Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Outubro 31, 2014, 05:08

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Redacção Porta 10-A Tópico:

As semelhanças com 1999-2000

Páginas: « anterior 1 2 [3] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: As semelhanças com 1999-2000 (Lida 9587 vezes)

Re: As semelhanças com 1999-2000 , « Resposta #40 em: Novembro 12, 2011, 19:15 »

*
Veterano

Masculino

Em Maio de 2000, houve vários dias de festa rija em Portugal e por todo o mundo. O Sporting acabou um jejum de 18 anos sem ganhar o campeonato, e com uma equipa considerada por muitos como outsider, fez das fraquezas forças, uniu-se com uma onda verde criada pelos adeptos, e conseguiu a conquista do título num memorável jogo em Paranhos, com o estádio a abarrotar de adeptos verde-e-brancos.

Esta semana tive que ir à zona de Salgueiros . Fui de metro . Já tinha passado pela paragem de Salgueiros dezenas e dezenas (talvez centenas de vezes ... ) de ocasiões . É uma das paragens de uma linha ... movimentada . Principalmente , por jovens , visto que as ultimas paragens dessa linha são o Polo Universitário e o Hospital de São João , ou seja , a zona das faculdades .

Paranhos , é no centro do Porto . Porém , não é uma zona que eu frequente . Como já disse , tive que ir lá esta semana . Saio do metro , estou a subir as escadas rolantes e ... não sei . Tive uma sensação estranha . Continuei ... e fui fazer o que tinha a fazer .

Quando estou a regressar ... fiquei a olhar para um género de " descampado " . Olhei mais distante e li " Modern football was here " . Qual é o meu espanto ... que passados 9 anos e pico estava no preciso local onde fomos campeões passados 18 anos !

Não fazia sequer a ideia que a estação do metro de Salgueiros era em frente ao " desaparecido " Vidal Pinheiro !

Não vos consigo descrever por palavras , o sentimento . Estive ali , sem exagero , uns 5 minutos a olhar .... sem fazer nada . Só olhar ! O sentimento de felicidade naquele momento era uma coisa que não consigo explicar ... eu naquele momento estava a ver o golo do André Cruz , os festejos do Inácio , do Schmeichel , do Acosta , estava a ouvir o ultimo apito do árbitro , estava a ouvir a festa dos milhares de Sportinguistas na rua ... foi uma sensação inexplicável ! Estava ali encostado a uma parede , perdido a sonhar , arrepiado ... não consigo explicar por palavras !

Já tinha dito há uns dias noutro tópico que a primeira vez que estive no novo Alvalade ... tive das emoções mais puras de felicidade que já experimentei na minha vida ... esta semana tive outra ... e bem mais perto de casa !

Partilho convosco esta foto para puderem ver o local onde " Já fomos muito felizesGrin

ps : esperemos que este ano , na 29ª jornada possamos ser campeões também a norte ... em casa da corrupção do porto . Aí sim , seria o dia mais feliz da minha vida .

O QUÊ?! Era isso?? Eu estudo na FEP, que como sabes é em Paranhos, e quando fui uma vez do Campo Alegre até à faculdade de autocarro passei por esse campo, e achei engraçada a inscrição "Modern football was here". Achei curioso, ver um campo naquelas condições com aquela frase em grande e que indiciava até já ter sido utilizado a alto nível, mas não associei, até porque pensei que o estádio do Salgueiros ainda estava "inteiro".

Agora já sei.  Positivo!

Dá para entrar no campo? Já não me lembro... Hei-de ir lá fazer uma visitinha um dia destes.
Registado

Querem acabar de vez com a nossa paixão!
Não vamos deixar... porque nunca desistimos de ti!

Re: As semelhanças com 1999-2000 , « Resposta #41 em: Novembro 12, 2011, 22:52 »

Ex-Simao26

*
Veterano

Condecorações:Membro revelação ano 2011

Localidade: Porto
Masculino

34.169 ,

é isso sim senhor  Positivo!

Eu já não passava lá aos anos e como nunca tinha saído em Salgueiros nem sabia que aquilo tinha sido construído em frente ao "desaparecido" Vidal Pinheiro . E sim ... dá pa entrar na boa .

ps: tu com a faculdade de enfermagem à frente nem deves ter tempo pa fazer mais nada ... ahah  Assobiar Maldoso

Vai lá dar um salto vai ... é uma cena do outro mundo  Positivo!
Registado

"All the people that was rooting on me to fail, at the end of the day they have to wake up tomorrow and have the same life that they had before they woke up today," James said. | "Lebron is not as good as Michael Jordan ? C´mon! Lebron is in a class by himself!" O.Robertson said.
Re: As semelhanças com 1999-2000 , « Resposta #42 em: Novembro 17, 2011, 20:03 »

Registado

Localidade: Espinho
Masculino

... para mim foi um dia maravilhoso, um dia que levarei comigo para sempre, um dia incomparável até a há data, um dia em que chorei muito e me lembrei de tudo quando sofri com o meu querido, mas falecido pai...

... o sofrimento de outrora não têm comparação com o de hoje...

...Todos diziam vocês não vão vencer nada, ides morrer na praia, mas o Sporting Clube de Portugal foi campeão nacional e o país parou. Foi lindo!...

...os meus sentimentos são muito fortes e não consigo conter as lágrimas...

Desde o primeiro dia em que começamos o campeonato acredito nesta equipa e digo que a mesma pode fazer coisas muito bonitas, mas um campeão faz-se com derrotas e vitórias, com muitas horas de sofrimento e não podemos esmorecer se por exemplo algo correr mal no galinheiro, não senhor, falta muito e os lampiões tem que vir a nossa casa ficam a faltar 19 jornadas, como tal se nos UNIRMOS e se lutarmos todos no mesmo sentido eu penso o mesmo que tu o final vai ser o mesmo.

Propositadamente retirei do seu contexto as frases deste verdadeiro SPORTINGUISTA, porque não me pareceu de todo necessário fazer uma citação integral das suas palavras.

O amor pelo SPORTING não acaba num qualquer jogo. É algo que não se explica.

Vamos acreditar, vamos fazer como faziamos há uns anos atrás, quando nos consideravam a melhor força adepta do mundo, acreditar e gritar bem alto o nome do nosso amado SPORTING.

VIVA O SPORTING.
Registado
Re: As semelhanças com 1999-2000 , « Resposta #43 em: Novembro 19, 2011, 16:27 »

*
Iniciado

Localidade: Santarém
Masculino

Também desconhecia como estava o estádio, obrigado KingJames Wink
Registado
Re: As semelhanças com 1999-2000 , « Resposta #44 em: Novembro 23, 2011, 18:55 »

*
Juvenil

Localidade: Lisboa
Masculino

Eu não vivi este campeonato a serio, mas agora que penso nisto vejo algumas parecenças, espero que acabe da mesma maneira, e obrigado pelo fantastico post pois encheu-me de vontade de perguntar ao meu pai, como foi tudo isto, se ganharmos a onda verde sera ainda maior, e acredito que faremos o tri, sem o Boavista a roubar...
Registado

WELCOME HOME THIERRY THE KING OF HIGHBURY PARK
Re: As semelhanças com 1999-2000 , « Resposta #45 em: Novembro 24, 2011, 17:43 »

*
Júnior

Localidade: Paris

O que sobra do estádio do salgueiros é apenas uma das bancadas, era a bancada contraria da baliza onde o Sporting marcou os 4 golos do jogo em que nos sagramos campeões.
Registado
Re: As semelhanças com 1999-2000 , « Resposta #46 em: Novembro 24, 2011, 21:54 »

*
Juvenil

Localidade: Lisboa
Masculino

Em 2012 já tenho idade para ir para o Marquês   Positivo!
Registado
Re: As semelhanças com 1999-2000 , « Resposta #47 em: Novembro 25, 2011, 00:07 »

*
Iniciado

Nessa altura tinha apenas 9 anos mas já vivia o Sporting de forma tão intensa que me lembro de quase todos os jogadores que foram campeões nesse ano. Já nessa altura tinha um grande amor por tudo o que envolvia o clube... acho que tudo o que fazia tentava associava ao Sporting, já discutia assuntos de bola com o meu vizinho lampião até que ele deixou de se meter comigo porque já sabia que eu levava aquilo demasiado a sério e não valia a pena picar-me com o assunto "o Sporting não presta".   Rir Muito Alto Lembro-me desse jogo contra o Salgueiros e de ter ido festejar para a rua como se tivesse realizado o meu maior sonho de criança, aquilo era bem mais importante do que qualquer brinquedo que me dessem! Nessa noite fiquei acordado até ás tantas para ver quando é que a equipa chegava a Alvalade para ver a festa (no fundo eu também queria lá estar) mas como tinha escola no outro dia vi apenas as imagens que os meus pais fizeram questão de gravar para eu ver, pois acabei por adormecer a sonhar com o meu SPORTING  Vitória

Espero que a história se repita este ano pois quero sentir toda aquela alma leonina no ar!  Positivo!
SL
« Última modificação: Novembro 25, 2011, 00:11 por Knapp » Registado
Re: As semelhanças com 1999-2000 , « Resposta #48 em: Novembro 25, 2011, 11:52 »

ex-jcf

*
Juvenil

Masculino

Em Maio de 2000, houve vários dias de festa rija em Portugal e por todo o mundo. O Sporting acabou um jejum de 18 anos sem ganhar o campeonato, e com uma equipa considerada por muitos como outsider, fez das fraquezas forças, uniu-se com uma onda verde criada pelos adeptos, e conseguiu a conquista do título num memorável jogo em Paranhos, com o estádio a abarrotar de adeptos verde-e-brancos.

Vem esta história a que propósito?

Cada dia, noto cada vez mais semelhanças da presente época com essa época. E passo a explicá-las.

1999-2000
  • Nesse início da época, onde houve também uma revolução do plantel e uma data de contratações, tínhamos um treinador estrangeiro chamado Giusepe Materazzi. A época começou mal, muito mal, com uma derrota humilhante em casa com o Viking e o despedimento do treinador italiano. A equipa jogava mau futebol, e a pressão das bancadas resultou no despedimento de G.M e na contratação de Augusto Inácio, ex-jogador do Sporting e do futebol clube do porto.
  • A equipa melhorou, mas de súbito uma das figuras, o trinco Delfim, dono de um pontapé canhão invejável, lesiona-se gravemente nas costas. O seu substituto era um jovem português, de seu nome Luis Vidigal, por quem ninguém dava muito apesar do seu reconhecido Sportinguismo, e logo se levantaram as vozes da desgraça dizendo que sem Delfim,tudo estaria perdido.
  • A equipa-tipo desse ano (depois de Janeiro) era Schmeichel, César Prates, André Cruz, Beto, Rui Jorge, Vidigal, Duscher, Pedro Barbosa (com Tonito a entrar aos 60 minutos sempre), De Franchesci, Ayew (Mbo Mpenza) e Beto Acosta.
  • Espanhóis, argentinos, brasileiros, dinamarqueses, portugueses, belgas, ganeses. Uma enormidade de nações representadas, e que no fim nos permitiram fazer a festa.

2011-2012
  • Este ano o treinador chama-se Domingos Paciência, foi jogador do Porto, e esteve prestes a ser jogador do Sporting quando saiu do Tenerife. O inicio também foi muito mau, com uma derrota humilhante frente ao Valência e más exibições até ao jogo de Paços de Ferreira. Domingos, felizmente, permaneceu no cargo.
  • A equipa começou a jogar bem mas, de súbito, uma das figuras, o trinco Rinaudo, dono de uma capacidade de recuperação e uma agressividade notável, lesiona-se gravemente no pé. O seu substituto era um jovem português, de seu nome André Santos, por quem ninguem dava muito apesar do seu reconhecido Sportinguismo, e logo se levantaram as vozes da desgraça dizendo que sem Rinaudo,tudo estaria perdido.
  • A equipa-tipo deste ano (antes de Janeiro e depois da lesão de Fito) é Rui Patrício, João Pereira, Onyewu, Carriço, Insua, André Santos, Schaars, Elias, Andrés Carrillo, Capel e Ricky Von Wolfswinkel.
  • Um 4-3-3 com um trinco, 2 interiores, 2 extremos bem abertos, flectindo um mais para o meio (Carrillo) e ficando outro mais colado à ala (Capel), e um avançado simultaneamente lutador e finalizador.
  • Espanha, Argentina, Perú, Brasil, Portugal, Holanda, Chile, Bulgária e Colômbia. Uma enormidade de nações representadas.

Vamos agora a mais umas semelhanças, só para aguçar o apetite.

- Schaars-Schmeichel- 2 dos jogadores com maior currículo a aterrar em Portugal. Quão comum é aparecer um jogador em Portugal cujo nome começe por Sch?
- Quantas vezes já ouviram, no estádio ou entre amigos, que antes de chegar Insua, não tinhamos um bom lateral esquerdo desde...Rui Jorge?
- Onyewu e André Cruz vieram do futebol italiano para o Sporting. Beto e Carriço foram formados em Alvalade.
- Olhem para o estilo de jogo e mesmo para o físico de Capel, e digam-me se não faz lembrar De Franceschi.
- Olhem para o falso lento Carrillo, a sua técnica, e digam-me se não vos faz lembrar o nosso antigo nr 8 e capitão?

Eu acredito que isto só quer dizer uma coisa. O fim da época 2011/12 vai ser igual ao fim da época 1999/00!
FORÇA SPORTING!

© McCandless 2011

Bom trabalho... Eu também acredito!!!
Registado
Re: As semelhanças com 1999-2000 , « Resposta #49 em: Novembro 26, 2011, 15:08 »

*
Iniciado

Masculino

Muito bom post. Lembro-me muito bem desse ano e como ninguém acreditava que o Sporting pudesse acabar como CAMPEÃO NACIONAL. Espero que, no final do campeonato, se possa acrescentar mais um tópico das semelhanças ao post de abertura Wink
Registado
Re: As semelhanças com 1999-2000 , « Resposta #50 em: Novembro 26, 2011, 22:15 »

Hollow

Semelhanças?

Até se cair na real.  Roll Eyes

O Sporting de 99/2000, menos forte individualmente, dava goleada em eficácia e QUERER a esta equipa.

Sim, posso estar fod*do e aziado esta noite, mas estou ainda mais farto de ilusões despropositadas.

Registado
Re: As semelhanças com 1999-2000 , « Resposta #51 em: Novembro 26, 2011, 23:34 »

*
Júnior

Semelhanças?

Até se cair na real.  Roll Eyes

O Sporting de 99/2000, menos forte individualmente, dava goleada em eficácia e QUERER a esta equipa.

Sim, posso estar fod*do e aziado esta noite, mas estou ainda mais farto de ilusões despropositadas.

Peço desculpa mas não posso concordar e acho que estas a falar a quente, o Sporting de 1999/2000 nem era nenhuma equipa por ali além (não estou a dizer que esta seja), tivemos sim a sorte de ter um conjunto de jogares muito bem preparados em especial fisicamente por Inácio, e que fizeram a época da vida deles.

No entanto se o problema é a derrota de hoje, esse Sporting de 1999/2000, perdeu em casa contra os m*rd*s de vermelho, perdeu nas antas contra os m*rd*s azuis por 3-0 e foi eliminado pelos vikings na 1º eliminatória da então taça UEFA, actual liga Europa.
Registado
Re: As semelhanças com 1999-2000 , « Resposta #52 em: Novembro 26, 2011, 23:39 »

Hollow

Peço desculpa mas não posso concordar e acho que estas a falar a quente, o Sporting de 1999/2000 nem era nenhuma equipa por ali além

E eu disse o contrário? Até tive o cuidado de dizer que era menos forte individualmente que esta.

Mas repito: dava goleada em eficácia e QUERER a esta actual equipa.

Até pode ter tido esses precalços todos... Mas lá está, como tinha mais QUERER e eficácia (e já agora, também não tinha uma diferença tão grande para cobrir em relação a dois rivais que estavam piores que os actuais) conseguiram ser campeões.

Se a actual equipa não for refoçada nem mudar de atitude em relação a este tipo de jogos (foi apenas o primeiro de uma época...) ainda mais as comparações e ilusões que este tópico ajuda a criar... cairão com (maior) estrondo.
Registado
Re: As semelhanças com 1999-2000 , « Resposta #53 em: Novembro 26, 2011, 23:50 »

*
Júnior

Peço desculpa mas não posso concordar e acho que estas a falar a quente, o Sporting de 1999/2000 nem era nenhuma equipa por ali além

E eu disse o contrário? Até tive o cuidado de dizer que era menos forte individualmente que esta.

Mas repito: dava goleada em eficácia e QUERER a esta actual equipa.

Até pode ter tido esses precalços todos... Mas lá está, como tinha mais QUERER e eficácia (e já agora, também não tinha uma diferença tão grande para cobrir em relação a dois rivais que estavam piores que os actuais) conseguiram ser campeões.

Se a actual equipa não for refoçada nem mudar de atitude em relação a este tipo de jogos (foi apenas o primeiro de uma época...) ainda mais as comparações e ilusões que este tópico ajuda a criar... cairão com (maior) estrondo.

Esta equipa tem tido QUERER, e também tem o direito de ter os seus percalços.

Quanto à comparação em si, o futebol é muito diferente do que era na altura, o benfica praticamente não existia, o boavista que fazia o papel de braga na altura teve uma má época, e a luta foi a dois entre Sporting e porto.
Registado
Re: As semelhanças com 1999-2000 , « Resposta #54 em: Novembro 26, 2011, 23:58 »

Hollow

Quanto à comparação em si, o futebol é muito diferente do que era na altura, o benfica praticamente não existia, o boavista que fazia o papel de braga na altura teve uma má época, e a luta foi a dois entre Sporting e porto.

E o que é que eu disse?

QUERER também envolve ambição. E eu não vi isso hoje, a começar no treinador... Vamos ver se há essa ambição em Janeiro, tal como houve em 2000...
Registado
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 2 [3] Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Redacção Porta 10-A Tópico:

As semelhanças com 1999-2000

« tópico anterior seguinte »
Ir para: