O Domingos é um treinador com qualidade. Continuo com essa impressão, a carreira que realizou até chegar ao Sporting, não pode ter sido fruto de um acaso. Acontece que o Sporting, hoje, é um clube difícil à procura de um rumo, a necessitar urgentemente de resultados desportivos.
A sensação com que fico depois de ter visto o trabalho do Domingos nos últimos 7 meses é uma: não estava preparado para tamanha empreitada. Não estava preparado para enfrentar a exigência que é treinar o Sporting, o mediatismo que envolve, o facto de ver o seu trabalho escalpelizado diariamente na imprensa, nos programas desportivos, pelos "notáveis" do clube, etc..
Uma coisa é treinar o Braga, onde se perder 3 jogos "no pasa nada" no Sporting se perder um, tudo é questionado. Uma coisa é ter 10 mil pessoas no estádio, outra é ter 30/40 mil. São muitas diferenças. Acredito que se for para o fcp, talvez seja feliz, é o seu clube, tem outra forma de estar, é mais fechado.
Por outro lado, desportivamente, falhou com estrondo. O Domingos teve o maior investimento na equipa de futebol de que há memória nos últimos anos.
Se aceito que o plantel ainda não tem rodagem para se bater com as mesmas armas com o slb e fcp, não justifica estar a 16 pontos do líder, e mais grave a 8 do Braga! Não justifica o descalabro que foram os resultados após o jogo da luz. Não justifica a vergonhosa participam na taça da liga. Não justifica o futebol praticado e pior, as pouco coerentes opções técnicas que foi tomando nos últimos jogos. O banho táctico que levou nos Barreiros de Pedro Martins, foi confrangedor.
Por fim as lesões, não é normal o que se passou neste domínio, 14 jogadores lesionados deve ser digno do Guiness Book.
O Sá Pinto tem para oferecer algo que o Domingos não podia, genuína alegria por ser treinador do Sporting. A garantia de que não é só mais um passo na carreira, mas sim o concretizar de um sonho.
Talvez tenha chegado mais cedo do que a prudência aconselharia, mas todos sabíamos que ele um dia seria treinador do Sporting. E agora que lá está, cabe-nos apoiar e acreditar que pode mudar o rumo dos acontecimentos.
Ontem a mim soube-me bem ver uma equipa técnica Sportinguista, a festejar os nossos golos. Soube-me bem ver um treinador interventivo e incentivador, em vez de alguém que por vezes parecia descrente e fatalista.
Que a mudança resulte e o Sporting possa finalmente ser feliz.