Noticias sobre o Cosmos/Espaço/Universo

Tenho que confessar que esta de uma estrela "canabilizar " outra me faz uma confusao imensa ! - Mas gostaria de saber mais sobre o assunto , o universo e o tudo o que està relacionado sempre foi um dos meus temas favoritos !
Ter garra para escrever o futuro !
Tenho que confessar que esta de uma estrela "canabilizar " outra me faz uma confusao imensa ! - Mas gostaria de saber mais sobre o assunto , o universo e o tudo o que està relacionado sempre foi um dos meus temas favoritos !

Vou tentar encontrar mais qualquer coisa. Tal como tu, este tema sempre foi algo que me despertou muita curiosidade e fascinio.

Edit: Do pouco que encontrei é tudo baseado no mesmo que foi escrito na noticia que meti aqui.

Apenas vi esta imagem que dá uma boa ideia do sucedido.

A evolução da relação entre as duas estrelas
« Última modificação: Dezembro 09, 2011, 15:30 pm por GreenBlood »
SPORTING SEMPRE !
@ forever estás a pensar emigrar, mas com esta noticia já pensavas em mudar de planeta. Pois bem, eu descobri o destino de sonho para ti (e para muitos, se fosse possivel ir e voltar) :mrgreen: :lol:

Pesquisadores afirmam que alguns planetas podem ser feitos em grande parte de diamante.
Estes potenciais planetas gigantes, cujo interior pode ser até 50% de diamante, são apelidados de “super Terras de carbono”.
Eu sei o que você deve estar pensando: que lindo! Sim, esse lugar pode parecer bonito, mas você não gostaria de visitá-lo. Segundo os cientistas, um planeta de diamante muito provavelmente seria desprovido de vida e incapaz de suportar seres vivos como nós.

“Um planeta de diamante deve ser um lugar muito frio e escuro”, disse a cientista Wendy Panero, líder do estudo.

Os diamantes são muito bons em transferência de calor, de modo que um interior de carbono congelaria rapidamente conforme todo seu calor escapasse. Sem calor em seu núcleo, como a Terra possui, um planeta de diamante não teria energia geotérmica, o que significa que ele não teria placas tectônicas, campo magnético e atmosfera – tudo o que torna a Terra tão hospitaleira para a vida.

Os pesquisadores recriaram as temperaturas e pressões da camada média mais baixa da Terra, chamada de manto, para estudar como os diamantes se formam lá. Eles usaram esses resultados para construir modelos de computador simulando como os minerais poderiam se formar em planetas alienígenas com mais carbono do que o nosso.

“É possível que planetas tão grandes quanto quinze vezes a massa da Terra sejam metade de diamante”, disse Unterborn Cayman, um estudante de pós-graduação da Universidade Estadual de Ohio, EUA.

Se a ideia soa completamente improvável, não é. Geólogos já suspeitavam que o manto inferior da Terra, pouco acima de seu núcleo, contém uma camada rica em diamante. No entanto, planetas alienígenas que contêm mais carbono do que a Terra poderiam ter muito mais diamante.

“Nossos resultados são surpreendentes, na medida em que sugerem que planetas ricos em carbono podem formar um núcleo e um manto, assim como a Terra fez”, disse Panero. “No entanto, os núcleos seriam provavelmente muito ricos em carbono, e o manto também seria dominado por carbono, muito na forma de diamante”.

SPORTING SEMPRE !
A nível... galáctico...

Canibalização Galáctica

(... ) Dois fenômenos podem ocorrer neste caso. A fusão, quando duas galáxias de tamanho comparável se juntam, fundindo-se em uma só, e o canibalismo galáctico, quando uma galáxia, literalmente, 'engole' uma companheira de muito menor tamanho.

O grande protagonista do fenômeno do canibalismo galáctico é a força da gravidade. A canibalização ocorre em duas etapas principais. Em primeiro lugar, a atração gravitacional da galáxia canibal age no sentido de arrancar as estrelas mais externas da galáxia alimento. A força da gravidade varia em intensidade através da galáxia alimento. Na sua parte mais próxima ela é maior, e é menor nas regiões mais afastadas. Este tipo de força é denominada 'força de maré'.

O seu nome vem de seu efeito mais comum, qual seja, as marés oceânicas na Terra, provocadas principalmente pela atração gravitacional da Lua sobre os oceanos. Pois bem, as forças de maré arrancam as estrelas externas do 'alimento', tanto da parte mais próxima quanto da parte mais afastada. (...)

(...)
As estrelas arrancadas do alimento poderão ser agregadas à galáxia canibal ou ser arremessadas em altas velocidades na direção do meio intra-aglomerado. A galáxia canibal cresce em massa e brilho e o espaço existente entre as galáxias do aglomerado é povoado com estrelas solitárias, originadas das galáxias canibalizadas.A galáxia alimento fica reduzida à sua região central, a qual possui uma densidade maior de estrelas. Elas tornam-se progressivamente em um 'caroço' estelar. E é quando torna-se mais importante a segunda etapa do canibalismo.

Em segundo lugar, então, os núcleos densos das pequenas galáxias vão progressivamente perdendo energia orbital. Esta perda de energia ocorre devido à sua interação gravitacional com as estrelas da galáxia canibal. O alimento orbita por um meio onde existem muitas estrelas. Ocorre uma espécie de força de atrito, que freia o seu movimento, retirando energia da sua órbita. Esta força de atrito não é uma força de contacto direto. Ela é uma força dinâmica de origem gravitacional. O destino final do alimento é a região mais central da galáxia canibal. Estes são os caroços que aparecem na imagem de Abell 3827.

(...)
O canibalismo galáctico se manifesta de forma mais espetacular quando ocorre em galáxias gigantes. Mas ele pode ocorrer sempre que uma galáxia, mesmo de tamanho comum, engole uma companheira bem menor, ou seja, uma galáxia satélite. É o que parece estar acontecendo com a nossa vizinha, a galáxia de Andrômeda (M31). Os astrônomos
detectaram, através de observações detalhadas, detritos estelares espalhados nas proximidades da galáxia.

E mesmo a nossa Via Láctea pode estar em pleno processo de canibalização de seus satélites mais próximos, a Grande Nuvem e a Pequena Nuvem de Magalhães! Já foram observados detritos gasosos, formando extensos filamentos, os quais emanam das Nuvens em direção à Via Láctea. Estes filamentos gasosos seriam indicações de que um processo de canibalização está em pleno andamento. Daqui a algumas centenas de milhões de anos, portanto, poderemos não ter mais as Nuvens de Magalhães embelezando os nossos céus!

http://wwo.uai.com.br/UAI/html/sessao_11/2009/07/17/em_noticia_interna,id_sessao=11&id_noticia=119169/em_noticia_interna.shtml
@ Lion73 , excelente isso que encontras-te. Dá para ter uma ideia do que se sucedeu, mas neste caso entre estrelas.

Portanto o que aconteceu foi que a estrela mais velha através de vento solar lançou cerca de metade da sua massa no espaço, e a estrela que estava mais próxima (também mais jovem) ''capturou'' o que da outra foi lançado devido á sua força gravitacional... penso eu.

SPORTING SEMPRE !
@ Lion73 , excelente isso que encontras-te. Dá para ter uma ideia do que se sucedeu, mas neste caso entre estrelas.

Portanto o que aconteceu foi que a estrela mais velha através de vento solar lançou cerca de metade da sua massa no espaço, e a estrela que estava mais próxima (também mais jovem) ''capturou'' o que da outra foi lançado devido á sua força gravitacional... penso eu.

Deve ser tipo o que se passa a nivel de empresas , quando umas mais fracas sao compradas por outras mais poderosas !? - Isto para fazer uma analogia  , certo ? :great:
Ter garra para escrever o futuro !

Deve ser tipo o que se passa a nivel de empresas , quando umas mais fracas sao compradas por outras mais poderosas !? - Isto para fazer uma analogia  , certo ? :great:

É uma boa analogia :P
SPORTING SEMPRE !
''Amanhã a maior parte de África, Medio Oriente, Ásia, Oceânia e América do Norte assistem ao ultimo eclipse da Lua até 2014, quando a Lua adoptar um manto vermelho festivo. No entanto, Portugal vai perder este raro eclipse da Lua por pouco. Pois, quando chegar ao nosso país, por volta das 17:30, já a Lua está a sair da zona de penumbra.'' - In rascord.

ps: É doloroso ler o nosso bom português destruido pelo vergonhoso acordo ortográfico.

Aqui vai umas fotos do que irá suceder amanhã.

Mapa dos locais onde será visivel.

SPORTING SEMPRE !
Tendo em conta o caminho que o tópico está a seguir talvez se justificasse uma mudança de título.

Sugiro Exploração Espacial.
« Última modificação: Dezembro 10, 2011, 00:15 am por joaommx »
Ciência Universal seria um bom nome  :great:
"Sporting! Minha vida é o Sporting, minha paixão é o Sporting, meu amor é o Sporting, é o Sporting é o Sporting é o Sporting! Meu vício é o Sporting, minha família é o Sporting, Sporting, Sporting, Sporting, é o meu Sporting!"
Têm razão, nome do tópico será alterado :great:

Boa sugestão Matias, mas estava a pensar em algo como ''Temas e noticias sobre o Espaço'' , que acham ? :great:
SPORTING SEMPRE !
em vez de espaço muda para Ciência, pois ela envolve tudo(universo e o nosso planeta)
"Sporting! Minha vida é o Sporting, minha paixão é o Sporting, meu amor é o Sporting, é o Sporting é o Sporting é o Sporting! Meu vício é o Sporting, minha família é o Sporting, Sporting, Sporting, Sporting, é o meu Sporting!"
em vez de espaço muda para Ciência, pois ela envolve tudo(universo e o nosso planeta)

Ok, vou pôr esse então.
SPORTING SEMPRE !
Bem quando ví aí se falar em irmos para o outro planeta, só pensei para mim mesmo "ainda bem que está inacessível para nós neste momento. Já não basta dar-mos conta de um planeta ainda iamos destruir outros..."
Estatutos: Artigo 3º 1 - O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL É UMA UNIDADE INDIVISÍVEL CONSTÍTUIDA PELA TOTALIDADE DOS SEUS ASSOCIADOS.

Agora daqui extrapolar que estes níveis de vida já comunicaram connosco!  :hand:

Pior mesmo, só aqueles "palhaços" pois não tenho outra definição para eles que têm tempo de antena no canal história para nos "VENDEREM" teorias totalmente descabidas e sem fundamento arqueológico algum, nas quais as pirâmides e outras construções milenares foram construídas por extra-terrestres.

Uma coisa é acreditar em extra-terrestres agora negar o génio humano e a sua capacidade de edificar grandes monumentos e desenvolver invenções fantásticas ai é onde eu traço a linha.

O quê extra-terrestres construiriam as pirâmides?! Vai mas é levar na P#$D$!

Eu acredito que este planeta Kepler 22b até já tenha formas de vida agora em que estágio?
Proto-organismos, bactérias, seres unicelulares, ou algo mais complexo como animais e vegetais superiores e mesmo o equivalente ao homem.

Cumps

Mesmo que exista milhões de seres vivos inteligentes no Universo, ele é tão imenso que seria um milagre eles nos encontrarem.
Aceitar a hipótese de existir vida noutros planetas tudo bem, ainda por cima numa altura que se pensa ter encontrado bactérias em Marte...

Agora daqui extrapolar que estes níveis de vida já comunicaram connosco!  :hand:

Pior mesmo, só aqueles "palhaços" pois não tenho outra definição para eles que têm tempo de antena no canal história para nos "VENDEREM" teorias totalmente descabidas e sem fundamento arqueológico algum, nas quais as pirâmides e outras construções milenares foram construídas por extra-terrestres.

Uma coisa é acreditar em extra-terrestres agora negar o génio humano e a sua capacidade de edificar grandes monumentos e desenvolver invenções fantásticas ai é onde eu traço a linha.

Também já vi um desses documentários do canal História, e aquilo é absolutamente ridiculo. :wall:

Eu acredito que este planeta Kepler 22b até já tenha formas de vida agora em que estágio?
Proto-organismos, bactérias, seres unicelulares, ou algo mais complexo como animais e vegetais superiores e mesmo o equivalente ao homem.

Cumps

Também já vi um desses documentários do canal História, e aquilo é absolutamente ridiculo. :wall:
SPORTING SEMPRE !
Aceitar a hipótese de existir vida noutros planetas tudo bem, ainda por cima numa altura que se pensa ter encontrado bactérias em Marte...

Agora daqui extrapolar que estes níveis de vida já comunicaram connosco!  :hand:

Cumps

Concordo com tudo excepto com o sublinhado.

A probabilidade de isso ser verdade é ínfima. Não se esqueçam que as únicas parecenças com a Terra são apenas a dimensão e a localização na zona habitável. Este, apesar do alarido, é apenas o terceiro planeta potencialmente mais parecido com a Terra a ser encontrado.
Aceitar a hipótese ...

Concordo com tudo excepto com o sublinhado.

A probabilidade de isso ser verdade é ínfima. Não se esqueçam que as únicas parecenças com a Terra são apenas a dimensão e a localização na zona habitável. Este, apesar do alarido, é apenas o terceiro planeta potencialmente mais parecido com a Terra a ser encontrado.

Exactamente. Mas, temos que distinguir duas coisas, uma é semelhança com a Terra e a outra é possibilidade de abrigar vida. São duas coisas distintas.

Vejamos esta lista (ainda não inclui o Kepler 22b) .

Lista “Similaridade com a Terra”

Terra – 1,00
 Gliese 581g – 0,89
 Gliese 581d – 0,74
 Gliese 581c – 0,70
 Marte – 0,70
 Mercúrio – 0,60
 HD 69830 d – 0,60
 55 Cnc c – 0,56
 Lua – 0,56
 Gliese 581e – 0,53

Lista “Habitalidade”

Titã – 0,64
 Marte – 0,59
 Europa – 0,49
 Gliese 581g – 0,45
 Gliese 581d – 0,43
 Gliese 581c – 0,41
 Júpiter – 0,37
 Saturno – 0,37
 Vênus – 0,37
 Enceladus – 0,35.
SPORTING SEMPRE !
Duas coisas podemos ter a certeza, o universo é infinito porque se tivesse um fim como seria o outro lado desse finito? Outra, num tamanho tão grande e por milagre éramos os únicos a ter inteligência?

Nos evoluímos a partir da espécie mais inteligente na terra, o macaco. A evolução que ocorreu durante milhares de anos pode-mos obter o aspecto, inteligência e o pensamento que detemos agora. O porque de todos os macacos não evoluírem de igual para igual, não sei, pode ter sido uma determinada espécie de macacos que tenha obtido este sucesso, ou a sua região os levou a isto porque é diversas vezes citado que o animais tem de se habituar a zona onde vivem. A inteligência é obtida em soma, para construirmos os edifícios que temos hoje foram muitos anos de tentativas falhadas por outros seres humanos que nos levaram a isto, as mesmas tentativas que ocorrem hoje e que daqui a 100 anos nos levaram a outro lugar totalmente diferente.

Quem nós garante que num outro planeta não existe uma espécie que evolui-o da mesma maneira que nós? Como disseram, o universo é tão grande que será difícil existir um contacto entre os seres.