Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Novembro 29, 2014, 01:20

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Futebol Profissional (Moderadores: wild_oscar, Stunner, 138, Leão88, sotnas) Tópico:

[Equipa B] Comentários e Opiniões

Páginas: « anterior 1 2 3 [4] 5 6 ... 54 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: [Equipa B] Comentários e Opiniões (Lida 56714 vezes)

[Equipa B] Comentários e Opiniões , « Resposta #60 em: Dezembro 07, 2011, 21:55 »

Ex-noticiasleoninas

*
Sénior

Localidade: Cascais
Masculino

GR's: Luís Ribeiro, Rafael Veloso (Vítor Golas quando não fosse convocado para os seniores podia jogar na Equipa B)

Laterais direitos: Ricardo Esgaio, Cédric/Arías (?), João Gonçalves (?)

Centrais: Juary, Eric Dier, Pedro Mendes (?), Tiago Ilori, Tobias Figueiredo, Edgar Ié

Laterais esquerdos: Turan, André Marques, Michael Pinto

Médios: João Mário, Zezinho, William Carvalho, Agostinho Cá, João Carlos, Renato Neto, Diogo Rosado

Avançados: Baldé, Owusu, Betinho, Rubio, Iuri Medeiros, Bruma (intercalado Juniores/Equipa B e até algumas vezes Equipa sénior)

Jogadores como Cédric, Pedro Mendes, Renato Neto, Diogo Rosado, Baldé, Rubio seriam regularmente chamados à equipa principal, que teria menos jogadores que o actual plantel. Os outros poderiam ser convocados caso houvessem lesões ou jogos da Taça ou Taça da Liga. Poderiam entrar mais alguns para esta equipa, caso o Sporting fizesse mais contratações do género Rubio, Arías, etc
Registado

by @MikeLewis

[Equipa B] Comentários e Opiniões , « Resposta #61 em: Dezembro 07, 2011, 22:08 »

Goncalojbcorreia

Interessante verificar o que esperava. Não concordo com alguns nomes, não apenas por terem qualidade para outros patamares já (Cédric, Renato Neto, Diogo Rosado, entre outros) mas por uma razão mais simples:

Falando do plantel do Cabral, parece-me claro que, em condições normais, Rafael Veloso, Dier, Esgaio, Mica, Zezinho e Betinho seriam suplentes. Para isso, preferia que saíssem, honestamente.

Falando do plantel do eddieveder, aconteceria o mesmo ao Esgaio, ao Dier, ao Ié, ao Tobias, ao Mica, ao Turan (ou ao Marques), ao Cá, ao JM, ao João Carlos, ao William, ao Betinho e ao Rubio (pelo menos). O que também não me interessa.

É por isso que digo: uma Equipa B na Orangina (nos moldes em que está pensada) não dará para apostar em jogadores tão talentosos como o Esgaio, o Mica, o João Carlos e o Betinho (citando só alguns como exemplo). Muito menos em simultâneo.

E isso, para mim, não é melhorar em grande coisa (aliás, não é melhorar mesmo em nada) a transição dos ex-juniores para o futebol sénior...
Registado
[Equipa B] Comentários e Opiniões , « Resposta #62 em: Dezembro 07, 2011, 22:17 »

Ex-noticiasleoninas

*
Sénior

Localidade: Cascais
Masculino

Interessante verificar o que esperava. Não concordo com alguns nomes, não apenas por terem qualidade para outros patamares já (Cédric, Renato Neto, Diogo Rosado, entre outros) mas por uma razão mais simples:

Falando do plantel do Cabral, parece-me claro que, em condições normais, Rafael Veloso, Dier, Esgaio, Mica, Zezinho e Betinho seriam suplentes. Para isso, preferia que saíssem, honestamente.

Falando do plantel do eddieveder, aconteceria o mesmo ao Esgaio, ao Dier, ao Ié, ao Tobias, ao Mica, ao Turan (ou ao Marques), ao Cá, ao JM, ao João Carlos, ao William, ao Betinho e ao Rubio (pelo menos). O que também não me interessa.

É por isso que digo: uma Equipa B na Orangina (nos moldes em que está pensada) não dará para apostar em jogadores tão talentosos como o Esgaio, o Mica, o João Carlos e o Betinho (citando só alguns como exemplo). Muito menos em simultâneo.

E isso, para mim, não é melhorar em grande coisa (aliás, não é melhorar mesmo em nada) a transição dos ex-juniores para o futebol sénior...

Mas isso apenas aconteceria se não rodasses os jogadores, mas o objectivo da Equipa B é mesmo esse. Eu sou defensor da Equipa B.
Registado

by @MikeLewis
[Equipa B] Comentários e Opiniões , « Resposta #63 em: Dezembro 07, 2011, 22:36 »

*
Juvenil

Localidade: Amadora
Masculino

Oh pronto, ninguém te pode garantir que se o Rafael Veloso, Dier, Esgaio, Mica, Zezinho e Betinho saírem por empréstimo vão jogar.
Na II B o treinador tinha de meter a melhor equipa possível para permitir a passagem à liga Orangina ou seja haveriam atletas que pouco iriam jogar, mas isso já não acontece se forem inseridos na liga Orangina pois como não podem subir de divisão o único objectivo será não descer, e isso sim vai permitir uma rotação do plantel

O plantel principal já vai contar com a entrada de 5 emprestados: Cedric(João Gonçalves) Adrien, Torsi, Wilson e Nuno Reis e não há espaço para mais jogadores, ha alguns emprestados como o Salomão e o Neto que gostaria de ver no Plantel Senior mas infelizmente não dá.
Registado

[Equipa B] Comentários e Opiniões , « Resposta #64 em: Dezembro 07, 2011, 23:05 »

Goncalojbcorreia

Mas isso apenas aconteceria se não rodasses os jogadores, mas o objectivo da Equipa B é mesmo esse. Eu sou defensor da Equipa B.
Eu sou defensor da Equipa B para o próximo ano, também!

Mas de uma Equipa B em que o fundamental seja apostar nos juniores desta época, e tentar que estes se integrem melhor e mais rapidamente no futebol sénior.

E sim, isso inviabilizaria, no primeiro ano de existência, que se estivesse na Orangina (ou então, caso se estivesse, que os resultados desportivos fossem bons).

Trocava-o de bom grado se visse os 4/5 melhores juniores de 2011/2012, ao entrarem no seu 2º ano de séniores, enquadrados no futebol sénior e preparados ou para ser emprestados numa equipa competitiva (tendo sucesso no empréstimo!) ou integrarem os trabalhos da equipa principal.
Registado
[Equipa B] Comentários e Opiniões , « Resposta #65 em: Dezembro 07, 2011, 23:16 »

*

Condecorações:Melhor Iniciativa 2010Melhor Iniciativa 2009Treinador de Bancada 2007Treinador de Bancada 2006

Localidade: Angra do Heroísmo
Masculino

Somando os prós e os contras eu acredito que a equipa B possa trazer algo de positivo ao Sporting, duvido é do sucesso de um projecto destes na 2ª Liga do futebol profissional.

Talvez seja interessante conhecer a primeira experiência da Equipa Bwiki e depois tirar algumas conclusões.

Não me parece que esses quatro anos tenham sido a primeira experiência da equipa B. O Sporting participou e por diversas vezes venceu, os vários campeonatos de 2ª, 3ª e 4ª categoria da AF Lisboa, assim como os campeonatos de reservas da AF Lisboa e os chamados campeonatos de reservas nacionais (que tanto quanto percebo eram organizados também pela AF Lisboa) e campeonatos de reservas I/II nacionais, o que quer que isso queira dizer.

Fonte

Uma coisa não tem nada a ver com a outra pois a equipa B participou no Campeonato Nacional da 2ª Divisão B e agora fala-se na hipótese de jogar na 2ª Liga do futebol profissional, ou seja defrontaram e vão defrontar as equipas principais dos Clubes inseridos nessas divisões, enquanto as equipas de reservas ou de 2ª categoria, jogavam contra equipas do seu escalão.

De resto a filosofia das equipas da 2ª categoria e mais tarde das reservas era muito diferente da que está por de trás das equipas B, pois inicialmente não havia substituições pelo que essas provas serviam para rodar os jogadores menos utilizados do plantel fossem eles jovens ou veteranos, mais tarde quando começou a haver mais substituições e mais jogos, as reservas deixaram de fazer sentido e foram riscadas do mapa das competições.

Os campeonatos de 3ª e 4ª categorias eram uma espécie de de Juniores e Juvenis da época, numa altura em que a equipa principal era a que jogava na chamada categoria de honra e a de 2ª categoria era a de reservas.

Campeonatos de reservas I/II nacionais, quer dizer que eram disputados pelos Clubes da AFL que estavam nessas duas divisões nacionais e depois havia as reservas da 3ª divisão.
« Última modificação: Dezembro 07, 2011, 23:25 por to-mane » Registado

[Equipa B] Comentários e Opiniões , « Resposta #66 em: Dezembro 07, 2011, 23:43 »

*
Veterano

Localidade: Lisboa
Masculino

Respondendo ao desafio de criar um plantel para a equipa B que jogasse na Liga Orangina, fá-lo-ei em conjunto com o plantel principal e como se fosse para esta época já que não sei quais serão as entradas e saídas para a próxima:

Plantel Principal (18 regulares):

GR: Rui Patrício, Marcelo Boeck
DD: João Pereira
DC: Anderson Polga, Oguchi Onyewu, Daniel Carriço
DE: Emiliano Insúa, Evaldo
MD: Fito Rinaudo
MC: Stijn Schaars, Elias, André Santos/Adrien Silva
MO: Matías Fernández
ED/E: Marat Izmailov, Jeffrén, Diego Capel
PL: van Wolfswinkel, Valeri Bojinov

Equipa B (16 regulares):

GR: Vítor Golas, Tiago, (Rafael Veloso)
DC: Marco Torsiglieri/Mexer, Nuno Reis/Pedro Mendes, (Ilori/Tobias/Dier)
DD: João Gonçalves/Cédric Soares, Santiago Arias, (Ricardo Esgaio)
DE: Atila Turan, (Mica Pinto)
MD: William Carvalho, (João Mário/Agostinho Cá)
MC: André Santos/Adrien Silva/André Martins/Renato Neto, (João Carlos)
MO: Zezinho, (Filipe Chaby, Mateus Fonseca)
ED/E: Diogo Salomão, André Carrillo, Diogo Rosado, (Bruma/Iuri Medeiros)
PL: Wilson Eduardo, Diego Rubio, (Betinho/Etock)

Nota 1: Um sistema assim implica muita rotatividade entre plantéis. Chamadas frequentes, tanto para jogos como para treinos, de jogadores da B à principal, e dos júniores à B. No caso de jogadores a regressarem à competição após lesões de média/longa duração recuperariam o seu ritmo em primeiro lugar na equipa B ainda que treinem com o plantel principal.
Nota 2: Veria com bons olhos que o treinador da equipa B fosse um dos adjuntos do treinador da equipa principal. A palavra chave aqui é integração quando falamos dos sistemas dos plantéis. Treinos à mesma hora para os dois (três?) plantéis e possivelmente treinos conjuntos entre a equipa principal e a B de tempos a tempos.
Nota 3: No caso de jogadores aos pares separados por barras incluiria apenas um deles. A excepção são os médios centro da equipa B, ficaria com o André Santos ou o Adrien no plantel principal e escolheria dois de entre os três que sobram para integrar o plantel da equipa B.
Nota 4: Jogadores da equipa B com o nome entre parêntesis jogariam com regularidade nos júniores sendo chamados à equipa B sempre que fosse necessário.
Nota 5: Quanto aos centrais da equipa B contava apenas com dois no plantel já que há muitos centrais de qualidade na formação, noutras épocas talvez acrescentasse um terceiro central ao plantel regular da equipa B.
Nota 6: O Arias fica certo em Alcochete apenas para se adaptar mais facilmente ao país.
Nota 7: Falta um médio defensivo para alternativa ao Rinaudo e titular habitual da B, o William Carvalho parece-me uma segunda alternativa para o plantel principal um pouco curta.
Nota 8: A inclusão de um médio ofensivo em cada plantel tem como objectivo poder alternar o desenho do meio campo sempre que for conveniente. (Suponho que seja por isso que o Matías está na equipa)
Nota 9: Não conto com o Rodríguez, Grimi, Celsinho e Pongolle para jogarem nem de momento nem no futuro no clube.
Nota 10: Não conto com Luís Ribeiro, Juary, André Marques, Valdés, Baldé e Owusu para esta época. São para emprestar.
Nota 11: Faz-me alguma confusão que o Tiago não esteja com o plantel onde seria mais útil, mas também me faz confusão um terceiro guarda-redes que não joga. A solução talvez passe por ter os 4 guarda-redes dos dois plantéis a treinarem juntos sempre que estejam a fazer treino específico para a sua posição. Esta solução agrada-me duplamente porque também não fazia sentido ter um treinador de guarda-redes para cada plantel (era quase um personal trainer).

Se calhar é importante aferir como funcionariam estes dois plantéis com as baixas que ocorrem durante a época desportiva.
Se a organizção fosse esta de momento, teríamos dois dos extremos da B a treinarem regularmente no plantel principal (provavelmente Carrilo e Salomão) para compensarem as ausências dos dois lesionados. Teríamos provavelmente o André Martins a fazer as vezes de Matías no plantel principal, e ou o Adrien, ou o André Santos ou o Neto a fazerem as vezes do Schaars para o próximo jogo e do Rinaudo (aqui falta mesmo uma alternativa para MD).
« Última modificação: Dezembro 07, 2011, 23:47 por joaommx » Registado
[Equipa B] Comentários e Opiniões , « Resposta #67 em: Dezembro 07, 2011, 23:44 »

*
Veterano

Masculino

Somando os prós e os contras eu acredito que a equipa B possa trazer algo de positivo ao Sporting, duvido é do sucesso de um projecto destes na 2ª Liga do futebol profissional.

Talvez seja interessante conhecer a primeira experiência da Equipa Bwiki e depois tirar algumas conclusões.

Não me parece que esses quatro anos tenham sido a primeira experiência da equipa B. O Sporting participou e por diversas vezes venceu, os vários campeonatos de 2ª, 3ª e 4ª categoria da AF Lisboa, assim como os campeonatos de reservas da AF Lisboa e os chamados campeonatos de reservas nacionais (que tanto quanto percebo eram organizados também pela AF Lisboa) e campeonatos de reservas I/II nacionais, o que quer que isso queira dizer.

Fonte

Uma coisa não tem nada a ver com a outra pois a equipa B participou no Campeonato Nacional da 2ª Divisão B e agora fala-se na hipótese de jogar na 2ª Liga do futebol profissional, ou seja defrontaram e vão defrontar as equipas principais dos Clubes inseridos nessas divisões, enquanto as equipas de reservas ou de 2ª categoria, jogavam contra equipas do seu escalão.

De resto a filosofia das equipas da 2ª categoria e mais tarde das reservas era muito diferente da que está por de trás das equipas B, pois inicialmente não havia substituições pelo que essas provas serviam para rodar os jogadores menos utilizados do plantel fossem eles jovens ou veteranos, mais tarde quando começou a haver mais substituições e mais jogos, as reservas deixaram de fazer sentido e foram riscadas do mapa das competições.

Os campeonatos de 3ª e 4ª categorias eram uma espécie de de Juniores e Juvenis da época, numa altura em que a equipa principal era a que jogava na chamada categoria de honra e a de 2ª categoria era a de reservas.

Campeonatos de reservas I/II nacionais, quer dizer que eram disputados pelos Clubes da AFL que estavam nessas duas divisões nacionais e depois havia as reservas da 3ª divisão.

Fiquei esclarecido. Positivo!
Registado
[Equipa B] Comentários e Opiniões , « Resposta #68 em: Dezembro 08, 2011, 01:30 »

*
Sénior

Mas é isso mesmo que estou a tentar dizer @ Junky. Tiveram dificuldades em habituar-se á II Divisão, o que nos diz que, pelo menos, não é assim tão fácil quanto se possa crer (e havia ali muito talento).

Não sei se é pelos campos pequenos. Com a Equipa B, metade dos jogos seriam num campo grande (o nosso). A outra metade num campo pequeno. Porém, não sei se tal seria tão mau quanto isso.

Um terreno mais pequeno obriga os jogadores a algumas coisas. A serem mais rápidos a decidir, a serem mais rápidos a executar, a serem mais criativos (porque há poucos espaços onde colocar a bola).

Ah, e até acho que promove mais os jogadores com boa qualidade técnica (tratam bem a bola, e por isso em espaços curtos têm mais sucesso que outros) do que aqueles combativos, capazes de correr quilómetros, etc etc.

Quanto á questão do Cédric: discordo, porque a Académica é uma das poucas equipas em Portugal (fora dos 3 grandes) que gosta de ter a bola. Os jogadores querem-na, precisam dela, gostam muito de a fazer circular por todos os espaços do campo.

E eu não acho que seja nesse tipo de contextos que os jogadores evoluem. De que serve um jogador defender bem numa equipa que defende com muitos, e que defende bem atrás?

No Sporting, é preciso defender com poucos, e é preciso não só estar-se rotinado a fazê-lo, como a fazê-lo bem. Quem estiver numa equipa que defenda com muitos, vai ser forte quando se defender com muitos. Só. E o Sporting raramente o fará.

O meu medo, é que isto seja dar 'um passo maior que a perna'. O meu medo é que não se ponha a jogar na Equipa B os (muitos) talentos da actual geração de júnior.

Porque era para isso que eu acho que ela deveria servir. Mesmo nao estando esses juniores preparados para, logo no primeiro ano, fazerem uma grande figura na Orangina.

Vamos por partes Grin

Campos Pequenos - Penso que temos duas maneiras de ver as coisas que são válidas. Contudo, Gonçalo agora pensa: num jogo de II Divisão, num campo pequeno, adversário agressivo, forte fisicamente, o treinador (de outra equipa que não o Sporting B) ia apostar no André Martins? Tenho sérias dúvidas. Para além disso, essa é uma ideia pré-concebida em muitos dos treinadores das divisões inferiores.

Cédric - Apesar de entender e concordar com o que dizes, penso que o meu ponto de vista também está correcto. A Académica nunca será uma equipa que pode descurar totalmente a vertente defensiva, e tu próprio dás a entender isso no bold.

Quando ao resto, eu percebo o teu receio mas, como já percebeste ao longo da troca de posts, na minha opinião, urge colocar a nossa equipa B na Orangina.

Um aparte: no meu entender, colocar jogadores como o Cédric, João Gonçalves, André Santos, Torsiglieri, Wilson Eduardo na equipa B não faz sentido nenhum. Então eles têm boas prestações no principal escalão nacional e são desterrados para a "B"?
Registado
[Equipa B] Comentários e Opiniões , « Resposta #69 em: Dezembro 08, 2011, 03:04 »

*
Juvenil

o que a equipa B será na sua primeira época será diferente do que se pretende que seja no seu futuro! se a equipa B ja existisse há já mais que 1 ou 2 épocas os juniores deste ano ja tinham tido (pelo menos) um cheirinho do futebol sénior na equipa B e este ano já estariam praticamente integrados.. não sendo o caso, sejamos integrados na II divisão ou na Orangina, terão de ser contratados 3 ou 4 jogadores com uma experiência já considerável..

acho que a equipa B composta pela maioria do actual plantel de juniores poderá sempre practicar o seu futebol de domínio e de pé para pé..seja na II, seja na Orangina.. mas ao contrário da maioria das opiniões aqui, acho que terá maior facilidade para practicá-la na Orangina.. pois as equipas tendo maior qualidade jogarão menos com chutão para a frente que na II.. os campos têm maior qualidade também.. e mais não seja porque na II teriamos a obrigação de vencer e por isso por vezes, senão na maior parte das vezes, abdicar desse nosso estilo.. o que não considero necessariamente um ponto negativo diga-se..

acho que há tanto vantagens e desvantagens em começar na Orangina, como na II divisao.. Qual será mais positiva? não sei.. Os jogadores terão em ganhar jogando o seu futebol como terão a ganhar tendo a obrigação de vencer os jogos para subir de divisão.. Nós, adeptos, iremos ter maior vontade de ir apoiá-los estando eles na Orangina! E acho que esse ponto acaba por me balançar mais para que a equipa comece já na Orangina.. para além de achar que num ano de adaptação será sempre melhor jogar sem grande pressão.. e achar que teremos sempre equipa para se manter na Orangina..jogando bonito!

discordo de algumas opiniões de incluir jogadores como o N.Reis, Cédric, Neto, A.Martins, W.Eduardo, Baldê, etc. na equipa B.. são jogadores que já atingiram outros patamares e não faz qualquer sentido estar a fazé-los regredir..

temos portanto garantidos no plantel 9 ex-juniores (seniores de 1º ano):

Veloso (gr)

Esgaio (dd/ed)

Illori (dc)

João Mário (md)
Cá (md)

João Carlos (mc)

Mateus (mo/ee)

Betinho (pl)
Etock (pl)

e provavelmente mais 5 ex-emprestados (4 seniores de 2º ano e 1 de 4º):

Golas (gr) - mantém-se no mesmo escalão depois de uma época na Orangina (onde foi titularíssimo) e 2 na II divisão

William Carvalho (dc/mc) - sobe de escalão depois de uma época na II B (onde foi titularíssimo)
Juary (dc) - sobe de escalão depois de uma época na II B (onde foi titularíssimo)

Turan (de) - desce de escalão depois de uma época na zon sagres (onde raramente foi opção)

Zézinho (mc) - mantém-se no mesmo escalão depois de uma época na Orangina (onde se prevê que seja titularíssimo)

temos depois alguns seniores (3 de 1º ano, 2 de 2º e 1 de 4º)em diferentes situações que poderão vir a integrar o plantel também:

L.Ribeiro (gr) - sobe de escalão depois de uma época na II B (onde raramente foi opção)

Arias (dd) - desce de escalão depois de uma época na zon sagres (onde raramente foi opção)

Pedro Mendes (dc) - sobe de escalão depois de uma época na 2ª divisão B espanhola (onde não ganhou a titularidade)

Mica (de) - ex-junior titularíssimo mas que se diz estar de saída para o Inter

R.Simões (de) - ex-junior que não se afirmou como um dos titularíssimos

Altair (ee/ed) - ex-junior que vem de épocas consecutivas de lesões mas a quem sempre foi reconhecido grande potencial

e alguns juniores:

E.Dier (dc)

Chaby (mo)

Iuri (ee/ed)

Bruma (ed/ee)

ficando assim com cerca de 20/22 jogadores.. aos quais acrescentaria mais 4 ou 5 jogadores de maior experiência (com os seus 24/27 anos) que acima de qualidade futebolística, tivessem capacidade de ajudar os jovens a evoluir..tanto dentro como fora do campo!
Registado
[Equipa B] Comentários e Opiniões , « Resposta #70 em: Dezembro 08, 2011, 05:44 »

*
Juvenil

Localidade: Amadora
Masculino

Todos nós temos diferentes opiniões, desde a liga a ser inseridos, até a jogadores que irão fazer parte do plantel.
Se realmente isto for para a frente este ano claro que não vai ser o ideal, temos muitos jogadores com qualidade por ai emprestados que ainda têm algo a mostrar e que ainda não tiveram a oportunidade de o fazer, mas com a sua Integração na equipa B esses jogadores vão voltar a casa num ambiente a que eles estão habituados, com as pessoas que melhor as conhecem dos escalões de formação e eu acho que é bastante Importante que isso aconteça.

Acho que no fundo nós queremos é que o Sporting B seja a Ponte para fazer da melhor Academia do mundo desta ultima década uma das melhores equipas do mundo nos próximos anos...

Quando isto for para a frente e depois de saber se jogamos na II B ou na Orangina é que se pode ter um debate mais a fundo sobre jogadores + equipa técnica...

Cumps
Registado

[Equipa B] Comentários e Opiniões , « Resposta #71 em: Dezembro 08, 2011, 10:58 »

ex-special 1

*
Juvenil

Localidade: Margem Sul! O sitio mais lindo de Portugal...

Respondendo ao desafio de criar um plantel para a equipa B que jogasse na Liga Orangina, fá-lo-ei em conjunto com o plantel principal e como se fosse para esta época já que não sei quais serão as entradas e saídas para a próxima:

fiquei chocado quando vi o carrillo, o nuno reis acho que ja merece promocao a algum tempo
e acho que o tiago era muito bom mesmo, para relembrarlhes o que e ser do Sporting
Registado

[Equipa B] Comentários e Opiniões , « Resposta #72 em: Dezembro 08, 2011, 11:52 »

*
Júnior

Equipa B, S- 23, a começar na Oranjina.  Cool
Para dar lugar aos que já sairam dos juniores e são emprestados a clubes dessa liga ou abaixo. Alimentada por esses, e por juniores de 2º ano, se assim o justificar na evolução das suas carreiras.
Mas a equipa B não é lugar para aqueles que tenham possibilidade de jogar em patamares mais elevados, como João Gonçalves, Wilson Eduardo, Nuno Reis, Renato Neto. (protocolo com o Cercle é para manter).
Eric Dier estaria melhor num Sporting B do que em Inglaterra, em termos de evolução. Em termos de visibilidade reconheço que não.
E os emprestados que estivessem parados noutros clubes, regressavam em Janeiro.
Registado
[Equipa B] Comentários e Opiniões , « Resposta #73 em: Dezembro 08, 2011, 13:38 »

*
Veterano

Masculino

fiquei chocado quando vi o carrillo, o nuno reis acho que ja merece promocao a algum tempo
e acho que o tiago era muito bom mesmo, para relembrarlhes o que e ser do Sporting

Se reparares na dimensão do plantel da equipa principal que ali coloquei percebes que o Nuno Reis alternaria com o Torsiglieri/Mexer enquanto quarto central, mas ao contrário de um quarto central numa equipa típica que raramente calça estes dois sempre se mantinham activos jogando na Orangina sempre que não fossem necessários na equipa principal.
O mesmo se aplica ao Carrillo que alternaria com o Salomão enquanto quarta opção para extremo na equipa principal. Jogariam regularmente na Orangina mas sempre que fosse necessário seriam chamados à equipa principal. No caso de uma situação como a actual com as lesões do Izmailov e do Jeffrén os dois estariam integrados já à várias semanas no plantel principal e um deles seriam inclusivamente titular da mesma.

Como eu disse, a palavra chave é integração entre ambos os plantéis. Até porque são ambos demasiado curtos para serem autónomos, mas são suficientemente curtos para que todos os jogadores nunca fiquem demasiado tempo sem jogar.
Registado
[Equipa B] Comentários e Opiniões , « Resposta #74 em: Dezembro 08, 2011, 18:21 »

*
Sénior

Masculino

No caso do Sporting CP, para que a equipa B seja rentável, parece-me que a equipa principal tem de ser constituída por poucos jogadores (18 = 11 titulares + 7 suplentes): as restantes lacunas seriam preenchidas por jogadores que habitualmente são opção da tal equipa B.

Isto implica ter jogadores de qualidade nessa equipa B, não só júniores nossos, mas muitos outros jogadores jovens com potencial, o que nos permite, por exemplo, fazer outras apostas na linha do que foi Salomão.

A equipa B seria uma "vantagem" em termos financeiros, pois deixaríamos de ter a necessidade de colocar jogadores como Cedric, W. Eduardo e Adrien, já que eles poderiam ser integrados na equipa B com vista à sua utilização na equipa A. Porque é que seria uma vantagem? Caso uma equipa quisesse contratá-los por empréstimo teria de nos pagar...

A transição dos jogadores para a equipa principal também seria feita num processo melhor, pois os jogadores teriam maior oportunidade de o fazer, contudo, temos de ver também as desvantagens: eu tenho visto algumas pessoas aqui que dizem que na equipa B seriam utilizados alguns dos jogadores que andam pelos empréstimos, aqueles que são agora júniores de 2º ano e, também, alguns júniores. Vamos estar a utilizar júniores na equipa B? Aceito isto, mas não mais do que 1 ou 2 jogadores de cada vez. Imagine-se que a equipa B existia este ano, um ano em que os júniores têm feito uma época sensacional. Íamos estar a privar a equipa de jogadores em nome da equipa B?
Registado
[Equipa B] Comentários e Opiniões , « Resposta #75 em: Dezembro 08, 2011, 20:42 »

No avatar!

*
Júnior

O tema equipa B daria para horas a fio de conversa...

de forma muito resumida...a equipa B nao acabou por imperativos economicos nem por nao se poder ascender à 2 liga.
O modelo tem de ser muito bem pensado...e não é tão linear como se esta a querer fazer passar aqui no forum.

Ir para a 2 liga com juniores e seniores de 1 epoca é meio caminho andado para as coisas correram mal.
Registado
[Equipa B] Comentários e Opiniões , « Resposta #76 em: Dezembro 09, 2011, 02:31 »

*
Júnior

Masculino

Não faz sentido colocar jogadores como Nuno Reis, Renato Neto, Wilson Eduardo e Adrien na equipa B, pois não teriam nada a ganhar dessasexperiência.
Registado
[Equipa B] Comentários e Opiniões , « Resposta #77 em: Dezembro 09, 2011, 04:56 »

Registado

Localidade: Leiria
Masculino

Esta ideia da equipa B ... tem que se lhe diga e eu até prefiro que não exista. Tudo bem que teríamos muito mais controlo no que toca à evolução dos jogadores mas será que essa evolução seria tão proveitosa como no actual sistema?

Pela positiva, até poderíamos acompanhar a evolução dos jogadores 'in loco' e seria muito fácil integrá-los na equipa A, seja por um bom desempenho dos jogadores ou simplesmente para tapar buracos... Mas, a meu ver seria impossível 'despromover' jogadores da equipa A (Carrillo, André Martins, etc) e até alguns emprestados (Adrien, Salomão). Uns merecem estar na equipa A outros precisam de rodar na 1ª Liga, tão simples quanto isso, afinal têm qualidade para mais do que a II ou a Orangina! Eles precisam é de futebol de 1ª liga, de representar uma académica, um leiria, ou um olhanense, equipas que quando jogam nunca são favoritas, pois os jogos são sempre 'ela por ela'. Precisam de apanhar um grande, jogando eles pela equipa que é outsider e terem de mostrar serviço, senão saiem de campo goleados. É disto que precisam, a meu ver e não de apanhar com Covilhãs e outros ... Qual a motivação para um jogo desses?

Acho que o sistema actual, acaba por ser o melhor, dar-lhes rodagem numa equipa principal com esperança de voltar a jogar na equipa principal do Sporting!
Registado
[Equipa B] Comentários e Opiniões , « Resposta #78 em: Dezembro 09, 2011, 05:31 »

*
Veterano

Localidade: Coimbra
Masculino

Esta ideia da equipa B ... tem que se lhe diga e eu até prefiro que não exista. Tudo bem que teríamos muito mais controlo no que toca à evolução dos jogadores mas será que essa evolução seria tão proveitosa como no actual sistema?

Pela positiva, até poderíamos acompanhar a evolução dos jogadores 'in loco' e seria muito fácil integrá-los na equipa A, seja por um bom desempenho dos jogadores ou simplesmente para tapar buracos... Mas, a meu ver seria impossível 'despromover' jogadores da equipa A (Carrillo, André Martins, etc) e até alguns emprestados (Adrien, Salomão). Uns merecem estar na equipa A outros precisam de rodar na 1ª Liga, tão simples quanto isso, afinal têm qualidade para mais do que a II ou a Orangina! Eles precisam é de futebol de 1ª liga, de representar uma académica, um leiria, ou um olhanense, equipas que quando jogam nunca são favoritas, pois os jogos são sempre 'ela por ela'. Precisam de apanhar um grande, jogando eles pela equipa que é outsider e terem de mostrar serviço, senão saiem de campo goleados. É disto que precisam, a meu ver e não de apanhar com Covilhãs e outros ... Qual a motivação para um jogo desses?

Acho que o sistema actual, acaba por ser o melhor, dar-lhes rodagem numa equipa principal com esperança de voltar a jogar na equipa principal do Sporting!
Ninja, concordo em boa parte com o teu post... No entanto esqueceste-te de uma coisa: Tu com uma equipa B, não só ganhas espaço para apostares em rapazes de 20, 21, 22 anos que apareçam em ligas inferiores (tipo Orangina, II e III) como não necessitas de ter um plantel de 25 jogadores para conseguires ter soluções válidas para a equipa principal! Vê o Barcelona, por exemplo! Tem um 19 ou 20 jogadores no plantel. O que poupam com os 5 jogadores que têm a menos dá-lhes para o orçamento de toda a equipa B e ainda sobra! Repara que ganharam bem no último jogo da Champions com 7 jogadores da equipa B!!!

Um outro exemplo é o Marítimo! Vê a quantidade de bons jogadores que nasceram no Marítimo B! Não gastam tanto como os Guimarães desta vida e fazem sempre boa figura! É claro que não queremos ser como o Marítimo mas ser como o Barça (que inspira o modelo do Marítimo) já é uma ideia que agrada!

Quanto à motivação, obviamente que se despromoveres jogadores não vai haver motivação nenhuma! Esse foi um dos erros que cometemos com a equipa B anterior! Agora se promoveres jovens com idade de formação e se contratares jovens valores com potencial que joguem no Mafamude ou no Alcarraques, obviamente que esse já se vão motivar! Vão sentir-se mais próximos dos seniores e sentir que só depende deles lá chegar! Para além disso é também uma boa montra para que eles possam encontrar clubes interessados num eventual empréstimo para a primeira Liga...

Agora obviamente que terá de ser tudo feito com pinças e por pessoas que saibam... Eu nem me importava de começar na II ou na III ou até ficar para trás no próximo ano se não houverem garantias de termos o know-how suficiente. Seria interessante que fossemos aprender com clubes cujo modelo está a funcionar e se recomenda como os clubes que referi (Barça e Marítimo) e mesmo outros do estilo Bilbao, por exemplo!

Defendo que devemos ter uma equipa B ou até, preferencialmente, um satélite com havia antigamente. O problema dos satélites é que há sempre muitos interesses escondidos por detrás deles. E se há país em que a máfia do futebol veio para ficar, Portugal é esse país...
« Última modificação: Dezembro 09, 2011, 05:35 por Sigurd » Registado

''You have forgotten who you are and so have forgotten me. Look inside yourself, Simba. You are more than what you have become. You must take your place in the Circle of Life.'' Mufasa, Lion King, 1994

''These are dark times, there is no denying. Our world has perhaps faced no greater threat than it does today. But I say this to our citizenry: We, ever your servants, will continue to defend your liberty and repel the forces that seek to take it from you!'' Rufus Scrimgeour, Minister for Magic
[Equipa B] Comentários e Opiniões , « Resposta #79 em: Dezembro 09, 2011, 07:04 »

Registado

Localidade: Leiria
Masculino

Ninja, concordo em boa parte com o teu post... No entanto esqueceste-te de uma coisa: Tu com uma equipa B, não só ganhas espaço para apostares em rapazes de 20, 21, 22 anos que apareçam em ligas inferiores (tipo Orangina, II e III) como não necessitas de ter um plantel de 25 jogadores para conseguires ter soluções válidas para a equipa principal! Vê o Barcelona, por exemplo! Tem um 19 ou 20 jogadores no plantel. O que poupam com os 5 jogadores que têm a menos dá-lhes para o orçamento de toda a equipa B e ainda sobra! Repara que ganharam bem no último jogo da Champions com 7 jogadores da equipa B!!!

Um outro exemplo é o Marítimo! Vê a quantidade de bons jogadores que nasceram no Marítimo B! Não gastam tanto como os Guimarães desta vida e fazem sempre boa figura! É claro que não queremos ser como o Marítimo mas ser como o Barça (que inspira o modelo do Marítimo) já é uma ideia que agrada!

Quanto à motivação, obviamente que se despromoveres jogadores não vai haver motivação nenhuma! Esse foi um dos erros que cometemos com a equipa B anterior! Agora se promoveres jovens com idade de formação e se contratares jovens valores com potencial que joguem no Mafamude ou no Alcarraques, obviamente que esse já se vão motivar! Vão sentir-se mais próximos dos seniores e sentir que só depende deles lá chegar! Para além disso é também uma boa montra para que eles possam encontrar clubes interessados num eventual empréstimo para a primeira Liga...

Agora obviamente que terá de ser tudo feito com pinças e por pessoas que saibam... Eu nem me importava de começar na II ou na III ou até ficar para trás no próximo ano se não houverem garantias de termos o know-how suficiente. Seria interessante que fossemos aprender com clubes cujo modelo está a funcionar e se recomenda como os clubes que referi (Barça e Marítimo) e mesmo outros do estilo Bilbao, por exemplo!

Defendo que devemos ter uma equipa B ou até, preferencialmente, um satélite com havia antigamente. O problema dos satélites é que há sempre muitos interesses escondidos por detrás deles. E se há país em que a máfia do futebol veio para ficar, Portugal é esse país...

Apesar de continuar a desconfiar da utilidade da equipa B, se for dentro desses moldes (com os jogadores dos Massamás, seniores 1º ano e por aí além) até nem acho mal de todo e é para mim a única solução caso a equipa B exista
Registado
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 2 3 [4] 5 6 ... 54 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Futebol Profissional (Moderadores: wild_oscar, Stunner, 138, Leão88, sotnas) Tópico:

[Equipa B] Comentários e Opiniões

« tópico anterior seguinte »
Ir para: