Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Julho 23, 2014, 17:02

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Futebol Profissional (Moderadores: wild_oscar, Stunner, 138, Leão88, sotnas) Tópico:

Com o regresso de Rinaudo, com que meio-campo jogar?

Votação
Pergunta:
Qual o TEU meio-campo?
Rinaudo-Schaars-Elias
Rinaudo-Elias-Matías
Rinaudo-Schaars-Matías
Outro (especificar qual)

Páginas: « anterior 1 [2] 3 4 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Com o regresso de Rinaudo, com que meio-campo jogar? (Lida 3786 vezes)

Re: Com o regresso de Rinaudo, com que meio-campo jogar? , « Resposta #20 em: Janeiro 09, 2012, 02:56 »

*
Juvenil

Localidade: Coimbra
Masculino

Rinaudo, Schaars e Elias... e Matías!

Tendo em conta a táctica utilizada, escolho os 3 primeiros para compor o meio-campo, e Matías fará parte do lote de jogadores que apoiam o P.L..

Apesar de ter magia para dar e vender, Matías precisa estar "fresco", para a sua mestria técnica ser potenciada e explanada, em prol da equipa.
Se tiver que ter cuidados extra, no posicionamento em campo, com preocupações defensivas redobradas (sei bem que todos têm que se preocupar em defender, daí o extra), ele não consegue demonstrar toda a sua arte.

Havendo alternativas tácticas consolidadas, e fazendo depender a escolha dos titulares e da táctica, do adversário e das características dos seus jogadores, Domingos tem nas suas mãos um plantel (com todos a 100%) fortíssimo, com opções técnico-tácticas variadas e com muita qualidade. Temos extremos puros, os típicos 10 e avançados, para podermos alterar o esquema em qualquer jogo, ou durante o desenrolar do mesmo, sem perder qualidade técnica...

Quanto aos nossos meninos, acho que será fantástico para eles poderem jogar e aprender com estes valorosos jogadores que fazem parte do grupo. E haverá possibilidades para todos, com certeza, porque estaremos em todas as competições até ao fim.
Registado

Forever? só o meu amor por ti, SPORTING!!!

Re: Com o regresso de Rinaudo, com que meio-campo jogar? , « Resposta #21 em: Janeiro 09, 2012, 11:28 »

*
Veterano

O Sigurd tocou num ponto importante:

Porque é que nós não rematamos à baliza?  Indeciso
Pior! Porque é que não rematamos à baliza quando temos jogadores com uma belíssima meia distância como são Schaars, André Santos ou Matias? O único médio que temos que vai arriscando rematar de fora da área é o André Martins mas não é o seu forte...  Indeciso Indeciso

Off-Topic 1: Acrescento, neste ponto, o Izmailov e o Insua. E, pelo que já vi, custa-me que o Wolfs não tente mais vezes. Pelo que já se viu da capacidade de remate do rapaz, podia ser bom para ele, sinceramente. Tem pouca capacidade no um-para-um, em alguns lances podia ser uma boa opção !

Off-Topic 2: Então e os livres directos ?? Ainda pior... Ver o Polga ou Carriço a marcá-los dá-me cá uma volta ao estômago ! Sem Matias, dada a sua qualidade técnica de remate, há dois jogadores em quem apostari, para os livres mais próximos da área: Izmailov e Wolfswinkel; Schaars também, claro, mas esse já o tem feito (ainda que sem sucesso); Para a longa distância, Insua, claramente.

Quanto ao tema em questão:

Parece-me que, neste momento, esta é uma situação complicada de ajuizar, principalmente pelo terrível momento de forma do Elias e do claro abaixamento do Schaars.

Parece-me, dado o panorama, ser fácil colocar qualquer um dos dois de fora, mas não nos podemos esquecer que essa dupla já nos rendeu muitos pontos, vitórias e, acima de tudo, uma capacidade de jogar bom futebol como há muito não se via.

Ainda assim, para certos jogos, parece-me indispensável ter, pelo centro, um jogador de ruptura diferente... Matias ou Izmailov, sem dúvidas.

A única certeza, para já, é que Rinaudo tem de voltar o quanto antes !!
Registado

http://twitter.com/VeDrIx7 » twitter people, acusem-se !
Re: Com o regresso de Rinaudo, com que meio-campo jogar? , « Resposta #22 em: Janeiro 09, 2012, 12:20 »

ex-jcf

*
Juvenil

Masculino

Registado
Re: Com o regresso de Rinaudo, com que meio-campo jogar? , « Resposta #23 em: Janeiro 09, 2012, 12:30 »

Ex-Simao26

*
Veterano

Condecorações:Membro revelação ano 2011

Localidade: Porto
Masculino

Rinaudo , Elias e André Martins .
Registado

"All the people that was rooting on me to fail, at the end of the day they have to wake up tomorrow and have the same life that they had before they woke up today," James said. | "Lebron is not as good as Michael Jordan ? C´mon! Lebron is in a class by himself!" O.Robertson said.

Re: Com o regresso de Rinaudo, com que meio-campo jogar? , « Resposta #24 em: Janeiro 09, 2012, 13:03 »

*

Feminino

Fábian Rinaudo, Stinj Schaarrs e Matias Fernandez.
Registado

O Sporting Clube de Portugal não se resume a uma paixão por um símbolo desenhado numa camisola. É uma religião, uma ideologia, uma forma de vida!
Re: Com o regresso de Rinaudo, com que meio-campo jogar? , « Resposta #25 em: Janeiro 09, 2012, 13:05 »

*

Localidade: Moçambique-Angola-Sintra-outras localidades da pátria fundada por Afonso Henriques
Masculino

Eu votei na opção 1, mas fi-lo julgando que a qualidade será a mesma que antes, porque agora considero que o Elias não está a jogar nada.
Registado

Re: Com o regresso de Rinaudo, com que meio-campo jogar? , « Resposta #26 em: Janeiro 09, 2012, 14:00 »

*
Sénior

Localidade: Loures
Masculino

Eu votei na opção 1, mas fi-lo julgando que a qualidade será a mesma que antes, porque agora considero que o Elias não está a jogar nada.

Fiz a mesma "aposta" e pelas mesma razões, na altura funciava bastante bem! Acredito, que tendo todas as peças na melhor forma (os extremos aqui também são importantes) será a melhor opção.

Acrescento ainda que é a opção que dá mais espaço de manobra a um plano B (entrada de um 10 abdicando de um médio centro) ou até plano C (abdicar de outro medio centro e colocar um segundo avançado).
Registado
Re: Com o regresso de Rinaudo, com que meio-campo jogar? , « Resposta #27 em: Janeiro 09, 2012, 14:12 »

*

Localidade: Lisboa

Todos.

Com o regresso do Rinaudo o treinador vai finalmente poder ter alguma rotatividade e ter um meio campo mais pojante.

O Elias e o Schaars estão nos limites.

Não esquecer de continuar a dar minutos ao Neto e ao Martins. Tenho pena, mas o André Santos este ano não demonstrou atitude para ter lugar na equipa.
Registado
Re: Com o regresso de Rinaudo, com que meio-campo jogar? , « Resposta #28 em: Janeiro 09, 2012, 16:31 »

*
Juvenil

Localidade: Lamego
Masculino

Para mim o sistema ideal é com um trinco (que será sempre Rinaudo), um 8 e um 10.

Para a posição de 8 temos (por ordem de preferência): Schaars, Elias e André Martins
Para a posição de 10 temos: Matias e Izmailov

Na frente, um extremo que preferencialmente jogue pela linha (Capel, preferencialmente), outro extremo que ocupe espaços mais centrais e o Ponta-de-lança.

E aqui há uma questão importante: na minha opinião o extremo que jogue preferencialmente na linha, deve jogar no mesmo lado do 10. O que tem acontecido ultimamente é que o facto Capel e o Schaars jogarem os 2 do mesmo lado provoca as seguintes complicações: do lado esquerdo, há pouco apoio na fase central, o que faz com que o Capel tenha dificuldade em soltar a bola e que sistematicamente procure a linha de fundo e cruze; do lado direito, há demasiados jogadores a ocupar o espaço central (Carrillo, Elias e mesmo o João Pereira raramente procurar a linha).

E isto provoca uma complicação pois Schaars e Capel são muito mais fortes no lado esquerdo, onde têm rotinas de jogo.

Na minha opinião deveríamos então jogar da seguinte maneira:

OU

« Última modificação: Janeiro 09, 2012, 16:39 por Antuerpia64 » Registado

"Todos nós sabemos que o que está aqui em jogo, há muito tempo, há uns anos a esta parte, é que o que está aqui em jogo, e isso vai ser uma coisa que vai ficar nas vossas mãos porque não vai ser fácil, são as 2 lutas: as lutas do Sporting e as lutas do negócio! Infelizmente, nós, ao longo dos anos caímos principalmente naquilo que eu entendo que acabou por ser um logro. Nós caímos nesta situação, é a realidade. (...) Os sócios já tiveram a desilusão com muita gente. Os sócios, que são a força viva do clube, estão cansados de nomes e de figuras!" - sócio José Manuel Nobre - 31/1/13 - sessão de esclarecimanto à AG de 9/2/13
Re: Com o regresso de Rinaudo, com que meio-campo jogar? , « Resposta #29 em: Janeiro 09, 2012, 16:41 »

*
Juvenil

Masculino

Rinaudo - Schaars - Matías
Registado

Re: Com o regresso de Rinaudo, com que meio-campo jogar? , « Resposta #30 em: Janeiro 09, 2012, 16:44 »

*
Júnior

Masculino

A resposta é simples. Com os 3 melhores jogadores disponíveis, aqueles que fazem o Sporting jogar melhor, independentemente de quais sejam.

Se voltarmos À qualidade que já tivémos Rinaudo-Schaars e Elias é uma garantia de qualidade
Registado
Re: Com o regresso de Rinaudo, com que meio-campo jogar? , « Resposta #31 em: Janeiro 09, 2012, 20:37 »

*
Veterano

Masculino

Rinaudo, Elias e Matias. MElias ou Schaars não me importa muito, são os dois bons, acho que fundamental mesmo é Rinaudo e Matias.
Registado
Re: Com o regresso de Rinaudo, com que meio-campo jogar? , « Resposta #32 em: Janeiro 09, 2012, 20:41 »

*
Veterano

Masculino

Rinaudo - Schaars - Matías/ Elias

Relativamente aos dois primeiros não tenho dúvidas, são os que mais gosto de ver nas respectivas posições (6 / 8 ).

O terceiro elemento seria, num cenário idílico, Izmailov. Sendo conhecida a sua apetência natural para as lesões sobram Matías e Elias, sendo que entre estes a escolha não é fácil. Sobretudo porque me parecem jogadores que alternam entre momentos em que conseguem ser decisivos na manobra da equipa, com períodos em que simplesmente estão alheados do jogo.

O Elias começou bem mas recentemente tem-se apresentado a um nível insatisfatório face às expectativas. Quanto ao Matías, entrou bem no sábado e acho que se assumisse este papel de desinquietador a "tempo inteiro" seria a minha opção para completar o trio.
Registado
Re: Com o regresso de Rinaudo, com que meio-campo jogar? , « Resposta #33 em: Janeiro 10, 2012, 13:31 »

No avatar!

*

Localidade: Figueira da Foz
Masculino

Eu acho que o losango já esteve bem mais longe de fazer sentido. De jogadores puramente de linha, há apenas o Capel.

Porque o Carrillo funciona bem como um avançado móvel, o Izmailov como um médio (centro ou 10) e o Jeffren fisicamente não tem dado resposta (embora o ache semelhante ao Carrillo e, por aí, também poderia jogar como avançado-móvel).
(...)

Acredita que não é embirrar contigo, simplesmente não me revejo na esmagadora maioria das tuas reflexões. A dizer que o losango já teve mais longe quando Carrillo e Jeffrén nunca na vida são avançados centros e o Izma número 10 não faz qualquer sentido. Para ti o 4-3-3 com extremos/avançados com foco na baliza como o Hulk, CR7, Messi, Nani, Muller não faz sentido então... têm que jogar no meio porque não são extremos, tá bem... O Sporting tem Jéffren, Carrillo como extremos/avançados e com Wilson Eduardo na calha com essas funções e ainda temos Capel e Salomão que são jogadores de linha. Para ti um 4-3-3 são com dois pontas na linha e deixar o avançado entre duas torres, tá bem...

Como disse não é implicância, é visões completamente diferentes na qual considero, para mim, no que eu entendo como um 4-3-3, não tem qualquer sentido. Um 4-3-3 com dois Capeis não é esse sistema, mas sim um 4-5-1.

Além de, baseares toda a teoria num Matías, quando só tens um número 10 na equipa e de forma irregular. Vais colocar, no losango, um médio centro a fazer esse lugar quando o Matías tiver out?

Depois, o Sporting é um clube de formação, onde os extremos e médios centros são a cereja, reestruturar o plantel para um losango é dificultar a integração dos jovens talentos. Para mim o losango é uma contradição do que deve ser o Sporting como definição táctica.

Para a próxima época espero o regresso do Valdés como alternativa ao Matías, que o Neto me surpreenda e seja uma opção válida para o Rinaudo e que André Santos, Schaars e Elias cá estejam. Com Martins e Adrien na calha o Sporting tem um meio campo de futuro.
« Última modificação: Janeiro 10, 2012, 14:59 por Stunner » Registado
Re: Com o regresso de Rinaudo, com que meio-campo jogar? , « Resposta #34 em: Janeiro 10, 2012, 13:56 »

*
Juvenil

Primeiro que nada isso significa que passaremos a jogar com um jogador que vale por dois no meio campo, portanto é o mesmo que passarmos a jogar com 12 e isso é a melhor notícia mas o que importa mesmo é que ficaremos com dores de cabeça positivas pela abundância de alternativas de qualidade para várias posições em relação a outras épocas em que havia falta delas até no próprio onze.

Mesmo sem ter visto alguns jogar acho que este seria o meu onze sujeito a alteração de um ou outro jogador ou sistema táctico
------------RP-----------
JP---XD------ON----IS
------------RN-----------
CR(IZ) EL---SC----CP
------------RB(VW)----
Registado

SPORTING, O CLUBE DE PORTUGAL !!!
Re: Com o regresso de Rinaudo, com que meio-campo jogar? , « Resposta #35 em: Janeiro 10, 2012, 16:05 »

Goncalojbcorreia

Para ti o 4-3-3 com extremos/avançados com foco na baliza como o Hulk, CR7, Messi, Nani, Muller não faz sentido então... têm que jogar no meio porque não são extremos, tá bem... O Sporting tem Jéffren, Carrillo como extremos/avançados e com Wilson Eduardo na calha com essas funções e ainda temos Capel e Salomão que são jogadores de linha. Para ti um 4-3-3 são com dois pontas na linha e deixar o avançado entre duas torres, tá bem...

Como disse não é implicância, é visões completamente diferentes na qual considero, para mim, no que eu entendo como um 4-3-3, não tem qualquer sentido. Um 4-3-3 com dois Capeis não é esse sistema, mas sim um 4-5-1.

Além de, baseares toda a teoria num Matías, quando só tens um número 10 na equipa e de forma irregular. Vais colocar, no losango, um médio centro a fazer esse lugar quando o Matías tiver out?

Depois, o Sporting é um clube de formação, onde os extremos e médios centros são a cereja, reestruturar o plantel para um losango é dificultar a integração dos jovens talentos. Para mim o losango é uma contradição do que deve ser o Sporting como definição táctica.

Para a próxima época espero o regresso do Valdés como alternativa ao Matías, que o Neto me surpreenda e seja uma opção válida para o Rinaudo e que André Santos, Schaars e Elias cá estejam. Com Martins e Adrien na calha o Sporting tem um meio campo de futuro.

Expliquei-me mal, muito provavelmente. Eu não acho que um tridente ofensiva deva ter jogadores de linha. Deve ter jogadores que a procurem, quando o meio está fechado, mas não deve necessariamente tê-lo.

Aliás, por alguma razão contesto sempre, aqui no Fórum quando alguém enaltece o Capel, dizendo que é um extremo á antiga. Mas afinal porque é que é á antiga?

O problema é que, nas alas, o Sporting está indiscutivelmente com falta de opções (Izmailov está de fora, sober Jeffren que estará a meio gás, Carrillo e Capel), e nas zonas centrais do meio-campo há Stijn Schaars, Elias, Matías Fernandez e André Martins. Para não juntar Renato Neto e André Santos.

O que quis referir foi que, na soma dos prós e dos contras, o Sporting está claramente mais bem abestecido no que se toca a jogadores de zonas centrais que de extremos/avançados interiores.

Quanto ao losango: não sei que extremos tem o Sporting lançado nos últimos anos. Atendendo aos juniores, por exemplo, talvez apenas o Bruma o seja (e, tendo um bom futuro, não acredito honestamente que vá ser brilhante).

Se falarmos do Iuri Medeiros, acho que é um jogador, do que vi, com uma criatividade e uma imaginação brilhante, que como avançado móvel brilharia. Tem apenas de crescer e ganhar maturidade.

Creio que o panorama nas outras equipas da formação do Sporting, mais novas, é semelhante, embora disso já não tenha bem a certeza.

Diria até que é na posição de defesa-lateral, de defesa-central e de médio-centro que o Sporting estará mais abastecido, no que toca á formação, no futuro. É também reflexo de uma ligeira alteração na forma de pensar futebol na Academia, parece-me (e que já tem sido visível).

Seja como for: eu não tenho nada contra o losango. Como não tenho contra o 4x3x3, seja o meio-campo o tal triângulo, ou o tal triângulo invertido.

Não gosto de jogar com dois avançados e dois alas, ainda para mais se forem jogadores largos, isso não senhor. Mas contra os sistemas que referi não tenho absolutamente nada de discordante.

Importa-me, fundamentalmente, as dinâmicas. Se as dinâmicas, as especificidades do modelo e da proposta de jogo forem boas e beneficiarem os jogadores com talento, isso é que me importa.

Depois, é decidir o sistema táctico, sem alterar a matriz-base da forma de jogar, alterando apenas movimentos específicos. Tendo em conta, sim, o tipo de jogadores que se possui. E sobre isso já me referi anteriormente.

PS - O Valdés não vai, logicamente, regressar. Se com bola tem técnica e imaginação, sem bola é, a todos os níveis (trabalhar para receber no processo ofensivo, ter uma boa resposta defensiva no defensivo), inútil. E agora ainda o estará mais.

Mais ainda, um jogador de 31 anos, que aufere um vencimento de titular e que estará ainda pior do que esteve quando por cá passou, para ser uma alternativa ao Matías, faz pouco sentido.

Ah, e o Salomão está longe, muito longe mesmo, de ser um jogador de linha. Era 'fixado' aí por PSergio (que queria verticalidade, e menos diagonais), mas a forma como procurava sempre a baliza (mesmo fazendo-o de forma pouco inteligente no 'caminho') era notória. Veja-se o número de golos, na sua primeira experiência em Alvalade.
Registado
Re: Com o regresso de Rinaudo, com que meio-campo jogar? , « Resposta #36 em: Fevereiro 08, 2012, 22:48 »

Pedro 1906

Pareceu-me que este trio Rinaudo-Elias-Matías é mesmo a melhor opção. Rinaudo limpou, pegou na bola atrás, Elias dobrou, correu, Matías esteve em todo o lado... para mim, mais do que nunca, seria este o trio do nosso meio-campo agora que o Rinaudo regressou da lesão.
Registado
Re: Com o regresso de Rinaudo, com que meio-campo jogar? , « Resposta #37 em: Fevereiro 08, 2012, 23:10 »

*
Sénior

Localidade: Offenbach a.M.- Beja
Masculino

Com que meio-campo jogar? Rinaudo e o Meio-Campo!

Agora mais a serio com Rinaudo em campo da outra liberdade aos companheiros mais ofensivos, principalmente Matias tem muito a ganhar com ele em campo.

Agora se me perguntarem quem devia jogar com esses dois nao sei, mas penso que Schaars sera melhor complemento que Elias quando regressar.

Elias nao me convence totalmente mas entre ele e Schaars venha o diabo e escolha, quem deve estar claramente na equipa sao Rinaudo e Matias!

Um porque da uma intensidade enorme ao jogo e o outro porque e um magico, que pode decididr um jogo a qualquer momento no um para um ou no ultimo passe.
Registado
Re: Com o regresso de Rinaudo, com que meio-campo jogar? , « Resposta #38 em: Fevereiro 08, 2012, 23:17 »

*
Veterano

Localidade: Coimbra
Masculino

A resposta para mim é simples: o de hoje...
Registado

''You have forgotten who you are and so have forgotten me. Look inside yourself, Simba. You are more than what you have become. You must take your place in the Circle of Life.'' Mufasa, Lion King, 1994

''These are dark times, there is no denying. Our world has perhaps faced no greater threat than it does today. But I say this to our citizenry: We, ever your servants, will continue to defend your liberty and repel the forces that seek to take it from you!'' Rufus Scrimgeour, Minister for Magic
Re: Com o regresso de Rinaudo, com que meio-campo jogar? , « Resposta #39 em: Fevereiro 09, 2012, 00:32 »

*

Masculino

Com que meio-campo jogar? Rinaudo e o Meio-Campo!

Agora mais a serio com Rinaudo em campo da outra liberdade aos companheiros mais ofensivos, principalmente Matias tem muito a ganhar com ele em campo.

Agora se me perguntarem quem devia jogar com esses dois nao sei, mas penso que Schaars sera melhor complemento que Elias quando regressar.

Elias nao me convence totalmente mas entre ele e Schaars venha o diabo e escolha, quem deve estar claramente na equipa sao Rinaudo e Matias!

Um porque da uma intensidade enorme ao jogo e o outro porque e um magico, que pode decididr um jogo a qualquer momento no um para um ou no ultimo passe.
Seta
Registado

Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 [2] 3 4 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Futebol Profissional (Moderadores: wild_oscar, Stunner, 138, Leão88, sotnas) Tópico:

Com o regresso de Rinaudo, com que meio-campo jogar?

« tópico anterior seguinte »
Ir para: