Sinto a necessidade de explicar, mas peço desculpa, não vou criar nenhuma batalha por aqui, pois a mesma foi feita no local que achei mais apropriado.
Alguns se calhar perguntam-se como tive eu acesso a alguns vencedores de edições passadas, nomeadamente Ricardo Torres e Nuno Oliveira.
Na minha ignorância, achava estranho como alguém conseguia tantos votos em tão pouco tempo (falo de questão de minutos) e como tal achei por bem entrar em contacto com o RT com o intuito de saber se poderia ter ali um aliado. Como reparei que ele era amigo de um antigo colega meu, dos tempos da escola, achei que poderia ter ali uma enorme mais valia.
Não irei colocar aqui as conversas na íntegra, porque no fundo nem vale a pena expor toda essa informação, mas o RT não só disse que era amigo do NO (vencedor contra o Moreirense), como tinha vencido pedindo votos a amigos e através da namorada. Disse ainda que poderia ver junto dele se havia disponibilidade em ajudar-me, o que achei fantástico, mas ao mesmo tempo fiquei de pé atrás com tamanha generosidade.
Passei todos esses dias a contactar diversos amigos, familiares, conhecidos e inclusive desconhecidos que possuo na conta de facebook (tenho diversos contactos desconhecidos apenas e só porque utilizo esta rede social principalmente para jogar e a grande maioria dos jogos exigem que se tenha quem nos acompanhe), na esperança de ir passando a palavra e recrutar o máximo de ajuda. Chegada a hora H, apenas seria uma questão de todos batalharem e passarem a mensagem.
Como disse anteriormente, percebi que os outros dois não tinham qualquer interesse em ajudar-me, apenas queriam saber o máximo possível sobre um possível adversário. O pior é que apesar de estar receptivo à ajuda, nunca dei total acesso ao que pensava e isso acabou por ser a minha maior arma.
Até que ainda antes do jogo começar, fui gozado e intimidado pelo NO para desistir de imediato, pois não valia a pena lutar contra uma "força" que iria surgir.
As votações começaram e comecei os contactos de forma imediata, chegando muito facilmente à liderança, com sensivelmente 40 votos e atingindo valores mais elevados em poucos horas.
Bastou ir jantar quando percebi que um outro utilizador, curiosamente com uma imagem de uma só cor no perfil (algo que o NO tinha na participação anterior) havia ganho centenas de votos numa questão de minutos. Ora, percebi logo que era aquele quem o NO tinha dito que iria vencer sem qualquer problema e então intensifiquei os meus esforços para conseguir acompanhar algo que parecia impensável.
Abri um evento e coloquei toda a gente que conhecia e expliquei o que teriam que fazer para ajudar-me a vencer. O número de pessoas colocadas no evento aumentou bastante porque houve quem fosse juntando os seus contactos.
Até que percebi que havia muita gente que ou não aceitava "instalar aplicações", assim como havia muita gente que era de rivais e como tal, eram para esquecer. Até que vi muitos que estavam interessados em ajudar-me, mas em troca pediam igualmente ajuda noutros passatempos onde estavam inscritos. Neste caso, seria uma questão de troca de votos. Como percebi que isso ajudava-me bastante, parti para essa estratégia.
Até... que tudo mudou.
Fiquei algo surpreso quando surgiu no meu mural um like a um link estranho, onde supostamente ofereciam uma camisola a quem ajudasse num passatempo. Percebi logo que havia algo a bater errado e cliquei na página para averiguar o que estava a ocorrer.
A partir daí percebi logo qual a razão pela qual os votos aumentavam drasticamente, mas pior do que tudo, foi ter percebido que havia uma intenção de aproveitado de supostas páginas dedicadas a funcionários do Sporting para proveito próprio, querendo que as mesmas passassem por "oficiais".
Fiz diversas denúncias e abri este tópico, porque efectivamente o que se passava era grave e havia centenas de pessoas que estavam a ser enganadas.
Pouco depois fui contactado pelo Sporting, via mensagem de facebook, onde alertavam-me que tinham-me visto a pedir votos e a propor trocas, pedindo desde logo algum fair-play.
Fui ler o regulamento e em lado nenhum li que estava a tomar alguma iniciativa que fossem contra o mesmo, mas respondi dizendo que compreendia e que a partir daquele momento não iria fazer mais nada em relação ao passatempo, dedicando-me apenas e só numa batalha que surgiu e que para mim era realmente mais importante: a utilização indevida da imagem de atletas do Sporting para proveito próprio.
Disse e cumpri, tendo deixado de acompanhar a aplicação e apenas ia sabendo dos resultados se houvesse quem me viesse contar por iniciativa própria.
Após o fecho do passatempo, fui contactado a informarem-me que fui desclassificado, assim como o outro utilizador, por uma questão de falta de fair play.
Confesso que não fiquei chateado por não ter vencido, porque quando entrei já sabia que era complicado conseguir, ainda para mais quando os rivais alcançavam sempre valores muito altos, mas fiquei totalmente desiludido por haver a sensação que eu tinha feito algo tão grave como o outro utilizador castigado.
Troquei diversas mensagens cujo conteúdo não irei divulgar apenas e só por uma questão de respeito e acima de tudo porque não pretendo criar qualquer batalha, sabendo de antemão que nada poderá ser mudado, mas perante muitas questões, as respostas baseavam-se apenas no facto de ter tido valores muito altos (coisa que outros já tinham conseguido, mas facto que quiseram desde logo minimizar) e que possuíam, através de screenshots, provas em como eu havia pedido e apelado à troca de votos.
A única coisa que conseguiram utilizar contra mim do regulamento foi o facto do mesmo dizer que podem desclassificar alguém se por acaso acharem que teve uma conduta menos própria, porque de resto... não desrespeitei nada. Avisaram que os regulamentos iriam ser alterados.
Ninguém é ingénuo ao ponto de querer acreditar que todos os vencedores até ao momento, com centenas de votos, não pediram votos, ou até trocaram, aliás, muitos até enganaram, como bem sabemos e achei engraçado quando dizem que foi sempre tomada bastante atenção.
Como tal, não fui castigado por desrespeitar o actual regulamento, mas sim, possivelmente, pelo regulamento que irão criar.
Pior do que tudo isto, que volto a repetir, acaba para mim por ser algo já sem qualquer interesse, foi sentir que nada será feito para combater a falcatrua que são as páginas relativas aos funcionários do clube (não digo atletas porque existe até do Domingos). Deram-me a sensação que mais importante que combater isso, era proteger este passatempo, criando desde logo algumas regras em cima do joelho.
Tenho feito denúncias e tratado desse assunto da forma como posso, mas sinto que afinal, parece ser uma batalha que não é desejada por quem deveria ser o maior interessado.
Como tal e visto já ter sido ameaçado e ter visto as minha conta do facebook e o meu email sofrerem ataques, dou por finalizada a minha luta.
E porquê? Porque é uma batalha inglória e como não aparenta haver real interesse (aliás, se houvesse a própria página oficial do clube já teria tratado de uma série de questões que por certo aumentariam e bastante o número de seguidores), passo a ser uma peça insignificante. Porque posso ter dados que ajudem a fechar algumas páginas, mas não conseguirei matar o mal, pois depois poderão criar muitas outras.
A tempestade no galinheiro surgiu de uma simples votação para o melhor atleta da Taça da Liga e quem presenciou esse instante percebeu que foi feita uma batalha com proveitos muito positivos. Acredito que tínhamos condições mais do que suficientes para criar aqui uma batalha que teria como finalidade a defesa da imagem do próprio clube, mas o assunto foi tratado como uma simples falta de fair-play.
Já disse o que tinha a dizer, já me foi dada a informação que queriam transmitir e como tal irei colocar um ponto final neste assunto.
Edit: é importante referir que não pretendo criar qualquer problema com a minha desclassificação, porque para mim é um assunto morto e enterrado e cuja importância é zero. Fiz a explicação apenas e só para ser perceber o porquê de ter sido desclassificado. A minha maior vitória acabou por ser a minha derrota, pois ajudei a desvendar uma fraude que em nada beneficiava a imagem do clube.