02:58

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Formação do Sporting (Moderador: sotnas) Tópico:

Aurélio Pereira

Páginas: [1] 2 3 ... 11 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Aurélio Pereira (Lida 34651 vezes)

Aurélio Pereira , « em: Setembro 21, 2006, 14:50 »

Ex-Ricardo Martins Pereira

No avatar!

*
Júnior

Masculino

Entrevista à Sport do Correio da Manhã:

Uma parte aqui:
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?i...mp;idselect=217&idCanal=217&p=22
2006-09-16
Entrevista a Aurélio Pereira
Futre era um vulcão

Futre, Figo, Simão, Ronaldo e Quaresma tornaram-se estrelas mundiais. Nani, Djaló e Miguel Veloso seguem o mesmo percurso. Há um mesmo homem por detrás destes jogadores. Aurélio Pereira é a figura central da fábrica de talentos que é a formação do Sporting. Em 35 anos de dedicação, descobriu, ralhou, confortou e ensinou miúdos que hoje valem milhões. Algumas histórias e segredos contados na primeira pessoa.

– Qual é a fórmula para a produção de estrelas do Sporting?

– Só três tipos de jogadores podem chegar ao Sporting: o bom jogador, o grande jogador e o talento. Em alguns casos, o bom pode transformar-se em grande. Mas é impossível a qualquer um destes chegar ao talento se não nasceu com ele.

– Como se descobrem qualidades em miúdos de oito anos?

– Não é só em campo que se vê o talento. Um miúdo talentoso dá outros sinais: é aquele que nunca se afasta da bola.

– Isso não é só história?...

– Não. Eles querem mesmo uma bola no quarto, querem dormir ao lado dela. Já tivemos de deixar alguns fazerem isso, mesmo quando ficamos em hotéis. Mas o talento, por si, pode não chegar. Um talentoso precisa de trabalhar tanto ou mais que os outros. Logo a partir dos 12 ou 13 anos. Quando vemos um jogador de 19 anos apresentar mais maturidade do que alguns de 30, isso levou muitas horas de trabalho. No dia do jogo com o Inter, vi o Nani, o Djaló, o Moutinho e o Miguel Veloso a lanchar. Bastava olhar para perceber que estavam absolutamente confiantes. Viu-se.

– Como detecta essa força psicológica em miúdos tão novos?

– Há sinais. Um vem dos colegas. Quando um dos miúdos começa a ser admirado pelos outros sabe-se que está ali uma personalidade forte. Raramente falha.

– Foi assim com Ronaldo?

– Vi pela primeira vez Cristiano Ronaldo tinha ele onze anos. Sabíamos que não seria fácil a um miúdo ilhéu adaptar-se. E o meu parecer tinha de ser muito cuidado porque envolvia dinheiro. Se o miúdo ficasse, o Sporting deixava de receber do Nacional cerca de 4.500 contos que estavam em dívida. O Cristiano chegou para passar uma semana no Sporting e ao fim do primeiro treino já era a estrela da companhia. Todos os miúdos queriam ser amigos dele. Eles foram os primeiros a perceber que estava ali um talento, um jogador diferente. No segundo treino fez jogadas fantásticas e levou os outros a começaram a fazer-lhe marcação cerrada. Às tantas, vira-se para um deles e diz-lhe: 'Ó miúdo tem calma'. Percebi que aquela criança de onze anos não temia obstáculos nem tinha medo de assumir o jogo. O Ronaldo nunca teve medo de errar nem nunca um erro o deitou abaixo. Esses são os campeões.

– Hoje, com melhores condições, como é a vida em Alcochete?

– Faço parte de uma equipa altamente profissional. Os miúdos entram na Academia aos 13 anos mas começam a ser acompanhados entre os oito e os onze. Na academia têm acompanhamento completo: técnico, médico, psico-pedagógico. Durante a manhã fazem a sua vida civil, vão à escola, onde almoçam, e só regressam às 16h00. A partir daí, cumprem as regras da casa: vão todos ao gabinete psico-pedagógico onde é avaliado o trabalho feito na escola e dos trabalhos que têm de fazer. Não é fácil. Estamos a falar de 50 miúdos entre os 13 e os 18 anos.

– E os treinos, como são?

– Duas horas por dia, mais ginásio. Mas tudo é científico. Preparado com planos individuais, ao detalhe. Nada é feito ao acaso.

– A alimentação é especial?

– São obrigados a comer, sempre, sopa e fruta. E todos o fazem. Sabem que dependem do seu corpo.

– E que a horas se deitam?

– Às 22h30, 23h00, cama. São acompanhados durante toda a noite por funcionários que têm um papel muito importante. São dois, que se revezam, o Artur e o Paulo. São eles que os integram, que os acalmam, que os ouvem quando por vezes choram com saudades de casa.

– Acontece muito?

– Há um ponto comum a todos estes miúdos: a mãe é a figura mais importante da vida deles. Sofrem sobretudo com a ausência dela. Mas agora, quando entram já conhecem o ambiente há pelo menos dois anos, através de vários estágios.

– Há tempo para brincar?

– Entre as 21h00 e as 22h30 podem conversar, brincar, estudar. É um tempo deles.

– Os quartos têm televisão?

– Os quatro canais e a Sport TV.

– Podem levar os telemóveis para o quarto?

– Eles sabem que a partir das 11 horas não devem fazer ou receber telefonemas, mas aquilo não é um orfanato. Ou cumprem porque querem e entendem os motivos ou as proibições só prejudicam porque têm o efeito contrário.

– Descobriu muitos talentos. Qual foi o mais difícil?

– Nenhum foi muito difícil.

– Nem Paulo Futre?

– Gosto muito do Paulo, mas não foi um atleta fácil. Dormiu muitas vezes em minha casa. Aquele miúdo era um vulcão, no talento e em tudo. Fui treinador dele e um dia faltou a um treino sem aviso nem justificação. Quando isso acontecia ficava-se fora da convocatória. Tratava-se de um jogo com o Benfica, muito importante, porque definia quem seria finalista no campeonato de juvenis. Mesmo sabendo que ele fazia duas horas de barco para cada lado diariamente, não pude ceder e disse-lhe que estava fora. Entrou num choro convulsivo, vi-o desabar à minha frente, mas reconheceu que se estivesse no meu lugar faria o mesmo. No balneário disse que o Futre não ia jogar mas que lhe dedicaríamos a vitória. Ficaram motivadíssimos e ganhámos.

– E o Ronaldo?

– Pode até pensar-se o contrário, mas Ronaldo era dos miúdos que melhor aceitava uma repreensão. Um dia comportou-se menos bem com uma pessoa do grupo, o treinador não o convocou, ele ficou desfeito e fui falar com ele. Percebeu rapidamente que tinha feito mal e pediu desculpa. Nunca foi difícil vê-lo dar a mão à palmatória.

– Conta só boas histórias...

– Claro que não. Lembro-me de um momento muito complicado, precisamente com o Ronaldo. Ele estudava na escola de Telheiras e certo dia uma professora riu-se do sotaque madeirense. Foi um sarilho porque ele reagiu muito mal, levantou-se da cadeira e disse umas quantas coisas à senhora. Tivemos que ir à escola resolver o assunto.

– Como é que foi roubar o Miguel Veloso a uma família de benfiquistas?

– Vi o Miguel no Cultural da Pontinha. Um miúdo gorducho, muito gorducho, mas com uma apetência fantástica para defender, o que é raro nestas idades. Ele já sabia colocar-se em campo. Fiquei muito impressionado e percebi que no dia em que perdesse aquelas gordurinhas seria um caso sério. Falei imediatamente com o pai (António Veloso) e com o miúdo. E cá ficou.

– Ele é benfiquista ou sportinguista?

– É sportinguista. A maior parte é sportinguista. Os que não são, defendem-se: dizem que nos seniores são benfiquistas, mas nas camadas jovens são sportinguistas.

– Lembra-se de um ralhete que tenha dado ao Simão?

– Nunca foi preciso. Não tenho um único exemplo. O comportamento do Simão nunca mereceu o meu mais pequeno reparo. nestes anos todos a lidar com jovens – 35 anos – nunca me irritei à seria.

– Como descobriu o Quaresma?

– Por mero acaso. Um dia recebo uma informação sobre um miúdo chamado Quaresma que jogava no Domingos Sávio. Mandei o Henrique Claro, um dos meus observadores, ir ver o puto. Foi, viu, gostou e voltou no dia seguinte para falar com a mãe. Enquanto esperava, reparou num dos miuditos que estava a jogar. E de tal forma ficou impressionado que perguntou quem era. Disseram-lhe que era o ‘ratazana’. Quando chega o Quaresma, o Henrique perguntou-lhe quem era o miúdo e ele respondeu: "Aquele ali? É o meu irmão Ricardo". Telefonou-me e trouxe-me logo os dois: o Alfredo Quaresma e o irmão, Ricardo. Era um menino de oito anos que já fazia a trivela.

– Ao contrário do Miguel Veloso, o Nani era muito franzino...

– Muito. O Nani foi ao Sporting pela primeira vez tinha onze aninhos e só não ficou por questões logísticas. Teve no Real Massamá uma formação muito boa e aos 16 anos era fácil perceber que estava ali um jogador fantástico.

– A prospecção é quase uma rede de espionagem?

– Sim.O Moutinho, por exemplo. Vi-o num Torneio na Pontinha. Tinha 13 anos e fui logo falar com o pai porque o FC Porto estava a pressionar. O Djaló também. Jogava no Estação, que tem um presidente assumidamente benfiquista, e nunca mais o perdi de vista. Ao contrário do João Moutinho, que foi viver para casa de um padrinho no Barreiro, pessoa a quem deve muito, o Djaló ficou na Academia. Tinha 15 anos e foi sempre extremamente equilibrado.

– Seria capaz de trabalhar noutro clube?

- Nunca. Já fui convidado pelo FC Porto e recusei.

– O que tem o Sporting que Benfica e FC Porto não têm?

– Não sei. Só sei que daqui a 3/4 anos o Sporting ter um plantel formado em 70% por jogadores da casa.

– Tem quantos olheiros?

– Cerca de 50 a 60, espalhados por todo o país. E chegam-nos muitas informações de particulares.
Alexandra Tavares-Teles

Completa aqui:

http://lusofootball.blogspot.com/2006/09/mister-aurlio-pereira.html
Registado

Aurélio Pereira , « Resposta #1 em: Setembro 21, 2006, 16:45 »

*
Júnior

Localidade: Arruda dos Vinhos
Masculino

Grande entrevista do Srº Aurélio Pereira, é muito bom o Sporting possuir um profissional assim, dá-nos uma enorme confiança de que com a sua colaboração bons jogadores vão continuar a sair da Academia e a ajudar o Sporting.
Registado

«Queremos que este Clube seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa»
(José Alvalade 8 de Maio de 1906)
Aurélio Pereira , « Resposta #2 em: Setembro 21, 2006, 18:09 »

Vivenciar o Jogo para condicionar o Jogo!

*

Condecorações:Treinador de Bancada 2009Fair-Play 2009Fair-Play 2008Fair-Play 2007

Localidade: Paços de Brandão
Masculino

Gostei bastante de ler confesso. Acho que se houvessem 50 páginas de entrevista com este SENHOR, as lia todas com um enorme prazer. Devemos-lhe muito.

=D>  =D>  =D>  =D>
Registado

"Somos o que somos, mas somos principalmente o que fazemos, para mudar o que somos!"
Aurélio Pereira , « Resposta #3 em: Setembro 21, 2006, 18:51 »

"United We Stand Divided We Fall"

*

Localidade: Ilha Terceira - Açores
Masculino

o Aurelio é um SENHOR!
Registado

Aurélio Pereira , « Resposta #4 em: Setembro 21, 2006, 18:55 »

*
Júnior

Localidade: Coimbra
Masculino

Citação de: "Jardax XXI"
Gostei bastante de ler confesso. Acho que se houvessem 50 páginas de entrevista com este SENHOR, as lia todas com um enorme prazer. Devemos-lhe muito.

=D>  =D>  =D>  =D>

Muito mesmo...este devia ser o senhor mais bem pago no nosso clube.
Registado

Saudações Leoninas
Aurélio Pereira , « Resposta #5 em: Setembro 21, 2006, 19:13 »

*

Condecorações:Extra-Futebol 2013Extra-Futebol 2012Extra-Futebol 2010Extra-Futebol 2009

Masculino

Um grande senhor e olhem que é raro eu ler entrevistas tão grandes! Grande trabalho tem desempenhado no Sporting Clube de Portugal
Registado

Aurélio Pereira , « Resposta #6 em: Setembro 21, 2006, 20:40 »

14.12.1986: 7-1

*
Veterano

Localidade: Almada
Masculino

O senhor mais importante da instituição Sporting.

Essa entrevista tem histórias curiosas. Gostava de poder falar com o Sr. Aurélio para saber outras coisas.

Deviam-lhe ter perguntado o que ele acha de ver os jovens que viu crescer a saírem com 19/20/21 anos do Sporting para o estrangeiro...
Registado

«No matter which way we go, it is no better than any other.»
Aurélio Pereira , « Resposta #7 em: Setembro 21, 2006, 21:00 »

CdS - Carolina Brown

*

Localidade: Lisboa
Feminino

Grande entrevista!

O Sporting nao seria o que é hoje sem este senhor!

Orgulho!!!
Registado

Sporting Sempre
Aurélio Pereira , « Resposta #8 em: Setembro 21, 2006, 21:01 »

*

Condecorações:Treinador de Bancada 2009Fair-Play 2009Fair-Play 2008Fair-Play 2007

Masculino

Citação de: "DonRamires"
O senhor mais importante da instituição Sporting.

Essa entrevista tem histórias curiosas. Gostava de poder falar com o Sr. Aurélio para saber outras coisas.

Deviam-lhe ter perguntado o que ele acha de ver os jovens que viu crescer a saírem com 19/20/21 anos do Sporting para o estrangeiro...

Ou então, o que ele acha de os ver retornar a Portugal mas para os rivais...  :?
Registado

"Somos o que somos, mas somos principalmente o que fazemos, para mudar o que somos!"
Aurélio Pereira , « Resposta #9 em: Setembro 21, 2006, 21:07 »

PLVS VLTRA

*
Veterano

Masculino

Como se pode ser olheiro do Sporting?
Registado

O Sporting é o Clube de Portugal.

Há os que exigem;
Há os que reclamam;
Há os que teclam;
E há os que dão: http://www.forumscp.com/index.php?topic=59703.40
Aurélio Pereira , « Resposta #10 em: Setembro 21, 2006, 21:12 »

*

Masculino

Citação de: "Majestade"

Bora lá criar uma equipa de prospecção de talentos? Eu e tu no comando.  Rir Muito Alto  Rir Muito Alto  Rir Muito Alto
Registado

Aurélio Pereira , « Resposta #11 em: Setembro 21, 2006, 21:26 »

*
Sénior

Localidade: Caldas da Rainha
Masculino

Citação de: "Jardax XXI"
Citação de: "Majestade"

Bora lá criar uma equipa de prospecção de talentos? Eu e tu no comando.  Rir Muito Alto  Rir Muito Alto  Rir Muito Alto

Estás a brincar, mas não é tão dificil assim.
Basta querer, gostar de o fazer e contactar o SPORTING. Depois as directrizes serão dadas.
Registado

Carlos Santos | SPORTING Supporter
Aurélio Pereira , « Resposta #12 em: Setembro 21, 2006, 21:50 »

*

Masculino

Olha por acaso não tinha essa ideia. Quem sabe, exige muito das pessoas mas quem corre por gosto, não cansa.
Registado

Aurélio Pereira , « Resposta #13 em: Setembro 22, 2006, 03:22 »

*
Veterano

Condecorações:Melhor Avatar 2006

Localidade: Edmonton, Alberta, Canada
Masculino

Espero k ele viva muitos e bons anos, mas tb espero que ensine mto bem a quem ele ache que merece, como se faz, porque destes fazem-se uma vez numa vida, nomeie-se um  só que tenha lançado mais estrelas do futebol internacional...

Graças a Deus e como toda  a pessoa de bem é do Sporting...
Registado

Aurélio Pereira , « Resposta #14 em: Setembro 22, 2006, 09:18 »

PLVS VLTRA

*
Veterano

Masculino

Eu estou dentro se quiserem formar uma equipa de olheiros. Cada um numa região. Posso oscilar entre Lisboa e Beira alta, na zona da Guarda.

Ainda ontem um amigo meu disse que a empregada dele tinha um puto de 9 anos que jogava no Brasil só que aqui não pode ir fazer captações porque não está legalizado e ela tem medo que aconteça algo. Eu disse-lhe para o levar ao Sporting sem medos que se ele for bom depois tratam dos papeis e tudo num instante.

Quanot ao Aurélio: Devemos-lhe o grande clube que amamos.
Registado

Há os que exigem;
Há os que reclamam;
Há os que teclam;
Aurélio Pereira , « Resposta #15 em: Setembro 22, 2006, 09:40 »

No avatar!

*
Juvenil

Localidade: OEIRAS " Essa Bela Localidade "
Masculino

Grande Aurélio Pereira, verdadeiro senhor !!!
Registado

The art of war is simple enough.
Find out where your enemy is ( LAMPS ).Get at him as soon as you can.
Strike him as hard as you can and keep moving!!
ANNTI-LAMPIÕES!!!
Aurélio Pereira , « Resposta #16 em: Setembro 22, 2006, 10:09 »

No avatar!

*
Júnior

Masculino

Serem olheiros propriamente ditos e oficiais do Sporting não é assim tão fácil.

Mas pessoas que não são olheiros mas que dão referências e informações frequentemente sobre miúdos, existem muitas. O próprio Aurélio Pereira diz isso na entrevista: "Cerca de 50 a 60 [olheiros], espalhados por todo o país. E chegam-nos muitas informações de particulares."

Basta para isso que se observem putos com critério e se tirem informações detalhadas (para que se tenha credibilidade perante o departamento) sobre os que são realmente muito bons, e depois dar essas informações ao departamento de prospecção do Sporting. Depois algum dos olheiros oficiais do Sporting tratará de fazer observações detalhadas.

Se eles virem que a pessoa que dá as informações, o faz com seriedade e credibilidade dando boas "sugestões", decerto que começarão a dar muito crédito a essa pessoa, pedindo-lhe informações e recebendo as que lhes são dadas com respeito e atenção. Existem vários casos de jogadores do Sporting que foram indicados por particulares e que acabaram por lá ficar. O Cristiano Ronaldo por exemplo foi indicado ao departamento de formação do Sporting pelo padrinho dele que era presidente de um núcleo sportinguista lá da Madeira. Foram observá-lo, gostaram dele e o resto é o que se sabe.

Recordo-me de ler uma entrevista a um olheiro do Sporting em que ele dizia precisamente que muitas pessoas lhe davam sugestões e indicações, e que depois ele ia observar e constatava que se tratavam de talentos.

Por isso se estão mesmo interessados em fazer isso, mãos à obra! E uma dica: observem preferencialmente jogos de escolas e infantis porque é nessas idades que os grandes talentos se podem caçar e moldar melhor. E grupos grandes de miúdos referenciados dessas idades vão algumas vezes por ano (principalmente nas férias escolares) fazer captações à Academia, sendo que os melhores de entre esses referenciados assinam logo. Depois na idade de iniciados, juvenis e juniores (os escalões que já estão na Academia) já são muito raras as contratações, porque existem poucos que tenham capacidade para ir para a Academia. Têm que ser fora-de-série.
Registado
Aurélio Pereira , « Resposta #17 em: Setembro 22, 2006, 10:23 »

PLVS VLTRA

*
Veterano

Masculino

Aqui em lisboa os clubes onde se podem ver bons putos a jogar são Odivelas FC, CAC, Fófó, Real Massamá, Olivais e moscavide etc. Prestar atenção aos jogos de fut5 tambem é util. O Figo e muitos começaram lá.

Mas para onde se mandam as recomendações e avisos de que há tal jogador em tal clube e que era bom observarem-no? Há algum numero ou mail?
Registado

Há os que exigem;
Há os que reclamam;
Há os que teclam;
Aurélio Pereira , « Resposta #18 em: Setembro 22, 2006, 10:42 »

*
Sénior

Localidade: Caldas da Rainha
Masculino

Majestade, vais aos contactos do SPORTING e safas-te.
O que o RMP refere, é verdade, contudo não se deixa de fazer parte do leque de olheiros do SPORTING, mesmo sendo não oficiais.

Tenho amigos que são olheiros pelo ASSlb e o processo é o mesmo ou idêntico. O clube dá algumas directrizes, e, consoante o trabalheiro do olheiro depois é aprofundado com olheiros oficiais digamos assim.
Registado

Carlos Santos | SPORTING Supporter
Aurélio Pereira , « Resposta #19 em: Setembro 22, 2006, 10:49 »

No avatar!

*
Júnior

Masculino

Citação de: "CrazySCP"
(...) Tenho amigos que são olheiros pelo ASSlb(...)

Desculpa lá a minha leiguice, a abreviatura ASSlb é o quê? Tem alguma coisa a ver com o Benfica?
Registado
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] 2 3 ... 11 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Formação do Sporting (Moderador: sotnas) Tópico:

Aurélio Pereira

« tópico anterior seguinte »
Ir para: