Estamos em Fevereiro e a composição do plantel do próximo ano depende ainda de muita coisa: se vamos à Champions ou não, se determinados jogadores mostram mais alguma coisa nestes últimos meses que faltam para terminar a época, se algum jogador importante se lesiona gravemente ou não, enfim, etc. No entanto, penso não haver qualquer impedimento em se fazer um pequeno esboço do que seria, para cada um de nós, um plantel adequado, obviamente, aos objectivos propostos.
Plantel 2011-2012
Objectivo: Acesso à Liga dos Campeões. Temos que ser realistas; para nos aproximarmos dos grandes na luta pelo título, precisamos de investimento para dotarmos o plantel de 5-6 jogadores de qualidade indiscutível. Ora, para conseguirmos este investimento, o dinheiro tem que vir de algum lado. Tendo em conta que não possuímos a totalidade dos passes (nem de perto) de jogadores nucleares que nos poderiam dar algum retorno financeiro, só vejo uma única alternativa para conseguirmos arrecadar alguma receita: a entrada na Liga dos Campeões. Se este ano conseguirmos este feito, e aliando a isto uma segunda entrada na Liga milionária no próximo ano, penso que conseguiríamos ombrear com os outros dois grandes pela conquista do título nacional na época 2013-2014. Eu sei, é triste estarmos na época 2011-2012 e pensar que apenas podemos lutar pelo título na época 2013-2014, mas é esta a sina Sportinguista; muito sofrimento para se conseguir alcançar a glória...
Guarda-Redes- Rui Patrício
[M]- Marcelo Boeck
[M]- Tiago
[V]Penso estarmos muito bem servidos no que aos guarda-redes diz respeito. Noto uma grande evolução no Rui Patrício, tanto mentalmente como tecnicamente. Penso que será difícil segurarem-no (tendo em conta as Insides postadas no tópico respectivo, ele já estará vendido, mas quero acreditar que isso não é verdade) principalmente porque estamos em ano de Euro, mas espero ouvir até ao final do ano que a renovação do contrato do Rui está concluída.
Quanto ao Marcelo, já mostrou nos jogos em que participou que podemos contar com ele para substituir o guarda-redes titular. Mostra muita segurança nas bolas altas (penso até que supera o Rui neste aspecto) e sabe posicionar-se correctamente. Quando ouço que vai ser titular, fico confiante que saberá defender bem as nossas redes. É uma excelente alternativa e digo mais; o Rui que não se encoste à titularidade e que trabalhe bem, porque este Marcelo tem qualidade suficiente para se assumir como titular a qualquer momento.
Falando agora do Tiago, e antes de decidir qual o seu futuro, quero apenas vincar o seu profissionalismo ao Sporting. Tantos anos como suplente e nunca o ouvi a arranjar quaisquer problemas. É, sem dúvida, um grande Sportinguista (com S bem grande) e um dos líderes do balneário. Agradeço-lhe tudo o que já fez por nós, mas penso estar na hora de abandonar o clube. Está no seu último ano de contrato e já não tem qualidade suficiente para ser guarda-redes de um Grande português. Apesar disto, espero que lhe seja atribuído um lugar na estrutura do Sporting, seja como treinador de guarda-redes ou noutra função qualquer.
Defesas Centrais- Oguchi Onyewu
[M]- Xandão
[M]- Daniel Carriço
[M]- Alberto Rodriguez
[V]- Anderson Polga
[V]Contratado para ser o patrão da nossa defesa, a verdade é que o Capitão América demorou algum tempo a alcançar esse posto. Depois de ter sido totalmente
violado pela linha avançada do Valência (neste caso, culpo mais o treinador do que o jogador), foi rapidamente encostado pelo Domingos, muitas vezes nem sendo convocado. Passado algum tempo, lá começou a ser chamado aqui e ali até que se assumiu definitivamente como
o central do Sporting. Tem algumas deficiências, é verdade, nomeadamente a falta de velocidade e aceleração, mas a sua força física e garra que imprime no seu jogo chegaram para ser titular indiscutível e o patrão da defesa. Não é, no entanto, um candidato a jogar numa defesa alta pois é facilmente batido em velocidade.
Passando agora ao Xandão, é verdade que ainda não vimos muitos jogos seus mas aquele jogo na Madeira conquistou-me. Era um jogo complicadíssimo (jogar naquele campo é sempre complicado), havia uma pressão enorme em cima da equipa (era obrigatório marcar golos depois do empate em casa) e, tendo em conta que não competia desde Novembro, era de esperar um Xandão preso de movimentos. Mas a verdade é que vimos um Xandão dominante no jogo aéreo, um Xandão algo rápido a conseguir dobrar muitas vezes o lateral e um Xandão que não deixava ninguém passar por si. Resumindo: um Xandão à...patrão. Tem, na minha opinião, o mesmo defeito do Oguchi: apesar de ser um pouco mais rápido que o seu companheiro, não tem velocidade suficiente para acompanhar um avançado mais rápido que o habitual e jogar com estes dois numa defesa alta é suicídio (como aliás se viu com o Marítimo, onde teve de ser o Rui a servir como libero).
Falando agora do menino feio, a lesão do Rinaudo obrigou o Domingos a inventar novas alternativas para o lugar de médio defensivo. Testou A. Santos, testou o Renato e testou o Carriço. Ora, reconheço qualidades ao Daniel, mas técnica na condução de bola e qualidade de passe não são, sem dúvida, exemplos delas. A verdade é que, para o Domingos, foi a alternativa menos má para colmatar a lesão do nosso Pitbull Argentino, deixando de servir como alternativa ao eixo central da defesa. Como já se esperava, esta alternativa não resultou e o Carriço foi, então, criticado por muitos (até por mim, admito). Apesar de não servir como médio defensivo, sempre confiei nele para assumir um lugar no eixo central defensivo e penso que fazia um par ideal com o Onyewu. Não sendo um Obikwelu, é bem capaz de perseguir um extremo rápido, conseguindo esconder de alguma maneira a principal deficiência do Ony: falta de velocidade.
Contratado ao Braga, confesso que não esperava muito dele, não por conhecer o seu historial de lesões (porque, honestamente, não sabia que tinha tantos problemas no que às lesões diz respeito) mas por não gostar particularmente dele. Sempre o achei algo lento e muito complicativo. A verdade é que não conseguiu mostrar rigorosamente nada ao serviço do Sporting, muito por culpa das constantes lesões musculares que duravam meses e meses a curar. Fazia dois ou três jogos, passava 1 mês e meio a recuperar e outras 2 semanas a ganhar ritmo. Voltava ao activo e lesionava-se outra vez, passando novamente por este ciclo, até chegarmos aos dias de hoje. Ora, não podemos ter no plantel um jogador que esquecendo o facto de não ter uma qualidade por aí além, se lesiona com tanta frequência.
Quanto ao Anderson Polga, a verdade é que continua a viver daquilo que já vez ao serviço do nosso clube, e isso não pode acontecer. Actualmente, não tem velocidade, comete erros que alguém da sua experiência nunca poderia cometer e não tem sequer qualidade para estar no banco de suplentes quando mais como titular (e isto esquecendo o facto de, muito provavelmente, não receber nada pouco). Como está a dois anos de acabar contrato, é a altura ideal para o vender talvez a um clube brasileiro, para passar na sua terra natal os últimos anos da sua vida como futebolista.
Defesas Laterais- Emiliano Insua
[M]- João Pereira
[V]- Evaldo
[V]- Arias
[E]Onde está o Insua que vimos no início de época? Aquele que tanto estava no ataque como de seguida estava na sua posição, aquele que chegava à frente e fazia cruzamentos para golo, aquele que não deixava ninguém passar por si; onde estás tu, Insua? Tal como toda a equipa, desceu claramente de forma. Apesar disso, e principalmente porque a alternativa é o Evaldo, é indiscutível a sua titularidade e é também indiscutível a sua permanência no plantel do próximo ano.
Penso que temos no João uma grande oportunidade de negócio. Estamos em ano de Euro e fazendo fé nas notícias que falavam no interesse de alguns clubes na sua contratação, há que aproveitar. A verdade é que o João tem vindo a mostrar um claro declínio de forma. Comete muitos erros (alguns deles estúpidos), não consegue acompanhar extremos rápidos e parece ter perdido a capacidade de calcular os timings certos para atacar e defender. A minha opinião é que a falta de alternativas ao seu lugar fizeram com que ele se acostumasse à posição; pensa que o seu lugar não está em risco portanto não precisa de trabalhar tanto para o manter. Como já referi, é a altura ideal para o vender.
A minha paciência para com o Evaldo já chegou ao fim à muito tempo. Apesar disso, admito que este ano já mostrou mais alguma coisa, mas mesmo tendo mostrado algo mais, nunca pode chegar como alternativa à ala esquerda. Se conseguirmos arranjar um clube para ele, melhor, senão uma rescisão amigável seria o mais indicado.
Quanto ao menino Arias, pergunto-me porque é que só agora é que o vimos em acção? Na sua tenra idade já mostra muita coisa: velocidade, técnica, capacidade de desarme, garra, enfim. Arrisco a dizer que num jogo fez mais que o João nos últimos 10. No entanto, para se conseguir habituar melhor à nossa liga, defendo um empréstimo de um ano a uma equipa da I divisão para no ano seguinte voltar em força.
Médios Defensivos- Fito Rinaudo
[M]- André Santos
[V]- Renato Neto
[E]Sinceramente, acho que não há grande coisa a dizer sobre o nosso Pitbull Argentino. A sua raça e garra fazem com que qualquer adepto goste dele. Precisa claramente de voltar à sua forma inicial (o que é normal, depois de tanto tempo parado), mas assim que a recupere, voltamos a ter aquela carraça que não deixa os adversários em paz. Se eu tivesse alguma influência no grupo de trabalho, pensaria claramente na hipótese de colocar o Fito como um dos capitães para a época que se segue.
Tenho alguma pena de dizer que não contaria com o A. Santos para a próxima época, principalmente porque não o considero um trinco puro mas sim um médio centro. Mas tendo em conta que para essa posição temos o Schaars e o Elias, dois jogadores com uma qualidade muito superior à do André, e tendo em conta também que para médio defensivo o André não serve (falta-lhe muita garra e capacidade de desarme), não me resta outra alternativa senão a de o vender.
Quanto ao Renato Neto, foi chamado em claro desespero devido à falta de opções para substituir o lesionado Rinaudo. Parece-me não ter ainda qualidade para se assumir como alternativa viável, portanto defendo um novo empréstimo, quiçá ao Cercle ou a um clube da I Liga.
Médios Centro- Stjin Schaars
[M]- Elias Trindade
[M]Contratado ao PSV, o holandês é um líder dentro de campo. Vejo-o muitas vezes a corrigir a posição de determinados jogadores, a motivar outros e a dar na cabeça, também, quando é preciso. Resumindo, é a voz do treinador. Falando agora dos seus aspectos técnicos, tem uma grande qualidade de passe, é raçudo e sabe compensar muito bem os seus colegas de equipa quando é necessário. Tal como o Rinaudo, este seria mais um dos capitães na próxima época e não duvido muito que o seja.
Falando agora do reforço mais caro da história do Sporting, é um jogador que me enche as medidas. E passo a explicar: actuando como médio centro, é o clássico box-to-box; tanto recua para ir buscar jogo e para dobrar os laterais, como pressiona os médios das equipas adversárias como consegue aparecer em zonas de finalização...e isto durante grande parte do jogo. Talvez seja verdade que não vale o dinheiro que pagaram por ele, mas o jogador não tem culpa desse facto. Já o vi em melhor forma, mas é normal tendo em conta o péssimo estado anímico em que a equipa se encontrava (quero acreditar que é passado).
Médios Ofensivos- Matías Fernandez
[M]- André Martins
[M]O Chileno é o nosso 10! Falando por mim, adoro este jogador. Tem uma visão de jogo do outro mundo, segura muito bem a bola e aqueles passes a rasgar as defesas contrárias são lindos de se ver. Não temos ninguém como ele no plantel, pelo que é importantíssimo segurá-lo. Penso que o seu contrato termina em 2013, pelo que espero que se renove rapidamente. Ainda tem muitos anos de futebol pela frente e espero continuar a vê-lo de leão ao peito por mais tempo!
Quanto ao André, pergunto-me como é que não se assumiu nos clubes onde esteve emprestado? Parece-me ser o jogador mais parecido com o Matías, tendo obviamente menos qualidade que ele mas com um potencial talvez superior. Penso que temos aqui um jovem valor que nos poderá dar alegrias num futuro não muito longínquo. Gostava de o ver actuar mais vezes, pois apesar de tenra idade, a sua capacidade de passe e técnica acima da média fazem com que seja um jogador capaz de se assumir como titular a qualquer momento.
Extremos- Diego Capel
[M]- André Carrillo
[M]- Jeffrén Suaréz
[V]- Marat Izmailov
[V]- Bruno Pereirinha
[V]Contratado ao Sevilla, a verdade é que o espanhol entusiasmou tudo e todos. Aquela sua velocidade espantosa e o facto de colar a bola ao pé fizeram com que muitos adversários o conseguissem acompanhar apenas com os olhos. De há um tempo para cá, e devido à falta de diversidade do seu drible, muitos adversários já não caem na sua esparrela. Sabem que basta taparem o seu lado esquerdo e obrigarem-no a virar para o seu pé direito que ele fica desde logo um pouco incapacitado. Apesar disto, ainda consegue desequilibrar ao procurar terrenos mais interiores. Para manter, sem qualquer dúvida.
Falando agora do Carrillo, parece-me ter sido contratado apenas como uma alternativa para ser lançada aqui e ali, mas a verdade é que devido às lesões do Jeffren e do Izma, foi obrigado a maturar rapidamente e a assumir rapidamente um lugar no 11 titular. Depois de um período algo intermitente, penso estar agora a atingir a sua melhor forma desde que chegou a Alvalade. Tem que trabalhar a sua finalização, mas tenho plena confiança nele e tenho a certeza que está aqui um grande valor para nos deliciar num futuro a curto prazo.
Foi contratado ao Barcelona com pompa e circunstância e foi considerado por muitos como
o reforço desta época. Falo, obviamente, do Jeffrén, que chegou ao Sporting por uma pechincha: 3.5M se não me engano. Mas, como viemos a saber rapidamente, estes 3.5M rapidamente passaram de pechincha a prejuízo devido às suas constantes lesões. Confesso que esperava muito dele, mas o Sporting, que não anda a nadar em dinheiro, não se pode dar ao luxo de suportar o ordenado chorudo de um jogador que não faz mais que 4 a 5 jogos completos numa época. Não pode. Para vender, a quem o quiser comprar.
O caso do Izmailov é exactamente igual ao do Jeffrén. Será que faz sentido ter um jogador no plantel que não faz mais que alguns jogos por época? O caso do Izma ainda é mais flagrante, pois já está no Sporting há, salvo erro, 5 anos. Não faz qualquer sentido que se mantenha o Izma, esperando que ele milagrosamente cure a lesão de que padece e faça 2 ou 3 épocas ao seu mais alto nível. Para vender, infelizmente.
Falando agora do pãozinho sem sal, penso já ter chegado altura de sair do Sporting. Não se esforça, não luta, não tem garra, não tem técnica, enfim, não serve. Já vai tarde.
Avançados- Ricky van Wolfswinkel
[M]- Diego Rubio
[M]- Sebastién Ribas
[V]Foi contratado para ser a referência ofensiva da equipa e a verdade é que o Ricky conseguiu corresponder. Desde o início da época até, mais ou menos, a meio, podíamos contar com ele para enfiar a redondinha lá para dentro. Mas desde o jogo com a Académica, onde falhou cerca de 3 ocasiões claras de golo, que não é o mesmo. Noto-o com falta de confiança e algo preso de movimentos. Porquê? Sinceramente, não sei. Espero que agora com o Sá recupere a confiança e volte ao mesmo Ricky que nos deslumbrou no início da temporada.
Passou de melhor marcador da equipa durante a pré-época para jogador...de bancada, sem qualquer razão aparente. Será falta de empenho nos treinos? Será que o que vimos dele na pré-época foi apenas fruto do acaso? Não sei, mas gostava de saber. No entanto, é jovem, primeiro ano fora do seu país de origem como tal tenho plena confiança nele. Força Diego!
Tal como o Renato, foi contratado à pressa no mercado de Inverno. Nos jogos em que entrou, mostrou alguma garra e pouco mais. Na minha opinião, não serve como alternativa viável ao Ricky e como tal terminaria o empréstimo.
Terminada a análise ao plantel deste ano, vamos lá ao que interessa!

Plantel 2012-2013
Se queremos lutar com os outros dois grandes pela conquista do título de campeão nacional, temos que investir na equipa. Para conseguirmos este investimento, o dinheiro tem que vir de algum lado. Tendo em conta que não possuímos a totalidade dos passes (nem de perto) de jogadores nucleares que nos poderiam dar algum retorno financeiro, só vejo uma única alternativa para conseguirmos arrecadar alguma receita: a entrada na Liga dos Campeões. Se este ano conseguirmos este feito, e aliando a isto uma segunda entrada na Liga milionária no próximo ano, penso que conseguiríamos ombrear com os outros dois grandes pela conquista do título nacional na época 2013-2014. Eu sei, é triste estarmos na época 2011-2012 e pensar que apenas podemos lutar pelo título na época 2013-2014, mas é esta a sina Sportinguista; muito sofrimento para se conseguir alcançar a glória...
Vendas- Alberto Rodriguez
[1,5M - 2M], Anderson Polga
[500m - 1M], Pedro Mendes
[500m - 1M], João Pereira
[5M - 6M], André Santos
[2.5M - 3M], Jeffrén
[3M - 4M], Marat Izmailov
[4M - 5M], Jaime Valdés
[1M - 2M], Sinama Pongolle
[2M - 3M] e Valeri Bojinov
[2M - 2.5M];
TOTAL:
[18M - 24,6M] -
Contas feitas tendo em conta a % de passes pertencentes ao clube.Rescisões/Final de contrato- Tiago (2012),
Evaldo (2014), André Marques,
Leandro Grimi (2013),
Mexer (2014),
Pereirinha (2013), Diogo Rosado (2012), Celsinho (2012) e Ribas (2013); - a bold os jogadores a quem seria preciso pagar indemnização pela rescisão de contrato.
TOTAL:
[2M - 3M]Novos empréstimos- Luis Ribeiro, Arias, Juary Soares, Eric Dier, William Carvalho, Renato Neto, Zezinho, Amido Baldé e William Owuso;
Reforços- Vítor Golas
[0 €], Nuno Reis
[0 €], Atila Turan
[0 €], Cédric Soares
[0 €], Stephen Kelly
[2M - 3M],
Médio Defensivo (?), Wilson Eduardo
[0 €] / Hugo Vieira
[2.5M - 3.5M] / Labyad
[0 €], Diogo Salomão
[0 €] e Roland Linz
[2M - 3M] / Santiago Silva
[3M - 4M]Plantel final
Guarda Redes - Rui Patrício, Marcelo Boeck e
Vítor Golas;
Defesa Lateral Direito -
Stephen Kelly e
Cédric Soares;
Defesa Lateral Esquerdo - Emiliano Insua e
Atila Turan;
Defesa Central - Oguchi Onyewu, Daniel Carriço, Xandão e
Nuno Reis;
Médio Defensivo - Fabián Rinaudo e
Contratação;
Médio Centro - Stjin Schaars, Elias Trindade e Adrien;
Médio Ofensivo - Matías Fernandez e André Martins;
Extremos Esquerdos - Diego Capel e
Diogo Salomão;
Extremos Direitos - André Carrillo e
Wilson Eduardo/Labyad/Hugo Vieira;
Avançados - Ricky van Wolfswinkel,
Roland Linz/Santiago Silva e Diego Rubio.
Os nomes que avancei para potenciais reforços não foram alvos de uma pesquisa muito aprofundada. Tentei pesquisar assim por alto jogadores mais ou menos conhecidos, com qualidade e cujo contrato termine em 2013 e foram estes que encontrei.
Esquemas tácticos
4-3-3
Um esquema táctico que privilegia um estilo de jogo de posse de bola e passe curto. Defesa alta, pressão fortíssima por parte dos médios centro e laterais e Rinaudo a servir como primeiro construtor de jogo.
4-1-3-2
Esquema a utilizar nos jogos em que: 1) somos claramente favoritos (jogos da Taça, etc), 2) jogos em que começamos a perder e é preciso arriscar) e 3) jogos em que se espera que o adversário coloque o autocarro). Defesa muito alta (centrais ao nível do meio campo), laterais a combinarem com os extremos, sendo que estes últimos seriam responsáveis em esticar a defesa contrária e triangulações entre o médio ofensivo e os dois avançados.
E pronto, seria este o meu esboço. Obviamente que o plantel não é nada por aí além, mas considero que tem qualidade em todas as posições do terreno. Como já referi, não consideraria como objectivo o título, mas sim a qualificação para a Liga dos Campeões e, tendo isto em conta, parece-me um plantel claramente suficiente para o alcançar.
PS: Desculpem lá o testamento, um gajo começa a escrever e quando dá conta já é tarde.
