Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Agosto 21, 2014, 01:23

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Área da Comunidade Wiki Sporting Tópico:

Projecto - Emblemas do Sporting

Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Projecto - Emblemas do Sporting (Lida 3978 vezes)

Projecto - Emblemas do Sporting , « em: Fevereiro 09, 2012, 23:03 »

*
Veterano

Localidade: Lisboa
Masculino

Fiquei na dúvida sobre onde colocar este tópico, já que não é um assunto da wiki propriamente dita, ainda que a possa vir a enriquecer.
Optei por este local, porque se o publicasse no Media Center do Sporting o mais provável era afundar que nem um prego antes que alguém que nele pudesse ajudar o visse. Aqui sempre me asseguro que alguém o verá, ainda que seja para se queixarem de querer encher de trabalho os wiki devs.

Venho aqui sugerir que a nossa comunidade dê início ao estudo e uniformização da imagem dos vários emblemas do clube. Talvez seja só eu que fico incomodado com a falta de qualidade das únicas imagens dos nossos antigos emblemas que temos hoje em dia, mas realmente não acho que estas versões ferrugentas e defeituosas façam jus à grandeza do Sporting e seus símbolos.

Sugiro que se faça a interpretação heráldica dos emblemas, que se escreva a sua descrição heráldica e que por fim, se criem ficheiros de imagens rigorosas para cada um dos emblemas e que se publiquem os resultados na wiki.

Eu próprio não me importo de fazer a maior parte do trabalho, mas preciso da ajuda de outros foristas para, encontrar literatura heráldica, definir as normas para as imagens (dimensão, formato do ficheiro, etc.), escolher o programa em que se irão criar, e ainda para que alguém me oriente em questões de design, nomeadamente na tradução mais adequada para sistemas de classificação de cores dos esmaltes da heráldica, nomeadamente o vert, argente, or e sable.

Agora digam-me, quem me pode ajudar? Acham que vale a pena levar este projecto a cabo? Acham a metodologia correcta?
Registado

Re: Projecto - Emblemas do Sporting , « Resposta #1 em: Fevereiro 09, 2012, 23:35 »

*
Sénior

Localidade: Sardoal

Acho uma excelente ideia, e sim acho que isto devia ir para a frente (nao contem é comigo, não percebo nada de edição de imagem, mas se puder ajudar em qualquer outra coisa)  Positivo!
Registado

"Classe e qualidade. Vamos lá ganhar esta merd* caralh*"
Pedro Barbosa
Re: Projecto - Emblemas do Sporting , « Resposta #2 em: Fevereiro 10, 2012, 00:00 »

*

Saúdo o Projecto Bater Palmas

Concordo que seria interessante, mas um bocado dificil de executar a 100% mas com estes Wiki Devs nunca fiando.. porque conseguem encontrar\achar o mais pequeno pormenor e completar o que parecia já completo.

Bater Palmas

Quanto aos desenhos, não sei.. Corel Draw, Indesign, Photoshop, Irfanview.. e como tamanhos considerados grandes, para que se possam usar em várias vertentes, tais como Icons, Wallpapers, Símbolos, e outras coisas.

Seria melhor se calhar desenhar em Vector, apesar do Photoshop não o ser... mas a isso, deixo a consideração de outros.

Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas
Registado

Interessa sim o símbolo na parte da frente da camisola, muito mais do que o nome na parte de trás. by 34.169
Re: Projecto - Emblemas do Sporting , « Resposta #3 em: Fevereiro 10, 2012, 00:20 »

*
Veterano

Localidade: Braga
Masculino

A ideia é muito boa!

Se o resultado final forem os emblemas com grande qualidade, então vamos ter um produto muito bom!

Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas

P.s: Infelizmente, não percebo nada de edição de imagem para ajudar  Huh?
Registado

Há coisas na vida que nunca mudam, a nobreza de carácter é uma delas, ou se tem, ou não. Por mais “riqueza” que ostentem, os pobres de espírito sempre o serão. O complexo de inferioridade demonstrado por todas estas atitudes é totalmente incompatível com um clube que para além de títulos quer ser grande, pois a grandeza é muito mais do que o vencer. A grandeza é vencer, é saber vencer, é saber perder, é saber estar, algo que não está ao alcance de todos.

O Sporting Clube de Portugal,
Lisboa, 28 de Outubro de 2013
Re: Projecto - Emblemas do Sporting , « Resposta #4 em: Fevereiro 10, 2012, 00:22 »

*

Condecorações:Melhor Iniciativa 2010Melhor Iniciativa 2009Treinador de Bancada 2007Treinador de Bancada 2006

Localidade: Angra do Heroísmo
Masculino

Infelizmente não tenho conhecimentos para ajudar, mas a ideia parece-me boa. Bater Palmas Aguardemos para ver no que dá
Registado

Re: Projecto - Emblemas do Sporting , « Resposta #5 em: Fevereiro 10, 2012, 01:17 »

*

encontrei isto

Apesar do leão não ser igual (ou não me parece) não está nada mau Cheesy
Registado

Interessa sim o símbolo na parte da frente da camisola, muito mais do que o nome na parte de trás. by 34.169
Re: Projecto - Emblemas do Sporting , « Resposta #6 em: Fevereiro 10, 2012, 03:17 »

HULK VERDE

Boa ideia, mas não é fácil de pôr em prática. Porém, com colaboração e ajuda, como por exemplo o contributo do sermak, não vai ser tão difícil. Em relação a heráldica, uma boa dica é ires às páginas das autarquias, como por exemplo Câmaras Municipais e Freguesias, e veres como é feita a descrição dos seus símbolos heráldicos. E também há bases de dados na internet sobre heráldica. Uma busca mais profunda e é possível encontrar algumas coisas sobre esse(s) tema(s).
Registado
Re: Projecto - Emblemas do Sporting , « Resposta #7 em: Fevereiro 10, 2012, 08:31 »

*
Veterano

Masculino

encontrei isto

Apesar do leão não ser igual (ou não me parece) não está nada mau Cheesy

Usei essa como avatar durante uns tempos e provavelmente ainda a vou voltar a usar.

Edit: www.seeklogo.com/sporting-clube-de-guadalupe-graciosa-logo-130804.html
Registado

In · Hoc · Signo · Vinces
Re: Projecto - Emblemas do Sporting , « Resposta #8 em: Fevereiro 10, 2012, 08:36 »

*

Localidade: 42616-0
Masculino

aqui: Sporting Clube de Portugalwiki na secção dos emblemas, há alguma informação sobre isto e umas poucas referências que podem ajudar.

Para fazer uma coisa bem feita em termos de heráldica, ou é alguém com conhecimentos (e nunca pode fugir muito ao que diz o brasão dos condes de Pombeiro), ou alguém que tenha conta no geneall.net, penso que eles têm um fórum onde se pode discutir estas coisas e obter ajuda.

Sinceramente, a partir das imagens velhas eu conheço agluém que poderia fazer algo bom, mas dá uma trabalheira, e a pessoa já não tem para onde se virar. do meu lado fica como projecto para quando houver tempo, mas duvido que seja tão cedo.

No entretanto, se alguém avançar com a heráldica, ou se tiver tempo com o tratamento de imagem, era bom. Mas essencial era descobrir quais as cores originais por ex. do primeiro símbolo, há alguma imagem melhor? Noutro tópico (dos caches) disse-se que o primeiro emblema tinha a rebordo e o SCP a dourado! Descubram essas coisas sff.

Estou convencido que o Dr. Mário Casquilho tem acesso a imagens melhores, até porque é capaz de haver exemplos no Mundo Sporting.
Registado

Re: Projecto - Emblemas do Sporting , « Resposta #9 em: Fevereiro 10, 2012, 13:26 »

*
Veterano

Masculino

aqui: Sporting Clube de Portugalwiki na secção dos emblemas, há alguma informação sobre isto e umas poucas referências que podem ajudar.

Para fazer uma coisa bem feita em termos de heráldica, ou é alguém com conhecimentos (e nunca pode fugir muito ao que diz o brasão dos condes de Pombeiro), ou alguém que tenha conta no geneall.net, penso que eles têm um fórum onde se pode discutir estas coisas e obter ajuda.

Sinceramente, a partir das imagens velhas eu conheço agluém que poderia fazer algo bom, mas dá uma trabalheira, e a pessoa já não tem para onde se virar. do meu lado fica como projecto para quando houver tempo, mas duvido que seja tão cedo.

No entretanto, se alguém avançar com a heráldica, ou se tiver tempo com o tratamento de imagem, era bom. Mas essencial era descobrir quais as cores originais por ex. do primeiro símbolo, há alguma imagem melhor? Noutro tópico (dos caches) disse-se que o primeiro emblema tinha a rebordo e o SCP a dourado! Descubram essas coisas sff.

Estou convencido que o Dr. Mário Casquilho tem acesso a imagens melhores, até porque é capaz de haver exemplos no Mundo Sporting.

Quando falas das cores originais, falas do rebordo e sigla ou dos tons dos esmaltes? É porque na heráldica o verde só tem um tom. Não deve é ser fácil traduzi-lo para sistemas de cores tipo RGB...
Registado
Re: Projecto - Emblemas do Sporting , « Resposta #10 em: Fevereiro 10, 2012, 13:29 »

*

Localidade: 42616-0
Masculino

falo das cores realmente utilizadas... o verde dos emblemas terá ou deverá ser o que realmente usámos... penso eu de que, isto é só atirar ideias para cima da mesa, precisamos de alguém com mais conhecimentos, e já agora de ver se arranjamos emblemas ou fotos em melhor estado.
Registado

Re: Projecto - Emblemas do Sporting , « Resposta #11 em: Fevereiro 10, 2012, 15:40 »

*
Sénior

Localidade: Sardoal

não podemos é deixar esta iniciativa morrer  Positivo!
Registado

"Classe e qualidade. Vamos lá ganhar esta merd* caralh*"
Pedro Barbosa
Re: Projecto - Emblemas do Sporting , « Resposta #12 em: Julho 01, 2012, 01:22 »

*
Juvenil

Masculino

Desconhecia a existência deste tópico quando criei este: http://www.forumscp.com/index.php?topic=46018.0

Se o autor não se opuser, sugiro a fusão de ambos, pois o que aqui se pretende discutir e apresentar, insere-se perfeitamente no contexto do que tinha pensado para o outro tópico. Excelente ideia joaommx!
Registado

Re: Projecto - Emblemas do Sporting , « Resposta #13 em: Julho 01, 2012, 15:53 »

*
Veterano

Masculino

Desconhecia a existência deste tópico quando criei este: http://www.forumscp.com/index.php?topic=46018.0

Se o autor não se opuser, sugiro a fusão de ambos, pois o que aqui se pretende discutir e apresentar, insere-se perfeitamente no contexto do que tinha pensado para o outro tópico. Excelente ideia joaommx!

Não me oponho à fusão.

A ideia é boa mas como várias pessoas aqui disseram é complicado colocá-la em prática, principalmente por quem não perceba de heráldica (tenho apenas umas noções) e/ou design. Eu diria até que isto é mais uma tarefa que deveria ser encomendada pelo clube a profissionais.
Registado
Re: Projecto - Emblemas do Sporting , « Resposta #14 em: Julho 01, 2012, 16:25 »

*
Juvenil

Masculino

Isto é algo que o Sporting deve/devia ter feito como referes. Penso que quando fizeram a mudança de imagem em 2001, algo do género pode ter acontecido. Já tentei ter acesso ao manual de normas do Sporting, quando conseguir partilho essas informações convosco.
Registado

Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Área da Comunidade Wiki Sporting Tópico:

Projecto - Emblemas do Sporting

« tópico anterior seguinte »
Ir para: