Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Dezembro 19, 2014, 01:33

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Orgulho Leonino (Moderadores: wild_oscar, Stunner, sotnas) Tópico:

João Mendonça Azevedo - GR

Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: João Mendonça Azevedo - GR (Lida 2545 vezes)

João Mendonça Azevedo - GR , « em: Setembro 26, 2011, 11:59 »

*
Júnior

Masculino

No SCP de 1935/36 até 1952/53.

424 Jogos pelo SCP!

7 Campeonatos Nacionais, 4 Taças de Portugal, 2 Campeonatos de Portugal, 8 Campeonatos de Lisboa!

Internacional por Portugal em 19 ocasiões!

Esta lenda do SCP e das balizas portuguesas representou o Clube durante 18 ( Chocado ) temporadas. Conhecido pela raça e dedicação, teve o momento mais alto e inesquecível quando numa final do Campeonato de Lisboa, frente ao carnide, defendeu durante 45 minutos a nossa baliza, de braço ao peito  Chocado devido a uma fractura da clavícula... ganhamos a Final!
Ficou também famosa a final da Taça de 1948 frente aos pasteis azuis, em que fracturou um pé, jogando ao "pé coxinho", quase toda a partida, tendo sido ainda assim o herói dessa tarde, em mais uma victoria do SCP!

De notar que nessas épocas as substituições não eram permitidas!

Até ao aparecimento de DAMAS, AZEVEDO era a lenda das balizas Leoninas!

Um enorme LEÃO e ORGULHO LEONINO! Bem que merecia uma homenagem do nível e entrega que sempre demonstrou. Merecia outra gratidão dos nossos dirigentes.

Um HEROI das nossas balizas!

Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas

« Última modificação: Janeiro 29, 2012, 17:42 por CrashVegas » Registado

Re: João Mendonça Azevedo - GR , « Resposta #1 em: Setembro 26, 2011, 15:59 »

Sócio SCP há 40's e tantos.

*
Sénior

Localidade: Alg Alentejo
Masculino

Diz quem o viu que ia buscar bolas impossíveis aos ângulos e tinha uns reflexos espantosos.

Considerado naquele altura o MELHOR DE SEMPRE À baliza.
Nos tempos actuais, meu Deus!
Registado

QUERO    UM   SPORTING
CREDÍVEL  -  LIMPO  -  AMBICIOSO
Re: João Mendonça Azevedo - GR , « Resposta #2 em: Novembro 17, 2011, 20:53 »

*

Condecorações:Treinador de Bancada 2013Treinador de Bancada 2012Treinador de Bancada 2011

Masculino

Para mim o ícone do Sportinguismo. Diziam-me os mais velhos (como é óbvio nunca o vi jogar) que, no futebol português e no que diz respeito a GR, existiu um antes-de-Azevedo e um após-Azevedo.

O primeiro grande GR português. Provavelmente um dos melhores até hoje. Quando se baptizou a baliza sul de "Damas", lembrei-me de Azevedo. Para mim é uma lenda e como tal acho que não é tratado pelo Clube como deveria ser. Muito menos pelos seus adeptos.

Como disse há dias noutro tópico, qualquer melhor onze do Sporting em que ele não dê luta renhida...
Registado

“A lot of football success is in the mind. You must believe you are the best and then make sure that you are.” - Bill Shankly
Re: João Mendonça Azevedo - GR , « Resposta #3 em: Novembro 24, 2011, 20:11 »

Goncalojbcorreia

Tenho pena de nunca o ter visto jogar. Todos os relatos que li e ouvi indicam que era simplesmente brilhante, um génio naquelas balizas!
Registado
Re: João Mendonça Azevedo - GR , « Resposta #4 em: Janeiro 19, 2012, 10:39 »

*
Júnior

Masculino

Para mim o ícone do Sportinguismo. Diziam-me os mais velhos (como é óbvio nunca o vi jogar) que, no futebol português e no que diz respeito a GR, existiu um antes-de-Azevedo e um após-Azevedo.

O primeiro grande GR português. Provavelmente um dos melhores até hoje. Quando se baptizou a baliza sul de "Damas", lembrei-me de Azevedo. Para mim é uma lenda e como tal acho que não é tratado pelo Clube como deveria ser. Muito menos pelos seus adeptos.

Como disse há dias noutro tópico, qualquer melhor onze do Sporting em que ele não dê luta renhida...

Seta

Coberto de razão. 
Registado
Re: João Mendonça Azevedo - GR , « Resposta #5 em: Janeiro 20, 2012, 09:23 »

ex-Conde d'Asseca

*
Júnior

Localidade: Algarve
Masculino

Alguns,dos jogadores  que lá temos agora,deviam ler este tópico...

Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas para este Grande Guarda Redes!!
Registado

Abaixo a corrupção,tanto no desporto como na politica!!!
Re: João Mendonça Azevedo - GR , « Resposta #6 em: Janeiro 29, 2012, 00:46 »

*

Localidade: POR TEMPO INDEFINIDO AFASTADO DO FÓRUM! REGRESSAREI - talvez - QUANDO FORMOS CAMPEÕES NACIONAIS!
Masculino

Se o Damas, o Maior, não é do meu tempo, então o Azevedo ainda mais longe é.

Mas a história está, e muito bem, escrita: o jogador do Sporting que mais títulos venceu com a nossa camisola!!!

De facto, o Sporting sempre teve na baliza grandes homens dessa posição, salientando eu três: Azevedo, Carvalho e Damas, todos Leões genuínos.

Pensando na necessidade de erguer uma estátua, sinto-me muito feliz por perceber que temos muitos jogadores merecedores de tão elogiosa distinção. Pode ser que um dia o Sporting Clube de Portugal venha a ter uma espécie de Corredor da Fama Sportinguista, um pátio com estátuas dos Homens que tornaram este clube na mais galardoada instituição desportiva da nação que é oficialmente conhecida como República Portuguesa.

Olhando para a sua fotografia, vislumbra-se ali um rosto de Leão.
« Última modificação: Janeiro 29, 2012, 00:51 por Chev Chelios » Registado

http://sociedadesporting.blogspot.pt/201...a-ti-meu-querido-papa-fernando-1956.html

Um fragmento da que pode ter sido a primeira conversa séria que tive com o meu amado Papá Fernando; tinha eu uns 11 anos, julgo.
- Papá, eu sou o herdeiro, estou a fazer isto tudo [a auxiliar uns camionistas da empresa na montagem de uma enorme máquina] porquê? – perguntei eu.
- Filhote, és o herdeiro, és, mas do trabalho. Vá, mexe-te.
Só passados alguns anos compreendi, não apenas o significado do termo “trabalho”, mas o tom e a responsabilidade.
Re: João Mendonça Azevedo - GR , « Resposta #7 em: Janeiro 29, 2012, 00:54 »

*
Júnior

Masculino

Mas a história está, e muito bem, escrita: o jogador do Sporting que mais títulos venceu com a nossa camisola!!!

De facto, o Sporting sempre teve na baliza grandes homens dessa posição, salientando eu três: Azevedo, Carvalho e Damas, todos Leões genuínos.

Pensando na necessidade de erguer uma estátua, sinto-me muito feliz por perceber que temos muitos jogadores merecedores de tão elogiosa distinção. Pode ser que um dia o Sporting Clube de Portugal venha a ter uma espécie de Corredor da Fama Sportinguista, um pátio com estátuas dos Homens que tornaram este clube na mais galardoada instituição desportiva da nação que é oficialmente conhecida como República Portuguesa.

Ideia muito interessante  Positivo! Eu preferia ver a zona envolvente ao estádio "coberta"  por estátuas, bustos e afins. No entanto a tua ideia é também ela muito boa  Positivo!
Registado
Re: João Mendonça Azevedo - GR , « Resposta #8 em: Janeiro 29, 2012, 00:57 »

*

Localidade: POR TEMPO INDEFINIDO AFASTADO DO FÓRUM! REGRESSAREI - talvez - QUANDO FORMOS CAMPEÕES NACIONAIS!
Masculino

Ideia muito interessante  Positivo! Eu preferia ver a zona envolvente ao estádio "coberta"  por estátuas, bustos e afins. No entanto a tua ideia é também ela muito boa  Positivo!

Eu tenho receio desse afastamento porque outros de outras cores quererão vandalizar os monumentos, apenas isso. Se não existisse perigo, então adoraria ver as estátuas espalhadas ao longo da zona circundante do Estádio de Alvalade.

A estátua do "Kingue", por exemplo, está numa zona muito visível, a escassos metros da zona comercial do penico, o que a protege de gente que, sendo a estátua de quem é, teria boas intenções em a tornar menos feia. Cool
Registado

http://sociedadesporting.blogspot.pt/201...a-ti-meu-querido-papa-fernando-1956.html

Um fragmento da que pode ter sido a primeira conversa séria que tive com o meu amado Papá Fernando; tinha eu uns 11 anos, julgo.
- Papá, eu sou o herdeiro, estou a fazer isto tudo [a auxiliar uns camionistas da empresa na montagem de uma enorme máquina] porquê? – perguntei eu.
- Filhote, és o herdeiro, és, mas do trabalho. Vá, mexe-te.
Só passados alguns anos compreendi, não apenas o significado do termo “trabalho”, mas o tom e a responsabilidade.
Re: João Mendonça Azevedo - GR , « Resposta #9 em: Janeiro 29, 2012, 15:27 »

Sócio SCP há 40's e tantos.

*
Sénior

Localidade: Alg Alentejo
Masculino

Ò @CrashVegas, não serão 18 épocas?
Registado

QUERO    UM   SPORTING
CREDÍVEL  -  LIMPO  -  AMBICIOSO
Re: João Mendonça Azevedo - GR , « Resposta #10 em: Janeiro 29, 2012, 16:07 »

ex-ruitrind

*
Veterano

Localidade: Senhora da Hora
Masculino

O meu falecido pai dizia que era enorme guarda redes, mas que nunca tinha visto ninguém como Vitor Damas, mas não posso falar sobre isso não vivi nesse tempo no entanto se as pessoas dizem que é um orgulho ter sido do Sporting Clube de Portugal então também o é para mim.

Registado

Re: João Mendonça Azevedo - GR , « Resposta #11 em: Janeiro 29, 2012, 17:41 »

*
Júnior

Masculino

Ò @CrashVegas, não serão 18 épocas?

Ups  Embarrassed

@ruitrind não é preciso serem as pessoas a dizer... basta olhar para os números  Positivo!
Registado
Re: João Mendonça Azevedo - GR , « Resposta #12 em: Fevereiro 01, 2012, 09:19 »

*
Sénior

Localidade: Sintra
Masculino

De facto, o Sporting sempre teve na baliza grandes homens dessa posição, salientando eu três: Azevedo, Carvalho e Damas, todos Leões genuínos.Pensando na necessidade de erguer uma estátua, sinto-me muito feliz por perceber que temos muitos jogadores merecedores de tão elogiosa distinção. Pode ser que um dia o Sporting Clube de Portugal venha a ter uma espécie de Corredor da Fama Sportinguista, um pátio com estátuas dos Homens que tornaram este clube na mais galardoada instituição desportiva da nação que é oficialmente conhecida como República Portuguesa.

Acrescento Carlos Gomes. O nosso GK dos anos 50 que só não foi maior devido ao seu feitio e vida extra-futebol. Diz quem viu que este sim, foi o maior de sempre.

Uma coisa é certa, tivemos os melhores entre os postes nos anos 40, 50, 60, 70 e 80!
Registado

Sporting Sempre! 14.244
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Orgulho Leonino (Moderadores: wild_oscar, Stunner, sotnas) Tópico:

João Mendonça Azevedo - GR

« tópico anterior seguinte »
Ir para: