Assembleia Geral - 14 de Outubro de 2011, 20:00h

****** Outubro 13, 2011, 12:07 pm

Afinal nao vou poder marcar presença, infelizmente.
Compromissos familiares que nao posso adiar :inde: :inde:

As melhoras @Miudo  :great:

SL
***** Outubro 13, 2011, 12:40 pm
Sem compreender a amálgama técnica que o documento representa, em termos leigos mas lógicos, parece-me sobretudo que:

- O Sporting continua sem encontrar fontes alternativas de investimento

- As tradicionais (nomeadamente a quotização e as rendas de Academia e Estádio) em vez de serem potenciadas, estão a diminuir, pelos factores conhecidos

- Não percebo o que é sustentado relativamente à renda do estádio

- Fica uma vez mais evidente que uma melhor gestão efectuada na SAD, onde o Sporting tem desbaratado grande parte da sua capacidade de investimento, seria suficiente para o clube financiar com maior segurança toda a restante actividade

- Uma vez mais o CFeD comprova que as regras de apresentação contabilística foram respeitadas (o que o auditor já garante), assume que analisou a situação e recebeu toda a informação necessária por parte do CD, mas não informa os associados sobre o tema, não comenta os resultados, não apresenta soluções nem alerta os sócios para as necessidades futuras... e é um órgão eleito e portanto com responsabilidades acrescidas.
* Outubro 13, 2011, 13:40 pm
O assustador de todo o Relatório e Contas é ler as Reservas e Ênfases do Auditor.

Aquilo sim mete medo!
· · · ·
**** Outubro 13, 2011, 13:44 pm
Sem compreender a amálgama técnica que o documento representa, em termos leigos mas lógicos, parece-me sobretudo que:

- As tradicionais (nomeadamente a quotização e as rendas de Academia e Estádio) em vez de serem potenciadas, estão a diminuir, pelos factores conhecidos

- Fica uma vez mais evidente que uma melhor gestão efectuada na SAD, onde o Sporting tem desbaratado grande parte da sua capacidade de investimento, seria suficiente para o clube financiar com maior segurança toda a restante actividade

- Uma vez mais o CFeD comprova que as regras de apresentação contabilística foram respeitadas (o que o auditor já garante), assume que analisou a situação e recebeu toda a informação necessária por parte do CD, mas não informa os associados sobre o tema, não comenta os resultados, não apresenta soluções nem alerta os sócios para as necessidades futuras... e é um órgão eleito e portanto com responsabilidades acrescidas.

Atenção Rui; pelo facto de elas não serem respeitadas/aplicadas, é que o auditor emite a qualificação sobre as participações. Basicamente se elas fossem aplicadas correctamente, o capital próprio seria negativo em largos milhares de euros
Este forista recusa aplicar nos seus posts o novo Acordo Ortográfico
***** Outubro 13, 2011, 14:43 pm

Atenção Rui; pelo facto de elas não serem respeitadas/aplicadas, é que o auditor emite a qualificação sobre as participações. Basicamente se elas fossem aplicadas correctamente, o capital próprio seria negativo em largos milhares de euros

Então assumo o erro, eu li cruzado e pareceu-me que, como aliás é o normal, o auditor basicamente se limitava a aceitar os dados como correctos e o enquadramento legal respeitado, embora, como o MRG já referiu, deixe recomendações bem graves acerda de uma série de matérias.  :great:
* Outubro 13, 2011, 14:47 pm
O assustador de todo o Relatório e Contas é ler as Reservas e Ênfases do Auditor.

Aquilo sim mete medo!

Se forem semelhantes às do ano anterior podes querer que mete medo (nas do ano passado chegaram a insinuar "falta de transparência" (eufemismo para outra coisa, portanto) na relação e contas do Sporting com a SPM entre outras que tais, mas com a SPM andavam na ordem dos valentes milhões de euros!). ???
***** Outubro 13, 2011, 14:59 pm

Aquilo sim mete medo!

Se forem semelhantes às do ano anterior podes querer que mete medo (nas do ano passado chegaram a insinuar "falta de transparência" (eufemismo para outra coisa, portanto) na relação e contas do Sporting com a SPM entre outras que tais, mas com a SPM andavam na ordem dos valentes milhões de euros!). ???

Dei uma olhadela e são "apenas" umas diferenças relativamente menores, embora, ainda por cima depois do anuncio do actual presidente, todo o cêntimo ser um cêntimo.

Ainda assim parece-me que o mais relevante é a menção à não elaboração do consolidado  ::)
**** Outubro 13, 2011, 15:08 pm

Aquilo sim mete medo!

Dei uma olhadela e são "apenas" umas diferenças relativamente menores, embora, ainda por cima depois do anuncio do actual presidente, todo o cêntimo ser um cêntimo.

Ainda assim parece-me que o mais relevante é a menção à não elaboração do consolidado  ::)

Acabei de regularizar as quotas que estavam em atraso desde 26 de Março de 2011. Mas para se defender os interesses do SCP é preciso estar presente nas Assembleias e, por isso, regularizei a minha situação.

Pegando nos vossos comentários, digo-vos que é a primeira que leio nestes relatórios. TODOS os foristas deviam ler a partir da página 44 do PDF ("Reservas". Até o mais leigo consegue perceber um pouco do que se passa...

Tenho uma reunião por volta das 19h, mas espero chegar a tempo à Assembleia.
Resolve tudo à cabeçada é o TONEL
http://antonioleonel.blogspot.com
****** Outubro 13, 2011, 15:36 pm

Afinal parece que vou conseguir marcar presença, mesmo nao sabendo a que horas.....

SL
***** Outubro 13, 2011, 15:37 pm
Também lá estarei
ex-dmalmeida
David Almeida - LE S: A27 F: 22 N: 39 Sócio Nº 14864
Σπόρτινγκ - Assim se escreve Sporting em grego. Спортинг - em Russo. Em japonês é スポルティング・リスボン.
**** Outubro 13, 2011, 15:38 pm
O que fazem as sociedades "Imobiliárias" que existem no SCP à décadas? Quem trabalha lá? Alguém me explica?
****** Outubro 13, 2011, 15:43 pm
O que fazem as sociedades "Imobiliárias" que existem no SCP à décadas? Quem trabalha lá? Alguém me explica?

Movimentos contabilisticos!  :whistle:
Eu sou responsável pelo que escrevo, não pelo que os outros entendem!

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
***** Outubro 13, 2011, 15:50 pm
Lá estarei!

As melhoras, Miúdo!
**** Outubro 13, 2011, 16:01 pm
Também me parece psilva. Não há grandes justificações para além dessa.
**** Outubro 13, 2011, 16:42 pm

Movimentos contabilisticos!  :whistle:

As VerdiBlanc (I a VI)?

É fácil, cargas fiscais urbanas...
Legal? Sim...

Mas são veículos para fazer transacções que divulgadas careceriam de diversas interpretações "adicionais"
* Outubro 14, 2011, 16:47 pm
As reservas dos auditores, mais uma vez, revelam incongruências que me parecem relevantes. Creio não serem tão graves como as do ano passado (já não me lembro ao certo e já não sei onde encontrar esse relatório), mas causa-me alguma preocupação.

Reservas
7

O Clube valorizou a sua participação directa de 25,28% na Sporting Clube de Portugal - Futebol, S.A.D. através da aplicação do método de equivalência patrimonial. As restantes participações financeiras, incluindo a participação indirecta de 64% detida na Sporting Clube de Portugal - Futebol, S.A.D. pela Sporting, S.G.P.S., S.A., têm vindo a permanecer ao respectivo custo histórico de aquisição. Caso o Clube procedesse à valorização de todas as participações financeiras tendo por base o método de equivalência patrimonial, o resultado líquido negativo e o passivo seriam acrescidos em 37.011 milhares de euros (Junho de 2010: 21.937 milhares de euros) e 169.367 milhares de euros (30 de Junho de 2010: 124.038 milhares de euros), respectivamente, e as reservas, resultados transitados e participações financeiras seriam diminuídos em 7.389 milhares de euros (junho de 2009: 111.496 milhares de euros) e 7.291 milhares euros (Junho de 2009: 7.822 milhares de euros).

8
De acordo com o contrato e respectiva escritura, datados de 15 de Abril de 2005, o Clube cedeu à sociedade do Grupo SPM - Sporting Património e Marketing, S.A., o direito de superfície sobre o Complexto Multidesportivo do Clube. Este complexo inclui o estádio de futebol, edifício multidesportivo, Health Club, edifício de apoio administrativo, secretaria, clínica médica e FEC - Centro de entretenimento familiar (Alvaláxia). O valor definido de pagamento pelo referido direito de superfície, com duração de 25 anos, ascendeu a 163.894 milhares de euros. De acordo com a política contabilística adoptada, o Clube tem vindo a reconhecer os respectivos rendimentos diferidos, tendo reconhecido de forma acelerada estes rendimentos até 30 de Junho de 2010. Após esta data o reconhecimento de rendimentos encontra-se a ser efectuado de forma linear até ao final do período contratual. Atendendo à substância da transacção, não identificámos substância económica que suporte o reconhecimento dos rendimentos diferidos de acodo com o critério adoptado até 30 de Junho de 2010. Nesta base entendemos que deveria ter sido aplicado, para todo o período do contrato de 25 anos, o método linear no reconhecimento dos rendimentos, pelo que o passivo encontra-se subavaliado em 20.751 milhares de euros (Junho de 2010: 21.965 milhares de euros), o resultado líquido sobreavaliado 1.214 encontra-se em milhares de euros (Junho de 2010: subavaliado em 3.176 milhares de euros) e os resultados transitados sobreavaliados em 19.537 milhares de euros (Junho de 2010: 18.789 milhares de euros).

Na opinião deles, o relatório encontra-se de acordo com os princípios contabilísticos geralmente aceites em Portugal, exceptuando os dois pontos referidos.

Os números referidos assustam-me.

Não sei a razão pela qual são adoptados os métodos utilizados pela Direcção e não os que os auditores recomendam. Alguém tem conhecimentos que possam justificar isto?
**** Outubro 14, 2011, 17:16 pm
@rattão

Não são implementadas as recomendações dos auditores, que estão de acordo com as Normas Internacionais, (razão pela qual a reserva existe) porque a Direcção pura e simplesmente não quer. As razões devem ser com certeza apresentadas ao auditor, mas é fácil de ver que simplesmente é para não apresentar situação líquida pior do que a apresentada.

Se porventura eu tivesse isto como activo, e olhando para a situação líquida e esta reserva, mandava já ao charco, ZERO
* Outubro 14, 2011, 17:37 pm
@rattão

Não são implementadas as recomendações dos auditores, que estão de acordo com as Normas Internacionais, (razão pela qual a reserva existe) porque a Direcção pura e simplesmente não quer. As razões devem ser com certeza apresentadas ao auditor, mas é fácil de ver que simplesmente é para não apresentar situação líquida pior do que a apresentada.

Se porventura eu tivesse isto como activo, e olhando para a situação líquida e esta reserva, mandava já ao charco, ZERO

Pois. Se eu pudesse estar presente na AG (que é ridícula ser a um dia da semana às 20h, os sócios fora de Lisboa não interessam - mais uma bandeira eleitoral incumprida) no minímo requeria o esclarecimento destes pontos. E, previsivelmente, a justificação seria um monte de nada e votaria contra a aprovação deste R&C.
* Outubro 14, 2011, 17:44 pm
Já agora, este é o tópico menos concorrido do fórum inteiro porquê?
**** Outubro 14, 2011, 17:50 pm
Já agora, este é o tópico menos concorrido do fórum inteiro porquê?

Maré de vitórias  :inde: