Aconselho a que, quem não sabe, vá pesquisar um pouco sobre a história da última final da Académica. Foi em 69, contra o benfica, e o jogo estava envolvido num clima intenso de revolta estudantil contra o regime ditatorial. Os estudantes que estavam nas bancadas tinham cartazes a pedir "democracia" e "liberdade" e os jogadores da Académica entraram em campo com capas negras (o traje era proibido na altura). No final, os jogadores do benfica foram dar a volta ao campo com t-shirts pretas em solidariedade com o protesto estudantil.
Acho que começou tudo com a revolução dos estudantes a 17/04/1969, em Coimbra. Eram, penso eu, 8mil estudantes a manifestar-se pelas ruas e universidade de Coimbra. Daí até junho (salvo erro) andaram sempre em conflitos com o regime.
Fica aqui um link (há muitos no google):
http://www.conversasdabola.com/2011/03/futebol-de-causas-benfica-vs-academica.htmlEu fiquei a conhecer a história no fim-de-semana de 21 de janeiro deste ano. Fui a Coimbra e o Bar Académico (que fica no edifício da Associação de estudantes) tem 1 parede completamente decorada com fotos do dia 17/04. E, à porta, tem umas quantas placas a comemorar o X aniversário da revolução. Muito interessante

Quanto ao jogo em si: vou estar de Erasmus na Alemanha e, como tal, vou ter que arranjar stream para ver o jogo. Vamos lá ver se consigo converter uns alemães a adeptos do Sporting para verem o jogo comigo...