Prospecção de treinadores

Nem por sombras me passa pela cabeça despedir o treinador Jorge Jesus.

Mas meto-me na conversa sobre treinadores, gosto sempre de um bom debate destes. Há algum tempo, acho que neste tópico ou noutro do género, o meu favorito era o Tuchel (estávamos em finais de 2014 ou inícios de 2015, portanto deveria ser por causa do Marco Silva). Apontei outro nome, na altura recentemente escorraçado de uma Liga de topo e contratado por uma modesta equipa, de quem ninguém duvidava que ia descer de divisão. Faço nova referência, passado esse tempo: vejam o que era o FC Luzern antes do Markus Babbel chegar e vejam o que é agora. É na Suiça e todos conseguem? Ok, mas ele não começou a treinar aí.

Depois, temos sempre os bielsistas...  :whistle: :mrgreen:

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mas o JJ tem um pouco de Bielsa. Apesar do tradicional 4-4-2, o estilo bebe do mesmo espírito. Jogar em cima deles!!!!!

Eu confesso-me "bielsista", assim como já me confessava "adriaansista". Gosto da excentricidade, do estilo único e de um jogo de acordo com uma filosofia própria, à margem de tudo o resto.
"Players lose you games, not tactics. There's so much crap talked about tactics by people who barely know how to win at dominoes." - Brian Clough

"He is a perfect illustration of my constant theme about assembling a team of imperfect players who compliment each other perfectly. Unless he is surrounded by team mates who recognise his strenghts and cover for his weaknesses, his special goal scoring ability will go largely untapped. He needs to to be in the right place at the right time!" - Bob Paisley on John Wark
Obrigado por teres dado a conhecer na altura.  ;D

Não tem de quê. Eu tropecei no nome dele uns bons meses antes, ainda na época anterior. Um artigo que falava ao de leve numa nova geração de treinadores.  :great:

Já tinha subido inclusive com o Hertha de Berlim no passado. Mas não conheço muito do seu trabalho.

A carreira dele tem tido alguns altos, seguidos de baixos acentuados. Acho que também necessitava de amadurecer ideias.

não foi o babbel que fez crescer o fc luzern, isso tem mais haver com o ex presidente Rudolf Stäger (2005–2012),
desde ai, os 3 últimos presidentes é só cashwashing

Eu não estava a falar das condições que permitiram ao clube sobressair, estou a falar do que era o Luzern antes de ele chegar (clube praticamente condenado e com um plantel abaixo dos objectivos propostos) e passou a ser com Babbel. Agarrou numa equipa desfeita, motivou-a e conseguiu atingir mais que o que lhe era pedido. Não foi apenas um efeito da chicotada, pois tem replicado o fenómeno.

Não sendo propriamente um estudioso ou um tipo que inove pelos métodos e sistemas, é um tipo que me parece muito competente. tem uma coisa, que li num artigo qualquer, que não me agrada muito (mas conheço muitos que discordarão): mais que um tipo de ideias, é um tipo orientado para resultados.

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mas o JJ tem um pouco de Bielsa. Apesar do tradicional 4-4-2, o estilo bebe do mesmo espírito. Jogar em cima deles!!!!!

Eu confesso-me "bielsista", assim como já me confessava "adriaansista". Gosto da excentricidade, do estilo único e de um jogo de acordo com uma filosofia própria, à margem de tudo o resto.

Principalmente a teimosia.  :lol:
“A lot of football success is in the mind. You must believe you are the best and then make sure that you are.” - Bill Shankly
Continuando com treinadores e de Itália, Gian Piero Gasperini.

Esse era bom para chegar cá, fazer uma série com 4 derrotas em 5 jogos e ser mandado embora, como fez no Inter. Ou então como no Palermo: 21 jogos, 3 vitórias, 7 empates, 11 derrotas.

Agora a sério: baixa lá a intensidade do troll que já está num nível um bocado insultuoso à nossa inteligência.

Este anda aqui à procura de brinquedos novos.
Até acho que foi quem sugeriu o Rui Jorge para substituir o JJ, e dizer que o VP é melhor que o JJ então é lindo  :rotfl:

Aliás a quantidade de posts dele aqui diz tudo, não o levem a serio

O Vítor Pereira nos campeonatos qie defrontou com Jesus saiu vencedor, mas sim se calhar tu e essa lógica é que são para levar a sério  :rotfl: :rotfl:

Não tenho culpa que tenhas gostado dos títulos que o jotinha ganhou e da forma que foi  :lol:
"Victorious warriors win first and then go to war, while defeated warriors go to war first and then seek to win." Sun Tzu

Eu quero o regresso "d'O Crónico" Sporting Clube de Portugal
Citação de: jl17 em Hoje às 10:58
Já tinha subido inclusive com o Hertha de Berlim no passado. Mas não conheço muito do seu trabalho.

A carreira dele tem tido alguns altos, seguidos de baixos acentuados. Acho que também necessitava de amadurecer ideias.
Nisso faz-me lembrar o Zorniger que deve ser dos gajos com mais azar no futebol.
Eu não estava a falar das condições que permitiram ao clube sobressair, estou a falar do que era o Luzern antes de ele chegar (clube praticamente condenado e com um plantel abaixo dos objectivos propostos) e passou a ser com Babbel. Agarrou numa equipa desfeita, motivou-a e conseguiu atingir mais que o que lhe era pedido. Não foi apenas um efeito da chicotada, pois tem replicado o fenómeno.
2005-2006   D2   1er   79   34   24   7   3   69   33   +36   5 232
2006-2007   D1   8e   33   36   8   9   13   31   58   -27   7 733
2007-2008   D1   6e   44   36   10   14   12   40   49   -9   9 181
2008-2009   D1   9e   35   36   9   8   19   45   62   -17   8 074
2009-2010   D1   4e   58   36   17   7   12   66   55   +11   7 551
2010-2011   D1   6e   48   36   13   9   14   62   57   +6   7 993
2011-2012   D1   2e   54   34   14   12   8   46   32   +14   14 180 Hakan Yakin / novo estádio
2012-2013   D1   8e   39   36   10   12   14   41   52   -11   12 410Ryszard Komornicki    
2013-2014   D1   4e   51   36   15   6   15   48   54   -6   11 291Carlos Bernegger
2014-2015   D1   5e   47   36   12   11   13   54   46   +8   10 923 babbel
2015-2016   D1   3e   54   36   15   9   12   59   50   +9   11 292 ficou 3e porque sion mudou de treinadores 3X
atualmente na quarta posição sem direito a liga europa e sem possibilidade de ultrapassar sion, young boys ou basel
 - 2012 Laurent Roussey (février - avril) (44 matches)
2012 - 2012 Christian Constantin et Sébastien Fontbonne (avril) (1 match)
2012 - 2012 Rolland Courbis et Sébastien Fontbonne (mai) (2 matches)
2012 - 2012 Vladimir Petkovic (mai) (3 matches)
2012 - 2012 Sébastien Fournier (juin - septembre) (8 matches)
2012 - 2012 Michel Decastel (septembre - octobre) (7 matches)
2012 - 2012 Pierre-André Schürmann (octobre - décembre) (4 matches)
2013 - 2013 Víctor Muñoz(janvier - février) (3 matches)
2013 - 2013 Gennaro Gattuso (février - mars) (11 matches)
2013 - 2013 Arnaud Rossini (mars- mai) (9 matches)
2013 - 2013 Michel Decastel (mai - octobre) (21 matches)
2013 - 2014 Laurent Roussey (octobre - février) (8 matches)
2014 - 2014 Raimondo Ponte (février - mai) (17 matches)
2014 - 2014 Claudio Gentile (juin) (0 match)
2014 - 2014 Frédéric Chassot(juin - août) (5 matches)
2014 - 2014 Frédéric Chassot et Jochen Dries (août - septembre) (5 matches)
2014 - 2014 Jochen Dries (septembre) (1 matches)
2014 - 2014 Jochen Dries et Admir Smajic (septembre - décembre) (9 matches)

sion treinadores entre 2012 -2014
18
Bem, começando pelo início, nao percebo porque raio citas alguém e riscas o que escreveu.

Depis, também não percebo a ligação. Se bem percebo, o Leonardo é pior que o Sr. Paulo Sérgio ou que o Domingos Paciência? O Yakin não vale nada? Não percebi.
“A lot of football success is in the mind. You must believe you are the best and then make sure that you are.” - Bill Shankly
Bem, começando pelo início, nao percebo porque raio citas alguém e riscas o que escreveu.

Depis, também não percebo a ligação. Se bem percebo, o Leonardo é pior que o Sr. Paulo Sérgio ou que o Domingos Paciência? O Yakin não vale nada? Não percebi.

não te cria chatear  :great:
Yakin é bom e fez melhor mas ele próprio diz que os seus resultados no luzern vieram do efeito " novo estadio ".
depois de ter sido mandado para a rua no stuttgart, herta e offenheim Babbel pegou no luzern no quarto lugar e é onde o clube esta 4/10. não compreendo o que viste na sua prestação, na suiça

nem disse que yakin era mau nem falei de paulo sergio e tão pouco do domingos
Quando ele chegou ao Luzern o clube estava em último, 5 pontos em 11 jogos e era dado como certo que por ali ficaria.

No Estugarda agarrou na equipa quando esta estava na segunda metade da tabela e acabou em 3°. Na epoca seguinte nao soube gerir o foco da equipa e esta só queria Champions. Obviamente o campeonato foi por água abaixo. Mas passaram a fase de grupos (nem era dificil). O substituto inverteu isso. Claramente um erro de rookie.

Subiu o Hertha e foi despedido na época seguinte por desacordo com os dirigentes. Quando saiu, a equipa promovida estava na metade da tabela e a 3 pontos da Liga Europa. Foi substituído e desceram.

No Hoffenheim as coisas correram muito mal, é um facto.

Se eu o trocava ppelo JJ? Nem pensar. Nem é o meu estilo, é publico que tenho outro estilo favorito. Se é mau? Não acho. Até porque imagino que esteja mais experiente e evite alguns erros de julgamento do passado.
Quando ele chegou ao Luzern o clube estava em último, 5 pontos em 11 jogos e era dado como certo que por ali ficaria.

No Estugarda agarrou na equipa quando esta estava na segunda metade da tabela e acabou em 3°. Na epoca seguinte nao soube gerir o foco da equipa e esta só queria Champions. Obviamente o campeonato foi por água abaixo. Mas passaram a fase de grupos (nem era dificil). O substituto inverteu isso. Claramente um erro de rookie.

Subiu o Hertha e foi despedido na época seguinte por desacordo com os dirigentes. Quando saiu, a equipa promovida estava na metade da tabela e a 3 pontos da Liga Europa. Foi substituído e desceram.

No Hoffenheim as coisas correram muito mal, é um facto.

Se eu o trocava ppelo JJ? Nem pensar. Nem é o meu estilo, é publico que tenho outro estilo favorito. Se é mau? Não acho. Até porque imagino que esteja mais experiente e evite alguns erros de julgamento do passado.

E para suportar o que dizes, coloco aqui um gráfico que mostra o que o Babbel fez ao serviço do Luzern:

E o enquadramento do que Babbel fez ao serviço do Luzern no histórico recente do Luzern:

P.S.: Já as suas performances anteriores... tem 1 boa (Hertha) e 2 algo irregulares (Estugarda e Hoffenheim).

SL,
por favor @Pawn_pt

de onde veem esses graficos de Lucerne e Babbel?
por favor @Pawn_pt

Eu sou o master of information, se te disser, depois vou ter de te matar!!! :)

Podes ver aqui: clubelo.com

SL,
por favor @Pawn_pt

Eu sou o master of information, se te disser, depois vou ter de te matar!!! :)

Podes ver aqui: clubelo.com

SL,
obrigado master  :beer:
clubelo é engraçado mas tem alguns dados estranhos ou errados
Eu acho o site mto interessante, e até já tive algumas saudáveis discussões com o owner do site, porque discordo de alguns dos critérios utilizados na atribuição de elo por clube. Mas tirando essas ligeiras divergências, acho a ideia de criação de elo para clubes e treinadores uma opção muito válida para a determinação de capacidade de cada clube / treinador.

Para os treinadores, acho que o grafismo ajuda a identificar a qualidade do treinador:

Bons treinadores:
http://clubelo.com/LucienFavre
http://clubelo.com/JorgeJesus
http://clubelo.com/LeonardoJardim
http://clubelo.com/MarcoSilva

(i.e. em geral treinadores que em cada clube que pegam, a equipa melhora a sua performance, saindo do clube em alta ou numa posição + alta do que a que o clube tinha qdo entrou)

Treinadores medianos:
http://clubelo.com/PauloBento
http://clubelo.com/VitorPereira
http://clubelo.com/RuiVitoria

SL,
Como todos devem saber, eu discordo dos treinadores que actualmente estão ao serviço da equipa B e dos júniores. Dos treinadores e da política. Por isso, aqui nas minhas pesquisas dei de caras com um treinador que me parece vir apresentando um bom trabalho.

Numa das mudanças que eu faria na equipa b seria alterar o perfil do treinador. Escolhia um treinador com passado na formação. Das informações que tenho de João de Deus, ele não trabalhou na formação. Posso estar enganado neste ponto, mas a informação que tenho é esta. E eu considero a equipa B ainda como uma equipa de formação, que deveria ser composta por jovens jogadores, ainda em adaptação ao futebol profissional e com muita coisa ainda para aprender. Assim sendo o treinador teria de ser alguém com perfil para trabalhar na formação de jogadores. Então pus-me à procura de treinadores com algum passado na formação de jovens. Às páginas tantas dou com um treinador que me parece muito interessante, embora conheça extremamente pouco dele.

Paolo Vanoli - treinador de algumas das selecções jovens italianas e actualmente como treinador técnico (?) de Giampiero Ventura na selecção A italiana.
O sistema preferencialmente usado é um 4-4-2 relativamente com algumas parecenças com o nosso, com um trinco com boa leitura de jogo e grande capacidade no passe e com um 8 que consiga cobrir mais terreno e dois pontas-de-lança, sendo um geralmente um pouco mais móvel que o outro.
Estatisticamente apresenta números muitíssimo bons, com grande percentagem de vitórias alcançadas e uma média próxima dos dois golos marcados por jogo e menos de 1 golo sofrido por jogo. Segundo o que consegui obter tem uma média de cerca de 64% de vitórias.
Como disse, conheço muitíssimo pouco, pouco mais que estatísticas e algumas coisas que li, mas tentarei ver mais deste treinador. Poderia estar aqui um bom treinador para a nossa equipa B, caso ele eventualmente aceitasse o cargo (também poderia ser difícil)
O Site clubelelo é muito interessante. Mal vi o gráfico vi logo de onde o user o tirou.

Só pedia que evitasse o GoalPoint que é parcial...
Estatisticamente apresenta números muitíssimo bons, com grande percentagem de vitórias alcançadas e uma média próxima dos dois golos marcados por jogo e menos de 1 golo sofrido por jogo. Segundo o que consegui obter tem uma média de cerca de 64% de vitórias.

O sucesso da equipa B mede-se pelo número de atletas aproveitados na equipa A. Depois, aqueles que sem passar pela equipa A, rendem um capital interessante. A exigência da vitória é importante, os números estatísticos são importantes, mas um treinador da equipa B é bem mais que isso. Contudo, o italiano pode ser uma opção interessante.
“We have to be compact, close together tactically, and if you are close then you have options to play with. You don't always have to try the most risky ball if you are compact. You have to run, to fight, until the moment, and then ... bang, you take it.”

Jurgen Klopp

O sucesso da equipa B mede-se pelo número de atletas aproveitados na equipa A. Depois, aqueles que sem passar pela equipa A, rendem um capital interessante. A exigência da vitória é importante, os números estatísticos são importantes, mas um treinador da equipa B é bem mais que isso. Contudo, o italiano pode ser uma opção interessante.

Sim @Chown precisamente por isso é que a minha pesquisa se baseou em treinadores de formação, precisamente por causa dessa exigência. E é mais que pública a minha opinião sobre vitórias na formação, basta passar pelo tópico dos júniores onde semana após semana o Tiago Fernandes ganha e eu não deixo de criticar, sendo aliás, um dos mais críticos perante o treinador e as suas opções.
Como disse, preciso de ver bem mais, mas digamos que também não sou o gajo com mais tempo do mundo para ver futebol :mrgreen: pelo que faço uma pesquisa antes de me por aí a ver jogos sem fim e essa pesquisa terá sempre de passar por dados estatísticos, mesmo sabendo o quão enganadores eles podem ser
Como se chama aquele treinador que treinava o Basel aqui há uns poucos anos? Acho que tinha um nome meio turco...
"Um dia Sporting,  Sporting Sempre!"