Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
Registe-se
se ainda não for membro.
Maio 22, 2013, 09:19
1 Hora
1 Dia
1 Semana
1 Mês
Para sempre
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Início
Ajuda
Regras
Pesquisa
Entrar
Registe-se
Wiki
Links
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal
Outros Assuntos
Conversas de Café
(Moderadores:
Angel Lion
,
Stunner
)
Tópico:
Faz hoje 25 anos que morreu Zeca Afonso.
Páginas: [
1
]
Autor
Tópico: Faz hoje 25 anos que morreu Zeca Afonso. (Lida 626 vezes)
, «
em:
Fevereiro 23, 2012, 17:58 »
COSA NOSTRA
25 anos sem Zeca Afonso
Nunca alguém o comprou, por um lapso de tempo que fosse, nem à sua criação artística. E só a morte viria a calá-lo, nesse incómodo 23 de fevereiro de 1987.
António Loja Neves (
www.expresso.pt
)
9:00 Quinta feira, 23 de fevereiro de 2012
233 2
30 comentários
Faz hoje 25 anos que o Zeca sucumbiu à doença, deixando-nos - a todo um país - a braços com um legado complexo, a que não foram indiferentes os amigos e admiradores, nem os detratores e adversários políticos. Um legado musical, um vasto campo lírico para além das cantigas, uma atitude na vida, uma personalidade rara de homem íntegro.
Saiu da Glória (Aveiro) para o mundo, e palmilhou-o numa postura interventiva, não se contentando em contemplá-lo. Ousou mudar as coisas, as pessoas, a sociedade. Agarrou a vida pelos cornos e lidou-a com ardor, recusando desgraças e impossíveis.
José Afonso, cidadão, compositor, poeta, cantador, olhou-nos sempre de maneira frontal, convidando-nos a ir em frente, em sobressaltos mas não a medo. Exigente com os outros não mais do que consigo próprio, elevou por diversas vezes o mister das canções a um objetivo sublime.
Primeiro com a canção coimbrã - quando estudante do liceu e da universidade -, de companhia com o Adriano Correia de Oliveira, o Manuel Alegre, o José Niza, o Durval Moreirinhas, o Godinho e outros que desandaram dos fados e guitarradas para criar um movimento espontâneo, mas amadurecido, esboço do que seria, em breve, a canção de intervenção política contra a ditadura, contra a sociedade fascista, policial e castradora.
Grito de revolta a cada disco
Cada disco seu passou a ser um grito de revolta. Onde os mais atentos e insatisfeitos se reviam, e o tomavam como seu. Onde cada letra de denúncia clamando por liberdade correspondia a uma vasta tradição lírica que se queria poesia.
Com um desses poemas, datado de 1964, se dá a senha para desencadear o golpe de Estado de 25 de abril de 1974. Dez anos depois de composta, "Grândola, Vila Morena" passava a hino libertador e a canção que brotava a plenos pulmões de quem saía à rua no espanto da democracia. Zeca Afonso, no entanto, nunca embandeirou em arco.
Ao mesmo tempo que continuava a sua senda independente, intervindo em concertos e sessões de canto livre, recusava condecorações, declinando a Ordem da Liberdade num 10 de junho que já tinha sido dia da raça e nunca chegara a ser verdadeiramente dia dos poetas e do povo. Ainda e uma vez mais, esse era tempo do renovar da música portuguesa, numa influência pressentida de há muito, com ritmos africanos, paisagens sonoras em que conviveu anos a fio.
Das canções de intervenção contra o regime, já desusadas, Zeca passou a enumerar destinos e posturas novas, com o mesmo rigor e a mesma capacidade.
Nunca alguém o comprou, por um lapso de tempo que fosse, nem à sua criação artística. E só a morte viria a calá-lo, nesse incómodo 23 de fevereiro de 1987.
Ler mais:
http://aeiou.expresso.pt/25-anos-sem-zeca-afonso=f706437#ixzz1nEFAWhxN
RIP ZECA AFONSO
1929-1987
Registado
Re: Faz hoje 25 anos que morreu Zeca Afonso.
, «
Resposta #1 em:
Fevereiro 23, 2012, 19:36 »
Yazalde70
Júnior
Localidade: Lisboa/Leicester
Pagina da Associação José Afonso onde podem encontrar uma
pequena reportagem
feita pela SIC sobre os 25 anos da morte do cantor.
Registado
(Este post NÃO foi escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico)
O Precariado
, «
Resposta #2 em:
Fevereiro 23, 2012, 21:17 »
LISBON1906
Sénior
Localidade: LISBOA
RIP
Registado
The past is now part of my future,the present is well out of hand
Ian Curtis, Heart and Soul
, «
Resposta #3 em:
Fevereiro 24, 2012, 12:24 »
nunoni
Localidade: Lisboa
o senhor a tocar guitarra foi meu prof de física no 12º ano!
Registado
camisolas do Sporting antigas, novas, e similares
|
Saber Ciência
|
O longo século XXI
, «
Resposta #4 em:
Fevereiro 24, 2012, 13:36 »
johnnycross
Júnior
Localidade: Buraca
Marcou de forma indelével a música portuguesa e ainda foi figura de destaque no "combate" à ditadura, com as suas líricas de intervenção, mas nem por isso menos poéticas.
Um Senhor!
Registado
O Sporting não é. O SPORTING SOMOS!
Jornalista: Saiu de Alvalade pela porta pequena como jogador, depois como técnico-adjunto e, mais tarde, quando era treinador principal... São muitas feridas. O Sporting está em dívida para consigo?
Manuel Fernandes: Nunca! Isso nem sequer se coloca. Eu é que devo tudo ao Sporting. Posso ter sido alvo de algumas decisões injustas no passado, mas foram atitudes que partiram de pessoas, não da instituição. O meu amor pelo Sporting é tal que jamais poderia confundir as coisas. Costumo dizer, na brincadeira, que às vezes parece que vejo o mundo às riscas verdes e brancas. Sou um apaixonado pelo Sporting desde que me conheço, muito com o incentivo da minha mãe, que infelizmente me deixou quando eu só tinha dez anos. Ganhei títulos, vivi muitas alegrias e algumas tristezas, mas nunca me esquecerei de que o meu melhor momento foi quando vesti pela primeira vez aquela camisola. O meu objectivo sempre foi servir o clube, sem magoar ninguém. Continua a sê-lo, e creio que ninguém me pode levar isso a mal.
, «
Resposta #5 em:
Fevereiro 24, 2012, 20:41 »
LISBON1906
Sénior
Localidade: LISBOA
Vejam tudo, quem não souber que a entrevista é de 1984 fica pensar que é de hoje.
Registado
The past is now part of my future,the present is well out of hand
Ian Curtis, Heart and Soul
, «
Resposta #6 em:
Fevereiro 24, 2012, 20:58 »
PedroPrisa
Juvenil
Localidade: Coimbra
Grande Homem! Se fosse vivo... morria de desgosto!
Já não há revolucionários, porque motivos para revolução há de sobra! Muitos mais, se calhar, do que na altura em que foi feita...
Registado
Forever? só o meu amor por ti, SPORTING!!!
, «
Resposta #7 em:
Fevereiro 24, 2012, 23:50 »
Gêbêeme
Um palavra bondosa, pode aquecer três meses de inverno.
Veterano
Condecorações:
Um dos maiores vultos de sempre da MPP e da música de intervenção.
Cresci a ouvir o "Grandola", "Os Vampiros", "A formiga num carreiro", "Traz outro amigo também", "A morte saiu à rua", e muitas, muitas, muitas outras (tinha 11 anos quando se deu o 25 de Abril).
"Eles comem tudo! Eles comem tudo! Eles comem tudo, e não deixam nada!" - palavras proféticas e cada vez mais actuais.
Registado
PREOCUPA-TE MAIS COM A TUA CONSCIÊNCIA DO QUE COM A TUA REPUTAÇÃO, PORQUE A CONSCIÊNCIA É AQUILO QUE TU ÉS E A REPUTAÇÃO É O QUE OS OUTROS PENSAM DE TI; E O QUE OS OUTROS PENSAM, É PROBLEMA DELES.
, «
Resposta #8 em:
Fevereiro 27, 2012, 18:47 »
Angel Lion
Condecorações:
Localidade: UK
Para ouvir mais logo:
http://www.esquerda.net/audio/especial-jos%C3%A9-afonso-n-os-cantos-da-casa
Registado
Orgulhosamente contra um Sporting moderno e inovador.
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [
1
]
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal
Outros Assuntos
Conversas de Café
(Moderadores:
Angel Lion
,
Stunner
)
Tópico:
« tópico anterior
seguinte »
Ir para:
Por favor seleccione um destino:
Universo Sporting Clube de Portugal
Redacção Porta 10-A
Orgulho Leonino
Direcção, SAD e Orgãos Sociais
Sócios, Adeptos e Património
Futebol e Modalidades do Sporting
Futebol Profissional
Jogos e Jogadores