[Equipa B] Comentários e Opiniões

Entre o Sporting Clube de Portugal B e Academia Sporting, acho que a maioria preferia Academia Sporting para reforçar a importância da Academia no futebol.

Cada um tem o teu gosto. Mas já sabemos que a equipa B do Sporting CP chamar-se-á Sporting CP B.
A equipa B só terá sucesso se tiver para além dos nossos  jovens jogadores com potencial para a equipa principal, jovens de categoria de outros países em posições em que não temos qualidade na nossa academia e também jogadores experientes do campeonato português. Sempre que jogadores como o Andrá Martins ou Arias que pertencem aos A não fossem convocados deviam integrar a equipa B para ganhar ritmo e emprestar qualidade à equipa B.
Se porventura se optar por um modelo só com jogadores saídos dos juniores e só com jogadores jovens o mais certo é a equipa descer de divisão, é preciso notar que no último período que tivemos equipa B esta lutava sempre para descer de Divisão na 2ª divisão.
Sou muito céptico em relação à equipa B, não por não achar uma boa solução, mas por desconfiar da capaciadade dos nossos responsáveis  escolher o modelo certo para esta funcionar.
Sporting até morrer! Obrigada por me teres dado uma das maiores alegrias da minha vida, Campeão 1999/2000.
Por acaso acho que a equipa B, devia ter outro nome, até por uma questão de não ser tão negativista, e o próprio equipamento não devia ser o tradicional do Sporting, aliás acho que esse apenas devia ser utilizado na equipa sénior principal, como um prémio, um objetivo.
Bom dia
As equioas B sempre vao avançar na proxioma epoca desportiva??
agora com o alargamento da primeira e segunda liga, fiquei sem saber se e para avançar ou nao as equipas B.
alguem sabe?
abraço
Esforço, Dedicação, Devoção e Gloria.......... CAMPEÕOOOEESSSSS
Bom dia
agora com o alargamento da primeira e segunda liga, fiquei sem saber se e para avançar ou nao as equipas B.
alguem sabe?
abraço
Não ouvi falar nada disso, logo não deve haver alterações nisso, deve-se manter.

Histórica Noite Europeia!!!
Bom dia
alguem sabe?
abraço
Sim mantêm-se. O alargamento da segunda liga foi aprovado em Dezembro.
“We have to be compact, close together tactically, and if you are close then you have options to play with. You don't always have to try the most risky ball if you are compact. You have to run, to fight, until the moment, and then ... bang, you take it.”

Jurgen Klopp
Tanta polémica por causa de ter as equipas B na Orangina e aposto que em dois/três anos estão todas na II/III divisão... Menos o Benfica que deve ter um orçamento de 500 milhões para os BB...
''You have forgotten who you are and so have forgotten me. Look inside yourself, Simba. You are more than what you have become. You must take your place in the Circle of Life.'' Mufasa, Lion King, 1994

''These are dark times, there is no denying. Our world has perhaps faced no greater threat than it does today. But I say this to our citizenry: We, ever your servants, will continue to defend your liberty and repel the forces that seek to take it from you!'' Rufus Scrimgeour, Minister for Magic
entao a liga oragina vai ficar com 18 + 5 clubes?
23 clubes pro ano???
Spoorting se meter so la ex juniores e certinho que desde de divisao.
pq muito bons que sejam os juniores, e dificil jogar com ratas velhas...........
quanto muito metade da equipa +- 23 / 24 anos e o resto de putos, se nao é certinho irem pra segunda B
entao a liga oragina vai ficar com 18 + 5 clubes?
23 clubes pro ano???
Spoorting se meter so la ex juniores e certinho que desde de divisao.
pq muito bons que sejam os juniores, e dificil jogar com ratas velhas...........
quanto muito metade da equipa +- 23 / 24 anos e o resto de putos, se nao é certinho irem pra segunda B
16+6 clubes.

E sim, duvido que o Sporting tenha inteligência para manter uma equipa B. Com a geração que está para sair dos júniores até acredito que se mantenham por lá. No entanto quando vierem as gerações mais fraquinhas (a maior parte) vão cair a pique até se fartarem da equipa B e voltarem a acabar com ela. Não doi 5 épocas em actividade à maior parte das equipas B.

Mas que fique claro que sou um acérrimo defensor das equipas B! No entanto duvido que em Portugal se vá trabalhar com vista a melhorar algo mais que os bolsos de alguns. Pelo menos Porto, Benfica e Sporting não vão ter as equipas B muito tempo. Sporting porque vai ficar 'à sombra' da Academia e vai cair a pique por essas divisões abaixo. Porto e Benfica porque, ao invés de usarem a equipa B para reduzir custos, vão investir que nem uns doidos só para dizer 'a minha é maior que a tua' e vão acabar por sustentar dois planteis, o que será incomportável. O Benfica já deu o primeiro passo com 6 uruguaios, dois brasileiros, dois guineenses, um espanhol, um cabo-verdiano e, provavelmente mais uma data deles que devem vir no próximo carregamento do jardim zoológico. O Porto vai acabar por usar a equipa B para mais uns 'negócios de ocasião' e passar umas valentes comissões, como é apanágio deles. E com isto tudo o principal objectivo (valorizar o jogador português e reduzir custos) vai pelo cano abaixo...
''You have forgotten who you are and so have forgotten me. Look inside yourself, Simba. You are more than what you have become. You must take your place in the Circle of Life.'' Mufasa, Lion King, 1994

''These are dark times, there is no denying. Our world has perhaps faced no greater threat than it does today. But I say this to our citizenry: We, ever your servants, will continue to defend your liberty and repel the forces that seek to take it from you!'' Rufus Scrimgeour, Minister for Magic
Já tive oportunidade de falar várias vezes disto. Na minha opinião a equipa B faz sentido se a virmos como complemento e preparação para a A. O que quero dizer com isto? Simples:

Equipa A - 18 jogadores
Equipa B - 18 a 22 jogadores + plantel de júniores

O que é que encontramos na equipa A? 18 jogadores de inegável qualidade:

2 Guarda-Redes
6 Defesas
5 Médios
3 Extremos
2 Avançados

Parece um plantel curto? Sem dúvida. Contudo, as lacunas seriam supridas pela equipa B, uma equipa B forte, competente e com jogadores capazes de integrar a equipa A. Jogadores que tivessem possibilidades de entrar no 11. Uma equipa B que não fosse distante da A.

Há uma lesão ou um castigo na equipa A. Vai-se buscar um jogador à equipa B. O jogador x está num mau momento de forma. Vai-se buscar jogador y à equipa B. Ir para a equipa B não devia ser visto como um castigo, nem como uma despromoção. Deve ser visto como uma oportunidade de evoluir, de mostrar serviço e, mais importante, de poder jogar regularmente sem ter de sair da casa mãe!

Assim, neste ponto de vista, vejo sem grande cautela a possibilidade de integração de alguns jogadores que já mostraram qualidades na 1ª liga nesta equipa B. Não me chocaria nada ver N. Reis, W. Eduardo, Pereirinha, A. Martins e, até mesmo, o A. Santos nesta equipa B.

Os jogadores da equipa B têm oportunidades na equipa A. Acalentam essa esperança, trabalham para isso. Não necessitamos de andar a emprestar jogadores na nossa liga. Podemos controlar melhor os jogadores que emprestamos.

Não quer isto dizer que não se possa emprestar um ou outro jogador, contudo, tal empréstimo seria feito com custos para o clube que vem cá buscar o jogador. O Olhanense quer o W. Eduardo por empréstimo: Ok... Paga uma pequena quantia e 100% do salário nessa época. Não quer? Fica na B com oportunidade de subir para a A.

Se as coisas forem feitas nestes moldes a equipa A fica reforçada. A equipa B não terá dificuldades de manutenção. Há um aproveitamento claro do que vem nas camadas jovens. Há uma integração e transição paulatina para um nível de competição superior. Há possibilidade de se contratarem talentos a baixo custo e de lhes dar minutos e tempo para se adaptarem a Portugal. Imagine-se contratações na linha do Mexer: custa pouco, tem tempo de adaptação e pode-se observar de perto o jogador e adaptá-lo de forma mais rápida ao estilo de jogo e realidade do Sporting CP.
Quanto à equipa B, que sou a favor como já disse, eu continuo com uma dúvida que, a menos que me tenha escapado, não foi clarificada ...

A equipa B vai jogar onde, já se sabe ?

Alvalade ?  Tenho sérias dúvidas dada a quantidade de jogos da equipa principal tanto nas competições internas, como na Europa e pelo facto do relvado, todas as épocas, não ser grande coisa (tem momentos, como já se viu ... embora o PPC tenha falado recentemente em nova solução que será posta em prática) ... o que, com mais jogos em cima, podia piorar ainda mais.

Academia ? Pode a academia receber jogos duma competição profissional como a Orangina ? não existem requisitos mínimos de lotação e outros, que a academia poderá não cumprir ?

Será o abandonado Jamor uma possível solução ? até que ponto seria benéfico afastar mais uma equipa do Sporting da casa mãe ? já não basta as modalidade andarem espalhadas ?

Eu gostava de ver esta questão a ser respondida por alguém do Sporting, mas ainda não vi ninguém se pronunciar sobre o assunto ... que me lembre só falaram na cena dos custos que a equipa B acarretará.

Se a resposta já foi dada, escapou-me e por isso peço desculpa :) .
As equipas B terão entrada directa na II Divisão.
As equipas B têm sucesso se tiverem jogadores de qualidade.

A não esquecer que na ficha de jogo têm de existir 10 jogadores formados localmente (há 3 épocas inscritos), sendo que apenas 3 podem ter mais de 23 anos.

Há uns tempos disse que seria impossível a manutenção na II só com jogadores da Academia. Hoje revejo um pouco a minha opinião. E faço-o porque a II liga do próximo ano será muito diferente da actual, não descerá ninguém da primeira liga e além disso entram 6 equipas B. A questão que se coloca é quantos descem na época seguinte. Se forem 2, o Sporting tem tudo para se manter na II liga, mesmo só com jogadores da Academia. Mesmo a descerem 3 não será fácil o Sporting descer pois tem claramente o plantel de Juniores mais forte das 6 equipas B que entram.

Uma pequena reserva apenas relativamente ao que se entende por formação. Um jogador comprado aos 19 anos, aos 22 já tem 3 anos de clube e conta como formação. A partir dá poderá fazer duas épocas na B. Ou seja, não é necessário ter passado pela formação de um clube para poder competir na B. O mesmo se pode dizer dos jogadores comprados enquanto Juniores, pois terão de rodar pelo menos um ano noutro clube para poderem alinhar na B.
So com juniores e quase impossivel manter-se, nao descer......
quem jogou futebol federado e sentiu a mudança de subir aos seniores sabe do que eu falo.
pq mt bom que sejam os jogadores, ao subirem a seniores e mt dificil
3, 4 ou 5 englobados no onze ainda va la
mais que isso é o mesmo que descer.......
So com juniores e quase impossivel manter-se, nao descer......
quem jogou futebol federado e sentiu a mudança de subir aos seniores sabe do que eu falo.
pq mt bom que sejam os jogadores, ao subirem a seniores e mt dificil
3, 4 ou 5 englobados no onze ainda va la
mais que isso é o mesmo que descer.......

No Campeonato que pretendemos entrar - Liga Orangina -, concordo. Caso eles nos chateiem muito (e parece que as Equipas B estão em risco), sempre podemos ir para a II Divisão B.

Permite-nos menores custos iniciais na equipa (as coisas podem-se alterar com o tempo) e permite-nos apostar já mais em ex-juniores.

Sermos uma espécie de Real Massamá (protocolo estabelecido há uns anos, e que só durou uma temporada), mas com equipa técnica escolhida unicamente por nós e planos de desenvolvimento futebolístico especializados para as nossas promessas.

Mas não creio que se vá verificar.

(...)

Há uns tempos disse que seria impossível a manutenção na II só com jogadores da Academia. Hoje revejo um pouco a minha opinião. E faço-o porque a II liga do próximo ano será muito diferente da actual, não descerá ninguém da primeira liga e além disso entram 6 equipas B. A questão que se coloca é quantos descem na época seguinte. Se forem 2, o Sporting tem tudo para se manter na II liga, mesmo só com jogadores da Academia. Mesmo a descerem 3 não será fácil o Sporting descer pois tem claramente o plantel de Juniores mais forte das 6 equipas B que entram.

(...)

Eu tenho muitas dúvidas que construir isto de cima para baixo seja bom. Construir uma equipa B para, no primeiro ano, lutar pela manutenção. Construir a casa pelo telhado.

Por regra, a Equipa B deveria servir para:

- Fazer crescer jogadores talentosos do Clube saídos do Futebol Formação

- Dar-lhes uma cultura de jogo semelhante á da equipa principal

Tendo em conta isto, faz sentido apostar maioritariamente em ex-juniores para preencher o plantel da Equipa B numa Liga como a Orangina? Ou, por outro lado, fará sentido "despromover" o crescimento gradual que alguns emprestados estão a ter?

Tenho dúvidas que, com ex-juniores neste primeiro ano, estes objectivos sejam cumpridos. Mais vale começar pelo seguro, ir fazendo os jovens inexperientes crescer e ambientar-se mais na sombra, e no ano seguinte sim, apostar neles.

É irreal pedir a uma equipa técnica que tenha um plantel composto maioritariamente por jogadores sem experiencia no futebol sénior para jogar á Sporting na Orangina.

E como se prepara os jovens para integrarem o plantel principal do Clube se não assim?
Sinceramente não percebo isso do plantel principal só ter 18 jogadores e depois recorrer a jogadores da equipa B quando há lugares livres, Vejamos para o ano iremos fazer 34 jogos para a liga Portuguesa + Liga Europa + Taça da Liga + Taça de Portugal = 50+ jogos
Nós neste momento temos 27 jogadores no plantel e passamos várias vezes dificuldades devido ás lesões, como querem fazer isso com 18 jogadores?? E não esquecer que o plantel B vai ter também 40+ jogos logo vão ter de fazer uma grande rotação à equipa. 

Se 2 dos jogadores do Plantel principal e 2 do Plantel B lesionam-se os juniores é que ficam sem 4 jogadores certo?

O Barça neste momento têm o melhor modelo: 24 Jogadores na equipa principal + 24 na equipa B
E eles conseguem gerir os planteis de forma em que o Plantel B fique equilibrado mesmo que alguns jogadores joguem na equipa principal
Eminem o estadio da oliveirense tem menos condições que a academia de Alcochete por isso nao deve haver problema mas acho que a ideia deve passar por os jogos se realizarem em Alvalade.

Vítor golas
Turan, Pedro Mendes, N.reis, Arias
Willian, zezinho,
Rubio, balde

Apenas nos extremos nao temos opções validas nos emprestados para a equipa B e com estes 9 jogadores acho que temos base para nao descer de divisão.
NÓS SOMOS DA RAÇA QUE NUNCA SE VERGARÁ! Por cada leão que cair outro se levantará!
Eminem o estadio da oliveirense tem menos condições que a academia de Alcochete por isso nao deve haver problema mas acho que a ideia deve passar por os jogos se realizarem em Alvalade.

Vítor golas
Willian, zezinho,
Rubio, balde

Apenas nos extremos nao temos opções validas nos emprestados para a equipa B e com estes 9 jogadores acho que temos base para nao descer de divisão.

Pois, eu só "conheço" (de ver pela tv ... quando vejo, o que acontece raramente, algum jogo da Orangina na SportTv) um ou outro estádio das equipas que militam na Orangina, daí que não tenha muito por onde me basear pa comparar, e daí as perguntas no post anterior ...

Mas se assim é, thanks pela resposta ...  :great: :great:

Vítor golas
Willian, zezinho,
Rubio, balde

Concordo. É uma boa base para a equipa B. Jogadores como Cedric ou A. Martins sempre que não fossem convocados para a equipa principal deviam ir dar uma perninha à equipa B para manterem ritmo competitivo.
Sporting até morrer! Obrigada por me teres dado uma das maiores alegrias da minha vida, Campeão 1999/2000.

Vítor golas
Willian, zezinho,
Rubio, balde

:great:
Concordo com esses jogadores todos menos com o Rubio, visto que tanto Etock como Betinho vão subir, estaríamos com 3 PL com um potencial enorme no plantel mas iriam sempre ficar 2 no banco... Dá pena ver nos jogos dos juniores ou o Betinho ou o Etook no Banco, Imaginem ver por exemplo o Betinho e o Etock no Banco...

Acho que fazia muito bem a um desses 3 ocupar o lugar do Balde no Cercle, por mim ia o Rubio

E a Equipa B ficaria com Betinho, Etock e Baldé como os avançados da equipa