Açores

Como o nome do tópico indica, vou aproveitar este espaço para ir postando fotos, histórias, lendas, mitos e curiosidades dos Açores.

Para vos dar a conhecer um pouco do que existe no meio do Atlântico.

Quem tiver histórias ou fotos dos Açores aproveite para dar a conhecer as suas sensações...

Vou começar com uma foto de S. Miguel.
“no small number of these whaling seamen belong to the Azores, where the outward bound Nantucket whalers frequently touch to augment their crews from the hardy peasants of those rocky shores.”
Herman Melville - Moby Dick
Uma paisagem tão verdinha e luminosa, coberta por um manto cinzento escuro.
Belo contraste.  :great:

Que maravilha, Atlantian!
Não quero morrer sem aí ir!
QUERO    UM   SPORTING
CREDÍVEL  -  LIMPO  -  AMBICIOSO
Já percorri Portugal de norte a sul (falta-me a zona do Alentejo fronteiriço) e sem dúvida que é a terra mais bela de Portugal. As pessoas então são de uma simpatia extrema.
Poço da Alagoinha - Flores

Uma curiosidade da ilha das Flores

Como existe muita abundância de água na ilha, devido aos grandes aquíferos os populares pagam um valor fixo pelo consumo de água, que não ultrapassa 3,5 euros por trimestre. Não há contadores de consumo nas casas porque a ilha é rica em recursos hidrícos.

"Os munícipes não têm contador em casa, daí que a cobrança é trimestral, sendo 3,5 euros para os particulares e seis euros para o comércio e indústria"
José Carlos Mendes, vice-presidente da Câmara de Santa Cruz das Flores

“no small number of these whaling seamen belong to the Azores, where the outward bound Nantucket whalers frequently touch to augment their crews from the hardy peasants of those rocky shores.”
lindo! Estive nas FLores uma única vez, um meio dia na escala do barco para São Miguel, há muitos anos atrás! Claramente um sítio a revisitar!
Sempre que estive nos Açores foi em trabalho. Mas como o trabalho envolve mergulhar, deu para ver muita coisa  :mrgreen:

Estive em S. Miguel (umas 5 vezes) e no Faial (uma vez) e posso dizer que a ilha micaelense é o sítio mais bonito que conheço, de Portugal e do Mundo!

Que luxo, poder tomar um banho de mar quente, à meia noite, na Ferraria. O vapor de água a subir, as estrelas, o som do mar... das melhores experiências da minha vida!

Este ano ou no próximo gostava de ir a outras ilhas, mas com um objectivo muito em concreto: whale watching.

Atlantian, S. Jorge está ali numa zona muito propícia para saídas deste género, certo? Tens noção das melhores alturas do ano?
"Alianças só na mão esquerda da minha mulher"
Existem cerca de 80 espécies de cetáceos no mundo. Nos Açores encontram-se 24.

As espécies mais avistadas são os cachalotes, os roazes, os golfinhos comuns, os golfinhos pintados, os golfinhos riscados, a baleia comum, a baleia azul, a baleia sardinheira, a baleia piloto, os grampos. Com menos frequência, surgem no mar açoriano as baleias piloto, as falsas orcas e as orcas.

A melhor altura é entre Abril e Outubro. De Inverno é possível, mas é mais difícil porque as condições meteorológicas não ajudam. Está nevoeiro, está a chover, os dias são mais cinzentos, há mais vento no mar e isso dificulta a tarefa dos vigias na procura das baleias.

Os melhores sítios para sair são Pico (Lajes) e S. Miguel (PDL) uma vez que as rotas migratórias passam ao largo.

S. Jorge não é dos melhores sítios porque a costa norte é mais fria e há poucos avistamentos e a costa sul está virada para o canal do triângulo e aí é mais raro. Mas não é impossível, se bem que não há empresas a trabalhar aí.

E não te fiques só por avistamento de cetáceos, faz um pouco de natação com golfinhos.

:great:

Por acaso tinha ideia que o triângulo era uma zona porreira para whale watching, ainda bem que me avisas.

Já agora, um dos melhores produtos dos Açores:

:mrgreen:
Sempre que estive nos Açores foi em trabalho. Mas como o trabalho envolve mergulhar, deu para ver muita coisa  :mrgreen:

Estive em S. Miguel (umas 5 vezes) e no Faial (uma vez) e posso dizer que a ilha micaelense é o sítio mais bonito que conheço, de Portugal e do Mundo!

Que luxo, poder tomar um banho de mar quente, à meia noite, na Ferraria. O vapor de água a subir, as estrelas, o som do mar... das melhores experiências da minha vida!

Este ano ou no próximo gostava de ir a outras ilhas, mas com um objectivo muito em concreto: whale watching.

Atlantian, S. Jorge está ali numa zona muito propícia para saídas deste género, certo? Tens noção das melhores alturas do ano?

Ainda te arriscas a dar de caras com um destes... ;D
Pacifico. :great:

Como é que está de desemprego aí? :mrgreen:
E turismo de habitação? O pessoal de fora aluga facilmente casas e tal?
Como é que está de desemprego aí? :mrgreen:

Está a ficar parecido com o resto do país, principalmente entre os jovens.
Visitar os Açores é... um imperativo de cidadania.

O local mais bonito de Portugal - pelo menos para mim e, aparentemente, para muitos outros.
Sempre que estive nos Açores foi em trabalho. Mas como o trabalho envolve mergulhar, deu para ver muita coisa  :mrgreen:

Deve meter o seu respeito. Mas os meus mergulhos são mais para encontrar disto:

Amava visitar mas não tá fácil.  :inde:
Claramente o local mais bonito de Portugal ( e não pensem que isto é fácil, Portugal é um país lindíssimo)

Adorava ir aí um dia. É um lugar único quer pela sua beleza, como pela intensa actividade geológica.

Já agora, que vulcões ainda estão activos aí nos Açores?

Deve meter o seu respeito. Mas os meus mergulhos são mais para encontrar disto:

Choças de velha???

Era assim que chamávamos a isso, quando éramos miúdos. Na altura viam-se bastantes na Ria Formosa desde a Ilha de Tavira à Ilha da Armona. Entretanto nunca mais vi, a não ser no ano passado no Parchal. Já nem me lembrava desses bicharocos.
 :lol: Nunca tinha ouvido essa expressão.

É uma lesma do mar, um nudibrânquio da espécie Hypselodoris picta azorica. No Algarve existe um "irmão" Hypselodoris picta webbi e vários primos (H. cantabrica, H. fontandraui, H. tricolor...). Mas choças de velha nunca tinha ouvido  :mrgreen: