Mas eu nunca escondi isso, actualmente só não digo porque não há necessidade (e a prova de que não digo é que tu próprio disseste que não fazias ideia), mas é conhecido, tenho a mesma opinião que aí uns... vá... 99% dos sportinguistas tinham dele quando nem sequer se sonhava que ele um dia viria parar ao Sporting. A diferença é que alguns se esqueceram, outros deixaram passar, e hoje para muitos até já foi algo que nem existiu, um mito. Quanto a mim, podemos dizer que tirei umas tréguas porque ele cá está e porque veste a nossa camisola, e limitei-me a dizer tudo o que pensava e tinha contra a sua contratação quando cá chegou, e pronto fiquei-me por aí, mas a minha opinião sobre ele continua exactamente a mesma, mesmo reconhecendo o que de bom já cá fez. Sei separar as coisas, carácter, qualidade como jogador, e entrega ao clube (no casos dos que cá estão), são tudo coisas diferentes.
E no meio desta discussão toda, o nome do JP só veio à baila por causa disto (e nem fui eu que o fui buscar). Mas tu sinceramente achas que muito do que se tem lido aqui sobre o BA, não se transformava quando ele cá viesse parar ? Ou será possível que não tenhas visto o mesmo em relação ao JP ? Nem é preciso dar exemplos concretos, de tão óbvio que é.
Se o BA amanhã viesse para o Sporting, ias fazer o quê ? Iniciavas uma cruzada contra ele ? Nos tópicos dos jogos ias lá todos os dias chamar-lhe de porco e pior ? Não me parece que o fizesses, e até podias não ficar fã nº1 dele, mas não tenhas duvida que haveria quem mudasse a esse ponto, e é só aqui onde eu quero chegar, sempre foi. Eu tenho suspeitas, mas certezas só teria se ele viesse para cá, mas como não vem, vamos ficar assim sem saber. Se tivesse paciência para isso também podia ir ali ao tópico do Domingos procurar uns exemplos, mas não vale a pena entrar por aí, cada um sabe de si.
Ó homem, desbronca-te de uma vez e pára lá com as mijinhas.
Eu estou quase tentado a ir ver o que escrevi sobre Domingos e sobre JP antes e depois. Diria que não mudei assim tanto, para não dizer que não mudei nada, mas já começo a duvidar de mim próprio.
Eu tenho de admitir que frequento pouco os tópicos dos jogadores. Não conheço as cambalhotas sobre o JP e, aliás, estou-me mais ou menos nas tintas pra isso. E só fico satisfeito por saber, agora, que há quem defenda com unhas e dentes JP como defesa direito do SCP, Domingos como treinador, etc. Ainda bem.
Se BA viesse para cá, não ia iniciar nenhuma cruzada, tal como não nunca tive (que me lembre) nenhuma cruzada contra nenhum jogador do SCP. Nem me lembro de assobiar nenhum, quanto mais andar a persegui-los. Há e sempre houve os que aprecio mais, os que aprecio menos, aqueles a quem reconheço qualidade, aqueles a quem não reconheço valia, mas tenho de ver a jogar, etc. Persegui-los, apertá-los, dificultar-lhes (a alguns impossibilitar, porque, em condições normais, já têm pouco para dar, e em condições hostis então...) o rendimento, facilitar a vida aos adversários, não tenho ideia. Ficar furioso e sair, já me aconteceu, agora, cruzadas, não tenho ideia. Nem tenho ideia de passar a vida a elogiar incessantemente os valores individuais e colectivos dos rivais, só para ficar rebaixar mais o entulho que tenho. Mas, com tanta insistência tua, começo a ter dúvidas
Ficar fã nº 1 de BA nunca serei, nem de qualquer jogador. As carreiras deles são curtas e, mesmo que não passam de craques a entulho ou vice-versa, têm oscilações, momentos de forma etc. Não costumo confundir o momento com a carreira, nem o carácter (que desconheço) com a qualidade futebolística.
Tolero-o na selecção, como tolerei o simulão ou o João PInto, gajo que me deu a noite mais amarga da minha vida como Sportinguista e, depois, vibrei com os passes dele para o "filho". E hoje em dia quando o vejo na tv, tiro o som, porque a 1ª vez ouvi e só reconheci babuseiras. È vira-casaquismo, incoerência, cambalhotismo? Não sei, e estou-me a cagar. Não me arrependo de ter festejado esse título.
E, ainda sobre BA, não duvido que, com a camisola do SCP, passasse a ser banal ou a ter tolerância 0 por parte do sistema e passasse a ver vários jogos na bancada. Preocupa-me mais essa inversão do que aquela que aconteceria entre "as minhas hostes". Mas, cada um, preocupa-se com o que quer.
Agora achar que o Bruno Alves é um
menino só porque não gosto de JP e o acho muito pior, não sou capaz. Recuso e fico mal disposto