Academia em todo o país

Mauras,

Eu acho, sublinho acho, que se o Presidente tivesse dito que só aceitava perguntas sobre o tema o resultado seria: nada de perguntas!

Mas estou de acordo contigo, se calhar o melhor seria não autorizar perguntas fora do tema da conferência.

Relativamente à informação sobre o projecto, penso que há por aqui alguns foristas a falar do que não sabe (o que não é surpresa).  A conferência de imprensa teve mais de 30 minutos, foi apresentado um video e uma sessão de slides (tanto quanto sei) onde foi explicado todo o projecto, a sua originalidade e objectivos.  

Depois os jornalistas decidem o que divulgam e por vezes parece pouco, mas só o é por opção destes ...
Façam o favor de ser felizes!
Assim de repente tambem me parece não haver grande pioneirismo nisto  
Quanto a ter escolas fora da zona de Lisboa, julgo que se deveria começar por uma na zona do Porto, e, em seguida, ir para o Algarve.

Quantos exemplos destes conheces em Portugal?  Se conheces algum, então digo também que não, mas como não conhecço nenhum, não posso estar mais em desacordo.

Os casos de Academias espalhadas pelo mundo que conheço são: Inter, Real Madrid; Manchester; Juventus.

Na minha opinião é de facto um projecto pioneiro e irão ver o Benfas a seguir anunciar um projecto semelhante, mas será a seguir...

Se fosse o Benfas a anunciar, não faltaria quem aqui criticasse o Sporting por falta de iniciativa e visão... :arrow:
Façam o favor de ser felizes!
O Arsenal também tem um protocolo qualquer cá com um colégio da linha, se não me engano.

Quanto ao "nosso" projecto não me parece mal pensado. Alargam o leque de escolha à zona circudante de Lisboa e os mais deslocados devem ficar alojados na academia, digo eu.
É mais fácil controlar estas escolas porque tem pessoas da confiança do Sporting envolvidas e fica tudo mais perto da academia.
Citação de: "aranha negra"
Assim de repente tambem me parece não haver grande pioneirismo nisto  
Quanto a ter escolas fora da zona de Lisboa, julgo que se deveria começar por uma na zona do Porto, e, em seguida, ir para o Algarve.

Quantos exemplos destes conheces em Portugal?  Se conheces algum, então digo também que não, mas como não conhecço nenhum, não posso estar mais em desacordo.

Os casos de Academias espalhadas pelo mundo que conheço são: Inter, Real Madrid; Manchester; Juventus.

Na minha opinião é de facto um projecto pioneiro e irão ver o Benfas a seguir anunciar um projecto semelhante, mas será a seguir...

Se fosse o Benfas a anunciar, não faltaria quem aqui criticasse o Sporting por falta de iniciativa e visão... :arrow:

Eu não disse que o projecto é mau; apenas esperava mais.
Quanto aos lamps, não me surpreenderá esse anuncio; andam sempre uns passos atrás nesta matéria!
O meu sangue só tem uma cor: verde e branco!
Ao que parece e segundo alguns amigos foristas de facto o projecto foi explicado detalhadamente, a Imprensa é que não deu o merecido destaque.
 :(

Relativamente ao pioneirismo desta iniciativa, discordo absolutamente.
Esta iniciativa do Sporting não é mais do que uma cópia do que os lamps têm implementado há algum tempo, mas em moldes diferentes.

As escolinhas dos miúdos do AssLB já são sobejamente conhecidas, bem como a recente estratégia dos lamps em assinar protocolos com tudo o que é clube da terrinha para detectar e garantir os jovens talentos antes de nós. A título de curiosidade o último protocolo estabelecido pela aquela raça nojenta foi há poucas semanas com o clube futebol Andorinha do Funchal(Fonte Record).
Por isso não me parece que eles vão copiar o Scp num modelo que já têm implementado muito antes de nós, qd muito poderão fazer alguns ajustes e dar destaque na imprensa para inglês ver. Mas sinceramente o que me interessa é o sucesso deste projecto e o meu desejo é que o Sporting acabe definitivamente com as aspirações de alguns clubzecos de se atrevassarem no nosso caminho.
Academia de Faro arranca a 7 de Setembro

O projecto de escolas de futebol leoninas espalhadas pelo país conhecerá mais um pólo de actividade. Depois de abertas as designadas “Academias Sporting” no Cacém e em São Pedro de Sintra, foi ontem acordada a abertura de igual centro em Faro. O núcleo algarvio dedicado à detecção de talentos arranca a 7 de Setembro próximo, com a inauguração de um campo sintético, a ser presenciada por responsáveis e jogadores da turma de Alvalade.

in O Jogo
Academia de Faro arranca a 7 de Setembro

O projecto de escolas de futebol leoninas espalhadas pelo país conhecerá mais um pólo de actividade. Depois de abertas as designadas “Academias Sporting” no Cacém e em São Pedro de Sintra, foi ontem acordada a abertura de igual centro em Faro. O núcleo algarvio dedicado à detecção de talentos arranca a 7 de Setembro próximo, com a inauguração de um campo sintético, a ser presenciada por responsáveis e jogadores da turma de Alvalade.

in O Jogo
Esta nao é a Academia do Joao Moutinho no Algarve?

Seria bom abrir uma no interior do pais. Estou a pensar mais concretamente na Beira Alta, regiao que conheço bem.
Ainda este verao estive em Seia (Serra da Estrela). Joguei umas peladinhas, ha la muita matreia prima. Conheço alguns miudos e adultos da minha idade que nao sao jogadores porque sao oriundos de familias humildes e que nao ha nem clubes, nem infrastructuras para que possam desenvolver as suas capacidades.
Muitos miudos aprendem a jogar na rua (de manha a noite) e desenvolvem capacidades tecnicas a Cristiano Ronaldo. O problema é que nao teem clubes, nem treinadores para lhes ensinar a jogar futebol de 11 em equipa, a posisionarem-se no terreno, para lhes transmitir cultura e inteligencia tactica.
Muitos sao oriundos de familias humildes, nunca foram a Lisboa e portanto é praticamente impossivel participarem num treino de captaçoes do Sporting. Tambem é dificil o Sporting descobrir estes talentos, porque estes miudos nao jogam em equipas que participam em torneios ou campeonatos onde um olheiro do SCP os pudesse observar.
Devem ser assim centenas os Cristianos Ronaldos que se perderam...
O pais é pobre, as infrastructuras sao poucas... O Sporting ao longo da sua historia contribui e muito para o desenvolvimento da pratica desportiva no pais. De certa maneira, o Sporting tem desenvolvido o trabalho que os diferentes governos nao fizeram...
Socio do SCP desde 1993!
Tens razão Paris verde e branco...

Eu sou de Seia e até á dois anos jogava no União Desportiva de Seia - Iniciados (que já acabou)... Eles por exemplo preferiam que os Séniores jogassem e treinassem no relvado do que as camadas jovens...

E além disso não tinham ninguém que soubesse alguma coisa de futebol de 11 em jovens... Era muito frustrante...

E posso-te dizer que havia e ainda há muitos jogadores por aqui que só não estão em clubes grandes porque ou não tem clube para se mostrar ou não têm condições financeiras para ir fazer treinos de captação a outros locais...
« Última modificação: Agosto 24, 2007, 16:42 pm por SCP_Seia »
Se soubessem o que o leão que carregam significa para nós morriam em campo por ele !
Lisboa e Porto teem a seu favor o facto de terem uma densidade de populaçao muito superior ao interior do pais. No entanto, é muito mais facil par um miudo que vive numa aldeia jogar na rua do que para um miudo da cidade. E os responsaveis da academia sabem que esses miudos "do futebol de rua" desenvolvem uma tecnica apuradissima. O problema é que eles nao teem a visibilidade necessaria, nao teem accesso aos olhos de quem decide...
A contrucçao de academias no interior ou o desenvolvimento de parcerias com entidades existentes custa muito dinheiro, mas é rentabilizado logo ao primeiro craque que aparecer. E como sabes, os potenciais craques sao muitos. Por isso, acredito muito neste projecto.
Tambem dara frutos em termos de visibilidade e marketing. Imagina que cada distrito ou concelho tenha uma academia ligada ao Sporting. O objectivo de qualquer criança que jogue futebol sera de integrar essa academia para sonhar com uma chamada a academia mae... Logo os lampioes vao ficar a passar-se com os seus filhos a quererem todos irem para o Sporting... Vai ser so Miguel Velosos por todo o pais!!!
E um plano a longo prazo, é estratégia, mas certamente daqui a 10/20 anos estara mais qiue provado que é o caminho certo.
Socio do SCP desde 1993!
 :think:

Estas novas "academias" (Cacém, São Pedro de Sintra e Faro) têm alguma coisa a ver com as parcerias que fizeram, há um ano atrás, com quatro escolinhas de futebol (e que estão identificadas no Site Oficial do Sporting)?
« Última modificação: Agosto 24, 2007, 18:00 pm por 1906 »
Sim, vão funcionar exactamente nos mesmos moldes e estão inseridas no mesmo projecto.
Sim, vão funcionar exactamente nos mesmos moldes e estão inseridas no mesmo projecto.

Excelentes notícias.  :clap:
Esperemos que vão abrindo cada vez mais. Não só é uma fonte de rendimento como também dará os seus frutos ao nível da detecção de talentos.  :victory:
Desconhecia essa academia no Cacém. Alguém me sabe informar a partir de que idades e em que moldes ela funciona ? Obrigado
O benfas parece que tambem esta a seguir estes passos. Ha uns tempos li uma noticia semelhante a esta...

http://www.sociedademusical.com/GerBenficaSMDC.html
O Benfica tem muitas escolinhas dessas espalhadas pelo país (mais de 50, segundo sei). Mas não funcionam nos mesmo moldes.

O Benfica tem feito isso essencialmente em parceria com clubes locais, ao passo que o Sporting funciona com as suas escolas em regime total de exclusividade, debaixo de parâmetros técnicos muito rigorosos, e onde é o Sporting que dita todas as regras. Para além disso nessas academias que o Sporting abriu o nível de exigência em termos de qualidade de infra-estrutras é muito grande e todas elas são feitas com capacidade de acolher sempre algumas centenas de miúdos a competir. Ou seja são de grande dimensão e de exigência de qualidade a todos os níveis. Pelo menos são essas as informações que tenho.
Já Conheço as instalações e as ideias Base da Escola que mais campo de recrutamento e matéria prima pode vir a ter...

Qual?

Aquela que está situada na Cidade mais jovem da Europa, Póvoa de Santa Iria.

Play Indoor era uma antiga fábrica de balanças transformada em 3 maravilhosos campos de relva sinténtica Anti-choque...

É uma Exclente zona par apostar, os moradores tipo daquele local são, Casais classe Média e com idades entre os 25 e 35 maioritariamente e com 1 ou 2 filhos pequenos...

Venham Dái mais LEÔES.
« Última modificação: Setembro 12, 2007, 11:27 am por CARLOS10ALMEIDA »

SAUDAÇÕES LEONINAS
CARLOS ALMEIDA
16.126
SPORTING SEMPRE 10RGULH0
É OFICIAL

SAUDAÇÕES LEONINAS
CARLOS ALMEIDA
16.126
SPORTING SEMPRE 10RGULH0
Para todos aqueles que estão nesta Zona ou tenham Amigos ou familiares e que estejam interessados é só juntar duas fotos... :mrgreen:

SAUDAÇÕES LEONINAS
CARLOS ALMEIDA
16.126
SPORTING SEMPRE 10RGULH0
O Benfica tem muitas escolinhas dessas espalhadas pelo país (mais de 50, segundo sei). Mas não funcionam nos mesmo moldes.

O Benfica tem feito isso essencialmente em parceria com clubes locais, ao passo que o Sporting funciona com as suas escolas em regime total de exclusividade, debaixo de parâmetros técnicos muito rigorosos, e onde é o Sporting que dita todas as regras. Para além disso nessas academias que o Sporting abriu o nível de exigência em termos de qualidade de infra-estrutras é muito grande e todas elas são feitas com capacidade de acolher sempre algumas centenas de miúdos a competir. Ou seja são de grande dimensão e de exigência de qualidade a todos os níveis. Pelo menos são essas as informações que tenho.

Eu sei que as escolas do Sl Benfica funcionam com a metodologia da formação do Benfica e, os responsáveis dessas escolas são ex-estagiários que passam pela escola no estádio da luz, só assim podem abrir uma escola do Benfica. Eu axo que esta é uma maneira muito correcta pois eles estão a trabalhar bem ja que há 3 anos que são campeões no escalão de escolas com 90% dos miudos a sairem da escola de Futebol. Espero que o Sporting faça algo de semelhante porque segundo o que me contou um colega que está como técnico só ca em lisboa têm cuidado com a metodologia, as outras escolas têm a própria forma de trabalhar, apenas ficam com o nome do Sporting e o clube recebe informações se há algum jovem talento.
Eu sei que as escolas do Sl Benfica funcionam com a metodologia da formação do Benfica e, os responsáveis dessas escolas são ex-estagiários que passam pela escola no estádio da luz, só assim podem abrir uma escola do Benfica. Eu axo que esta é uma maneira muito correcta pois eles estão a trabalhar bem ja que há 3 anos que são campeões no escalão de escolas com 90% dos miudos a sairem da escola de Futebol. Espero que o Sporting faça algo de semelhante porque segundo o que me contou um colega que está como técnico só ca em lisboa têm cuidado com a metodologia, as outras escolas têm a própria forma de trabalhar, apenas ficam com o nome do Sporting e o clube recebe informações se há algum jovem talento.

Engraçado ... o Ricardo tem as mesmas informações que tu contradizes, mas no inverso.

Tu apontas que o sl m**** aplica a sua metodologia nas escolinhas que têm. O Ricardo diz que isso não é assim! O Ricardo diz que no caso do sporting a metodologia é aplicada segundo os padrões dos Sporting, e tu dizes que não é assim ...

Temos aqui duas opiniões coincidentes onde apenas se muda o nome do clube! Interessante de facto!

O que te posso dizer é que a escola que foi aberta na Alta de Lisboa segue a metodologia que o Sporting defeniu. Era uma das regras para terem o nome Sporting. Se isso se aplica a todas as escolas ou não, não sei!
Saudações Leoninas