Fórum SCP

O Sporting e o seu ranking na UEFA

Felis Leo e 4 Visitantes estão a ver este tópico.

http://kassiesa.home.xs4all.nl/bert/uefa/index.html
Gostaria de vos introduzir aqui como base estatística para acompanhamento da carreira do Sporting na UEFA, este site que acompanha a evolução dos rakings dos clubes e países e todas as regras determinadas para essa classificação.
De resto, e' fundamental este acompanhamento por parte dos clubes e ele traduz-se num verdadeiro campeonato de longa duração que engloba sempre o registo de desempenho  dos últimos 5 anos.
Não e' novidade para ninguém, a existência de tal raking mas já não e' do conhecimento de todos a forma como ele se processa e a importância vital que ele traz para as expectativas desportivas do nosso clube.
As regras obedecem a vários promenores e particularidades e estarei disponível a esclarecer algumas duvidas que por aqui surjam.
E' fundamental, sobretudo, entendermos a importância que cada ponto conquistado na Europa por nos e por outros clubes tem na classificação que nos permite obter mais vagas nas 2 competições, colocação e posicionamento nas varias pools de sorteio.

Numa breve introdução em relação a nossa situação actual, encontramos-nos em 24 na clasificacao europeia com perspectivas de podermos ganhar pelo menos 4 lugares o que se revela vital para o nosso sucesso no próximo ano quanto ao posicionamento para uma possível entrada na Liga dos Campeões.
Alem do mais temos que inevitavelmente fazer uma boa campanha europeia este ano sob pena de podermos cair muito na mesma clasificacao.
Os nossos rivais tem feito bem o seu trabalho de casa o que os coloca num lugar privilegiado, cabe-nos a nos também o fazer e para isso e' fundamental obter o maior número de pontos possíveis na fase de grupos da Liga Europa.
Esta e' a fase onde se pode arrecadar o maior número de pontos da época e este entendimento deve ser transverssal a equipa técnica por via da direcção do clube, pois estas prestações podem determinar desportiva e financeiramente o futuro próximo do Sporting!
Tópico Interessante  :beer:
Esse site é muito bom no que diz respeito as competições europeias, engloba tudo desde ranking,
quem tem vagas no apuramento, cabeças de serie, etc.

Como acredito que o Sporting não fica abaixo do 3º Lugar, com o respectivo acesso à champions, torna-se ainda mais importante a boa prova!
o Sporting tem a obrigação de chegar sempre à Europa de Março mesmo num ano mau. Se assim fizermos a probabilidade de chegados à Liga dos Campeões estarmos no segundo pote é grande.
Fazendo uma analise mais rigorosa sobre o planeamento de médio prazo e quais as possibilidades do Sporting concluimos que Portugal tem neste momento uma posição consolidada no sexto lugar, muito pouco ameaçada e mesmo com pretensões a ser melhorada.
De acordo co as regras em vigor, Portugal mantém 2 equipas directamente apuradas na CL ate' pelo menos 2016( próximos 5 anos) e o terceiro classificado para duas eliminatórias antes da fase de grupos que pode ser apenas uma, caso Portugal ascenda ao 5.Lugar.
Para isso há que contar com o contributo regular das pontuações das 4 melhores equipas portuguesas e acreditar que possamos vir a ter algum outro clube a contribuir ocasionalmente.
Ao Sporting cabe obter pelo menos o 3.Lugar no campeonato para aspirar as eliminatórias da CL. Ainda que com o segundo lugar já fique garantido na fase de grupos, o terceiro pode dar uma entrada acessível se obtermos um raking individual que nos permite estar sempre no grupo de cabeças-de-serie das eliminatórias.
Portanto, e' aqui que incide a importância vital das classificações obtidas neste raking.
Atendendo ao facto de precisarmos de conseguir a entrada na próxima LC, teremos que nos bater pelo menos pelo 3.Lugar em Portugal e, ainda que não seja fácil precisar qual a classificação segura no raking neste momento, um lugar que nos permita encarar as eliminatórias sem grandes inseguranças e que se cifrara' numa posição no top-20 este ano.
Isso e' antigivel tendo em conta o facto de termos alguns clubes fora da competição este ano que se encontram logo a nossa frente no raking. Teremos que ter no entanto em consideração os desempenhos dos nossos directos adversários para este ano: Zenit, Schalke 04, PSV, Tottenham, Dínamo Kiev e... Braga! Das carreiras destes clubes dependem a nossa classificação final, enquanto todos os outros deverão estar fora do nosso alcance.
Por tudo isto, e' vital uma vitoria já na próxima quinta frente a Lazio e acompanhamento directo dos nossos adversários, ainda que o Braga contribua indirectamente também para o  nosso sucesso, por isso prefiro ver o Braga ganhar!
Relembrar ainda que 8 pontos referentes a 4 vitorias colocam-nos imediatamente e definitivamente a frente de 4clubes que se encontram fora das competições, todos eles potenciais candidatos a uma eliminatória na CL. São eles Bremen, Hamburgo, Sevilla e Roma!
Ora 4 vitorias só nesta primeira fase são perfeitamente atingiveis... Começando já amanha em Alvalade!
O Braga não terá tão cedo outro ano de sonho, dificilmente seremos apanhados por eles!
Só se voltarmos aos tempos de ser eliminados com grasshopers e afins!

Se o Sporting tivesse feito uma campanha europeia ao novel dos outros 3, agora sim podíamos pensar em chegar ao 5.
Assim vai ser muito dificil!
A presença na Champions já no proximo ano é fundamental, preferia que o acesso fosse directo mas se tal não for possivel é extremamente importante subirmos no ranking para sermos cabeças de serie nos sorteios, apanharmos adversários (supostamente) mais acessiveis e conseguimos o tão ambicinado apuramento.
O Braga não terá tão cedo outro ano de sonho, dificilmente seremos apanhados por eles!
Só se voltarmos aos tempos de ser eliminados com grasshopers e afins!

Se o Sporting tivesse feito uma campanha europeia ao novel dos outros 3, agora sim podíamos pensar em chegar ao 5.
Assim vai ser muito dificil!

Olha que não! O quinto lugar esta' ao alcance de Portugal e já este ano.
De resto se vires a projecção para as próximas épocas, essas hipóteses aumentam e chegamos a um impensável segundo lugar neste momento em 2015.
O facto de ficarmos em quinto lugar não altera significativamente as condições dos representantes nas competições com excepção do terceiro qualificado que ficara' dispensado da terceira eliminatória da CL e terá apenas que disputar o play-off de acesso a fase de grupos.
Aqui e' fundamental ficar entre as 5 mais cotadas do grupo de 10, tal como aconteceu com as galinholas este ano. Para isso, ficar entre os primeiros 20 do raking de clubes e' mandatorio!
Em termos de ranking, o 5º lugar em as mesmas 6 vagas europeias com o 3º do país a ir logo ao playoff, certo? Já um eventual 4º lugar é que abri mais uma vaga europeia e 3 lugares directos + 1 nos playoffs. É o que deduzo do ranking.

Mas o essencial é ter uma época interessante na Liga Europa para melhorar-mos o NOSSO ranking europeu. Porque chegar ao playoff e apanhar um daqueles tubarões que têm aparecido desde de que eles criaram o plaoff neste modelo, é complicado.

Em termos de ranking, o 5º lugar em as mesmas 6 vagas europeias com o 3º do país a ir logo ao playoff, certo? Já um eventual 4º lugar é que abri mais uma vaga europeia e 3 lugares directos + 1 nos playoffs. É o que deduzo do ranking.

Mas o essencial é ter uma época interessante na Liga Europa para melhorar-mos o NOSSO ranking europeu. Porque chegar ao playoff e apanhar um daqueles tubarões que têm aparecido desde de que eles criaram o plaoff neste modelo, é complicado.


Não! Actualmente o quarto e quinto lugares são exactamente iguais. Só o terceiro lugar da' acesso a mais uma equipa- a quarta- na CL.
No entanto, qualquer uma dessas posições tornam o acesso a fase de grupos mais fácil porque só se tem que disputar o play-off.
Cabe depois ao representante do pais ter a melhor classificação possível para lhe permitir incluir-se no grupo dos mais fortes.
Nesse propósito, na disputa do raking por países, o nosso adversário este ano e' a Franca, que ainda mantém 5 equipas em competição, algumas delas bem fortes.
Veremos como corre lá mais para a frente mas acredito que poderemos chegar ao quinto lugar já este ano.
Quanto ao Sporting continuo a afirmar que o top-20 este ano e' fundamental ei Porto ganhar hoje em St.Petersburgo era já uma boa ajuda... Mas pelo que vejo, parece- me que o melhor e' esquecer isso!
Para o ano vamos perder a melhor época, fundamental fazer uma grande época!

07/08         08/09         09/10      10/11     11/12
18.5856    13.3570    14.0000    13.7600    2.9000    62.602         (24º)
Para o ano vamos perder a melhor época, fundamental fazer uma grande época!

07/08         08/09         09/10      10/11     11/12
18.5856    13.3570    14.0000    13.7600    2.9000    62.602         (24º)
Exactamente! Esta época e' extremamente importante para o futuro próximo e teremos que fazer algo ao nível de 07/08 sob pena de entrar os numa espiral negativa na Europa por termos rakings muito baixos para as nossas aspirações. Para isso precisamos de mais 15 pontos pelo menos o que equivale a mais 4 vitorias nesta primeira fase e apuramento ate pelo menos aos quartos-de-final.
Uma entrada na CL na próxima época reequilibraria as contas porque teríamos logo 5 pontos de bónus a cabeça .
Mas isso só seria significativo se tivermos lugar no pote 2 e podermos aspirar aos oitavos-de-final da CL.
Dirão que isto e' estar a fazer contas muito a frente e que não tem sentido estarmos a preocupar-nos com isso agora mas e' precisamente este tipo de atenção a prazo que nos pode dar prosperidade a todos os níveis em termos de vitorias e consolidação europeias.
A juntar a isso o aspecto financeiro e o prestígio desportivo porque não se constrói nada de um dia para o outro...!
Para já a registar hoje que a trampa de resultado feito pelos porcos na Rússia não ajudam nada a ninguém e sobretudo a nos por terem dado 2 pontos ao Zenit, uns dos adversários directos a abater.
Mais uma razão para ganharmos amanha... Sem duvida!
Para já a registar hoje que a trampa de resultado feito pelos porcos na Rússia não ajudam nada a ninguém e sobretudo a nos por terem dado 2 pontos ao Zenit, uns dos adversários directos a abater.
Mais uma razão para ganharmos amanha... Sem duvida!

Caguei d'alto.
Que percam em casa novamente.
Sporting
Tópico muito interessante, parabéns Pepeu.  :great:
Para já da Liga dos Campeões não vem nada de bom...
A Franca faz2 vitorias contra uma nossa e o Zenit ganha 2 pontos...
Espere os que amanha corra melhor!
A termos em atenção  a prestação dos franceses e também de Schalke, PSV, Tottenham e Dínamo Kiev, para alem do Braga... Claro!
Quanto a nos... Ganhar e' a nossa opção!
http://kassiesa.home.xs4all.nl/bert/uefa/index.html
Vitoria obtida... Missão cumprida!
Apesar dos nossos adversários directos terem também obtido vitorias...
Zenit, PSV, Tottenham e Schalke... Kiev e Braga atrasam-se!
2 vitorias aos romenos colocam-nos imediatamente, pelo menos, dois lugares acima Deixando já Roma e Sevilha irremediavelmente para trás.
A nossa colocação entre os vinte primeiros e a compensação na perda dos 18 pontos de 2007/08 continuam como metas alcancaveis para nos permitir encarar a próxima época em situação privilegiada para enfrentar uma entrada na Liga dos Campeões!
Mais uma vez... Parabéns Sporting!!!
A ter em conta que o Zenit encontra-se numa posição privilegiada por poder vir a obter mais5 pontos de bónus caso seja apurada para os oitavos-de-final da CL.
Veremos o que o porto fará para evitar isso...
Todos os outros disputam a LE tal como nos e estão sujeitos ao mesmo sistema de pontos.
Para já a registar hoje que a trampa de resultado feito pelos porcos na Rússia não ajudam nada a ninguém e sobretudo a nos por terem dado 2 pontos ao Zenit, uns dos adversários directos a abater.
Mais uma razão para ganharmos amanha... Sem duvida!

Caguei d'alto.
Que percam em casa novamente.

 :arrow:

Até fez splash!

O Sporting que faça sempre a sua obrigação de ser campeão e estará sempre na CL independentemente do ranking do país.

Que se lixe o porto.

Que se lixe o benfica.