Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
Registe-se
se ainda não for membro.
Maio 25, 2013, 05:42
1 Hora
1 Dia
1 Semana
1 Mês
Para sempre
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Início
Ajuda
Regras
Pesquisa
Entrar
Registe-se
Wiki
Links
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal
Área da Comunidade
Wiki Sporting
Tópico:
Projecto - Emblemas do Sporting
Páginas: [
1
]
Autor
Tópico: Projecto - Emblemas do Sporting (Lida 2430 vezes)
, «
em:
Fevereiro 09, 2012, 23:03 »
joaommx
Veterano
Localidade: Lisboa
Fiquei na dúvida sobre onde colocar este tópico, já que não é um assunto da wiki propriamente dita, ainda que a possa vir a enriquecer.
Optei por este local, porque se o publicasse no
Media Center do Sporting
o mais provável era afundar que nem um prego antes que alguém que nele pudesse ajudar o visse. Aqui sempre me asseguro que alguém o verá, ainda que seja para se queixarem de querer encher de trabalho os wiki devs.
Venho aqui sugerir que a nossa comunidade dê início ao estudo e uniformização da imagem dos vários emblemas do clube. Talvez seja só eu que fico incomodado com a falta de qualidade das únicas imagens dos nossos antigos emblemas que temos hoje em dia, mas realmente não acho que estas versões ferrugentas e defeituosas façam jus à grandeza do Sporting e seus símbolos.
Sugiro que se faça a interpretação heráldica dos emblemas, que se escreva a sua descrição heráldica e que por fim, se criem ficheiros de imagens rigorosas para cada um dos emblemas e que se publiquem os resultados na wiki.
Eu próprio não me importo de fazer a maior parte do trabalho, mas preciso da ajuda de outros foristas para, encontrar literatura heráldica, definir as normas para as imagens (dimensão, formato do ficheiro, etc.), escolher o programa em que se irão criar, e ainda para que alguém me oriente em questões de design, nomeadamente na tradução mais adequada para sistemas de classificação de cores dos esmaltes da heráldica, nomeadamente o
vert
,
argente
,
or
e
sable
.
Agora digam-me, quem me pode ajudar? Acham que vale a pena levar este projecto a cabo? Acham a metodologia correcta?
Registado
Re: Projecto - Emblemas do Sporting
, «
Resposta #1 em:
Fevereiro 09, 2012, 23:35 »
CL6
Sénior
Localidade: Abrantes/Lisboa
Acho uma excelente ideia, e sim acho que isto devia ir para a frente (nao contem é comigo, não percebo nada de edição de imagem, mas se puder ajudar em qualquer outra coisa)
Registado
, «
Resposta #2 em:
Fevereiro 10, 2012, 00:00 »
sermak
Saúdo o Projecto
Concordo que seria interessante, mas um bocado dificil de executar a 100% mas com estes Wiki Devs nunca fiando.. porque conseguem encontrar\achar o mais pequeno pormenor e completar o que parecia já completo.
Quanto aos desenhos, não sei.. Corel Draw, Indesign, Photoshop, Irfanview.. e como tamanhos considerados grandes, para que se possam usar em várias vertentes, tais como Icons, Wallpapers, Símbolos, e outras coisas.
Seria melhor se calhar desenhar em Vector, apesar do Photoshop não o ser... mas a isso, deixo a consideração de outros.
Registado
Interessa sim o símbolo na parte da frente da camisola, muito mais do que o nome na parte de trás. by 34.169
, «
Resposta #3 em:
Fevereiro 10, 2012, 00:20 »
casdio
Veterano
Localidade: Braga
A ideia é muito boa!
Se o resultado final forem os emblemas com grande qualidade, então vamos ter um produto muito bom!
P.s: Infelizmente, não percebo nada de edição de imagem para ajudar
Registado
, «
Resposta #4 em:
Fevereiro 10, 2012, 00:22 »
to-mane
Condecorações:
Localidade: Angra do Heroísmo
Infelizmente não tenho conhecimentos para ajudar, mas a ideia parece-me boa.
Aguardemos para ver no que dá
Registado
http://leoceano.blogspot.com/
, «
Resposta #5 em:
Fevereiro 10, 2012, 01:17 »
sermak
encontrei isto
Apesar do leão não ser igual (ou não me parece) não está nada mau
Registado
Interessa sim o símbolo na parte da frente da camisola, muito mais do que o nome na parte de trás. by 34.169
, «
Resposta #6 em:
Fevereiro 10, 2012, 03:17 »
HULK VERDE
Boa ideia, mas não é fácil de pôr em prática. Porém, com colaboração e ajuda, como por exemplo o contributo do sermak, não vai ser tão difícil. Em relação a heráldica, uma boa dica é ires às páginas das autarquias, como por exemplo Câmaras Municipais e Freguesias, e veres como é feita a descrição dos seus símbolos heráldicos. E também há bases de dados na internet sobre heráldica. Uma busca mais profunda e é possível encontrar algumas coisas sobre esse(s) tema(s).
Registado
, «
Resposta #7 em:
Fevereiro 10, 2012, 08:31 »
Alvalade
Veterano
Citação de: sermak em Fevereiro 10, 2012, 01:17
encontrei isto
Apesar do leão não ser igual (ou não me parece) não está nada mau
Usei essa como avatar durante uns tempos e provavelmente ainda a vou voltar a usar.
Edit:
www.seeklogo.com/sporting-clube-de-guadalupe-graciosa-logo-130804.html
Registado
Este forista está equipado com o novo acordo ortográfico
, «
Resposta #8 em:
Fevereiro 10, 2012, 08:36 »
nunoni
aqui:
Sporting Clube de Portugal
wiki
na secção dos emblemas, há alguma informação sobre isto e umas poucas referências que podem ajudar.
Para fazer uma coisa bem feita em termos de heráldica, ou é alguém com conhecimentos (e nunca pode fugir muito ao que diz o brasão dos condes de Pombeiro), ou alguém que tenha conta no geneall.net, penso que eles têm um fórum onde se pode discutir estas coisas e obter ajuda.
Sinceramente, a partir das imagens velhas eu conheço agluém que poderia fazer algo bom, mas dá uma trabalheira, e a pessoa já não tem para onde se virar. do meu lado fica como projecto para quando houver tempo, mas duvido que seja tão cedo.
No entretanto, se alguém avançar com a heráldica, ou se tiver tempo com o tratamento de imagem, era bom. Mas essencial era descobrir quais as cores originais por ex. do primeiro símbolo, há alguma imagem melhor? Noutro tópico (dos caches) disse-se que o primeiro emblema tinha a rebordo e o SCP a dourado! Descubram essas coisas sff.
Estou convencido que o Dr. Mário Casquilho tem acesso a imagens melhores, até porque é capaz de haver exemplos no Mundo Sporting.
Registado
camisolas do Sporting antigas, novas, e similares
|
Saber Ciência
|
O longo século XXI
, «
Resposta #9 em:
Fevereiro 10, 2012, 13:26 »
joaommx
Veterano
Citação de: nunoni em Fevereiro 10, 2012, 08:36
aqui:
Sporting Clube de Portugal
wiki
na secção dos emblemas, há alguma informação sobre isto e umas poucas referências que podem ajudar.
Para fazer uma coisa bem feita em termos de heráldica, ou é alguém com conhecimentos (e nunca pode fugir muito ao que diz o brasão dos condes de Pombeiro), ou alguém que tenha conta no geneall.net, penso que eles têm um fórum onde se pode discutir estas coisas e obter ajuda.
Sinceramente, a partir das imagens velhas eu conheço agluém que poderia fazer algo bom, mas dá uma trabalheira, e a pessoa já não tem para onde se virar. do meu lado fica como projecto para quando houver tempo, mas duvido que seja tão cedo.
No entretanto, se alguém avançar com a heráldica, ou se tiver tempo com o tratamento de imagem, era bom.
Mas essencial era descobrir quais as cores originais por ex. do primeiro símbolo, há alguma imagem melhor?
Noutro tópico (dos caches) disse-se que o primeiro emblema tinha a rebordo e o SCP a dourado! Descubram essas coisas sff.
Estou convencido que o Dr. Mário Casquilho tem acesso a imagens melhores, até porque é capaz de haver exemplos no Mundo Sporting.
Quando falas das cores originais, falas do rebordo e sigla ou dos tons dos
esmaltes
? É porque na heráldica o verde só tem um tom. Não deve é ser fácil traduzi-lo para sistemas de cores tipo RGB...
Registado
, «
Resposta #10 em:
Fevereiro 10, 2012, 13:29 »
nunoni
falo das cores realmente utilizadas... o verde dos emblemas terá ou deverá ser o que realmente usámos... penso eu de que, isto é só atirar ideias para cima da mesa, precisamos de alguém com mais conhecimentos, e já agora de ver se arranjamos emblemas ou fotos em melhor estado.
Registado
camisolas do Sporting antigas, novas, e similares
|
Saber Ciência
|
O longo século XXI
, «
Resposta #11 em:
Fevereiro 10, 2012, 15:40 »
CL6
Sénior
Localidade: Abrantes/Lisboa
não podemos é deixar esta iniciativa morrer
Registado
, «
Resposta #12 em:
Julho 01, 2012, 01:22 »
portvgves
Juvenil
Desconhecia a existência deste tópico quando criei este:
http://www.forumscp.com/index.php?topic=46018.0
Se o autor não se opuser, sugiro a fusão de ambos, pois o que aqui se pretende discutir e apresentar, insere-se perfeitamente no contexto do que tinha pensado para o outro tópico. Excelente ideia
joaommx
!
Registado
, «
Resposta #13 em:
Julho 01, 2012, 15:53 »
joaommx
Veterano
Citação de: portvgves em Julho 01, 2012, 01:22
Desconhecia a existência deste tópico quando criei este:
http://www.forumscp.com/index.php?topic=46018.0
Se o autor não se opuser, sugiro a fusão de ambos, pois o que aqui se pretende discutir e apresentar, insere-se perfeitamente no contexto do que tinha pensado para o outro tópico. Excelente ideia
joaommx
!
Não me oponho à fusão.
A ideia é boa mas como várias pessoas aqui disseram é complicado colocá-la em prática, principalmente por quem não perceba de heráldica (tenho apenas umas noções) e/ou design. Eu diria até que isto é mais uma tarefa que deveria ser encomendada pelo clube a profissionais.
Registado
, «
Resposta #14 em:
Julho 01, 2012, 16:25 »
portvgves
Juvenil
Isto é algo que o Sporting deve/devia ter feito como referes. Penso que quando fizeram a mudança de imagem em 2001, algo do género
pode
ter acontecido. Já tentei ter acesso ao manual de normas do Sporting, quando conseguir partilho essas informações convosco.
Registado
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [
1
]
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal
Área da Comunidade
Wiki Sporting
Tópico:
« tópico anterior
seguinte »