Por acaso, já tinha referido no tópico anterior, acho no mínimo curiosa a diabolização que faz do período desde 1995, quando não foi efectivamente muito inferior aos aos anteriores.
A grande questao e que o periodo que o nunoni utilizou para compara com a gestao roquetteira esteve longe de ser um periodo de gloria. Achar que passar da trampa para o cagalhao e um bom resultado, revela mais sobre o grau de exigencia do opinador do que sobre a performance do Clube em si. Todos os outros factores que foram excluidos da analise tambem revelam bastante das intencoes e juizos de valor de quem abriu o topico.
pois pois, e no tópico "16 anos de banditismo", por acaso se mencionaram todos os factores ou só os escohidos a dedo? E há mais algum tópico neste fórum inteiro em que preto no branco se metam os resultados desportivos do Projecto Roquette e se compare não com o tempo das nossas bbisavós, mas com o período com o qual é comparável, que é o imediatamente anterior? Não pois não?
Portanto, do que entendo, é que na tua opinião para comparar resultados desportivos, num post inicial que é longo, eu devia ter comparado tudo o resto, tudo tudinho? Haja pachorra, eu fiz o que fiz, e não estava feito antes. E foi com factos, não argumentos. E estava à espera que alguém contrapusesse factos, não argumentos, que disso há dezenas de tópicos a falar das SAD, dos relatórios de contas, dos processos de que dirigentes foram acusados (sem a honestidade de dizer que foram absolvidos, mas isso que interessa, quem é acusado automaticamente deve ser culpado), não é preciso mais um.
Eu provei por A+B que os 16 anos do projecto Roquette trouxeram mais êxito desportivo do que os 22 que o antecederam. Têm algo a dizer sobre isto? Digam. Melhor ainda, metam aí factos que me desmintam. Mas factos desportivos, que este tópico é disso que trata.
Mas, uma vez que este tópico fala de glória desportiva e vocês querem falar das SADs e dos processos e mais não sei quê, que tal irem para os tópicos que há anos existem sobre isso, sem ninguém se ter lembrado de ver qual o sucesso desportivo? Agora que alguém o fez, têm argumentos para apresentar? Não, falam do mesmo que já falam há anos: a pretensa morte iminente do Clube, anunciada há muitos anos sempre para o ano seguinte. Porque no ano presente, cá estamos. E no ano que vem, cá estaremos.
E já agora, deixo-vos um desafio, de honestidade intelectual. Comparem o Sporting actual, não com o Sporting de 1995. POrque o mundo mudou, a lei Bosman mudou, a Liga dos Campeões, os agentes, os salários, mudaram radicalmente aquilo que são as finanças de um clube, aquilo que é ou pode ser a gestão financeira de um clube. Não é possível comparar com seriedade a situação financeira e patrimonial do Sporting actual com a AR sem considerar estes factores, e no entanto, é isso que nesses outros tópicos se faz.
Para ser séria e honesta, a comparação tem que incluir esses factores. E aí a melhor maneira é olhar, por ex., para clubes europeus semelhantes ao nosso. Não os 10 mais valiosos financeiramente, porque esses foram os que, normalmente devido à sua dimensão (e da base de adeptos, e de aspectos comerciais género contratar estrelas populares na Ásia como o Beckham ou o CR), mais proveito tiraram do novo sistema em que o futebol europeu se move. Comparem com 5 clubes desses, e ainda com 5 clubes da segunda linha europeia à qual pertencemos (e nunca passámos daí, nunca na nossa história)) - aqueles que vão regularmente às competições europeias, e que movimentam digamos entre 50 e 100 M€ por ano. Já agora, deses 10 clubes, escolham só aqueles que têm um estádio novo ou recentemente remodelado.
E vejam quantos têm SAD; quantos têm investidores estrangeiros, quantos são pertença dos sócios à moda antiga, que passivo têm, que evolução do património.
Eu digo isto não sabendo a resposta, mas gostava de saber, se somos assim tão piores do que os outros por esse mundo fora. E digo de antemão que a resposta "os outros não interessam" é tão ridiculamente desonesta que nem a vou comentar. O mundo mudou para todos, e o Sporting não é uma ilha.
E claro, a resposta que tenho ideia que vai ser que uns safaram-se melhor outros pior, mas que isso dos passivos se não é universal é generalizado, se isso das SADs e investidores estrangeiros ou mesmo takeovers totais (como as equipas da Red Bull, com mudança de nome mantendo os sócios e adeptos!!!) não aconteceu em todo o lado em muito lado sim aconteceu.
Finalmente, incompetências de ordem vária, e prolongada ao longo dos anos, aconteceram sim senhor. Mas incompetência atroz. Não aceito é essa tese do banditismo, e muito menos aceito que o Sporting esteja para morrer.