Jornal do Sporting

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

14-08-2015
O sétimo baptismo, desta vez em Aveiro


Só faltou Jesus Correia marcar, mas nem por isso o jogo deixou de entrar na história: a 24 de Novembro de 1946, o Sporting estreava-se no Campeonato Nacional da I Liga no Campo do Famalicão e, ao intervalo, o resultado já ia em 4-3 para os ‘leões’. A réplica do conjunto local foi notável, mas a música dos Cinco Violinos era como uma flauta de Hamelin que empurrava de forma constante a bola para a baliza. No final, a formação ‘verde e branca’ ganhou por 9-5 (e estamos a falar de futebol, é verdade) com cinco golos de Peyroteo, dois de Vasques, um de Travassos e outro de Albano.

Depois de Barreirense e V. Guimarães, o Sporting funcionava como padrinho na estreia de uma equipa na principal divisão portuguesa e o epílogo era sempre o mesmo – vitória ‘leonina’. Hoje, o conjunto comandado por Jorge Jesus estará de novo presente no debutar de um conjunto na I Liga, desta feita o Tondela, em Aveiro (20h30). E com a ambição de vencer para dar continuidade ao triunfo na Supertaça e poder retomar o trilho dos tempos em que o Clube era conhecido como o ‘Crónico’, tamanha era a superioridade que conseguia exercer.

Sem contar com a temporada de 1934/35, que marcou a primeira experiência de uma competição nacional (anos mais tarde, por influência de quem ganhou, passaria de oficioso a oficial, mas isso é outra história...) e onde os ‘leões’ cilindraram a Académica por 6-0 em Coimbra, no Campo de Santa Cruz, com um ‘hat-trick’ de Soeiro e mais um golo de Mourão, Faustino e Ferdinando, esta será a sétima vez que o Sporting surge como adversário de um estreante. E, curiosamente, a primeira vez também teve o letal avançado Soeiro como protagonista – apontou um ‘hat-trick’ no triunfo frente ao Barreirense por 7-2 no Estádio do Lumiar, em 1937/38. Cinco anos mais tarde, foi a vez de marcar presença no ‘baile de debutante’ do V. Guimarães, com díficil triunfo por 4-2 no Campo Bem-lhe-vai com ‘bis’ de Canário e mais um golo de Mourão e outro de Peyroteo. A seguir, ainda durante a década de 40, foi a vez do Famalicão.

Teria de esperar-se mais de cinco décadas até o Sporting voltar a apadrinhar o primeiro jogo de uma equipa na I Liga, desta feita nos Açores, diante do Santa Clara: numa partida jogada com grande intensidade e que fez parar a ilha de São Miguel, dois golos de Gamboa colocaram os visitados a ganhar ao intervalo até ao empate, conseguido por Edmilson (que falhara um ‘penalty’) e Acosta. Os ‘leões’ começaram o Campeonato de 1999/00 com uma igualdade mas, curiosamente, terminariam a... festejar o título.

Nos últimos dez anos, a situação repetiu-se mais duas vezes, ambas em Alvalade: em 2008/09, a ‘vítima’ foi o Trofense, que saiu derrotado por 3-1 com golos de Tonel, Izmailov e Yannick ainda antes da meia hora; em 2013/14, foi a vez de o Arouca começar a ganhar mas sair vergado a uma goleada por 5-1 com um ‘hat-trick’ do estreante Fredy Montero mais um golo de Maurício e outro de Wilson Eduardo. E hoje, como será a história?

http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_destaquebapt_140815_153259.asp
O desta semana traz algum poster da supertaça a meu do jornal?
Roman Pavlyuchenko, Gareth Bale e Zoran Tosic estão a caminho do Sporting para reforçar o plantel às ordens de Carlos Carvalhal, apurou o Correio da Manhã.
- 28.12.2009  00:30
O desta semana traz algum poster da supertaça a meu do jornal?
Não. ;)
''Juntos somos mais e melhores. Vamos Sporting, vamos equipa!''
Citar
Não há mão que pare esta equipa!

Três jogos oficiais, três vitórias. Depois da conquista da Supertaça frente ao Benfica, o Sporting começou da melhor forma o Campeonato com uma vitória em Aveiro frente ao Tondela, a que se seguiu um triunfo com o CSKA Moscovo no ‘playoff’ de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Confirma-se: golos irregulares e penalidades por marcar à parte, não há mão que pare esta equipa, naquele que é o principal destaque da próxima edição do Jornal Sporting, disponível a partir de amanhã, 20 de Agosto, e que pode ser adquirida em Portugal ou no estrangeiro, em papel ou formato electrónico.

No futebol, além da antevisão da recepção de sábado ao P. Ferreira e da viagem à Rússia na segunda mão da Champions, o destaque vai para a reportagem com João Mário, médio que renovou contrato até 2020. “Estou muito mais forte. No físico, na mentalidade e como pessoa”, explica.

No futebol de formação, poderá ler o rescaldo da estreia dos juniores no Campeonato e uma entrevista com João Couto, treinador da equipa de juvenis que se estreou em termos oficiais com uma goleada frente ao Real por 6-1.

Nas modalidades, pode ler os trabalhos sobre a vitória da equipa masculina de futsal na Taça de Honra; o regresso aos treinos da formação de seniores femininos, que este ano vai estrear-se no Campeonato Nacional; os Campeonatos do Mundo de atletismo e de judo, que estão prestes a começar; o perfil de Aruna Quadri, reforço do ténis de mesa do Sporting; e o primeiro dia do hóquei em patins ‘leonino’.

Estes e outros temas sobre o Universo Sporting no Jornal que coloca tudo ‘verde no branco’.
''Juntos somos mais e melhores. Vamos Sporting, vamos equipa!''
''Juntos somos mais e melhores. Vamos Sporting, vamos equipa!''
Citar
Da Rússia, sem pudor

O rescaldo e análise da derrota do Sporting na segunda mão do ‘playoff’ de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões e a homenagem a Mascarenhas, eterno goleador que mantém o recorde de golos num jogo das competições europeias e que faleceu na passada terça-feira, são os principais destaques da próxima edição do Jornal Sporting, disponível a partir de amanhã, 27 de Agosto, e que pode ser adquirida em Portugal ou no estrangeiro, em papel ou formato electrónico.

No futebol, pode ainda ler a reportagem do empate caseiro com o P. Ferreira, bem como o trabalho sobre a entrega de emblemas a Associados com 25 anos de filiação e posterior sessão de autógrafos na Loja Verde com William, Esgaio, Paulinho, Antunes e Spínola. Veja também o resumo das duas vitórias da equipa B no Campeonato da II Liga.
Na formação, o destaque vai para a entrevista com Pedro Venâncio, capitão da equipa de iniciados que inicia no próximo domingo a Série F da primeira fase do Nacional, bem como as vitórias dos juniores e dos juvenis no fim-de-semana.

Nas modalidades, nota para a análise a todos os encontros de pré-temporada de futsal e andebol, incluindo o Torneio Francisco Stromp disputado em Odivelas, assim como uma reportagem com Ricardo Figueira a falar sobre os sub-capitães Ângelo Girão e João Pinto.

Leia também sobre a qualificação de Emanuel Silva para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e sobre os cinco ‘leões’ que se sagraram campeões europeus de futebol de praia.

Estes e outros temas sobre o Universo Sporting no Jornal que coloca tudo ‘verde no branco’.
''Juntos somos mais e melhores. Vamos Sporting, vamos equipa!''