O valor que apresentei, é com base no que o Sporting tem oferecido a séniores de 1º ano. Se não estiver errado, os 2k é quanto o Betinho deverá começar a receber no final desta época, com a sénior.
Quanto ao resto, jogadores como o Paim são uma excepção que confirmam a regra.
O risco associado a estes jovens é grande, mas comparativamente a outros que vamos buscar de fora, é marginal. Basta analisarmos o seguinte:
- Qual a percentagem de jogadores comprados nos últimos 15 anos, que mais tarde trouxeram retorno, tanto desportivo, como financeiro?
- Qual o ordenado médio dos jogadores comprados nos últimos 10 anos?
Como digo, o risco associado aos nossos miúdos, comparativamente aos de fora, é minímo. Basta uma venda para pagar e dar lucro. Nos que fomos buscar agora, precisarias de vender no minímo 2 para tapares o buraco.
...e o mais provavel, é que quem vá tapar o buraco das contratações seja RP, que é mais um jogador formado.
PS: Qualquer contratação é uma incerteza. É por isso que eu olho mais para os riscos das mesmas.
Quanto mais ganharem agora, maiores serão as exigências salariais depois. Além disso, não sei porque é que um jogador de futebol júnior, com tudo por provar, deverá ganhar mais que um médico, por exemplo.
1º Fora Moutinho, de todos os formados, Veloso foi o que conseguiu o melhor ordenado, chegando aos 40k na sua última época, em que marcou 12golos. [Que fez Polga para merecer os 90k? Postiga, 100k? Zapater, 75k? Maniche, 120k? Fala das exigências desses]
2º ? que tem a haver um médico com um jogador de futebol?