Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
Registe-se
se ainda não for membro.
Maio 21, 2013, 17:48
1 Hora
1 Dia
1 Semana
1 Mês
Para sempre
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Início
Ajuda
Regras
Pesquisa
Entrar
Registe-se
Wiki
Links
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal
Área da Comunidade
Wiki Sporting
Tópico:
Época 88/89 - Pré-temporada
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Páginas:
« anterior
1
[
2
]
Autor
Tópico: Época 88/89 - Pré-temporada (Lida 2232 vezes)
Época 88/89 - Pré-temporada
, «
Resposta #20 em:
Março 10, 2005, 10:47 »
Coração de Leão
Sénior
Condecorações:
Mensagens: 4044
Idade: 36
Localidade: Ramada
Volto a reavivar este tópico. Como sabem, mercê de uma pilha de Jornais Sporting de 1988 e 1989 a que tive acesso, tinha a intenção de relembrar alguns factos desta época.
A verdade é que o tempo disponível não tem sido muito. Por outro lado, a leitura que tenho vindo a fazer (muitas vezes, na diagonal) não tem encontrado matérias que justifiquem a continuação deste tópico, excepção feita a algumas pérolas do passado (de que os testemunhos dos violinos são o melhor exemplo), que têm interesse histórico.
Posto isto, encerro este tópico sobre a época 88/89. Fazendo um apanhado dos factos principais, não é um ano para recordar. Muitos de nós se lembrarão disso. Foi o ano do consulado de Jorge Gonçalves, em que tudo começou bem (vitórias na fase inicial do campeonato e eliminação do Ajax) mas depois acabou mal.
O Be****a ganhou aquele que é, neste momento, (e espero que continue assim muito mais tempo) o seu antepenúltimo título. O FCP foi 2º, o Boavista 3º, nós ficámos em 4º, logo à frente do Setúbal. O melhor marcador foi o angolano Vata do Glórias com 16 golos. O nosso melhor marcador foi Paulinho Cascavel com 11 golos. Uma época em que fomos eliminados pela Real Sociedad na 2ª eliminatória da Taça Uefa e em que, na passagem da 1ª para a 2ª volta, já estávamos longe de discutir seriamente o título. Na Taça de Portugal fomos eliminados pelo Belém (já tinham eliminado o FCP) no Restelo. Depois dar-nos-iam a alegria de vencer o Glórias na final do Jamor.
Tivémos 3 treinadores: Pedro Rocha, depois o grande Vítor Damas (que tinha posto fim à carreira em Novembro de 88, após o empate 2-2 em Viseu, com o Académico local) e, finalmente, Manuel José, na sua 2ª passagem pelo nosso clube, continuando para a temporada 89/90.
Nesta época terminaram as suas carreiras de futebolistas profissionais alguns jogadores que vestiram a nossa camisola: Inácio, Jordão, Zezinho e Meszaros.
Depois há também que registar episódios rocambolescos como a ida de Jorge Gonçalves para a Holanda por algum tempo, sem que se soubesse muito bem o que tinha ido para lá fazer. Seguiu-se o pedido de demissão da direcção e as eleições antecipadas para Junho de 89. Concorreram Jorge Gonçalves, Miguel Catela (tive sempre uma péssima impressão deste gajo), António Simões e Sousa Cintra. Creio que todos sabem o resultado final: mais de 60% para o rei das águas.
Devido aos ordenados em atraso, Morato e Fernando Mendes rescindiram com justa causa. Foram para o FCP e Glórias, respectivamente.
Quanto às modalidades, ganhámos o campeonato de futebol de cinco. Vencemos a Taça de Portugal em andebol ao Glórias, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures. Em hóquei, ficámos em 5º no campeonato com uma equipa que incluía Pedro Alves, Paulo Alves, Vítor Fortunato, Gelásio e Trindade. Chegámos à final da Taça dos Campeões Europeus mas perdemos os dois jogos com os catalães do Noia.
Fica aqui o resumo de um ano algo cinzento. Obrigado por lerem.
Registado
Vítor Damas (1947-2003)
2 Campeonatos Nacionais (69/70 e 73/74)
3 Taças de Portugal (70/71, 72/73 e 73/74)
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas:
« anterior
1
[
2
]
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal
Área da Comunidade
Wiki Sporting
Tópico:
Época 88/89 - Pré-temporada
« tópico anterior
seguinte »
Ir para:
Por favor seleccione um destino:
Universo Sporting Clube de Portugal
Redacção Porta 10-A
Orgulho Leonino
Direcção, SAD e Orgãos Sociais
Sócios, Adeptos e Património
Futebol e Modalidades do Sporting
Futebol Profissional
Jogos e Jogadores
Transferências e Prospecção
Formação do Sporting
Modalidades do Sporting
Assuntos Desportivos
Futebol de Outras Equipas e Selecções
International Lounge
Jogadores
Selecções Nacionais
Modalidades de Outras Equipas, Selecções e Atletas
Assuntos Desportivos Gerais e de Outros Clubes
Outros Assuntos
Conversas de Café
Bookmark
Tecnologia, Informática e Jogos
Área da Comunidade
Wiki Sporting
Arquivo
Predictions League
Eleições Sporting 2013
Eleições Sporting 2011
Eleições Sporting 2009
Euro 2012
Mundial FIFA 2010
Euro 2008
Mundial FIFA 2006
Revistas e Newsletters
A carregar...