Basquetebol no Sporting Clube de Portugal

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Gêbêeme,

Eu não sou desse tempo mas tenho ideia que não tivemos nenhum americano escurinho na altura do Rui Pinheiro e companhia, a não ser que te refiras ao Mike Carter (que não era bem escurinho). Uns anos antes, esteve cá o Mark Crow, que hoje em dia é um dos principais olheiros da NBA na Europa.

Tivemos foi nos finais da secção o Steve Carney e o Anthony Carver

É esse mesmo!  Obrigado, és o maior.  :great:
Já anseio pelo regresso do basket há anos e anos. A liga nacional é bastante fraquinha, e o Sporting iria sem dúvida enriquecer bastante esta modalidade (ainda que se devam passar alguns anos até termos uma equipa profissional).

Nunca cheguei a perceber porque raio se acabaram tantas modalidades no Sporting >:(
Viva o Sporting
Que venha, até me ofereço para treinar putos  :mrgreen:

 YEAH  :victory:

 " I Love This GAME "!!!




SL
Das maiores tristezas que tive na minha infância...nunca ter podido defrontar o Sporting CP, enquanto passei os anos a defrontar benfica, algés, queluz, belem, etc...

Até que enfim, o regresso ao meu 2º desporto. A confirmar-se, uma excelente notícia.  :clap:

Cheguei a defrontar o Sporting A, B e C... Ganhei aos lampiões, ganhei ao B e C... Fui sovado à grande pelo Sporting A. Tínhamos de longe a melhor formação...  O Sporting obviamente...

Boa Sorte para o projecto!
"Reforçamos ainda a solução que temos vindo a defender para a sustentabilidade do Clube:
a)   O afastamento do Clube de todos os dirigentes envolvidos no “Projecto Roquette” e com responsabilidades na gravíssima situação actual, apuradas após a realização de uma verdadeira auditoria de gestão. Pedido de indemnização cível pelos danos causados ao Sporting Clube de Portugal;
b)    A renegociação firme, corajosa e realista da dívida bancária, de forma a reduzir drasticamente os encargos financeiros anuais; 
c)    A redução drástica dos custos com pessoal, como ponto de partida para que se alcance o equilíbrio da exploração operacional. Se analisarmos as últimas épocas, bem como o descalabro no balanço entre contratações e vendas de jogadores, facilmente verificamos duas realidades: (i) maior investimento não tem sido sinónimo de maior rendimento desportivo, (ii) os maiores encaixes financeiros com venda de jogadores foram com jogadores formados no Clube, e não com jogadores adquiridos pelas administrações e gestores de activos profissionais da SAD."
 - Candidatura Independente ao Conselho Fiscal e Disciplinar
Exactamente, joguei em junior no Atlético e Moscavide, defrontei todas as equipas de Top de Lisboa mas nunca pude defrontar o Sporting...tive muita pena mesmo e lembro-me de na altura ter pensado isto mesmo  ??? ??? ???

Era espectacular que acontecesse! Foi uma grande "facada" o fecho desta secção, ainda hoje me faz confusão como uma modalidade com tantos praticantes, adeptos e simpatizantes, tenha sido encerrada, num clube ecléctico como o nosso...

Aquilo que, possivelmente, se vai fazer agora, não poderia ter sido efectuado, na altura? Se calhar, quantos Ruis Pinheiros já teriam surgido... Sim, também o vi a jogar... em Ílhavo, contra o Illiabum, e o homem jogava muito! Também me recordo do Israel(se bem me lembro foi internacional brasileiro), do Baganha(o base "gordinho... fofinho, vá!) e do Lisboa(ainda "garoto" mas já triplista pra caramba). Já do americano, não tenho ideia, eu era mesmo miúdo, e nessa altura, o que era nacional ainda era (muito) bom! Daí que a minha "idolatria" fosse para os "tugas"! Foi uma pena essa equipa se ter desmoronado, era fantástica...

Uns anos mais tarde, tive o prazer de jogar contra(eu diria: do outro lado, não contra) o SPORTING, pelo Sport Conimbricense, num torneio em Sangalhos. Quando finalmente acabou o jogo, e depois de ter pensado em 1000 e uma desculpas para dizer aos meus directores, acerca do desaparecimento da minha camisola... ... os miúdos do SPORTING não tinham autorização para dar! Foi uma frustração incrível! Mas compreendo, com a mítica vestida para que é que eles queriam uma do Sport Conimbricense (vermelhas, ainda por cima)?!?!

Continuo, logicamente, grande fã desta modalidade, e ver as camisolas do SPORTING, a lutar por um ressalto, seria uma alegria!

Que esse projecto passe à acção e... Força, SPORTING!

 
Forever? só o meu amor por ti, SPORTING!!!
Basquetebol era uma modalidade que não me dizia nada até ter começado a ver, vai para 3 anos, os últimos jogos da fase regular da NBA e os respectivos playoffs. Daí para cá comecei a gostar cada vez mais e só me arrependo de esta descoberta já ter sido algo tardia, caso contrário talvez me metesse aí num clube qualquer...

Hoje em dia, sem ser nenhum seguidor religioso desta modalidade, vejo-a bastantes vezes. Adoro a NBA e vejo sempre que posso, já vi alguns jogos da liga espanhola, e quando há torneios de selecções também costumo acompanhar. Mesmo a liga portuguesa, que é pouco aliciante e fraca em termos competitivos, já tem algum interesse para mim. O ressurgimento desta modalidade no Sporting seria uma grande alegria para mim, e iria seguir o mais atentamente possível a vida do meu no basket. Esperemos que assim aconteça!


Tenho só duas dúvidas, que no fundo são uma só e que talvez quem esteja mais por dentro da realidade do clube e das modalidades me possa esclarecer:

- é possível o Sporting, em relativamente poucos anos, construir uma equipa que lute pelo campeonato?

- numa altura de crise a nível nacional e internacional, ainda para mais agora que saíram os resultados (preocupantes, ainda que esperados) da auditoria, até que ponto é que é «sustentável» (não gosto da palavra, porque própria de quem tenta encontrar desculpas para fazer morrer o projecto, mas não me lembrei de outra...) o aparecimento de modalidades no Sporting, e como é que se vão financiar? Será um projecto semelhante ao do hóquei?

Estas dúvidas não pretendem ser críticas dissimuladas, são mesmo só pontos que eu gostava que me esclarecessem. Agradeço desde já.



Fica aqui um vídeo de um jogo de basquetebol do Sporting, , de 88/89, em que ganhámos ao porto por 102-91:

[youtube=650,535]http://www.youtube.com/watch?v=VW5XPbmB6bo&feature=player_embedded[/youtube]
«What's with these new bands? Everyone knows Rock attained perfection in 1974, it's a scientific fact!»

Sem ajudas de regimes nem cafés com leite... SPORTING, A MAIOR POTÊNCIA DESPORTIVA NACIONAL
Tudo é possível, havendo dinheiro. Logo, as tuas questões como que se contrariam ;)

Adicionalmente, tal como descrito, o projeto se avançar deverá ser em moldes semelhantes como os do Hóquei, ou seja, criando escalões de formação que progressivamente poderão eventualmente municiar uma equipa senior.

Mas tal como no Hóquei, importa recordar que o atual projeto arrancou em 2005 e só em 2010 é que se estreou uma equipa senior. Daí até ser campeão, ainda vai outra distância.

Por último, se calhar há que distinguir entre modalidades desportivas e modalidades de competição (ou profissionais). Em quase todas as modalidades "amadoras" em Portugal, é necessário um orçamento de pelo menos 1M (e muito trabalho). Tirem as vossas ilações... 
Tudo é possível, havendo dinheiro. Logo, as tuas questões como que se contrariam ;)

Adicionalmente, tal como descrito, o projeto se avançar deverá ser em moldes semelhantes como os do Hóquei, ou seja, criando escalões de formação que progressivamente poderão eventualmente municiar uma equipa senior.

Mas tal como no Hóquei, importa recordar que o atual projeto arrancou em 2005 e só em 2010 é que se estreou uma equipa senior. Daí até ser campeão, ainda vai outra distância.

Por último, se calhar há que distinguir entre modalidades desportivas e modalidades de competição (ou profissionais). Em quase todas as modalidades "amadoras" em Portugal, é necessário um orçamento de pelo menos 1M (e muito trabalho). Tirem as vossas ilações... 

No meu ponto de vista nem pode ser de outra forma.
"É um orgulho estar no Sporting. Quem não conhece o Sporting sabe muito pouco de futebol"  Tales  3-9-2010
Grande Hugo Malcato

Sempre atento... :-) Já lá fui!


Cada vez mais uma realidade  :clap: :clap:
Espero bem que tenham o apoio de todo o universo Sporting
Com o meu contributo podem contar

SL
Excelente notícia sem qualquer dúvida. O Sporting tem que ter esta modalidade e foi um erro tremendo esta ter acabado.

Espero que o projecto seja bem pensado com escalões de formação. Esse é o principal passo para um desenvolvimento sustentado e contínuo da modalidade no clube, e isto não é só no Sporting, é em todos os clubes! Por outro lado, subscrevo o que disse o @Ash, só com uma equipa sénior se pode "motivar" os atletas da formação pois esse é sempre o principal objectivo de um jovem: atingir o escalão sénior do seu clube! É lógico que é preciso investimento numa equipa (e eu não estou muito por dentro do basket nacional pois pouco acompanho já que o SCP não tem equipa), mas parece-me bastante irracional o Sporting não estar no panorama do basket em Portugal.

Uma pergunta: vão treinar onde? e onde me posso informar mais sobre a secção, sem ser no facebook?  :great:
Caro Urso Chang,

Penso que em breve poderá ter informações mais detalhadas das perguntas que efectuou no seu último parágrafo.

SL
No dia 14 de Abril, vai realizar-se um almoço no restaurante "Caravela d'Ouro" em Algés que marcará o "lançamento" da nova secção de basquetebol.

Estão já confirmadas as presenças de diversos ex-atletas, técnicos e dirigentes.

Para quem estiver interessado, o valor do almoço é de 20 euros e as inscrições podem ser feitas através do endereço: sporting.basquetebol@gmail.com

SL
No dia 14 de Abril, vai realizar-se um almoço no restaurante "Caravela d'Ouro" em Algés que marcará o "lançamento" da nova secção de basquetebol.

Estão já confirmadas as presenças de diversos ex-atletas, técnicos e dirigentes.

Para quem estiver interessado, o valor do almoço é de 20 euros e as inscrições podem ser feitas através do endereço: sporting.basquetebol@gmail.com

SL

Qual é o menu?  :lol: :lol:

SL