Tiago Moutinho, J Castelo, Porfírio, Nelson e S Vieira - Adjuntos de Sá Pinto

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

***** Fevereiro 17, 2012, 15:33 pm
A Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD, vem informar que está definida a composição da equipa técnica do futebol profissional.
O treinador principal Ricardo Sá Pinto, terá como adjuntos, Tiago Moutinho, Jorge Castelo, Nelson Pereira, Sérgio Vieira e Hugo Porfírio.

Lisboa, 17 de Fevereiro 2012
O Conselho de Administração

in SCP.pt

[wiki=Tiago Moutinho]Tiago Moutinho[/wiki]
[wiki=Nelson Pereira]Nelson Pereira[/wiki]
[wiki=Porfirio]Hugo Porfírio[/wiki]
[wiki=Jorge Castelo]Jorge Castelo[/wiki]
[wiki=Sérgio Vieira]Sérgio Vieira[/wiki]
« Última modificação: Fevereiro 22, 2012, 17:47 pm por Paracelsus »
***** Fevereiro 17, 2012, 15:33 pm
Citar
Comunicado

A Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD, vem informar que está definida a composição da equipa técnica do futebol profissional.

O treinador principal Ricardo Sá Pinto, terá como adjuntos, Tiago Moutinho, Jorge Castelo, Nelson Pereira, Sérgio Vieira e Hugo Porfírio.

Lisboa, 17 de Fevereiro 2012
O Conselho de Administração

http://www.sporting.pt
**** Fevereiro 17, 2012, 15:35 pm
A Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD, vem informar que está definida a composição da equipa técnica do futebol profissional.
O treinador principal Ricardo Sá Pinto, terá como adjuntos, Tiago Moutinho, Jorge Castelo, Nelson Pereira, Sérgio Vieira e Hugo Porfírio.

Lisboa, 17 de Fevereiro 2012
O Conselho de Administração

in SCP.pt

Este Porfirio foi o que jogou nos lamps não foi??
www.atelier76.pt.vu

Sporting Sempre.
**** Fevereiro 17, 2012, 15:36 pm
O Porfírio é o Porfírio?

(Isto soou melhor na minha cabeça)
***** Fevereiro 17, 2012, 15:37 pm
Este Porfirio foi o que jogou nos lamps não foi??
sim, é o que começou a carreira no SCP.  :great:

[youtube=650,535]http://www.youtube.com/watch?v=TKpOZZi4pKw[/youtube]

já agora fica aí o cv do outro adjunto, jorge castelo:

http://www.jorgecastelo.com/pt/coach/
* Fevereiro 17, 2012, 15:52 pm
Lembro-me de ser um dos jogadores que mais prometia. Lembro-me de ter uma cassete de vídeo com a entrevista dele antes do Mundial sub20.

Era para ser um dos meus jogadores favoritos, sem dúvida. Caso ele tivesse escolhido ser jogador de futebol sénior. MAs aquela cabeça...

Vai para observador dos adversários?
“A lot of football success is in the mind. You must believe you are the best and then make sure that you are.” - Bill Shankly
*** Fevereiro 17, 2012, 16:02 pm
Algum destes nomes anunciados vai ser o preparador físico?
***** Fevereiro 17, 2012, 16:05 pm
Algum destes nomes anunciados vai ser o preparador físico?
Salvo erro sera o Tiago Moutinho
Sporting Clube de Portugal
***** Fevereiro 17, 2012, 16:07 pm
Grande, grande estratégia esta de colocar o Sá Pinto como treinador principal. Está a resultar em pleno.

E mais não digo.  :-X

e contextualizo. Tal como temos de contextualizar que Carvalhal era um animal (passo o exagero), um sujeito sem categoria para treinar o Sporting, a quem tinha saído a sorte grande e a nós o rombo. Até a Direcção da altura o tratou assim, sem a clareza de uma apresentação, parecia que tinha uma doença contagiosa qualquer. Parece-me que estavam à espera da queda e não queria cair também. Mas posso estar a ser injusto. Veio o sucessor, meia dúzia de trapalhadas verbais, sem jeito algum e sem o mínimo de conteúdo e já era o máximo, o futebol estava de volta. Nunca vi vislumbre disso, fosse na forma falada, fosse na forma jogada (a mais importante, no fundo). E lembro-me de pensar "Se eu, um tipo o mais normal possível, acho que aquilo não é nada, imagino um treinador a sério". Mas a maioria deixou-se levar pela cegueira de um salvador, de um D. Sebastião. É lógico, é normal, é a fome de glória, de ao menos uma miragem de Sporting em campo. Caiu.

Sportinguista a substituir, descendente de uma verdadeira lenda do Sporting, e rua... Quando a maioria esperava um nome grande do futebol, promessas de holandeses e espanhóis, vem o responsável pela soneca de braga. Que me surpreendeu, após afastar-se de uma reles imitação de um sistema adorado na imprensa, mas que voltou a cair na asneira de qualquer treinador em Alvalade desde... que me lembro: aguentar o barco aos ombros! Qual Mourinho no Chelsea, Inter ou Real Madrid, qual Hiddink seja onde for que treinou, qual Capello no Milan ou no Real. Com uma diferença, neles não são nada disso. Nem sequer têm os meios que eles têm. Há tempos alguns falavam de Capello para substituir o Domingos. Eu lembrei-me do que fez Capello ao entrar no Real e sorri, com a imagem dele, Freitas e Godinho numa mesa a olhar para o plantel. Pelo menos um haveria de sair da sala, para não mais entrar.

Sim, Domingos teve as suas incompetências, são factos, estão registados. Perdeu tempo com uma ideia que não funcionaria (e cabe a ele ver isso), quando teve uma que funcionou (mesmo que mais pelos jogadores e garra em virar os acontecimentos), acabou por abandonar meses depois, sucumbindo à pressão dos adeptos. Quando sucumbiu, deu cabo de tudo. Durou dois meses. Dois meses de algum futebol, um de "Ai Jesus, que esta [porcaria] está a meter água", para a seguir dois meses de tentativa/erro a tentar arranjar uma solução milagrosa. Pobre Método Cientifico! Mas sim, foi ele que emteu as mãoes pelos pés.

E chegamos ao ponto chave: que raio interessa agora Domingos e as suas fraquezas? Se até as maiores (e mais desastradas) mudanças eram imperativos para os adeptos? "Tira o Santos" - Derrota. "Mete o Matías perto do holandês" - Derrota. "Tira o Polga" - Derrota. "Mete o Polga" - Derrota. (ok, sei que estou a exagerar, nem todas foram derrotas, houve empates). Interessa nada. O treino que antes funcionava e até, diziam-me, tinha transformado Paulão e Garcia em jogadores, já não servia. A comunicação com os jogadores, elogiada por tipos da Leiria e depois da Académica, aqui aplaudida e venerada, também não. Afinal o tipo nem fala inglês.

Agora vem Sá Pinto. Ídolo de quase todos, Lenda (meu Deus, o que leio) de quase todos... e estamos de novo no 80! Aprendemos alguma coisa?

Já o disse, pouco me interessa o passado dele. Até porque há, pelo menos, duas versões para a mesma história. Interessa-me que seja treinador do Sporting e tenha sucesso.

Até porque duas certezas tenho:

1º Já comemorei em demasia a saída de alguns treinadores. Desde há uns meses percebi que era uma estupidez da minha parte. Sempre que comemorava a entrada de um outro treinador, e festejava como se de uma chegada à final da Champions se tratasse (passe o exagero, ok), estava mais uma vez, agora eu, a cair na armadilha. Cada treinador que entra não celebra uma vitória. Marca sim muitas derrotas. E já dura desde os anos 80, nem é uma situação roquettiana. E já passaram leões, estrangeiros, conhecidos, desconhecidos, forevers, apostas, transitórios... e acabamos sempre no mesmo. Mesmo quando ganhamos um campeonato, a coisa dura meses. Até quando?

E isto não tem puto a ver com Sportinguismo.

Sim, que eu tenho a certeza que se as coisas começarem a correr mal para o Sá Pinto, vai-se o Sportinguismo à vida e muitos que agora o veneram, vão enterrá-lo. Esta é a 2ª certeza. E nem falo de A, B ou C. Serão muitos. Tantos quantos os que pediram a saída de Manuel Fernandes, esse sim com lugar nas lendas, e que se estiveram a lixar para o Sportinguismo dele. Não vale a pena ir muito longe procurar, está aqui um na minha pessoa. Com Fernando Mendes, um histórico, idem.

E sim, acho que esta é que é a contextualização que deveria andar a ser feita. E que todas as parcelas devem ser inseridas na discussão. Não se pode defender o treinador e achar correto ele ser usado como escudo. Ou não acreditam nisso e tudo bem, ou acreditam e algo vai mal.

 :arrow:



O Jorge Castelo não é o gajo que comenta na sporttv ? Nós devemos ter um fetiche qualquer por comentadores televisivos e afins . Nuno Dias , Pedro Sousa , Jorge Castelo , temos a Irene Palma também ... quem será o próxima ?

Jorge Gabriel ? Cristina Ferreira ?
"All the people that was rooting on me to fail, at the end of the day they have to wake up tomorrow and have the same life that they had before they woke up today," James said. | "Lebron is not as good as Michael Jordan ? C´mon! Lebron is in a class by himself!" O.Robertson said.
*** Fevereiro 17, 2012, 16:07 pm
Algum destes nomes anunciados vai ser o preparador físico?
Salvo erro sera o Tiago Moutinho

Obrigado!  :great:
*** Fevereiro 17, 2012, 16:10 pm
Hugo Porfírio um dos ex jogadores que saíram das nossas escolas.
****** Fevereiro 17, 2012, 16:15 pm
Hugo Porfírio um dos ex jogadores que saíram das nossas escolas.

Yah, ele era meio punk.
No mundial de sub-20 na Austrália apareceu com o cabelo à moicano. E as entrevistas que dava ao jornal Sporting eram irreverentes.

Infelizmente não vingou, por isso optou por chular o carnide.
***** Fevereiro 17, 2012, 16:17 pm
jorge castelo julgo que seja especialista na metodologia de treino
e sim...costuma ser convidado para comentar os jogos.
pode parecer secante mas já vi uns quantos jogos comentados por ele, sendo que ele não narra o jogo (não está lá para isso). Dá mais o seu input sobre estrategias e abordagens das equipas ao jogo.
Sempre Sporting!
***** Fevereiro 17, 2012, 16:17 pm
Este Jorge Castelo é o treinador de juniores do Belenenses, que esteve alguns anos a trabalhar para os orcs, que costuma comentar na sporttv?
**** Fevereiro 17, 2012, 16:17 pm


Engraçado ... no meio disto tudo acabo por ter mais confiança no Sá Pinto do que no resto da equipa técnica ( na qual pouca ou nenhuma experiência vejo , exceptuando Jorge Castelo )
««O Sporting é nosso outra vez» - Bruno de Carvalho» -> Agora não nos desiludas
*** Fevereiro 17, 2012, 16:21 pm
- Jorge Castelo e o mesmo que esteve cerca de 10 anos no ... fifica ????

- Porfirio ?!!!!

 :wall: enfim ...
« Última modificação: Fevereiro 17, 2012, 16:36 pm por tpedro »
Por cada LUCÍLIO que cai ... outro na CAPELA se levantara!
**** Fevereiro 17, 2012, 16:26 pm
Lembro-me de ser um dos jogadores que mais prometia. Lembro-me de ter uma cassete de vídeo com a entrevista dele antes do Mundial sub20.

Era para ser um dos meus jogadores favoritos, sem dúvida. Caso ele tivesse escolhido ser jogador de futebol sénior. MAs aquela cabeça...

Vai para observador dos adversários?

Acho que isso vai ficar entregue ao Jorge Castelo.

Bibliografia:

Citar
28. Castelo, J. (1994). Futebol. Modelo técnico-táctico do jogo. Lisboa: FMH.
29. Castelo, J. (1996). Futebol - A Organização do jogo. Ed. Autor.
30. Castelo, J. (2002). O exercício de treino. O acto médico versus o acto do treinador
de Futebol. Ludens, 3 (17), 35-54.
31. Castelo, J. (2003). Futebol - Guia Prático de Exercícios de Treino. Lisboa: Visão e
Contextos.
32. Castelo, J. (2004a). Futebol. Organização Dinâmica do jogo. Lisboa: FMH.
33. Castelo, J. (2004b). Os métodos de treino do Futebol. Ludens, 4 (17), 41-74.
34. Castelo, J. (2005). Futebol - o exercício de treino e as suas formas
complementares. In D. Araújo (Eds.), O contexto da decisão - a acção táctica no
desporto (211-238). Lisboa: Visão e Contextos.
35. Castelo, J. & Matos, L. (2006). Futebol. Conceptualização e organização prática de
1100 exercícios específicos de treino. Lisboa: Visão e contextos.
36. Castelo, J. (2008a). Metodologia específica de treino do Futebol. Apontamentos do
VI Mestrado em Treino de Alto Rendimento não publicados. Lisboa: FMH-UTL.
37. Castelo, J. (2008b). Modelo de jogo. Apontamentos do VI Mestrado em Treino de
Alto Rendimento não publicados. Lisboa: FMH-UTL.
« Última modificação: Fevereiro 17, 2012, 16:29 pm por cp1r3s »
**** Fevereiro 17, 2012, 16:31 pm
Não me lembro deste gajo como treinador do grande Felgueiras hehe

Era adjunto do Diamantino mas depois ficou como principal mas não me lembro mesmo do Diamantino lembro deste deste jorge castelo nepia.


E no site dele no banner está com o fato de treino do Felgueiras hehe
www.atelier76.pt.vu

Sporting Sempre.
* Fevereiro 17, 2012, 16:34 pm
Acho que isso vai ficar entregue ao Jorge Castelo.


De certeza? É que o Porfírio era observador/prospector do Tottenham. Eu também acho estranho termos o Sérgio Vieira e agora o Porfírio, se ainda juntamos o Jorge Castelo. Esse deve ser mesmo adjunto, já o foi na carreira, principalmente nos lampiões. Ou então com dupla-função e coordena também o sector de formação.

Não sei que competências o Porfírio entretanto ganhou. Que ele teve tempo suficiente para estudar teve, o burro. Podia ter sido um jogador brutal! Que desilusão foi este tipo!
“A lot of football success is in the mind. You must believe you are the best and then make sure that you are.” - Bill Shankly
**** Fevereiro 17, 2012, 16:40 pm
Acho que isso vai ficar entregue ao Jorge Castelo.


De certeza? É que o Porfírio era observador/prospector do Tottenham. Eu também acho estranho termos o Sérgio Vieira e agora o Porfírio, se ainda juntamos o Jorge Castelo. Esse deve ser mesmo adjunto, já o foi na carreira, principalmente nos lampiões. Ou então com dupla-função e coordena também o sector de formação.

Não sei que competências o Porfírio entretanto ganhou. Que ele teve tempo suficiente para estudar teve, o burro. Podia ter sido um jogador brutal! Que desilusão foi este tipo!

Acho que ele no fifica era observador (ou também era).