Dia de Defesa Nacional

Acho que só podes faltar com justificação médica, mas de qualquer maneira informa-te melhor porque se faltares ao Dia da defesa nacional serás multado e o valor da multa não é pequeno.

Eu não cheguei a ir ao meu dia e nunca me aconteceu nada. :mrgreen:
Um primo meu 1 ano mais velho que eu não foi no seu ano e foi multado, depois teve que ir no meu ano comigo.

Tenham atenção! Não é brincadeira e está previsto na legislação multas entre outras coisas a quem não for. Passo a mostrar:

Artigo 58.º
[…]
1 — O não cumprimento do dever de comparência
ao Dia da Defesa Nacional, previsto no artigo 11.º e na
alínea b) do artigo 57.º da presente lei, constitui contra-
-ordenação punível com coima de montante a fixar no
regulamento da presente lei
, sem prejuízo da imediata
sujeição pelo infractor ao disposto na alínea a) do n.º 5
do artigo 34.º, bem como às restrições para o exercício
de funções públicas.[/b

CAPÍTULO IV
Direitos e garantias

SECÇÃO I
Dispensa e isenção do cumprimento de deveres militares
Artigo 37.
o Dispensa de comparência ao Dia da Defesa Nacional
Os cidadãos referidos no n.o

4 do artigo 11.
o que padeçam de doença prolongada comprovada pela autoridade pública competente ou que residam legalmente
no estrangeiro com carácter permanente e contínuo não
estão sujeitos ao dever de comparência ao Dia da Defesa

podem ser dispensados do cumprimento dos deveres
militares, nos termos previstos no presente artigo.
2 — Constitui motivo de adiamento das provas de
classificação e selecção:
a) Possuir habilitação para candidatura ao ensino
superior até ao ano em que os cidadãos completem 20 anos de idade ou frequentar estabelecimento de ensino superior ou equiparado,
com aproveitamento, no País ou no estrangeiro;
b) Encontrar-se em regime de aprendizagem ou
a frequentar curso de formação ou estágio
profissional.
3 — Constitui motivo de dispensa das provas de classificação e selecção:
a) Ter residência legal no estrangeiro com carácter
permanente e contínuo;
b) Ter adquirido nacionalidade portuguesa durante
ou após o ano em que tiver completado 18 anos
de idade;
c) Ser cidadão português originário, ainda que com
outra nacionalidade, desde que se mostre comprovado o cumprimento de idêntico serviço no
estrangeiro;
d) Ser aluno de estabelecimento de formação eclesiástica, membro de instituto religioso e ministro
de qualquer religião legalmente reconhecida;
e) Pertencer ou ter pertencido a força de segurança, por período equivalente ao previsto para
o serviço efectivo a que alude o presente artigo;
f) Ser ou ter sido bombeiro, por período equivalente ao previsto para o serviço efectivo a que
alude o artigo 34.
o
;
g) Ter a seu exclusivo  cargo filhos ou enteados
menores de 10 anos.
4 — Constitui motivo de dispensa de incorporação ter
um irmão simultaneamente incorporado em virtude da
convocação a que alude o presente artigo.
5 — Constitui motivo de dispensa das provas de classificação e selecção, bem como da incorporação:
a) Invocação de qualidade cujo estatuto legal o
determine;
b) Ser filho ou irmão de militar falecido em campanha ou de cidadão qualificado deficiente das
Forças Armadas com uma percentagem de incapacidade igual ou superior a 60 %, em condições
a regulamentar;
c) Encontrar-se a cumprir pena ou sujeito a medida
de coacção que, pela sua natureza, seja incompatível com o serviço nas fileiras;
d) Doença prolongada comprovada pela autoridade pública competente.

Podes é pedir a marcação de dia de convocação para cumprimento do dever militar de comparência ao Dia da Defesa Nacional.
Tens é que ir ao Ministério da Defesa no Terreiro do Paço, tratar disso!
Fui em Outubro, na base naval de Lisboa. Eu que até gosto de coisas ligadas com as forças armadas, não posso dizer que gostei muito. As palestras são uma seca autentica. Depois, como já não se pode ver a bar dos fuzileiros, e estava a chover nesse dia, não pudemos ver as fragatas... Até gostei, deu para ver um pouco da vida militar, mas penso que se mostrassem mais coisas, seria bem mais interessante. A melhor parte dia acabou por ser a volta que demos a base de autocarro. Aquilo é enorme. Gostei de ver a infra-estruturas, alguns meios terrestre leves que por lá andavam, e claro, o sítio onde estão os navios. As fragatas são muito imponentes ao perto, tal como o submarino.

A comida por acaso e muito boa.

Resumindo, gostei de 30 minutos, e fiquei a apanhar uma seca o resto do dia. Talvez se mostrassem mais coisas seria melhor, ou pelo menos que tivéssemos visto a fragata.

Btw, a base é enorme, aquilo até um banco tem lá dentro. E a vista para o rio Tejo, ao pé da escola de oficiais penso, é fantástica.
Eu fui dar o nome mas nem sequer fui à inspecção nem ao dia de defesa nacional. Entretanto quando já estava na universidade fui ao ministério tratar disso (pensei que tivesse alguma multa para pagar), mas não. Passaram-me a Cédula Militar e nunca mais tive problemas com isto.

Sou de 1984. Não sei se teve alguma influência, mas na altura também me diziam que estava lixado e tal, mas tal não se verificou.
Sporting Sempre! 14.244
Para mim esse dia foi uma valente seca...  :lol:
Xiii, no meu tempo só dei o nome e pedi adiamento devido à faculdade, até esgotar o prazo possível. Depois lá fui à inspecção na Ajuda, que durou apenas um dia. No dia seguinte só tive que ir buscar os papéis, ou a cédula, já nem me lembro bem, foi tão interessante que varreu-se da minha memória.  :inde:
Acho o facto de isto ser obrigatório uma autentica palhaçada, quem queria conhecer ia, quem não queria não ia! Mais valia era multarem os abstencionistas, isso sim é uma falha grave do exercício público e não uma visita a uma base militar (ainda por cima eu que abomino a existência de forças militares).
Eu fui dar o nome mas nem sequer fui à inspecção nem ao dia de defesa nacional. Entretanto quando já estava na universidade fui ao ministério tratar disso (pensei que tivesse alguma multa para pagar), mas não. Passaram-me a Cédula Militar e nunca mais tive problemas com isto.

Sou de 1984. Não sei se teve alguma influência, mas na altura também me diziam que estava lixado e tal, mas tal não se verificou.

Eu sou de 1985 e também não tive problemas nenhuns agora não sei como está isto da lei.

O melhor é mesmo ligares para lá a perguntar tudo e depois decides o que queres fazer.
Sporting Sempre.
Fiz isso no Alfeite tambem. Fui no Autocarro deles desde Cascais e o pior foi mesmo a viagem; demoramos algumas 2 horas a chegar lá... O dia em si é um bocado secante mas se tiveres sorte (como eu tive) algum amigo teu calha no mesmo dia que tu e portanto acaba por não ser muito mau. Na minha altura lembro-me de ter achado o almoço bom, umas febras grelhadas com arroz e ovo estrelado (foi o mais positivo daquilo tudo).

@ brmiguel93 Se quiseres que o dia acabe rápido é só começares a fazer asneira durante o içar da bandeira Portuguesa  :twisted:
Fiz isso no Regimento de Artilharia Antiaérea Nº 1 em Queluz, e cá ganda seca que apanhei nesse dia...
Para alem de ter apanhado uma ganda seca, ainda apanhei chuva enquanto estiveram a içar a bandeira Portuguesa e depois apanhei chuva novamente quando foi para recolher a bandeira, e o mais estranho é que só choveu nestas alturas, no resto do dia esteve sempre sol :lol:
Bem e tive um azar do caneco com a comida... Cherne cozido com batatas cozidas. As batatas apesar de parecerem farinha até se comeram, a posta do peixe era a maior de todas, nem cabia no prato(!) :lol: e dpois a posta tava metade crua e a outra metade ainda congelada :rotfl: . Passei cá uma fomeca o dia todo!
« Última modificação: Fevereiro 29, 2012, 21:17 pm por Simon_10 »
Xbox Live - Luis1906
Esqueci-me de dizer que a minha também foi no Alfeite. Nunca mais quero lá por os pés.  :mrgreen:
Fiz isso no Alfeite tambem. Fui no Autocarro deles desde Cascais e o pior foi mesmo a viagem; demoramos algumas 2 horas a chegar lá... O dia em si é um bocado secante mas se tiveres sorte (como eu tive) algum amigo teu calha no mesmo dia que tu e portanto acaba por não ser muito mau. Na minha altura lembro-me de ter achado o almoço bom, umas febras grelhadas com arroz e ovo estrelado (foi o mais positivo daquilo tudo).

@ brmiguel93 Se quiseres que o dia acabe rápido é só começares a fazer asneira durante o içar da bandeira Portuguesa  :twisted:

O Desrespeito sob um dos símbolos máximos do nosso pais da pena de prisão!
Xiii, no meu tempo só dei o nome e pedi adiamento devido à faculdade, até esgotar o prazo possível. Depois lá fui à inspecção na Ajuda, que durou apenas um dia. No dia seguinte só tive que ir buscar os papéis, ou a cédula, já nem me lembro bem, foi tão interessante que varreu-se da minha memória.  :inde:

Comigo foi igual, adiamento até ao máximo possível, devido aos estudos, acabei por ir à inspecção no último ano obrigatório, fui do último "contingente", tivemos lá um comando a dar uma palestra, a dizer que se alguma vez estivéssemos metidos em problemas, em qualquer parte do mundo, era ele e mais alguns que nos iam buscar, o nosso grupo tinha médicos já formados, advogados a acabar o curso, etc, uma risota completa, foi um dia completo e a manhã do dia seguinte nisto. ::)

Curiosamente foi naquele quartel na Rua da Constituição, no Porto, que foi vendido no mesmo ano da minha inspecção, ou seja, fui dos últimos a lá entrar! :) 
« Última modificação: Fevereiro 29, 2012, 17:58 pm por Rui Sampaio »
Hoje como sempre, tenho o FórumSCP na mente e o Sporting Clube de Portugal no coração!
A minha é no final de Março e não vou estar cá.

Estou na mesma situação que tu.Pelo que sei adiar não é um problema mas só se tiveres uma justificação médica ou coisa do género.Situação delicada,também conheço pessoal que não foi e a quem não aconteceu nada por outro lado as multas são bem pesadas e não vale a pena arriscar

Pois, mas a menos que te a adiem com essa justificação vais ter que ficar e ir lá, não?  ??? Desses casos já ouvi imensos.

Já alguém ouviu algum caso de quem apanhou mesmo multa?  :think:

Quando foi o meu (há quase 4 anos) apanhei uma seca...  :wall:

Um autêntico dia perdido não?  :boohoo:

Não.Eu não vou no dia em que está marcado isso é certo.

Agora não sei se ligue para lá antes a explicar a situação ou se telefone depois.O porreiro era eles perceberem o problema e marcarem outro dia (há pessoas que vão dia 2 de Abril isso para mim já dava). No entanto já sabemos como estas coisas funcionam

Se não fizer isso tenho/tens 5 dias para justificar a tua falta mas de forma "séria" tipo justificação médica ou escolar.

O pior é mesmo a multa que,pelo que me lembro e pelo que vi,pode ser muito pesada
O meu foi no Alfeite e adorei mas sou suspeita uma vez que é algo que me apaixona.  :great:

Os fuzileiros? :whistle:

:twisted:

O famoso içar da bandeira no Alfeite... 8)

Por acaso tive sorte, porque no dia em que fui os fuzileiros iam fazer um exercício. Quando demos a volta da autocarro e passámos pela praça central da base, encontrámo-la repleta de pequenos helicópteros com os fuzileiros todos a entrarem neles carregados com uma grande variedade de armas, desde automáticas à Extreminador Implacável até às RPGs.

O Desrespeito sob um dos símbolos máximos do nosso pais da pena de prisão!

Exacto. Aliás, quando fomos dar a volta à base, e passamos por um edifício com umas grades, disseram logo que era ali que ficávamos se fizesse-mos asneira.
Pedi o adiamento, como estava previsto no regulamento, por ter uma prova da Faculdade naquela data. Enviei a carta com tudo o que pediram, e até hoje nao tive notícias.

Como é que costuma proceder-se a remarcação (ou algo do género), alguém sabe?
No meu ano não houve o içar da bandeira, pois estava a chover nesse dia. O almoço na cantina do cozido à portuguesa, e eu que pensava que eles só comiam rações de combate.

Já agora, fui à base de Monte Real.
O meu foi no Alfeite e adorei mas sou suspeita uma vez que é algo que me apaixona.  :great:

Os fuzileiros? :whistle:

:twisted:

Nem por isso. O oficial da marinha é que era bem jeitoso.  :P
O meu também deve estar quase. Onde é que se consultam as datas?