Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Setembro 17, 2014, 22:45

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Transferências e Prospecção (Moderadores: wild_oscar, Stunner, 138, sotnas) Tópico:

Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel

Páginas: « anterior 1 2 3 [4] 5 6 ... 88 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel (Lida 119479 vezes)

Re: Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel , « Resposta #60 em: Fevereiro 16, 2012, 16:49 »

*
Veterano

O MEU Plantel 2011 / 2012

Vendas: Rui Patrício ; João Pereira ; Rodríguez ;  Jeffrén ; Izmailov ; Pongolle ; Bojinov ; Grimi ; Jaime Valdés ;

Dispensas: Pereirinha , Xandão , Evaldo , Polga , Ribas ; Mexer ; Rosado ; A.Marques ;  Celsinho ;

Empréstimo/Equipa B: Arias ; Turan ; Vitor Golas ; Zezinho ; Diogo Salomão ; William Carvalho ; Amido Baldé ; William Owuso ; Eric Dier ; Pedro Mendes ;

Guarda-redes:

- Antonio Adán
- Marcelo Boeck
- Tiago

Defesa-direito:

- Rafael
- Cedric

Defesa-esquerdo:

- Insúa
- Rat

Defesa-central:

- Onyewu
- D.Carriço
- Nuno Reis
- Maduro

Médio-defensivo:

- Rinaudo
- M.Topal

Médio-centro:

- Elias
- Schaars
- A.Martins
- A.Santos
- Adrien

Médio-ofensivo:

- Matias Fernandez
- Edérson

Ala-direito:

- Labyad
- Ninis

Ala-esquerdo:

- Capel
- Carrillo
- Wilson Eduardo

Avançado-centro:

- Wolfswinkel
- Hugo Rodallega
- Rubio

Entradas:

- Adán ( R.Madrid ; Acaba contrato em 2014 )
- Rafael ( Man Utd ; Acaba contrato para o ano )
- Rat ( Shaktar ; Acaba contrato em Junho )
- Nuno Reis ( Sporting/Cercle ; Regresso )
- Maduro ( Valência ; Acaba contrato em Junho )

- M.Topal ( Valência ; Acaba contrato em 2014 )
- Adrien ( Sporting/Académica ; Regresso )
- Ederson ( Lyon ; Acaba contrato em Junho )

- Labyad ( PSV ; Acaba contrato em Junho )
- Ninis ( Panathinaikos ; Acaba contrato em Junho )
- Wilson Eduardo ( Sporting/Olhanense ; Regresso )

- Hugo Rodallega ( Wigan ; Acaba contrato em Junho )

TOTAL:
Saídas: 11 | Entradas: 11

É óbvio que é apenas um esboço . Como estes há dezenas ou centenas de outros jogadores com qualidade para o nosso plantel . Tentei fazer uma " ronda " pelos principais campeonatos e analisar a situação do jogador , contrato e impacto na nossa liga . Claro que se chegarem surpresas como Arias, Rubio ou Carrillo ... fantástico . Jogadores que eu desconhecia quando foram falados . Ou até ... Rinaudo .

Das entradas só pagaríamos a transferência de 3 jogadores ( Adán , Rafael e Topal ) . Todos os outros chegariam a custo 0 ( claro ... há sempre as " comissões " , prémios de assinatura ... ) e acrescentariam qualidade , em minha opinião .

Como nota prévia, digo já que não vou comentar tudo por estar com pouco tempo mas...

perdi todo o meu interesse no resto quando li que dispensavas o Ribas e o Xandão.
Registado

http://twitter.com/VeDrIx7 » twitter people, acusem-se !

Re: Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel , « Resposta #61 em: Fevereiro 16, 2012, 16:58 »

On a steel horse I ride

*

Condecorações:Membro do Ano 2012Membro do ano 2011

Localidade: VILA NOVA GAIA
Masculino

sicas:

Vidigal??
um dos trincos mais cepos que tivemos, so dava pau, para isso peçam de volta o Oceano.
se falassem em dusher, isso sim eram trincos.....

Não era o tipo de jogador que me agradasse, mas os últimos anos de Vidigal no Sporting foram em grande. Enchia o meio campo, varrendo tudo o que lhe aparecia pela frente. Empurrava a equipa para a frente, também. Aos repelões e com as limitações técnicas que tinha, mas tornou-se um jogador de impacto enorme. Um jogador com muitas particularidades e que seria indiscutível em quase todas as equipas que tivemos a partir daí. Cepo? Claro que não o era.
Registado

Re: Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel , « Resposta #62 em: Fevereiro 16, 2012, 17:16 »

Captain Tsubasa

Vendas/dispensas:

GR: Ricardo Baptista e Tiago
DD: João Pereira e Pereirinha
DC: Carriço, Rodriguez e Polga.
DE: Evaldo e André Marques.
MOC: Valdez, Izmailov, Aguiar e Celsinho.
EE: Diego Capel (precisamos de encaixar dinheiro, é indiscutivelmente um bom jogador, mas não é nenhum fora de série)
ED: Jeffren
PL: Bojinov

Bons valores do mercado Nacional:

GR: Fabiano (caso saia o RP)
DD: Cedric (regresso)
DC: Neto* e Yohan Tavares
Mdc: Habib
MC: Adrien (regresso)
MOC: Artur
EE: Sami
ED: Urreta

Polivalentes: Wilson Eduardo (regresso), Hugo Vieira e Ogu.

* Este era para ontem. Não tenho dúvidas que entraria de caras no onze. É alto, rápido, sabe sair a jogar, e tem um perfil de líder. Eu também não gosto de negociar com aquele porco mas jogadores como este não são para desaproveitar ainda para mais na situação financeira em que nos encontramos. 
Registado
Re: Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel , « Resposta #63 em: Fevereiro 16, 2012, 17:55 »

*

Masculino

O MEU Plantel 2011 / 2012

(...)

A intenção de dotar o plantel de jogador de qualidade ou suplentes de qualidade parece-me boa, mas num clube com as dificuldades financeiras que temos, teremos de nos render às evidências de que não poderemos ter jogadores de qualidade idêntica para todas as posições. Haverá posições em que há jogadores com estatuto inicial de titular, e outros de suplente, e aqui é que está a grande questão, os salários desses tais jogadores que à partida serão vistos como alternativas.

Não me parece que seja comportável por exemplo ter Insúa como titular, e depois um Rat como suplente dele, já que o romeno deve ter um salário "engraçado" na Ucrânia, e para vir para cá fazer de Capdevilla não dava. O mesmo para o Mehmet Topal, também demasiado bem pago para ser suplente do Rinaudo, e até o próprio Éderson como alternativa ao Matías (neste caso até se fosse ao contrário) teria grande peso nas contas.

Teremos de encontrar um equilíbrio entre alternativas de qualidade e os salários dessas alternativas.
Registado

Re: Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel , « Resposta #64 em: Fevereiro 16, 2012, 19:03 »

BANIDO

*
Juvenil

Masculino

Continuem a desprezar o valor do Ribas. Quando ele for demonstrar a qualidade (que tem) para outro clube, até choram.
Registado
Re: Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel , « Resposta #65 em: Fevereiro 16, 2012, 20:15 »

Ex-Simao26

*
Veterano

Condecorações:Membro revelação ano 2011

Localidade: Porto
Masculino

@VeDrIx,
São opiniões . Simplesmente , penso que podemos ter muito melhor . Só isso  Positivo!

@SCP Fan,
Acho que tens razão quanto ao Rat . Apenas o coloquei a ele porque estava em fim de contrato e sempre o achei um excelente lateral-esquerdo . Daqueles que primeiro são defesas ... e depois laterais . Completo , portanto . Mas concordo contigo . Deve ser caro e não compensa muito . Aliás ... eu tinha colocado o Armand Traoré mas depois optei pelo romeno .

Quanto aos Topal ou Ederson , não acho que seja assim . Se cortares no Polga , Rodriguez , Izmailov , Jeffrén etc ... consegues para o seu lugar ir buscar outros jogadores de qualidade .

Não acho que o Topal , principalmente , receba um contrato astronómico . Nem o Ederson . E o serem " suplentes " ... sabes , perfeitamente , que numa equipa que ser campeã tem que existir 15 / 16 " titulares " . A diferença tem que ser pouca . Muito pouca . Quase nula , até ... para haver competitividade .

O Ederson , por exemplo , pus como MO mas ele também pode " cair " nas alas . E o Topal pode fazer uma perninha mais à frente , quando for preciso ( como hoje era ...) .

É como disse . Há dezenas e dezenas de jogadores que cabiam nas contas . Isto foi apenas um esboço .
Registado

"All the people that was rooting on me to fail, at the end of the day they have to wake up tomorrow and have the same life that they had before they woke up today," James said. | "Lebron is not as good as Michael Jordan ? C´mon! Lebron is in a class by himself!" O.Robertson said.

Re: Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel , « Resposta #66 em: Fevereiro 17, 2012, 19:31 »

On a steel horse I ride

*

Condecorações:Membro do Ano 2012Membro do ano 2011

Localidade: VILA NOVA GAIA
Masculino

Sevengreen:

Continuem a desprezar o valor do Ribas. Quando ele for demonstrar a qualidade (que tem) para outro clube, até choram.

Uai! Mas ele vai já embora?

Se o empréstimo é de ano e meio e tem qualidade, vai demonstrá-la cá. Se não o fizer, que a demonstre em outro clube. Não se chora por jogadores que têm oportunidades e não demonstram capacidade. Não estou a dizer que é o caso, falo em termos genéricos.
Registado

Re: Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel , « Resposta #67 em: Fevereiro 17, 2012, 20:25 »

*
Iniciado

Não concordo nada com a venda do rui patrício como alguns sugerem... Acho que finalmente está um tipo de guarda redes que precisamos e tb não me parecem que por um guarda redes surja uma proposta astronómica por ele.

Prioridade para a próxima época.
- Lateral direito (prevejo a saída de J. Pereira)
- Defesa central
- Médio defensivo (capaz de substituir Rinaudo quando necessário)
- Médio nº10 (no caso da saída de matias fernandez, já que existem alguns rumores)
- Avançado (com características diferentes de Ricky, + rápido, com capacidade de remate p. exemplo)
Registado
Re: Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel , « Resposta #68 em: Fevereiro 17, 2012, 20:41 »

Ex-noticiasleoninas

*
Veterano

Localidade: Cascais
Masculino

Saídas de Tiago, João Pereira, Polga, Rodríguez (se continuar com as habituais lesões, e ainda por cima recebe um balúrdio, pelo que sei), Pereirinha (a menos que 'exploda', não me parece que tenha lugar), Jeffrén (igual a Rodríguez).

Regressos de Cédric, Nuno Reis, Wilson Eduardo, Salomão. 1 ou 2 compras.

Na equipa B estariam trincos, centrais, laterais, etc, para cobrir a equipa principal caso necessário.
Registado

by @MikeLewis
Re: Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel , « Resposta #69 em: Fevereiro 17, 2012, 23:57 »

*
Sénior

Localidade: São João da Madeira
Masculino

Comecei a pensar nisto há coisa de duas semanas. É só um primeiro esboço com possíveis alternativas.

Sporting - Época 12/13

Guarda-Redes:
Rui Patrício - Marcelo Boeck

Defesa Esquerdo:
Insúa - Atila Turan
Alternativas: Fábio Monzon - Mário Rui

Defesa Central:
Onyweu - Xandão - Rodríguez?
Alternativas: Geromel - Coates?(Empréstimo) - Nuno Reis - Ilori? - Pedro Mendes

Defesa Direito:
João Pereira - Arias
Alternativas: Cédric

Trinco:
Fabian Rinaudo - Renato Neto?
Alternativas: ?

Médio Centro:
Schaars - Elias - Izmailov? - André Santos?
Alternativas: Adrien

Médio Ofensivo:
Matías - André Martins?
Alternativas: ?

Extremo Esquerdo:
Capel
Alternativas: Labyad - Balázs Dzsudzsák - Sami

Extremo Direito:
Carrillo - Jeffrén?
Alternativas: Mollins - Hugo Vieira - Candeias?

Avançado:
Wolfswinkel - Ribas - Rubio
Alternativas: Wilson Eduardo

**Depois mudo a cor.
Registado

Re: Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel , « Resposta #70 em: Fevereiro 18, 2012, 00:15 »

*
Júnior

Localidade: Portalegre
Masculino

sicas:

Vidigal??
um dos trincos mais cepos que tivemos, so dava pau, para isso peçam de volta o Oceano.
se falassem em dusher, isso sim eram trincos.....

Não era o tipo de jogador que me agradasse, mas os últimos anos de Vidigal no Sporting foram em grande. Enchia o meio campo, varrendo tudo o que lhe aparecia pela frente. Empurrava a equipa para a frente, também. Aos repelões e com as limitações técnicas que tinha, mas tornou-se um jogador de impacto enorme. Um jogador com muitas particularidades e que seria indiscutível em quase todas as equipas que tivemos a partir daí. Cepo? Claro que não o era.

Lion73, concordo com a apreciação que fazes do Vidigal. Lembro-me de ver um jogo em Alvalade em que ele recupera uma bola junto à linha de fundo da nossa área e a põe jogável num jogador perto.  Começa ai um rápido contra ataque com 3 ou 4 passes no máximo (ao 1º toque) e o extremo esquerdo recebe a bola arranca em velocidade no meio campo adversário, junto à linha lateral, levando-a até à linha de fundo, onde faz um centro atrasado para a área. Quem aparece a correr que nem um louco desde que cortou a bola? O bom do Vidigal, que faz um remate de 1ª com bastante perigo. Ele era verdadeiramente um trinco, não um médio defensivo, mas não tinha 2 tijolos no lugar dos pés! E a sua entrega ao jogo era impressionante. 
Registado

MEGAJOKER não escreve segundo o novo acordo ortográfico! (E com orgulho!)

"Se não se sabe para que porto se navega, nenhum vento é favorável" (Séneca)

“Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.” (Albert Einstein)
Re: Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel , « Resposta #71 em: Fevereiro 18, 2012, 13:13 »

*
Veterano

Localidade: Póvoa de Varzim
Masculino

Bem, já? Não vos preocupa estarmos já preocupados em preparar a próxima época quando ainda falta quase metade da presente? Aquilo que fizermos até final da época determina sobremaneira a preparação da próxima.

Imaginem que com 2 ou 3 jogadores acontece um caso Bojinov? Contamos com um jogador e temos de dispensar. Imaginem que se lesionam alguns com grande gravidade. Imaginem que engatam exibições de luxo e são pretendidos por vários clubes...sei lá, há tantas e tantas variáveis que podem acontecer daqui para a frente que me parece pouco fundado estar a pensar no próximo plantel.

Mas pode ser um defeito meu...  Positivo! Positivo!
Registado

Re: Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel , « Resposta #72 em: Fevereiro 18, 2012, 14:49 »

*
Iniciado

Bem, já? Não vos preocupa estarmos já preocupados em preparar a próxima época quando ainda falta quase metade da presente? Aquilo que fizermos até final da época determina sobremaneira a preparação da próxima.

Imaginem que com 2 ou 3 jogadores acontece um caso Bojinov? Contamos com um jogador e temos de dispensar. Imaginem que se lesionam alguns com grande gravidade. Imaginem que engatam exibições de luxo e são pretendidos por vários clubes...sei lá, há tantas e tantas variáveis que podem acontecer daqui para a frente que me parece pouco fundado estar a pensar no próximo plantel.

Mas pode ser um defeito meu...  Positivo! Positivo!

Sim, tens razão... é realmente muito cedo para falar da próxima época. Mas é apenas o reflexo da desilusão que esta está a ser.... sporting em 5º lugar, a não praticar futebol de mínima qualidade...

Depois olhamos para o lado e vemos equipas como o Maritimo com a jogadores que ganham 1/10 do que os do sporting ganham a jogar futebol em condições (inclusive a mostrarem isso no ultimo jogo na madeira). Enfim... é para alimentar a esperança de algo melhor no futuro.

De qualquer forma, ainda há muitos jogos pela frente temos de continuar a apoiar a equipa deste ano. SL
Registado
Re: Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel , « Resposta #73 em: Fevereiro 18, 2012, 20:32 »

*

Localidade: Cacém
Masculino

Estamos em Fevereiro e a composição do plantel do próximo ano depende ainda de muita coisa: se vamos à Champions ou não, se determinados jogadores mostram mais alguma coisa nestes últimos meses que faltam para terminar a época, se algum jogador importante se lesiona gravemente ou não, enfim, etc. No entanto, penso não haver qualquer impedimento em se fazer um pequeno esboço do que seria, para cada um de nós, um plantel adequado, obviamente, aos objectivos propostos.

Plantel 2011-2012

Objectivo: Acesso à Liga dos Campeões. Temos que ser realistas; para nos aproximarmos dos grandes na luta pelo título, precisamos de investimento para dotarmos o plantel de 5-6 jogadores de qualidade indiscutível. Ora, para conseguirmos este investimento, o dinheiro tem que vir de algum lado. Tendo em conta que não possuímos a totalidade dos passes (nem de perto) de jogadores nucleares que nos poderiam dar algum retorno financeiro, só vejo uma única alternativa para conseguirmos arrecadar alguma receita: a entrada na Liga dos Campeões. Se este ano conseguirmos este feito, e aliando a isto uma segunda entrada na Liga milionária no próximo ano, penso que conseguiríamos ombrear com os outros dois grandes pela conquista do título nacional na época 2013-2014. Eu sei, é triste estarmos na época 2011-2012 e pensar que apenas podemos lutar pelo título na época 2013-2014, mas é esta a sina Sportinguista; muito sofrimento para se conseguir alcançar a glória... Indeciso

Guarda-Redes

- Rui Patrício [M]
- Marcelo Boeck [M]
- Tiago [V]

Penso estarmos muito bem servidos no que aos guarda-redes diz respeito. Noto uma grande evolução no Rui Patrício, tanto mentalmente como tecnicamente. Penso que será difícil segurarem-no (tendo em conta as Insides postadas no tópico respectivo, ele já estará vendido, mas quero acreditar que isso não é verdade) principalmente porque estamos em ano de Euro, mas espero ouvir até ao final do ano que a renovação do contrato do Rui está concluída.

Quanto ao Marcelo, já mostrou nos jogos em que participou que podemos contar com ele para substituir o guarda-redes titular. Mostra muita segurança nas bolas altas (penso até que supera o Rui neste aspecto) e sabe posicionar-se correctamente. Quando ouço que vai ser titular, fico confiante que saberá defender bem as nossas redes. É uma excelente alternativa e digo mais; o Rui que não se encoste à titularidade e que trabalhe bem, porque este Marcelo tem qualidade suficiente para se assumir como titular a qualquer momento.

Falando agora do Tiago, e antes de decidir qual o seu futuro, quero apenas vincar o seu profissionalismo ao Sporting. Tantos anos como suplente e nunca o ouvi a arranjar quaisquer problemas. É, sem dúvida, um grande Sportinguista (com S bem grande) e um dos líderes do balneário. Agradeço-lhe tudo o que já fez por nós, mas penso estar na hora de abandonar o clube. Está no seu último ano de contrato e já não tem qualidade suficiente para ser guarda-redes de um Grande português. Apesar disto, espero que lhe seja atribuído um lugar na estrutura do Sporting, seja como treinador de guarda-redes ou noutra função qualquer.

Defesas Centrais

- Oguchi Onyewu [M]
- Xandão [M]
- Daniel Carriço [M]
- Alberto Rodriguez [V]
- Anderson Polga [V]

Contratado para ser o patrão da nossa defesa, a verdade é que o Capitão América demorou algum tempo a alcançar esse posto. Depois de ter sido totalmente violado pela linha avançada do Valência (neste caso, culpo mais o treinador do que o jogador), foi rapidamente encostado pelo Domingos, muitas vezes nem sendo convocado. Passado algum tempo, lá começou a ser chamado aqui e ali até que se assumiu definitivamente como o central do Sporting. Tem algumas deficiências, é verdade, nomeadamente a falta de velocidade e aceleração, mas a sua força física e garra que imprime no seu jogo chegaram para ser titular indiscutível e o patrão da defesa. Não é, no entanto, um candidato a jogar numa defesa alta pois é facilmente batido em velocidade.

Passando agora ao Xandão, é verdade que ainda não vimos muitos jogos seus mas aquele jogo na Madeira conquistou-me. Era um jogo complicadíssimo (jogar naquele campo é sempre complicado), havia uma pressão enorme em cima da equipa (era obrigatório marcar golos depois do empate em casa) e, tendo em conta que não competia desde Novembro, era de esperar um Xandão preso de movimentos. Mas a verdade é que vimos um Xandão dominante no jogo aéreo, um Xandão algo rápido a conseguir dobrar muitas vezes o lateral e um Xandão que não deixava ninguém passar por si. Resumindo: um Xandão à...patrão. Tem, na minha opinião, o mesmo defeito do Oguchi: apesar de ser um pouco mais rápido que o seu companheiro, não tem velocidade suficiente para acompanhar um avançado mais rápido que o habitual e jogar com estes dois numa defesa alta é suicídio (como aliás se viu com o Marítimo, onde teve de ser o Rui a servir como libero).

Falando agora do menino feio, a lesão do Rinaudo obrigou o Domingos a inventar novas alternativas para o lugar de médio defensivo. Testou A. Santos, testou o Renato e testou o Carriço. Ora, reconheço qualidades ao Daniel, mas técnica na condução de bola e qualidade de passe não são, sem dúvida, exemplos delas. A verdade é que, para o Domingos, foi a alternativa menos má para colmatar a lesão do nosso Pitbull Argentino, deixando de servir como alternativa ao eixo central da defesa. Como já se esperava, esta alternativa não resultou e o Carriço foi, então, criticado por muitos (até por mim, admito). Apesar de não servir como médio defensivo, sempre confiei nele para assumir um lugar no eixo central defensivo e penso que fazia um par ideal com o Onyewu. Não sendo um Obikwelu, é bem capaz de perseguir um extremo rápido, conseguindo esconder de alguma maneira a principal deficiência do Ony: falta de velocidade.

Contratado ao Braga, confesso que não esperava muito dele, não por conhecer o seu historial de lesões (porque, honestamente, não sabia que tinha tantos problemas no que às lesões diz respeito) mas por não gostar particularmente dele. Sempre o achei algo lento e muito complicativo. A verdade é que não conseguiu mostrar rigorosamente nada ao serviço do Sporting, muito por culpa das constantes lesões musculares que duravam meses e meses a curar. Fazia dois ou três jogos, passava 1 mês e meio a recuperar e outras 2 semanas a ganhar ritmo. Voltava ao activo e lesionava-se outra vez, passando novamente por este ciclo, até chegarmos aos dias de hoje. Ora, não podemos ter no plantel um jogador que esquecendo o facto de não ter uma qualidade por aí além, se lesiona com tanta frequência.

Quanto ao Anderson Polga, a verdade é que continua a viver daquilo que já vez ao serviço do nosso clube, e isso não pode acontecer. Actualmente, não tem velocidade, comete erros que alguém da sua experiência nunca poderia cometer e não tem sequer qualidade para estar no banco de suplentes quando mais como titular (e isto esquecendo o facto de, muito provavelmente, não receber nada pouco). Como está a dois anos de acabar contrato, é a altura ideal para o vender talvez a um clube brasileiro, para passar na sua terra natal os últimos anos da sua vida como futebolista.

Defesas Laterais

- Emiliano Insua [M]
- João Pereira [V]
- Evaldo [V]
- Arias [E]

Onde está o Insua que vimos no início de época? Aquele que tanto estava no ataque como de seguida estava na sua posição, aquele que chegava à frente e fazia cruzamentos para golo, aquele que não deixava ninguém passar por si; onde estás tu, Insua? Tal como toda a equipa, desceu claramente de forma. Apesar disso, e principalmente porque a alternativa é o Evaldo, é indiscutível a sua titularidade e é também indiscutível a sua permanência no plantel do próximo ano.

Penso que temos no João uma grande oportunidade de negócio. Estamos em ano de Euro e fazendo fé nas notícias que falavam no interesse de alguns clubes na sua contratação, há que aproveitar. A verdade é que o João tem vindo a mostrar um claro declínio de forma. Comete muitos erros (alguns deles estúpidos), não consegue acompanhar extremos rápidos e parece ter perdido a capacidade de calcular os timings certos para atacar e defender. A minha opinião é que a falta de alternativas ao seu lugar fizeram com que ele se acostumasse à posição; pensa que o seu lugar não está em risco portanto não precisa de trabalhar tanto para o manter. Como já referi, é a altura ideal para o vender.

A minha paciência para com o Evaldo já chegou ao fim à muito tempo. Apesar disso, admito que este ano já mostrou mais alguma coisa, mas mesmo tendo mostrado algo mais, nunca pode chegar como alternativa à ala esquerda. Se conseguirmos arranjar um clube para ele, melhor, senão uma rescisão amigável seria o mais indicado.

Quanto ao menino Arias, pergunto-me porque é que só agora é que o vimos em acção? Na sua tenra idade já mostra muita coisa: velocidade, técnica, capacidade de desarme, garra, enfim. Arrisco a dizer que num jogo fez mais que o João nos últimos 10. No entanto, para se conseguir habituar melhor à nossa liga, defendo um empréstimo de um ano a uma equipa da I divisão para no ano seguinte voltar em força.

Médios Defensivos

- Fito Rinaudo [M]
- André Santos [V]
- Renato Neto [E]

Sinceramente, acho que não há grande coisa a dizer sobre o nosso Pitbull Argentino. A sua raça e garra fazem com que qualquer adepto goste dele. Precisa claramente de voltar à sua forma inicial (o que é normal, depois de tanto tempo parado), mas assim que a recupere, voltamos a ter aquela carraça que não deixa os adversários em paz. Se eu tivesse alguma influência no grupo de trabalho, pensaria claramente na hipótese de colocar o Fito como um dos capitães para a época que se segue.

Tenho alguma pena de dizer que não contaria com o A. Santos para a próxima época, principalmente porque não o considero um trinco puro mas sim um médio centro. Mas tendo em conta que para essa posição temos o Schaars e o Elias, dois jogadores com uma qualidade muito superior à do André, e tendo em conta também que para médio defensivo o André não serve (falta-lhe muita garra e capacidade de desarme), não me resta outra alternativa senão a de o vender.

Quanto ao Renato Neto, foi chamado em claro desespero devido à falta de opções para substituir o lesionado Rinaudo. Parece-me não ter ainda qualidade para se assumir como alternativa viável, portanto defendo um novo empréstimo, quiçá ao Cercle ou a um clube da I Liga.

Médios Centro

- Stjin Schaars [M]
- Elias Trindade [M]

Contratado ao PSV, o holandês é um líder dentro de campo. Vejo-o muitas vezes a corrigir a posição de determinados jogadores, a motivar outros e a dar na cabeça, também, quando é preciso. Resumindo, é a voz do treinador. Falando agora dos seus aspectos técnicos, tem uma grande qualidade de passe, é raçudo e sabe compensar muito bem os seus colegas de equipa quando é necessário. Tal como o Rinaudo, este seria mais um dos capitães na próxima época e não duvido muito que o seja.

Falando agora do reforço mais caro da história do Sporting, é um jogador que me enche as medidas. E passo a explicar: actuando como médio centro, é o clássico box-to-box; tanto recua para ir buscar jogo e para dobrar os laterais, como pressiona os médios das equipas adversárias como consegue aparecer em zonas de finalização...e isto durante grande parte do jogo. Talvez seja verdade que não vale o dinheiro que pagaram por ele, mas o jogador não tem culpa desse facto. Já o vi em melhor forma, mas é normal tendo em conta o péssimo estado anímico em que a equipa se encontrava (quero acreditar que é passado).

Médios Ofensivos

- Matías Fernandez [M]
- André Martins [M]

O Chileno é o nosso 10! Falando por mim, adoro este jogador. Tem uma visão de jogo do outro mundo, segura muito bem a bola e aqueles passes a rasgar as defesas contrárias são lindos de se ver. Não temos ninguém como ele no plantel, pelo que é importantíssimo segurá-lo. Penso que o seu contrato termina em 2013, pelo que espero que se renove rapidamente. Ainda tem muitos anos de futebol pela frente e espero continuar a vê-lo de leão ao peito por mais tempo!

Quanto ao André, pergunto-me como é que não se assumiu nos clubes onde esteve emprestado? Parece-me ser o jogador mais parecido com o Matías, tendo obviamente menos qualidade que ele mas com um potencial talvez superior. Penso que temos aqui um jovem valor que nos poderá dar alegrias num futuro não muito longínquo. Gostava de o ver actuar mais vezes, pois apesar de tenra idade, a sua capacidade de passe e técnica acima da média fazem com que seja um jogador capaz de se assumir como titular a qualquer momento.

Extremos

- Diego Capel [M]
- André Carrillo [M]
- Jeffrén Suaréz [V]
- Marat Izmailov [V]
- Bruno Pereirinha [V]

Contratado ao Sevilla, a verdade é que o espanhol entusiasmou tudo e todos. Aquela sua velocidade espantosa e o facto de colar a bola ao pé fizeram com que muitos adversários o conseguissem acompanhar apenas com os olhos. De há um tempo para cá, e devido à falta de diversidade do seu drible, muitos adversários já não caem na sua esparrela. Sabem que basta taparem o seu lado esquerdo e obrigarem-no a virar para o seu pé direito que ele fica desde logo um pouco incapacitado. Apesar disto, ainda consegue desequilibrar ao procurar terrenos mais interiores. Para manter, sem qualquer dúvida.

Falando agora do Carrillo, parece-me ter sido contratado apenas como uma alternativa para ser lançada aqui e ali, mas a verdade é que devido às lesões do Jeffren e do Izma, foi obrigado a maturar rapidamente e a assumir rapidamente um lugar no 11 titular. Depois de um período algo intermitente, penso estar agora a atingir a sua melhor forma desde que chegou a Alvalade. Tem que trabalhar a sua finalização, mas tenho plena confiança nele e tenho a certeza que está aqui um grande valor para nos deliciar num futuro a curto prazo.

Foi contratado ao Barcelona com pompa e circunstância e foi considerado por muitos como o reforço desta época. Falo, obviamente, do Jeffrén, que chegou ao Sporting por uma pechincha: 3.5M se não me engano. Mas, como viemos a saber rapidamente, estes 3.5M rapidamente passaram de pechincha a prejuízo devido às suas constantes lesões. Confesso que esperava muito dele, mas o Sporting, que não anda a nadar em dinheiro, não se pode dar ao luxo de suportar o ordenado chorudo de um jogador que não faz mais que 4 a 5 jogos completos numa época. Não pode. Para vender, a quem o quiser comprar.

O caso do Izmailov é exactamente igual ao do Jeffrén. Será que faz sentido ter um jogador no plantel que não faz mais que alguns jogos por época? O caso do Izma ainda é mais flagrante, pois já está no Sporting há, salvo erro, 5 anos. Não faz qualquer sentido que se mantenha o Izma, esperando que ele milagrosamente cure a lesão de que padece e faça 2 ou 3 épocas ao seu mais alto nível. Para vender, infelizmente.

Falando agora do pãozinho sem sal, penso já ter chegado altura de sair do Sporting. Não se esforça, não luta, não tem garra, não tem técnica, enfim, não serve. Já vai tarde.

Avançados

- Ricky van Wolfswinkel [M]
- Diego Rubio [M]
- Sebastién Ribas [V]

Foi contratado para ser a referência ofensiva da equipa e a verdade é que o Ricky conseguiu corresponder. Desde o início da época até, mais ou menos, a meio, podíamos contar com ele para enfiar a redondinha lá para dentro. Mas desde o jogo com a Académica, onde falhou cerca de 3 ocasiões claras de golo, que não é o mesmo. Noto-o com falta de confiança e algo preso de movimentos. Porquê? Sinceramente, não sei. Espero que agora com o Sá recupere a confiança e volte ao mesmo Ricky que nos deslumbrou no início da temporada.

Passou de melhor marcador da equipa durante a pré-época para jogador...de bancada, sem qualquer razão aparente. Será falta de empenho nos treinos? Será que o que vimos dele na pré-época foi apenas fruto do acaso? Não sei, mas gostava de saber. No entanto, é jovem, primeiro ano fora do seu país de origem como tal tenho plena confiança nele. Força Diego!

Tal como o Renato, foi contratado à pressa no mercado de Inverno. Nos jogos em que entrou, mostrou alguma garra e pouco mais. Na minha opinião, não serve como alternativa viável ao Ricky e como tal terminaria o empréstimo.

Terminada a análise ao plantel deste ano, vamos lá ao que interessa!

Plantel 2012-2013

Se queremos lutar com os outros dois grandes pela conquista do título de campeão nacional, temos que investir na equipa. Para conseguirmos este investimento, o dinheiro tem que vir de algum lado. Tendo em conta que não possuímos a totalidade dos passes (nem de perto) de jogadores nucleares que nos poderiam dar algum retorno financeiro, só vejo uma única alternativa para conseguirmos arrecadar alguma receita: a entrada na Liga dos Campeões. Se este ano conseguirmos este feito, e aliando a isto uma segunda entrada na Liga milionária no próximo ano, penso que conseguiríamos ombrear com os outros dois grandes pela conquista do título nacional na época 2013-2014. Eu sei, é triste estarmos na época 2011-2012 e pensar que apenas podemos lutar pelo título na época 2013-2014, mas é esta a sina Sportinguista; muito sofrimento para se conseguir alcançar a glória... Indeciso

Vendas

- Alberto Rodriguez [1,5M - 2M], Anderson Polga [500m - 1M], Pedro Mendes [500m - 1M], João Pereira [5M - 6M], André Santos [2.5M - 3M], Jeffrén [3M - 4M], Marat Izmailov [4M - 5M], Jaime Valdés [1M - 2M], Sinama Pongolle [2M - 3M] e Valeri Bojinov [2M - 2.5M];

TOTAL: [18M - 24,6M] - Contas feitas tendo em conta a % de passes pertencentes ao clube.

Rescisões/Final de contrato

- Tiago (2012), Evaldo (2014), André Marques, Leandro Grimi (2013), Mexer (2014), Pereirinha (2013), Diogo Rosado (2012), Celsinho (2012) e Ribas (2013); - a bold os jogadores a quem seria preciso pagar indemnização pela rescisão de contrato.

TOTAL: [2M - 3M]

Novos empréstimos

- Luis Ribeiro, Arias, Juary Soares, Eric Dier, William Carvalho, Renato Neto, Zezinho, Amido Baldé e William Owuso;

Reforços

- Vítor Golas [0 €], Nuno Reis [0 €], Atila Turan [0 €], Cédric Soares [0 €], Stephen Kelly [2M - 3M], Médio Defensivo (?), Wilson Eduardo [0 €] / Hugo Vieira [2.5M - 3.5M] / Labyad [0 €], Diogo Salomão [0 €] e Roland Linz [2M - 3M] / Santiago Silva [3M - 4M]

Plantel final

Guarda Redes - Rui Patrício, Marcelo Boeck e Vítor Golas;
Defesa Lateral Direito - Stephen Kelly e Cédric Soares;
Defesa Lateral Esquerdo - Emiliano Insua e Atila Turan;
Defesa Central - Oguchi Onyewu, Daniel Carriço, Xandão e Nuno Reis;
Médio Defensivo - Fabián Rinaudo e Contratação;
Médio Centro - Stjin Schaars, Elias Trindade e Adrien;
Médio Ofensivo - Matías Fernandez e André Martins;
Extremos Esquerdos - Diego Capel e Diogo Salomão;
Extremos Direitos - André Carrillo e Wilson Eduardo/Labyad/Hugo Vieira;
Avançados - Ricky van Wolfswinkel, Roland Linz/Santiago Silva e Diego Rubio.

Os nomes que avancei para potenciais reforços não foram alvos de uma pesquisa muito aprofundada. Tentei pesquisar assim por alto jogadores mais ou menos conhecidos, com qualidade e cujo contrato termine em 2013 e foram estes que encontrei.

Esquemas tácticos

4-3-3

Um esquema táctico que privilegia um estilo de jogo de posse de bola e passe curto. Defesa alta, pressão fortíssima por parte dos médios centro e laterais e Rinaudo a servir como primeiro construtor de jogo.

4-1-3-2

Esquema a utilizar nos jogos em que: 1) somos claramente favoritos (jogos da Taça, etc), 2) jogos em que começamos a perder e é preciso arriscar) e 3) jogos em que se espera que o adversário coloque o autocarro). Defesa muito alta (centrais ao nível do meio campo), laterais a combinarem com os extremos, sendo que estes últimos seriam responsáveis em esticar a defesa contrária e triangulações entre o médio ofensivo e os dois avançados.

E pronto, seria este o meu esboço. Obviamente que o plantel não é nada por aí além, mas considero que tem qualidade em todas as posições do terreno. Como já referi, não consideraria como objectivo o título, mas sim a qualificação para a Liga dos Campeões e, tendo isto em conta, parece-me um plantel claramente suficiente para o alcançar.

PS: Desculpem lá o testamento, um gajo começa a escrever e quando dá conta já é tarde.
Registado
Re: Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel , « Resposta #74 em: Fevereiro 20, 2012, 10:47 »

*
Iniciado

Continuo a achar graça aos valores que atribuem ás contratações e às vendas. Há aqui quem pense que vendia o Polga por 1 Milhão e o Jeffren por 4 Milhões?? Ora o Jeffren custou menos do que isso e vinha do Barcelona, e agora lesionado, ainda nem brilhou iamos vender por mais?? Se conseguirem, quero-os a dirigentes do nosso querido clube.

Outra coisa é os jogadores que voltavam. O Atila Turan?? Ele nem é titular no Beira Mar e já vinha para o Sporting? 

Registado
Re: Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel , « Resposta #75 em: Fevereiro 20, 2012, 16:30 »

No avatar!

*
Juvenil

Os plantéis que têm estado a delinear são para um Sporting em 4.º lugar ou para um Sporting que participará na pré da champions?
Registado
Re: Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel , « Resposta #76 em: Fevereiro 20, 2012, 18:27 »

*
Sénior

Localidade: Lisboa
Masculino

Os plantéis que têm estado a delinear são para um Sporting em 4.º lugar ou para um Sporting que participará na pré da champions?

Seta

Se o Sporting não se classificar para a Champions, não só terá que vender o que lhe resta dos passes de alguns jogadores mais cotados no mercado, como também não lhe deverá sobrar margem de manobra para investir grande coisa. Isso parece-me uma questão absolutamente pacífica na cabeça de qualquer Sportinguista.

E, mesmo em caso de participação na Liga dos Campeões, julgo que a tendencia será igualmente para uma intervenção pouco actuante ao nível das aquisições.

A opção por Sá Pinto, como treinador a longo prazo, é um sinal evidente de como o Sporting se encontra numa situação financeira aflitiva, o que não é novidade para ninguém. O meu receio é que se pretenda reeditar  uma liderança à la Paulo Bento: Económica, dispondo de muito poucos recursos  (sobretudo em qualidade...) e apostando cegamente na Cantera.  
« Última modificação: Fevereiro 20, 2012, 19:53 por Juan Seminário » Registado
Re: Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel , « Resposta #77 em: Fevereiro 20, 2012, 22:19 »

*
Sénior

Localidade: UK
Masculino

Basicamente, "despachar" Evaldo, Polga, Rodriguez, Jeffren, Pereirinha e Bojinov. Emprestar Arias e Rubio. Rescindir com Izmailov. Vender RP apos o Euro2012. E rezar para que nao venha um novo contentor de lesionados cronicos...
Registado
Re: Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel , « Resposta #78 em: Fevereiro 22, 2012, 18:08 »

Goncalojbcorreia

Muito importante.

Os jogadores, o treinador e os custos dependerão também do que a equipa fizer desportivamente até final da temporada.

Porque sim: todos os intervenientes no futebol têm de ser analisados consoante a qualidade do trabalho apresentado.

É por isso que acho que estas preparações vêm demasiado cedo.
Registado
Re: Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel , « Resposta #79 em: Fevereiro 22, 2012, 19:26 »

*
Júnior

Masculino

Eu não sei o que me põe mais doente se o facto de estarem a fazer equipas estando perfeitamente cientes que não há CACAU, ou se o facto de estarem já a pensar em equipas para a próxima época sem que esta tenha findado.

Angry Angry Angry Angry Angry Angry Angry Angry Angry Angry

Por favor não se ponham a "jogar ao Championship Manager" com o nosso SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, numa altura que ele mais precisa do nosso apoio em campo, nos estádios e em força!

Não creio estar a ser demasiado exigente com a nossa administração, quando peço para que feche este tópico pelo menos até que finde o campeonato e taças!

A nossa prioridade tem que ser apoiar a equipa e não desconstrui-la e dissecá-la antes do tempo... E não considero digno da nossa parte estarmos a discutir e analisar o plantel para a época seguinte sem que esta tenha acabado, não é justo para com o nosso treinador Ricardo "Coração de Leão" Sá Pinto, nem para com os nossos jogadores.

Cumps
Registado

We don't need no education, We don't need no thought control,No dark sarcasm in the class room, Teachers leave those kids alone, (yells) Hey, teachers! Leave those kids alone! All in all, it's just a another brick in the wall.
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 2 3 [4] 5 6 ... 88 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Transferências e Prospecção (Moderadores: wild_oscar, Stunner, 138, sotnas) Tópico:

Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel

« tópico anterior seguinte »
Ir para: