Alberto Coelhowiki
Alberto Coelho (Betinho)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
O Sporting Visto Por Nós tem o enorme privilégio de apresentar aos seus leitores uma entrevista exclusiva com o jovem Alberto Coelho, mais conhecido por Betinho, a quem se augura um grande futuro.
Betinho, como se procedeu a tua entrada no Sporting Clube de Portugal? Com que idade foi?
- Lembro-me que na altura jogava no União de Lamas, tinha certa de 11 anos, o sr. Aurélio Pereira e o Coronel Santos foram ver um dos meus jogos, gostaram da minha maneira de jogar e foi então que me propuseram ir às captações à Academia e como é óbvio eu não recusei. Eramos dezenas de miúdos a treinar e eu tive o privilégio de ser um dos escolhidos para ficar.
Que títulos e/ou troféus já conquistaste ao serviço do clube?
- Conquistei 2 campeonatos distritais quando era sub-14, fui campeão nacional em sub-15 e ganhei o campeonato distrital em sub-16, fora muitos torneios que também já ganhei ao serviço do Sporting.
Quais é que são os teus objectivos (colectivos e individuais) para esta temporada?
-Os dois principais objectivos colectivos para esta época é ser campeão nacional e vencer a Next Generation Series, em termos individuais é aperfeiçoar alguns dos meus pontos fracos e sendo eu um ponta de lança é ser o melhor marcador do campeonato.
Podes descrever o tipo de avançado que és, para aqueles que não te conhecem?
-Sou um avançado rápido, com um pontapé forte, um jogador de área com uma boa finalização.
Em que aspectos do jogo é que pensas ser mais forte (qualidade técnica, movimentação, finalização, etc), e quais aqueles onde ainda tens de melhorar?
-Os meus pontos fortes são mesmo as movimentações e a finalização, tenho de melhorar o meu jogo de cabeça.
Como foi, na temporada passada, e enquanto júnior de primeiro ano (sub-18), teres marcado 28 golos pelo Sporting, e teres actuado em seis partidas da Selecção Sub-19?
-Para um júnior de primeiro ano penso que foi muito bom, trabalhei sempre para conseguir alcançar essas duas metas que desde o início do ano eram dois dos meus objectivos.
Já alguma vez foste chamado aos trabalhos da equipa principal? Se sim, qual foi o sentimento?
-Fui chamado no inicio desta época para fazer a pré- época com os séniores mas tive a infelicidade de me magoar, mas enquanto lá estive, tive a sensação de sonho realizado, porque desde sempre o meu sonho foi poder treinar com jogadores referência como o Daniel Carriço ou o Rui Patrício que também passaram pela formação do Sporting.
Tens passado incólume às dispensas e às saídas que são anualmente levadas a cabo em Alcochete. Qual é o segredo?
-Não há nenhum segredo, apenas trabalhar todos os dias da semana no máximo para ao fim de semana ter a melhor prestação possível.
Tens contrato profissional? Se sim, quando é que este termina?
-Sim tenho, termina em 2013
Qual é o jogador português da tua geração que mais aprecias ver jogar (de preferência, dentro do Sporting)?
-Tenho vários, mas um deles é o João Mário.
Qual o treinador que mais te marcou no futebol formação até à data?
-Se poder incluir o mister Sá Pinto nessa escolha, é ele quem eu escolho da formação do Sporting, mas tive um treinador no União de Lamas que também foi muito importante para mim, de seu nome Luís Pinto.
Como tem sido trabalhar com o técnico Ricardo Sá Pinto esta temporada?
-Tem sido uma experiência fantástica. É um treinador que sabe como motivar os seus jogadores, é exigente e acima de tudo uma grande pessoa.
O que é que um especialista na posição (a nível de futebol jovem), como tu, pensa das qualidades do avançado leonino Ricky van Wolfswinkel?
-Já mostrou qualidades como finalizador mas também parece ajudar bastante a equipa.
O Sporting tem sido uma das sensações da Next Generation Series, como está a correr esta nova experiência para ti?
-Até ao momento tem corrido bem, jogar com equipas de outros países ajuda-nos a perceber a que nível o nosso futebol está, temos a oportunidade de jogar em grandes palcos como Alvalade, Anfield Road e acima de tudo temos a oportunidade de mostrar a qualidade da formação do Sporting.
O vosso primeiro jogo disputado em Anfield Road foi bastante elogiado pelos amantes de futebol, inclusivé pelos próprios adeptos do Liverpool que ficaram rendidos à magia que espalharam em campo. Qual a sensação de jogar num dos mais emblemáticos estádios mundiais do futebol perante jogadores como Gerrard e Carragher na bancada?
- Jogar num estádio tão emblemático e conseguir vencer com um resultado bastante positivo é uma sensação fantástica, um momento para mais tarde recordar.
Com 3 jogos até agora disputados e 3 vitórias, vocês seguem isolados na liderança do grupo com 9 pontos, o que garante praticamente a qualificação à fase seguinte. Até onde pensas que esta equipa poderá chegar?
-Apesar de não conhecermos bem as equipas dos restantes grupos penso que temos todas as condições para conseguir chegar a final e vencer.
Queres deixar alguma mensagem aos sportinguistas e, em particular, aos leitores do “Sporting Visto por Nós”?
A mensagem que gostaria de passar a todos os sportinguistas é que tentassem assistir a mais jogos das equipas da formação, para que desde os mais jovens até aos mais velhos comecem a sentir a grandeza do clube e para verem que o símbolo que trazem ao peito tem um enorme significado. O apoio de todos é muito importante na fase de formação dos jovens. Falando mais individualmente gostaria de dizer a todos os sportinguistas que durante estes 7 anos represento o Sporting com um grande orgulho e dedicação. É com um enorme prazer que visto a camisola deste grande clube. Aos leitores do “Sporting Visto por Nós” queria mandar um abraço e acho que é muito importante existirem estes sites de apoio ao clube para que todos expressem a sua opinião.
Bom,
Já tinha lido a entrevista, mas não tinha reparado no pormenor do contrato profissional. Confirma-se que Betinho está seguro
Betinho é fanático pelo Sporting, tal como toda a sua família que está presente em muitos jogos.
Bom,
Já tinha lido a entrevista, mas não tinha reparado no pormenor do contrato profissional. Confirma-se que Betinho está seguro
Betinho é fanático pelo Sporting, tal como toda a sua família que está presente em muitos jogos.
Adoro o Betinho e acho que se não aproveitarmos o extraordinário ponta de lança que ali temos, ficará como um dos maiores erros da transcição formação-futebol senior do Sporting.
Dai até dizer que a família é fanática do Sporting, calma láVão aos jogos porque participa o filhos. E é natural que com tantos anos a frequentar as nossas instalações, sintam algum carinho pelo clube.
Mas posso até acrescentar que no dia em o Betinho foi descoberto por um olheiro do SCP, o pai dele estava com um boné com um milhafre...
Grande noticia esta que o Betinho já tem contrato profissional
Menos uma preocupaçao
SL
Grande noticia esta que o Betinho já tem contrato profissional
Menos uma preocupaçao
SL
Já tem contrato há cerca de 1 ano...mais ou menos desde a altura que subiu as juniores.
Se tem contrato, os meios de comuinicação e sócios/adeptos não foram informados.
Possivelmente, fora da direcção, a melhor pessoa para responder a esse tipo de perguntas deve ser o ACF75 (?).